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Funções úteis e suas funções


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Funções muito úteis

Galera, nesse tópico vou mostrar algumas funções muito usadas no mundo dos OTS, pra que elas servem e como devem ser usadas.

doPlayerAddItem(uid, itemid[, count/subtype[, canDropOnMap]])

Essa função serve para adicionar um certo item a um player. Como usá-la:


doPlayerAddItem(cid, 2160, 75, true)

Nesse exemplo eu vou adicionar 75 crystal coins a um player, e se ele não tiver cap, ou espaço na bp para carregá-lo ele vai cair no chão.
uid, -> É o creatureid do player a quem você vai adicionar
itemid -> é o id do item que vai ser adicionado ao player
[,
count/subtype -> É a quantidade do item que vai ser adicionado
[, canDropOnMap]] -> Deve ser um booleano(true/false), indicando se o item vai cair no chão caso o player não possa carregá-lo
Nota: Parâmetros que ficam entre [], são opcionais e recebem alguns valores por padrão caso não sejam especificados.
Essa função serve para "fazer uma criatura falar".

doCreatureSay(cid, "Aaahh"..., 19)

Nesse exemplo, quando um player der use em um item o player vai falar o "Oi
o_nome_dele
.".
cid, -> É o creatureid da criatura que vai falar algo.
words -> É o que a criatura vai dizer.
[, type] -> É o "tipo" do say, no exemplo coloquei o 19, que é como os monstros falam, mas se você não colocar nenhum alí ele por padrão vai ser o 1.
Essa função serve para pegar o nome de uma criatura.

function onUse(cid)

local nome = getCreatureName(cid)

doCreatureSay(cid, nome, 1)

return true

end

Nesse exemplo, quando um player der use em um item o player vai falar o "Oi
o_nome_dele
.".
cid, -> É o creatureid da criatura que o nome vai ser "pegado", nesse caso o player que deu use no item.
Essa função serve para pegar o hp atual de uma criatura

print(getCreatureHealth(cid))

By_rby.png
Nesse exemplo, vai imprimir na tela 495, que é o HP do meu personagem.
cid, -> É o creatureid da criatura que o hp vai ser "pegado".
Essa função serve para pegar o hp máximo de uma criatura.

print(getCreatureMaxHealth(cid))

6WNQZ5.png
Nesse exemplo, vai imprimir na tela 885, que é o HP máximo do meu personagem.
cid, -> É o creatureid da criatura que o hp máximo vai ser "pegado".
Essa função serve para pegar a mana atual de uma criatura

print(getCreatureMana(cid))

By_rby.png
Nesse exemplo, vai imprimir na tela 685, que é a mana do meu personagem.
cid, -> É o creatureid da criatura que a mana vai ser "pegada".
Essa função serve para pegar a mana máxima de uma criatura.

print(getCreatureMaxMana(cid))

6WNQZ5.png
Nesse exemplo, vai imprimir na tela 685, que é a mana máxima do meu personagem.
cid, -> É o creatureid da criatura que a mana máxima vai ser "pegada".
Essa função serve para pegar o level de um player.

Nesse exemplo, vai imprimir na tela 148, que é o level do meu personagem

cid, -> É o creatureid do player que o level vai ser "pegado".


print(getPlayerLevel(cid))

8EBHtz.png

Conforme o tempo vou adicionando mais funções aqui .-.

doCreatureSay(uid, words[, type])
getCreatureName(cid)
getCreatureHealth(uid)
getCreatureMaxHealth(uid)
getCreatureMana(uid)
getCreatureMaxMana(uid)
getPlayerLevel(uid)

-"Supra Omnes Lux Lucis"

- Acima de todos brilha a Luz -

5VGnDyBz.png

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