Por
Cat
Extensions Customizadas II - Walls
Extensions Customizadas I - Grounds
Extensions Customizadas III - Doodads (objetos montados)
Sumário
A. Escolha do item e arquivos que serão alterados.
B. Edição do arquivo grounds.xml e adição da base para um novo brush.
C. Explicação sobre o que modificar nas linhas adicionadas.
D. Edição do arquivo borders.xml e adição da base para as bordas do brush anterior.
E. Configuração dos Ids das bordas e do brush.
F. Cadastramento do brush na paleta terrain, editando o arquivo tilesets.xml
COMEÇAR
(Dica: Utilize Notepad++)
A.
Tudo que está em azul nas imagens acima é onde você vai clicar e/ou editar. Recomendo backup.
Cuidado para não modificar qualquer linha por acidente ou sem saber o que está fazendo, uma letra errada já é o suficiente pra dar erro na hora de abrir o mapa.
Escolha o piso que você quer adicionar. Vou escolher o dark spikes para usar como exemplo, ok? (na imagem, ele já está pronto e adicionado na paleta)
B.
Abra grounds.xml.
Repare que o documento começa com <materials> e termina com </materials>
Desça até o final do código. Antes do </materials> há algum item cadastrado, um </brush> Alguma coisa ... </brush>.
Após o último brush, e antes do </materials>, cole o seguinte código:
<brush name="ITEMNOME" type="ground" server_lookid="ITEMID - ID PRA APARECER NA PALETA" z-order="NUMERO">
<item id="ID" chance="100"/>
<item id="ID" chance="100"/>
<item id="ID" chance="100"/>
<item id="ID" chance="100"/>
<border align="outer" id="NUMEROBORDA"/>
</brush>
C.
Server_lookid é pra por o ID da sprite que vai aparecer na paleta, pra identificar o atalho. Coloque o ID do ground principal caso tenha mais versões do mesmo.
Em Z-order, se o brush X tiver z-order maior que brush Y, a borda de brush X vai sobrepor a do Y.
Item Id e chances, adicione os grounds e mude o valor da chance para definir qual deles vai predominar caso houver vários, como por exemplo o grass, que tem diversas sprites diferentes. Se for apenas uma sprite, pode deixar uma linha.
Border align, tem outer e inner. São para as duas finalidades apresentadas nas imagens abaixo.
(No inner dessa imagem, fora utilizado <border align="inner" to="none" id="1"/>, que é padrão para vários brushs)
O codigo do Dark Spikes ficará assim:
<brush name="dark spikes" type="ground" server_lookid="12234" z-order="3200">
<item id="12234" chance="2500"/>
<item id="12235" chance="2500"/>
<item id="12236" chance="2500"/>
<item id="12237" chance="2500"/>
<border align="outer" id="155"/>
</brush>
D.
Revise o que você modificou e salve.
Abra borders.xml.
O esquema é o mesmo, desça até o final e depois de </border> e antes de </materials>, adicione o código abaixo:
<border id="NUMEROBORDA"> -- NOME --
<borderitem edge="n" item="ID"/>
<borderitem edge="e" item="ID"/>
<borderitem edge="s" item="ID"/>
<borderitem edge="w" item="ID"/>
<borderitem edge="cnw" item="ID"/>
<borderitem edge="cne" item="ID"/>
<borderitem edge="csw" item="ID"/>
<borderitem edge="cse" item="ID"/>
<borderitem edge="dnw" item="ID"/>
<borderitem edge="dne" item="ID"/>
<borderitem edge="dsw" item="ID"/>
<borderitem edge="dse" item="ID"/>
</border>
E.
O número que estiver em border id vai servir para ligar essass bordas ao brush criado anteriormente.
Identifique o nome do brush a qual essa borda pertence para ficar fácil encontrar mais tarde ( -- exemplo -- )
Siga a tabela abaixo para configurar as bordas, conforme a posição delas:
O código das bordas do dark spikes ficará assim:
<border id="155"> -- dark spikes border --
<borderitem edge="n" item="12255"/>
<borderitem edge="e" item="12256"/>
<borderitem edge="s" item="12254"/>
<borderitem edge="w" item="12257"/>
<borderitem edge="cnw" item="12264"/>
<borderitem edge="cne" item="12265"/>
<borderitem edge="csw" item="12263"/>
<borderitem edge="cse" item="12262"/>
<borderitem edge="dnw" item="12260"/>
<borderitem edge="dne" item="12261"/>
<borderitem edge="dsw" item="12259"/>
<borderitem edge="dse" item="12258"/>
</border>
F.
Agora que o ground foi criado e as bordas configuradas, é preciso adicionar o atalho na paleta, para poder usá-lo.
Abra tilesets.xml.
Dê um ctrl + f e procure por: <tileset name="Nature"> em terrain. Ou no local que você preferir. Também pode colocar na ordem que quiser, reinicie o editor e teste.
Dúvidas? Comente.
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.