Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Voltar para: O que é Pixel Art?  

 

 

Pois bem, aí está a continuação.   :D

Um pouco mais curta, porém não menos informativa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Por onde começar?

 

 

 

 

Pixel Art é sobre os pixels – simples assim. Esses tipos compartilham um ponto comum: Ter certeza que o seu foco está nos pixels.

 

 

 

 

 

Comece devagar – Quanto mais larga a imagem que você está tentando fazer, mais tempo e trabalho levará para completá-la.

Não faça isso, use um canvas size (largura x altura) pequeno.

Um Pixel Art pode transmitir uma série de informações pelo seu tamanho, você ficará surpreso com o pouco espaço que você precisa se você controlar os pixels corretamente.
 
 
 
 
Use uma paleta limitada - Se você não pode fazer um bom sprite com 4 cores, usar 40 não vai ajudar. Usar uma paleta pequena é especialmente bom para iniciantes porque te força a ter foco na posição dos pixels e da relação entre grupos de pixels.
A paleta original de 4 cores do GameBoy é uma boa escolha para iniciantes, porque você só precisa se preocupar com o valor, e não tons ou saturação.
 
 
 
 
 
 

Programas
 
Existe uma gama de bons programas por aí para Pixel Art, muitos desses são gratuitos. Eu costumo sempre utilizar o Paint, mesmo por costume, mas GraphicsGale, Pro Motion, Photoshop, Pixen e Gimp são todos boas escolhas. Alguns são mais amigáveis que outros.
 
 
 
 
 
 
 

Tipo de arquivo
Um erro comum que os novos pixel artistas cometem é salvar suas artes como JPEG/JPG.
Esse tipo de arquivo pode ser legal para outros tipos de imagem, ele causa compressão, o que destrói a qualidade de uma peça de Pixel Art.
 
 
 
 
jpeganim.gif
 
 
 

 
 
Nunca salve como JPG.
Salve como PNG ou GIF. Seja cuidadoso assim mesmo, pois alguns programas (como MS Paint) não suportam propriamente o formato GIF, e vão arruinar sua imagem.
Nessas instâncias, você vai precisar de um conversor de arquivo (Como o Giffy) se você quiser salvar sua imagem como GIF.
 
 
 
 
 
 
Mas como eu começo a imagem?
É completamente pessoal. Alguns artistas preferem criar o lineart primeiro, e depois vão adicionando cores:
 
 
 
krizzakenmynicca.gif
 
 
 
 
 
 
 
Outros artistas preferem a definição das formas principais com um pincel grosso, e então continuam
refinando a imagem até que ela chegue a um nível certo:
 
 
junglestages.gif

 

 

 

 

 

Ambos os métodos são legais, todos dependem de como você está confortável, ou as especificidades do projeto.

O Linework é um bom método se você está traçando uma imagem digitalizada (como foi o caso do exemplo do monstro do mar acima). Se você está começando a imagem no seu programa, e não é um sprite pequeno, definir as formas com um pincel grosso pode ser mais útil.

 

 

 

 

 

 

[...]

 

 

 

 

 

 

 

 

Na próxima, iremos conhecer alguns termos importantes do Pixel Art, até lá!

 

 

 

 

 

Ir para: Termos Relevantes [iII]

Editado por Nogard (veja o histórico de edições)

F5MHzGo.gif

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.


  • Conteúdo Similar

    • Por ArisenCodex
      Olá galera do TK, após um bom tempo parado resolvi voltar a me aventurar nesse mundo de arte digital, dessa vez não me limitando apenas ao estilo original do Tibia, estarei postando aqui as sprites/pixel arts que eu for criando, aceito críticas construtivas e sugestões desde colaborem para meu desenvolvimento. Inicialmente estarei fazendo pixel art/sprites simples e vou aumentando a qualidade conforme for evoluindo, enfim, espero que gostem.
       
      Uma casca de banana
      Uma roda de queijo cortada (sei que essa precisa de mais polimento, mas por enquanto é oque consigo fazer)
      Estarei atualizando o post conforme mais pixel art/sprites forem sendo criadas.?️
    • Por Cat
      Quer saber como eu fiz esses banners e quadros em menos de 1 hora?
       
      (tópico original: https://tibiaking.com/forums/topic/104074-banners-e-pinturas/)
       
       
      - ○ -
       
      Bom, a verdade é que não precisa saber pixel art para produzir peças como estas. Mas se você souber, agrega muito a qualidade das peças, uma vez que você queira melhorar a moldura ou até mesmo aplicar retoques na imagem reduzida.
       
      Este tutorial é bem simples, iremos trabalhar com resize (redução de imagens), distorção, nitidez e ruídos.
      Foram utilizados: Paint e Photoshop 2019 (se você não tiver condições financeiras para comprar Photoshop, recomendo a versão 2019 cracked, você encontra facilmente na internet, apenas cuide com vírus, escaneie tudo certinho, etc)
       
      1 - Escolha uma imagem de sua preferência, leve em consideração que quanto mais detalhes estiverem próximos uns dos outros, mais elementos aparecerão no resultado final, eu escolhi estas abaixo:

       

       
      2 - O segundo passo é determinar a área da imagem que será utilizada, e redimensioná-la para 128x128, 128x64, 64x64, 64x32, ou 32x32. (leve em consideração que um tamanho 128x128 precisara de 3x3 paredes para encaixá-la no mapa, e 32x32 apenas 1 parede)

       
         
       

       
      3 - Agora, utilizando o Photoshop irei melhorar a qualidade dessas imagens reduzidas, usando as ferramentas redução de ruído e aplicação inteligente de nitidez. Também mudarei para uma cor de minha preferência. Veja: 
       
       
       

       
      4 - Agora utilizaremos as seguintes ferramentas do Paint, nesta ordem:
       
       
       
      O resultado será este:
       

       
      Agora basta aplicar a moldura e pronto, está feito!
       
       
       
       
       
       
       
       
       
    • Por Cat
      Postei essas sprites a um tempo atrás, espero que sejam úteis.
      Contém itens, postes de iluminação, bandeira, graminhas, pisos, bordas, paredes, móveis, archways, debris e montanhas
    • Por Cat
      TÉCNICA DOS CUBOS
       
      Inspirado nas ideias do Hawk (grupo academia de spriting), mostrarei como criar um cubo e o que pode ser feito com ele! Essa técnica é simples e pode ser feita até mesmo no paint!
       
      As imagens mostradas nesse tutorial não são de autoria minha, retirei da internet e algumas foram doadas pelo Hawk
       
       
       
      1 - Fazendo um Cubo
      Trace uma linha reta no tamanho desejado (exemplo verde) e desenhe a ponta inferior do cubo usando duas linhas na diagonal, com o distanciamento de 2 pixels.
       

       
      Agora faça as paredes verticais proporcional ao comprimento das linhas e refaça o mesmo processo, veja a imagem:
       

       

       
      Pronto, temos um cubo, você pode criar vários modelos e replicar para uso próprio. Se preferir, detalhe o cubo com sombra e cor e você obterá um resultado melhor, veja abaixo:
       

       

       
       
       
      2 - Usando cubos para criar itens de cenário!
      Tendo um cubo no tamanho proporcional ao cenário do Tibia, você pode copiar, colar e usar sua criatividade para formar outros objetos. Para mostrar como exemplo, usarei um cubo menor, veja abaixo:
       
      Objetos de Cenário
       --->  ---> 
      Criaturas
       --->  --->  --->  ---> 
       
       
       
      É isso! Agora é só praticar, mostre nos comentários o o resultado dos eu treino e até o próximo tutorial! ? 
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Confirmação de Termo