Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Voltar para: Por onde começar? [iI]

 

 

 

 

 

 

 

Termos relevantes do Pixel Art

 

 

 

 

 

 

Anti-aliasing (AA):

 

Anti-aliasing é o método de fazer bordas acentuadas parecerem suaves.

Você deve estar familiarizado com anti-aliasing, porque um monte de programas e ferramentas faz isso automaticamente. Quando estamos falando sobre Pixel Art, de qualquer maneira, anti-aliasing significa anti-aliasing MANUAL. Manual AA significa suavizar as áreas acentuadas por posicionamento manual de pixels de uma diferente cor para facilitar a transição. 

Aqui vai um exemplo:

 

yeJux.png

Acima você vê a mesma imagem sem AA na esquerda, e com AA na direita.

 

Há várias armadilhas frequentemente encontradas ao aplicar anti-aliasing, que iremos discutir no próximo tutorial.

 

 

 

 

 

 

 

 

Dithering:

 

 

O Dithering consiste de diferentes padrões de pixels. 

É tipicamente usado para facilitar a transição entre duas cores, sem adição de uma nova cor à paleta. É também usado para criação de textura. Nos dias de monitores CRT, o dithering foi particularmente útil porque a tela borrava a área pontilhada e obscurecia o padrão.

Agora que monitores LCD nítidos é a norma, os padrões não são mais fáceis de esconder, o que significa que o dithering não é tão versátil como era antes. Mesmo assim, o dithering ainda é usado. 

 
A forma mais comum de dithering que você vê é o 50/50 pontilhado, conhecido como 50% de dithering ou o padrão pontilhado.
 
 
1320617130-ima.png
 
Como mostrado no exemplo acima, você pode criar vários outros padrões para amortecer ainda mais entre uma cor e um padrão 50% pontilhado.
Esses padrões são mais fáceis de detectar do que um 50% pontilhado, por isso tenha cuidado!
 
 
 
 
 
 
 
 
Dithering Estilizado
 
O Dithering estilizado é outra técnica, e é caracterizada pela adição de pequenos formatos no padrão.
 
Rsbnq.png
 
 
 
 
 
 
Dithering Interlaçado
 
 
O Dithering interlaçado permite que duas regiões pontilhadas se interlacem.
É chamado de dithering interlaçado, pois as duas regiões pontilhadas se interlaçam nas bordas. Esse tipo de dithering permite a você misturar dois pontilhados para formar uma gradiente. 
 
vtdqe.png
 
 
 
 
 
 
Dithering Aleatório
 
O Dithering aleatório é uma versão menos comum do dithering, e não é geralmente recomendado, pois adiciona ruídos de pixel à imagem. Embora tenha algum uso em doses muito pequenas, o dithering aleatório é algo que muitas vezes você vai querer evitar.
 
e95b0.png
 
 
 
Tão útil como o dithering é, muitas vezes é mal utilizado por artistas inexperientes. 
Mas isso também discutiremos no próximo tutorial.
 
 
 
 
 
 
 
Grupos de pixels:
 
 
O conjunto de pixels é feito a partir de pixels individuais. 
No entanto, um único pixel é na maioria das vezes quase inútil e sem sentido se não tocar em pixels da mesma cor.
O pixel artista está preocupado com as formas que ocorrem quando pixels de cores similares tocam a si mesmos e convém uma forma opaca, plana. 
A maioria dos triunfos e derrotas possíveis no pixel art ocorrem naquele momento exato em que o artista faz um aglomerado de pixels.
(Helm)
 
Nós falamos muito sobre pixels individuais, mais estes são raramente pixels independentes. 
Um pixel sozinho, isolado, é um pontinho numa tela – é um ruído. Mas pixels não são normalmente encontrados sozinhos, ao invés disso, eles são encontrados fazendo parte de grupos de pixels – grupos de pixels da mesma cor que juntos formam um campo de cor sólida. 
Enquanto o pixel isolado é nosso bloco básico de construção e a menor unidade, os grupos de pixels são a unidade a qual muitas de nossas decisões sobre posicionamento de pixels se basearão. 
E enquanto é importante perceber que pixels individuais não são independentes, também é importante perceber que grupos de pixels não são independentes. Como peças de um quebra-cabeça, as bordas de um grupo de pixels determinam o formato do grupo de pixels que ele faz fronteira. 
Aqui vai um exemplo de como interferir no formato de um grupo de pixels pode causar efeitos drásticos nos seus grupos vizinhos:
 
 
cluster.png
 
 
 
Enquanto pixels solitários são vistos como ruídos, um pixel solitário de uma cor diferente do campo que toca, se usado como AA, pode ser visto como parte do grupo, e é, portanto, a solução dos problemas:
 
 
EItba.gif
 
 
 
 
 
 
[...]
 
 
 
 
 
 
 
Próximo tutorial: "Coisas para evitar" IV
Créditos:Cure, Dont (Pixelaria).
 
 
 
 
 
Editado por Nogard (veja o histórico de edições)

F5MHzGo.gif

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara o conteúdo em si é bom mais não se aplica muito bem em spriting.O anti aliasing do lado de fora por exemplo é considerado errado e dithering é outro conceito que só se usa em pixel art,misturar pixel art com spriting pode causar uma confusão na cabeça dos iniciantes.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Madarada Bom, eu comecei com Pixel Art, talvez por esse motivo ainda não seja lá essas coisas em Spriting, e horrível com texturas. Claro, tem razão, nem todos os termos citados se encaixam em Spriting, Dithering poderia ser usado, mas não é aconselhável, o objetivo não é misturar as coisas. Se formos guiar os iniciantes por um caminho estreito, dizendo à eles exatamente o que fazer,  muitas vezes estaremos criando robôs ao invés de artistas, ou até mesmo cópias. "Faça isso, não faça isso, coloque esse pixel em tal lugar".

Mas ao invés disso, se lhe apresentarmos informações, conhecimento teórico, irão se descobrindo com o tempo, pegando amor à arte. A proposta é essa, dá-los conhecimento, torná-los artistas, não dizer à eles para seguir à risca o material aqui contido.

F5MHzGo.gif

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara em 3 anos nesse ramo eu nunca vi ninguém usando dithering e anti aliasing do lado de fora numa sprite,sei que você quer ajudar a comunidade e tal mas esses tutoriais do pixelaria não esclarecem nada.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

Termos relevantes do Pixel Art

 

 

 

 

Funções da linguagem .lua diferem de C++, funções de java diferem de C#, nem por isso é menos importante o programador estudar ambas, para ser um profissional completo.

Html, PHP, java, não se trata da mesma linguagem, porém o profissional web possui conhecimento de ambas.

 

O fundamento é o mesmo, como diz o título, trata-se de termos relevantes do Pixel Art, não Spriting, nem por isso acho menos importantes tais informações para o futuro artista.

Caso o artista queira criar uma imagem em pixels, naturalmente usará anti aliasing em seu exterior, deixando-a mais agradável. Se desejar fazer algo mais criativo, terá o conhecimento passado aqui. 

 

Minha intenção trazendo esse material, não é formar spriters, e sim tornar todos que lerem, mais ricos em conhecimento, mesmo que não use nada apresentado aqui.

Não deixando ninguém preso à spriting.

 

Você é um ótimo Spriter, excelente eu diria, porém muitas vezes senta-se no trono do rei, se esquecendo da modéstia.

 

Todos somos eternos aprendizes, abraços.

F5MHzGo.gif

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara em 3 anos nesse ramo eu nunca vi ninguém usando dithering e anti aliasing do lado de fora numa sprite,sei que você quer ajudar a comunidade e tal mas esses tutoriais do pixelaria não esclarecem nada.

 

Eu já usei fora da sprite, ficou bonito no paint (o efeito, não a sprite, óbvio), agora in-game é algo estranho 

Link para o post
Compartilhar em outros sites

:facepalm:  :facepalm:  Cara eu so to tentando ajudar não to tirando sua razão,nunca me senti rei sempre fui humilde ajudei todo mundo uma única vez que afirmo que algo está errado você não aceita.Eu trabalho no ramo a muito tempo e tenho pelo menos um pouco de conhecimento pra dizer que isso não agrega em nada,cabe a vocês respeitar um pouco do conhecimento dos veteranos.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.


  • Conteúdo Similar

    • Por ArisenCodex
      Olá galera do TK, após um bom tempo parado resolvi voltar a me aventurar nesse mundo de arte digital, dessa vez não me limitando apenas ao estilo original do Tibia, estarei postando aqui as sprites/pixel arts que eu for criando, aceito críticas construtivas e sugestões desde colaborem para meu desenvolvimento. Inicialmente estarei fazendo pixel art/sprites simples e vou aumentando a qualidade conforme for evoluindo, enfim, espero que gostem.
       
      Uma casca de banana
      Uma roda de queijo cortada (sei que essa precisa de mais polimento, mas por enquanto é oque consigo fazer)
      Estarei atualizando o post conforme mais pixel art/sprites forem sendo criadas.?️
    • Por Cat
      Quer saber como eu fiz esses banners e quadros em menos de 1 hora?
       
      (tópico original: https://tibiaking.com/forums/topic/104074-banners-e-pinturas/)
       
       
      - ○ -
       
      Bom, a verdade é que não precisa saber pixel art para produzir peças como estas. Mas se você souber, agrega muito a qualidade das peças, uma vez que você queira melhorar a moldura ou até mesmo aplicar retoques na imagem reduzida.
       
      Este tutorial é bem simples, iremos trabalhar com resize (redução de imagens), distorção, nitidez e ruídos.
      Foram utilizados: Paint e Photoshop 2019 (se você não tiver condições financeiras para comprar Photoshop, recomendo a versão 2019 cracked, você encontra facilmente na internet, apenas cuide com vírus, escaneie tudo certinho, etc)
       
      1 - Escolha uma imagem de sua preferência, leve em consideração que quanto mais detalhes estiverem próximos uns dos outros, mais elementos aparecerão no resultado final, eu escolhi estas abaixo:

       

       
      2 - O segundo passo é determinar a área da imagem que será utilizada, e redimensioná-la para 128x128, 128x64, 64x64, 64x32, ou 32x32. (leve em consideração que um tamanho 128x128 precisara de 3x3 paredes para encaixá-la no mapa, e 32x32 apenas 1 parede)

       
         
       

       
      3 - Agora, utilizando o Photoshop irei melhorar a qualidade dessas imagens reduzidas, usando as ferramentas redução de ruído e aplicação inteligente de nitidez. Também mudarei para uma cor de minha preferência. Veja: 
       
       
       

       
      4 - Agora utilizaremos as seguintes ferramentas do Paint, nesta ordem:
       
       
       
      O resultado será este:
       

       
      Agora basta aplicar a moldura e pronto, está feito!
       
       
       
       
       
       
       
       
       
    • Por Cat
      Postei essas sprites a um tempo atrás, espero que sejam úteis.
      Contém itens, postes de iluminação, bandeira, graminhas, pisos, bordas, paredes, móveis, archways, debris e montanhas
    • Por Cat
      TÉCNICA DOS CUBOS
       
      Inspirado nas ideias do Hawk (grupo academia de spriting), mostrarei como criar um cubo e o que pode ser feito com ele! Essa técnica é simples e pode ser feita até mesmo no paint!
       
      As imagens mostradas nesse tutorial não são de autoria minha, retirei da internet e algumas foram doadas pelo Hawk
       
       
       
      1 - Fazendo um Cubo
      Trace uma linha reta no tamanho desejado (exemplo verde) e desenhe a ponta inferior do cubo usando duas linhas na diagonal, com o distanciamento de 2 pixels.
       

       
      Agora faça as paredes verticais proporcional ao comprimento das linhas e refaça o mesmo processo, veja a imagem:
       

       

       
      Pronto, temos um cubo, você pode criar vários modelos e replicar para uso próprio. Se preferir, detalhe o cubo com sombra e cor e você obterá um resultado melhor, veja abaixo:
       

       

       
       
       
      2 - Usando cubos para criar itens de cenário!
      Tendo um cubo no tamanho proporcional ao cenário do Tibia, você pode copiar, colar e usar sua criatividade para formar outros objetos. Para mostrar como exemplo, usarei um cubo menor, veja abaixo:
       
      Objetos de Cenário
       --->  ---> 
      Criaturas
       --->  --->  --->  ---> 
       
       
       
      É isso! Agora é só praticar, mostre nos comentários o o resultado dos eu treino e até o próximo tutorial! ? 
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Confirmação de Termo