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JehJunco

Normal Adicionando restrição de level e vocação em itens

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Olá pessoal.

 

Andei fazendo várias pesquisas pela internet atrás de "como adicionar restrição de level e vocação em itens" e achei alguns conteúdos bacanas (mas não lembro se foi neste fórum), porém muitas vezes o conteúdo desejado não vinha bem explicado.

 

Tomando isto como base, resolvi criar este post para que várias pessoas que venham a ter a mesma dúvida que eu tive consigam saná-las.

 

Para quem está procurando colocar restrições em todos os equipamentos (sejam armaduras, armas ou até mesmo munições), segue abaixo um tutorial bem básico (lembrando que não sou programador, apenas um curioso que quando enfia algo na cabeça, não sossega enquanto não resolve! :tongue:).

 

Para isso, vamos modificar o arquivo MOVEMENTS.XML e somente os valores em "itemid", "level" e "vocation id" (OBS.: sempre faça uma cópia do arquivo para evitar possíveis problemas com edição).

 

Para AMULETS:

<movevent type="Equip" itemid="" slot="necklace" event="function" value="onEquipItem"/>
<movevent type="DeEquip" itemid="" slot="necklace" event="function" value="onDeEquipItem"/>

Para HELMETS:

<movevent type="Equip" itemid="" slot="head" level="" event="function" value="onEquipItem">
    <vocation id=""/>
</movevent>
<movevent type="DeEquip" itemid="" slot="head" event="function" value="onDeEquipItem"/>

Para ARMORS:

<movevent type="Equip" itemid="" slot="armor" level="" event="function" value="onEquipItem">
    <vocation id=""/>
</movevent>
<movevent type="DeEquip" itemid="" slot="armor" event="function" value="onDeEquipItem"/>

Para LEGS:

<movevent type="Equip" itemid="" slot="legs" level="" event="function" value="onEquipItem">
    <vocation id=""/>
</movevent>
<movevent type="DeEquip" itemid="" slot="legs" event="function" value="onDeEquipItem"/>

Para RINGS:

<movevent type="Equip" itemid="" slot="ring" event="function" value="onEquipItem"/>
<movevent type="DeEquip" itemid="" slot="ring" event="function" value="onDeEquipItem"/>

Para BOOTS:

<movevent type="Equip" itemid="" slot="feet" level="" event="function" value="onEquipItem">
    <vocation id=""/>
</movevent>
<movevent type="DeEquip" itemid="" slot="feet" event="function" value="onDeEquipItem"/>

Para SHIELDS:

<movevent type="Equip" itemid="" slot="shield" level="" event="function" value="onEquipItem">
    <vocation id=""/>
</movevent>
<movevent type="DeEquip" itemid="" slot="shield" event="function" value="onDeEquipItem"/>

Para WEAPONS:

<movevent type="Equip" itemid="" slot="shield" level="" event="function" value="onEquipItem">
    <vocation id=""/>
</movevent>
<movevent type="DeEquip" itemid="" slot="shield" event="function" value="onDeEquipItem"/>

Por que utilizar o slot="shield" para armas?

No começo eu achei que não iria funcionar, pois somente um escudo pode ser equipado por vez.

Daí pensei: E se eu utilizar este atributo nas armas, será que vai dar certo? Afinal de contas, assim como os escudos, as armas também usam as mãos e também podem ser equipadas uma por vez! :hum:

Eis o resultado: Funcionou perfeitamente!

 

Para AMMUNITIONS (flexas e bolts):

<movevent type="Equip" itemid="" slot="ammunition" level="" event="function" value="onEquipItem"/> 
<movevent type="DeEquip" itemid="" event="function" value="onDeEquipItem"/>

Vocês podem até questionar: Mas qual a finalidade de limitar equipamentos, armas se munições?
Simples! Assim como qualquer tipo de RPG (querendo ou não, de alguma forma Tibia se encaixa nessa categoria) existem certas restrições de equipamentos e também para prevenir que qualquer player utilize qualquer tipo de equipamento, arma ou até mesmo munições, sem possuir os requerimentos necessários exigidos pelo item em questão (o que não acontece em muitos OTs). Assim o jogo fica mais "balanceado" e mais próximo do que "as leis do RPG mandam".

 

OBS e opinião própria.: Para aqueles que são fãs de RPG, já devem ter percebido que a classe Paladin do Tibia não tem nada a ver com os paladinos de qualquer RPG! A única "semelhança" entre eles seria a utilização de magias sagradas, por que de resto são arqueiros com nome de paladinos! :laugh:

 

Paladin = Classe cavaleira com atributos voltados mais para defesa e suporte a seus aliados.

Knight = Cavaleiro que ataca sempre na linha de frente, o famoso Berserker!

Archer = Atiradores excepcionais que evitam ao extremo a linha de frente, e dão suporte aos magos.

Mages = Clérigos (ou magos brancos -  que utilizam apenas magias de cura e sagradas), Druidas (magos da natureza) e Black Mages (magos que utilizam magias negras e de destruição), entre vários outros!

 

Bom, é isso! Espero ter ajudado!


Edited by JehJunco
Adição e correção de conteúdo (see edit history)

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Parabéns, seu tópico de conteúdo foi aprovado!
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Regras | Seções OTServ | Seções BOT

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Cara, uma duvida bem NOOB, rs, essas linhas vc apenas acrescenta no MOVEMENTS, ou tem que incluir item a item? Comecei hoje um servidor, e queria colocar as restricoes, ele tem de vocação, mas nao tem de lvl, por exemplo, um char lvl 8 pode usar um Solar Axe (It can only be wielded properly by players of level 130 or higher.) para bater nos bichos, mas nao usa um War Axe (It can only be wielded properly by knights of level 65 or higher.) por ser um druida. Como resolvo? Vlw abs!


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Estou procurando saber qual é o nome do SLOT da backpack para restringir vocação, pois criei uma backpack para cada classe.

 

Alguém saberia me informar?

 

Exemplo: SLOT dos Helmet chama-se "head"

SLOT das Boots chama-se "feet"

SLOT da backpack chama=se"???"


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12 horas atrás, jlortiz disse:

Estou procurando saber qual é o nome do SLOT da backpack para restringir vocação, pois criei uma backpack para cada classe.

 

Alguém saberia me informar?

 

Exemplo: SLOT dos Helmet chama-se "head"

SLOT das Boots chama-se "feet"

SLOT da backpack chama=se"???"

 

chama-se backpack, hahaha.

 

<movevent type="Equip" itemid="" slot="backpack" level="" event="function" value="onEquipItem"/> 

Edited by darkmu (see edit history)

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