Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Olá, TibiaKing.

 

Não sou muito de fazer posts em fórum, mas resolvi largar a preguiça e ajudar um pouco vocês dado a falta de um bom tutorial de como compilar OTServer.

O tutorial abaixo não foi feito por mim, apenas estarei traduzindo os passos, baseando-me na descrição do projeto "forgottenserver". A source se encontra aqui: https://github.com/otland/forgottenserver/wiki/Compiling

 

Mãos à obra.

 

 

"O Forgotten Server pode ser compilado em uma variedade de sistemas operacionais. Atualmente nós provemos instruções de builds para os seguintes sistemas: 


Compiling on Arch Linux

Compiling on Debian GNU/Linux

Compiling on Fedora

Compiling on FreeBSD

Compiling on Gentoo

Compiling on Mac OS X

Compiling on Ubuntu

Compiling on Windows

 

Não se preocupe se o seu sistema não estiver listado acima. A probabilidade é que você pode compilar no seu sistema de qualquer forma, mas você terá que baixar e instalar os programas necessários junto com as libraries por sua conta.

Se seu sistema tem um gerenciador de pacotes, você pode salvar algumas horas instalando eles com o gerenciador de pacots, ao invés de baixar e compilar os pacotes manualmente dos seus respectivos websites.

 

Para baixar o código fonte (source), você vai precisar do Git (alternativamente você pode baixar uma copia do GitHub e pular esse passo). Uma vez que você tenha instalado o Git, rode o programa para baixar uma cópia do código fonte: 

$ git clone --recursive https://github.com/otland/forgottenserver.git

Para compilar as libraries e o The Forgotten Server (executável do servidor, daqui em diante referido como "TFS"), você irá precisar de um compilador e algumas libraries. Nós recomendamos GCC ou Clang.

 

Você terá que installar CMake para gerar os arquivos para o seu compilador.

 

As seguintes libraries são requisitadas para compilar o TFS. (Lembram do que eu disse? TFS = Executável do Server)

 

Boost

GMP

Lua

MySQL C connector

PugiXML

 

Uma vez que as libraries estejam instaladas, crie um diretório (vulgo: pasta) com o nome "build" na pasta raíz do diretório the forgottenserver que você baixou usando o Git (ou de forma direta mesmo). Agora, aponte para o diretório com o CMake para gerar os arquivos da build. Se você estiver usando o CMake gráfico, ele se parecerá com isso:

"Where is the source code: ~/forgottenserver"
"Where to build the binaries: ~/forgottenserver/build/"

Se você estiver usando linha de comando, a interface parecerá com isso:

user@host:~/projects/forgottenserver/build$ cmake ..

Depois de executar o CMake com sucesso, seu compilador deve estar pronto para compilar o TFS provido pelas builds geradas pelo diretório da build.

 

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Compilando em Arch Linux

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

1. Instale os programas requisitados

 

Os seguintes comandos irão instalar Git, CMake, um compilador e as libraries usadas pelo TFS.

 

Git será usado para baixar a source e o CMake será usado para gerar os arquivos da build.

 

$ sudo pacman -Syu
$ sudo pacman -S base-devel git cmake lua gmp boost boost-libs libmariadbclient pugixml

2. Baixe o código source.

 

$ git clone --recursive https://github.com/otland/forgottenserver.git

3. Crie os arquivos build.

 

$ cd forgottenserver
$ mkdir build
$ cd build
$ cmake ..

4. Build.

 

$ make

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Compilando em Debian GNU/Linux

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

1. Instale os programas requisitados

 

Os seguintes comandos irão instalar Git, CMake, um compilador e as libraries usadas pelo TFS.

 

Git será usado para baixar a source e o CMake será usado para gerar os arquivos da build.

 

# apt-get install git cmake build-essential liblua5.2-dev libgmp3-dev libmysqlclient-dev libboost-system-dev libboost-iostreams-dev libpugixml-dev

2. Baixe o source

 

$ git clone --recursive https://github.com/otland/forgottenserver.git

3. Crie os arquivos build.

 

$ cd forgottenserver
$ mkdir build && cd build
$ cmake ..

4. Buid

 

$ make

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Compilando em Fedora

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

1. Instale os programas requisitados

 

Os seguintes comandos irão instalar Git, CMake, um compilador e as libraries usadas pelo TFS.

 

Git será usado para baixar a source e o CMake será usado para gerar os arquivos da build.

 

$ sudo dnf install git cmake gcc-c++ boost-devel gmp-devel community-mysql-devel lua-devel pugixml-devel

2. Baixe o codigo source

 

$ git clone --recursive https://github.com/otland/forgottenserver.git

 

3. Crie os arquivos build.

 

$ cd forgottenserver
$ mkdir build && cd build
$ cmake ..

4.Build

 

$ make

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Compilando em FreeBSD

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

1. Instale os programas requisitados

 

Os seguintes comandos irão instalar Git, CMake, um compilador e as libraries usadas pelo TFS.

 

Git será usado para baixar a source e o CMake será usado para gerar os arquivos da build.

 

# pkg install git cmake luajit boost-libs gmp mysql-connector-c pugixml

2. Baixe o codigo source.

$ git clone --recursive https://github.com/otland/forgottenserver.git

3. Crie os arquivos build

 

$ cd forgottenserver
$ mkdir build && cd build
$ cmake ..

4. Build.

$ make

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Compilando em Gentoo

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Para compilar em Gentoo, siga os mesmos passos da compilação em FreeBSD, mas com as seguintes libraries.

# emerge dev-vcs/git dev-util/cmake dev-libs/boost dev-libs/gmp dev-db/mysql-connector-c++ dev-lang/luajit dev-libs/pugixml

 

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Compilando em Mac OS X

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

1. Instale o programa necessário.

  1.1 Instalando Homebrew

  Homebrew é um gerenciador de pacotes para Mac OS X. Ele usa uma formula de scripts para compilar o programa no seu sistema. Se você já tiver Homebrew instalado, você pode pular este passo.

Abra o terminal e execute o seguinte comando.

$ /usr/bin/ruby -e "$(curl -fsSL https://raw.githubusercontent.com/Homebrew/install/master/install)"

   1.2 Instalando programa e suas libraries

   O seguinte comando irá instalar Git, CMake e as libraries usadas pela TFS.

 

$ brew install git cmake gmp mysql-connector-c luajit boost pugixml

2. Baixe o codigo source.

 

$ git clone --recursive https://github.com/otland/forgottenserver.git

3. Crie os arquivos da build.

$ cd forgottenserver
$ mkdir build; cd build
$ cmake ..

4. Build

$ make

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Compilando em Ubuntu

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Para compilar em Ubuntu, siga os mesmos passos do FreeBSD, mas com a seguinte library.

 

$ sudo apt-get install git cmake build-essential liblua5.2-dev libgmp3-dev libmysqlclient-dev libboost-system-dev libboost-iostreams-dev libpugixml-dev

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Compilando em Windows

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

1. Baixe os programas necessários.

 

Para compilar a TFS no Windows, você irá precisar de:

 

Visual Studio (

TFS SDK v3.2 (libraries)

        sha1sum: 3fb1b140e40e8e8bc90f82f92bd022a50569b185

        sha256sum: 2ffb549f336ad11550da9b9c40716880e13b1cc0ee86e7599022dcacc972a3bf

Boost C++ Libraries (32-bit download, 64-bit download)

 

2. Instale os programas necessários.

 

Uma vez que você tenha baixado os programas listados acima, comece instalando o Visual Studio e o Boost C++ libraries. Extraia o TFS SDK em qualquer lugar on seu computador e execute o arquivo "register_tfssdk_env.bat" para identificar o caminho do ambiente variavel para o TFS SDK, parar que o compilador possa encontrar as libraries quando formos compilar nosso source code. Mova o arquivo "register_boost_env.bat" da pasta TFS SDK para o diretório onde você instalou o Boost C++ libraries e execute o mesmo lá. (deve estar dentro da pasta chamada boost_1_62_0).

 

3. Baixe o código source.

 

$ git clone --recursive https://github.com/otland/forgottenserver.git

Se você não tiver o Git instalado, você pode baixar uma cópia do The Forgotten Server dessa URL: https://github.com/otland/forgottenserver/archive/master.zip

 

4. Build.

 

Encontre o diretório vc14 dentro da sua source do TFS que você baixou e deseja compilar e abra theforgottenserver.sln. Isso deveria lançar o Visual Studio e você deve estar pronto para compilar.

 

Para configurar a build, va até Build -> Gerenciador de Configuração no menu. Uma caixa de diálogo deverá aparcer onde você pode escolher entre Debug build e Release e também entre 32bit e 64bit.

 

Para começar a compilar, abra o menu da build e clique em Build Solution.

 

Bom, é isso pessoal. Espero que seja útil! 

Abraços e até a próxima.

 

 

Editado por nobrutv
Melhorando Formatação de texto. (veja o histórico de edições)

Listen!

Can you hear them? No?

 

Keep listening...

L O A D I N G . . .

 

START "The Quieter you become" hear www.world.com -t

 

"Eu uso tela preta com letrinha verde porque sou hacker e hackers usam tela preta com letrinha verde."

Link para o post
Compartilhar em outros sites
8 horas atrás, nobrutv disse:

dado a falta de um bom tutorial de como compilar OTServer

no segundo dia que comecei a mexer com otserver, fui atrás de saber o que é source, no mesmo dia aprendi a compilar, usando um tutorial bem antigo, de 2013. 

Hoje, tem tutoriais em video, muito mais explicativo do que os antigos.

Tanto para windows quanto para as distribuições do linux. Tutoriais "bom", tem até d++, então discordo do que você falou.

 

Coloque os créditos da equipe do The Forgotten Server pelo tutorial.

 

 

Realmente é um bom tutorial, obrigado por traduzir e trazer ao TibiaKing. 

 

@Tópico: o tutorial do tópico é valido para as versões mais recentes do TFS(OTX também).

 

@Tópico aprovado e movido para área correta. 

                                                              ezgif-1-98aab239f3.gif.1a897c9c3225228909e7b356a5cfb8e4.gif

Link para o post
Compartilhar em outros sites
5 hours ago, KotZletY said:

no segundo dia que comecei a mexer com otserver, fui atrás de saber o que é source, no mesmo dia aprendi a compilar, usando um tutorial bem antigo, de 2013. 

Hoje, tem tutoriais em video, muito mais explicativo do que os antigos.

Tanto para windows quanto para as distribuições do linux. Tutoriais "bom", tem até d++, então discordo do que você falou.

 

Coloque os créditos da equipe do The Forgotten Server pelo tutorial.

 

 

Realmente é um bom tutorial, obrigado por traduzir e trazer ao TibiaKing. 

 

@Tópico: o tutorial do tópico é valido para as versões mais recentes do TFS(OTX também).

 

@Tópico aprovado e movido para área correta. 

869de66717fc44bf8dcb30e42a3478f0.png

Listen!

Can you hear them? No?

 

Keep listening...

L O A D I N G . . .

 

START "The Quieter you become" hear www.world.com -t

 

"Eu uso tela preta com letrinha verde porque sou hacker e hackers usam tela preta com letrinha verde."

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@nobrutv pequenos detalhes. Hahahaha, tava resolvendo umas paradas, então creio que deixei uma ou duas linhas passarem despercebida, então fui direto revisar o tutorial em si.

Em fim, obrigado pela sua contribuição, e desculpe minha falta de atenção(noob é foda). Huashas

Abraços! 

                                                              ezgif-1-98aab239f3.gif.1a897c9c3225228909e7b356a5cfb8e4.gif

Link para o post
Compartilhar em outros sites
20 minutes ago, KotZletY said:

@nobrutv pequenos detalhes. Hahahaha, tava resolvendo umas paradas, então creio que deixei uma ou duas linhas passarem despercebida, então fui direto revisar o tutorial em si.

Em fim, obrigado pela sua contribuição, e desculpe minha falta de atenção(noob é foda). Huashas

Abraços! 

 

@KotZletY Que nada, cara. Acontece com todo mundo. Deixe eu te perguntar, jovem: É permitido trazer tutoriais em video do Youtube pro forum? Acho que seria mais fácil pra mim.

Listen!

Can you hear them? No?

 

Keep listening...

L O A D I N G . . .

 

START "The Quieter you become" hear www.world.com -t

 

"Eu uso tela preta com letrinha verde porque sou hacker e hackers usam tela preta com letrinha verde."

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@nobrutv pode sim. Mas não vamos prolongar o assunto, afinal ta fugindo do foco do tópico em si.

Mas pode sim. Muitos tutoriais em vídeo a galera posta lá, e posta aqui.

                                                              ezgif-1-98aab239f3.gif.1a897c9c3225228909e7b356a5cfb8e4.gif

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@nobrutvtudo bom ? eu criei um ot com uma maquina virtual rodando linux , porem estou tendo problemas na minha data base , quando entro no personagem aparece Message: Unknown column 'skill_criticalhit_chance' in 'field list' no terminal , nao sei oq devo fazer , naos ei se esta é a area ideal ams espero que possa me ajdua ='(

Link para o post
Compartilhar em outros sites
23 hours ago, gabrielos123 said:

@nobrutvtudo bom ? eu criei um ot com uma maquina virtual rodando linux , porem estou tendo problemas na minha data base , quando entro no personagem aparece Message: Unknown column 'skill_criticalhit_chance' in 'field list' no terminal , nao sei oq devo fazer , naos ei se esta é a area ideal ams espero que possa me ajdua ='(

 

@gabrielos123

Essa nao seria a area ideal, pois voce esta pedindo suporte. Acredito que o ideal, seria voce buscar no forum pela mensagem de erro que voce colocou aqui e ver se alguem teve o mesmo problema e ate se foi resolvido. Caso nao haja, crie um topico na secao de suporte/ajuda sobre OTServer explicando seu problema.

 

Infelizmente para saber como lhe ajudar, precisaria de mais detalhes como versao que voce esta usando, qual database e versao da TFS.

Procure no forum e caso nao haja resposta para o seu problema, crie um topico e estarei lhe ajudando assim que possivel.

 

Bom dia!

Listen!

Can you hear them? No?

 

Keep listening...

L O A D I N G . . .

 

START "The Quieter you become" hear www.world.com -t

 

"Eu uso tela preta com letrinha verde porque sou hacker e hackers usam tela preta com letrinha verde."

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 1 month later...
  • 1 month later...
  • 6 months later...
  • 6 months later...
Em 08/04/2017 em 14:19, nobrutv disse:

TFS SDK v3.2 (libraries)

        sha1sum: 3fb1b140e40e8e8bc90f82f92bd022a50569b185

        sha256sum: 2ffb549f336ad11550da9b9c40716880e13b1cc0ee86e7599022dcacc972a3bf

O que faço com esses arquivos? sha1sum e sha256sum?

 

Dúvida esclarecida, desculpe.

Editado por Lhaisfar (veja o histórico de edições)

Só queria um banner pra botar aqui, mas não sou designer.

 

Dúvidas?

Contato: [email protected] | WhatsAPP: 27 997-823-719

Discord: Lhaisfar#9097 | Instagram: _lhaisfardantas

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.


  • Conteúdo Similar

    • Por FeeTads
      Opa rapaziadaa beleza?
      Hoje estou disponibilizando uma source OTX 2, baseada na otx 2.x do mattyx - aqui, essa source que estou disponibilizando é um pouco diferente, com algumas features a mais do que a OTX padrão, como muitos sabem, a OTX serve apenas para abrir o seu OT, essa estou disponibilizando com algumas features, onde disponibilizei até scripts do TK, ou usando scripts do TK, tais como o autoloot na source do Naze, o projeto é pra Otserv 8.60. 
      Está sendo desenvolvido no github (projeto github) onde posto atualizações diárias do datapack e source. Vocês podem postar dúvidas, erros/bugs, dicas e qualquer outra coisa aqui no tópico ou no próprio github. Lembre-se de dar FOLLOW no projeto no github e SEGUIR o projeto aqui no fórum para acompanhar as atualizações.

      Edit
      systems Added:
      Max Absorb All: (protect SSA + Might Ring, você coloca o máximo de protect all que pode ser atingido, caso o player passe disso é ignorado, o maximo de protect vai ser o que está no config.lua)
      Commit max absorb all edit: fixed all system

      Delete Players With Monster Name: Deleta o player com nome de monstro, ou com nome proibido (alteravel pelo config.lua), caso vc deixe "deletePlayersWithMonsterName = false", irá apenas renomear o player aleatóriamente sem deleta-lo, ele não conseguirá logar com nome de monstro ou nome proibido.
      ps: Esse script pega o monster.xml todo, então mesmo que você adicione novos monstros, não precisar mexer em nada, ele ja vai pegar o novo monstro, mesmo sem precisar derrubar o Ot etc..
       
      deletePlayersWithMonsterName = true forbiddenNames = "gm;adm;cm;support;god;tutor;god ; god; adm;adm ; gm;gm ; cm;cm ;" --// other names here
      edit: 30/10
          modifyDamageInK = true   (essa função ativada irá modificar a saida do dano pra K, por exemplo 219000 > 219.0K / 2.000.000 > 2.00 KK).
          modifyExperienceInK = true  (esas função também mudará a saida normal pra K, isso é bom em high EXP pra arrumar aquela exp "-2147483647", de muita EXP, irá mudar pra "+2.14 Bi Exp").

      17/01 Last Changes:
      displayBroadcastLog = true - Desabilita os logs de broadcast do server na distro, aqueles logs de eventos etc... deixa a distro mais limpa. (by kizuno18)
      enableCriticalAndDodgeSource = true - (Sistema de Dodge E Critical de StatsChange pra source, deixa mais clean, mais leve, e o sistema pega em monstros, sem a necessidade de registrar o evento, previne bugs.)
      pushInProtectZone = false -   Sistema para desabilitar o push de player em PZ, impossibilitando que players empurrem outros players dentro do PZ.

      SpyCast: Sistema de SPY, pra GM+ ver a tela dos jogadores, como se eles estivessem de cast aberto, GM spy não mostra aviso nenhum que vc está monitorando o player, (sistema de telescope, se o player clicar no item com actionId configurado, mostra os players com cast on), Para GM+ mostra todos os players logados, independente se estão de cast on, para players mostra somente players com cast on.

      SendProgressbar: Sistema para feature do OTC, necessário saber usar e compilar o otcv8 com a modificação

      SetCreatureSpeed: Sistema usado pra setar a quantidade exata de speed de alguma criatura/player, usado no sistema de roleta (ainda não disponivel do datapack).

      (Projeto github)

      Informações:
      º  8.60
      º Baseado na OTX 2.x mattyx
      º Lib global (sistema pesadex)
      º Informações / changelog
      Dúvidas, erros, dicas e contribuições:
      Caso tenha dúvidas, ou queira resolver algum bug/erro, dar dicas para o projeto, ou também ajudar em sua construção, crie um issue / pull requests pelo github ou use esse tópico.


      Créditos:
      FeTads (FeeTads#0246) mattyx (source base e datapack) Reason182 (fixes e mais) Luxx (meu sócio de servidor, ajudou com teste) Daniel (spriter e dev junior) ADM Mario (cara brabo dos mapas e testes, achador de bug profissional) Luan Luciano (cara brabo que no inicio me ajudou d++)  
       
       
      Download:
       
      O download pode ser feito diretamente no github, ou clonando o projeto via git.
       
      How Compile:
      Windows Tutorial - Linux(Ubuntu) Tutorial

      Sistemas adicionado até o momento, todos 100% e sem bug.
       
       

    • Por Underewar
      Tutorial: Criando um Sistema de Enviar efeito com OTClient.


       
      Neste tutorial, vamos criar um sistema simples de Enviar efeito no OTClient.
      Este sistema permitirá que os jogadores ativem um efeito especial e vejam uma janela ao clicar em um botão específico.
      Pré-requisitos:
      Ambiente de Desenvolvimento:
      Certifique-se de ter um ambiente de desenvolvimento configurado com OTClient Edubart. Conhecimento Básico em Lua:
      Familiaridade com a linguagem de script Lua.
       
      Passo 1: Estrutura do projeto
       
      Organize seu projeto conforme abaixo:

      OTC / MODS



      Passo 2: Criando a Interface Gráfica (OTUI)

      game_pass.otui
      Repare que em nossa interface nossos botões de ação entram no caminho do module e iniciam uma função que esta disponivel em nosso game_pass.lua (Client-Side)

       



      Passo 3: Criando funções Client-Side

      Agora com as funções criada podemos chamar elas de acordo com a necessidade em nosso arquivo de interface.
      Por exemplo a função effect() que foi chamada em nosso arquivo de interface.otui agora é criada aqui para mostrar o efeito ao jogador.

      game_pass.lua
       
       
      Passo 4: Registrando o novo Mod

      Agora podemos registrar e iniciar nosso modulo usando o arquivo de configuração

      game_pass.otmod
       

      Feito isso ja podemos ver nosso module no client e enviar opcodes através do gameprotocol e também receber o buffer para manipular os dados podemos utilizar :
      protocolGame:sendExtendedOpcode(14, "1")
      Basicamente oque estamos fazendo é armazenando o valor 1 na variaval 14 do ExtendedOpcode e futuramente podemos recuperar esse valor.

      Recuperamos esse valor em nosso server side data/creatuerscript/otc/game_pass.lua

      Verificando se o opcode é 14 se for 14 então fazemos x ação.

      Show, tendo isso em mente para que o nosso client-side consiga receber com sucesso o efeito enviado ao jogador então utilizamos 

      Passo 5: Criando o Server-side responsavel por enviar o efeito correto ao jogador dependendo do opcode selecionado no nosso cliente.

      data/creaturescripts/otc/game_pass.lua
       
      Passo 6: Registrando o evento para evitar erros futuros!
      Para que tudo funcione corretamente sem erros é  necessário registrar o evento no creaturescript.xml / login.lua

      creaturescript.xml
      <event type="extendedopcode" name="GamePass" script="otc/game_pass.lua" />
      login.lua
          player:registerEvent("GamePass")  


      Ótimo agora ao selecionar o menu recompensa o jogador recebera um efeito.

      Espero que tenha ficado claro como usar Opcodes/ExetendedOpcodes.

      Arquivos usados no tutorrial:
      OTC MODULE
      game_pass.rar
      Creaturescript
      game_pass.lua

      Vi muitos tutoriais desatualizado então resolvi trazer esse!
      Reparem que nesse caso passamos creature como parametro do buffer isso porque precisamos enviar um efeito no player.

      Melhorando a formatação com JSON Encoder

       
       
    • Por Muvuka
      Alguem tem anti-nuker igual a esse 
       

       
    • Por Muvuka
      [SQLite] -=[TFS]=- 0.4 8.60 Alguem faz apk mobile pra mim ip: dexsoft.ddns.net
       
      pra mim
       
      https://www.mediafire.com/file/5klqnyy6k7jda0u/OTClientV8.rar/file
       
      TA TUDO AI
    • Por yuriowns
      Salve rapazes, estou precisando de um client próprio para o meu servidor 7.4, preciso que algum programador experiente e com referências faça um client do jeito que eu procuro. Responda aqui para fazermos um orçamento, obrigado!

      Não sei se estou no lugar certo, se não me desculpem e peço que movam por gentileza!
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Confirmação de Termo