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Scripting [AJUDA] SCRIPTS - WAR E WARENTROSA


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SE ALGUEM PUDER AJUDAR PORFAVOR, E SÓ UM PEDIDO , ( NAO MANDEM MENSAGEM INBOX PEDINDO DINHEIRO PARA RESOLVER), SE PUDER AJUDAR SOMOS TODOS MUITO GRATOS

 

!RESUMO!

 

1°-  SOMENTE PODERÁ USAR COMANDO ENTROSA SE AS GUILDS ESTIVEREM COM WAR SISTEM ATIVADO ; (pois podem usar o comando mesmo sem estarem em war)

A funçao na script de que os players precisam estar em war nao funciona!

 

WarEntrosa.lua

Spoiler

local arena_storage = 454645
local players_storage = 888125
local storage_accept = 151814
local storage_check = 153049
local guild_invite = 542115
local guild_accept = 456311
local time_1_pos = {x=811,y=67,z=7}
local time_2_pos = {x=875,y=135,z=7}
local city = "darashia"

local function getOnlineGuildMembersByRank(guildId, rank, selectLowerRanks)
    if not rank then
        rank = 3
        selectLowerRanks = true
    end
    local list = {}
    for _, pid in pairs(getPlayersOnline()) do
        if getPlayerGuildId(pid) == guildId then
            local playerRank = getPlayerGuildLevel(pid)
            if playerRank == rank or (selectLowerRanks and playerRank <= rank) then
                table.insert(list, pid)
            end
        end
    end
    return list
end

function onSay(cid, words, param, channel)
    if param == "" then
        doPlayerSendCancel(cid, "Use os parametros corretos.")
        return true
    end
    
    if getPlayerLevel(cid) <= 30 then
        doPlayerSendCancel(cid, "Voce nao tem level suficiente.")
        return true
    end
    
    local t = string.explode(param, ",")
    
    if t[1] == "invite" then
        if getPlayerGuildLevel(cid) < 3 then
            doPlayerSendCancel(cid, "Somente liders de guild podem usar esse comando.")
            return true
        end
        if getGuildId(t[2]) and getGuildId(t[2]) ~= getPlayerGuildId(cid) then
            if #getOnlineGuildMembersByRank(getGuildId(t[2]), 3, false) > 0 then
                if getGlobalStorageValue(arena_storage) <= os.time() then
                    doPlayerSendTextMessage(cid, MESSAGE_STATUS_CONSOLE_ORANGE, "Voce convidou a guild "..t[2].." para uma war em "..city.."!")
                    for _, gid in pairs(getOnlineGuildMembersByRank(getGuildId(t[2]), 3, false)) do
                        doPlayerSendTextMessage(gid, MESSAGE_STATUS_CONSOLE_ORANGE, getCreatureName(cid).." da guild "..getPlayerGuildName(cid).." chamou sua guild para uma war em "..city.." Para aceitar diga /war"..city.." accept, "..getPlayerGuildName(cid)..".")
                        setPlayerStorageValue(gid, storage_accept, os.time() + 20*60)
                        setPlayerStorageValue(gid, storage_check, getPlayerGuildId(cid))
                    end
                else
                    doPlayerSendTextMessage(cid, MESSAGE_STATUS_CONSOLE_BLUE, "A arena ja esta ocupada.")
                end
            else
                doPlayerSendTextMessage(cid, MESSAGE_STATUS_CONSOLE_BLUE, "Nenhum lider da guild "..t[2].." esta online.")
            end
        else
            doPlayerSendTextMessage(cid, MESSAGE_STATUS_CONSOLE_BLUE, "Essa guild nao existe.")
        end
    elseif t[1] == "accept" then
        if getPlayerGuildLevel(cid) < 3 then
            doPlayerSendCancel(cid, "Somente liders de guild podem usar esse comando.")
            return true
        end
        if getGuildId(t[2]) and getGuildId(t[2]) ~= getPlayerGuildId(cid) then
            if getPlayerStorageValue(cid, storage_accept) > os.time() then
                if getPlayerStorageValue(cid, storage_check) == getGuildId(t[2]) then
                    setGlobalStorageValue(arena_storage, os.time() + 3600)
                    setGlobalStorageValue(guild_accept, getPlayerGuildId(cid))
                    setGlobalStorageValue(guild_invite, getGuildId(t[2]))
                    if #getOnlineGuildMembersByRank(getGuildId(t[2]), 3, true) > 0 then
                        for _, gid in pairs(getOnlineGuildMembersByRank(getGuildId(t[2]), 3, true)) do
                        doPlayerSendTextMessage(gid, MESSAGE_STATUS_CONSOLE_BLUE, "Sua guild entrou em war contra a guild "..getPlayerGuildName(cid).."! Para participar diga /war"..city.." go ,para sair va até area pz e diga !fly templo")
                        end
                    end
                    if #getOnlineGuildMembersByRank(getPlayerGuildId(cid), 3, true) > 0 then
                        for _, pid in pairs(getOnlineGuildMembersByRank(getPlayerGuildId(cid), 3, true)) do
                            doPlayerSendTextMessage(pid, MESSAGE_STATUS_CONSOLE_BLUE, "Sua guild entrou em war contra a guild "..t[2].."! Para participar diga /war"..city.." go ,para sair va até area pz e diga !fly templo")
                        end
                    end
                    addEvent(function()
                        for _, pid in pairs(getPlayersOnline()) do
                            if isInArea(getThingPos(pid), {x = 743, y = 24, z = 7}, {x = 911, y = 162, z = 7}) then
                                doTeleportThing(pid, getTownTemplePosition(getPlayerTown(cid)))
                                doPlayerSendTextMessage(cid, MESSAGE_STATUS_CONSOLE_BLUE, "Voce foi teleportado para o templo porque o tempo de war acabou")
                            end
                        end
                    end, 1000*3600)
                    addEvent(setGlobalStorageValue, 3600*1000, guild_accept, -1)
                    addEvent(setGlobalStorageValue, 3600*1000, guild_invite, -1)
                else
                    doPlayerSendTextMessage(cid, MESSAGE_STATUS_CONSOLE_BLUE, "Essa guild nao te invitou para uma war.")
                end
            else
                doPlayerSendTextMessage(cid, MESSAGE_STATUS_CONSOLE_BLUE, "Sua guild nao foi chamada para nenhuma war.")
            end
        else
            doPlayerSendTextMessage(cid, MESSAGE_STATUS_CONSOLE_BLUE, "Essa guild nao existe.")
        end
    elseif t[1] == "go" then
        if getTilePzInfo(getThingPos(cid)) == false then
            doPlayerSendCancel(cid, "Voce precisa estar em uma area protect zone")
            return true
        end
        if getGlobalStorageValue(guild_invite) == getPlayerGuildId(cid) or getGlobalStorageValue(guild_accept) == getPlayerGuildId(cid) then
            doPlayerSetStorageValue(cid, 888125, os.time() + getGlobalStorageValue(arena_storage))
            doPlayerSendTextMessage(cid, MESSAGE_STATUS_CONSOLE_BLUE, "Voce entrou na war!")
            if getGlobalStorageValue(guild_invite) == getPlayerGuildId(cid) then
                doTeleportThing(cid, time_1_pos)
            else
                doTeleportThing(cid, time_2_pos)
            end
        else
            doPlayerSendCancel(cid, "Sua guild nao esta em war")
        end
    end
    return true
end

Ou caso estiver com bom caraçao =

 

2°- UNIR ESSES DOIS SCRIPTs -  INTEGRAR O WARSISTEM NO WARENTROSA QUE ESTA ABAIXO ;

 

 EXEMPLO - AO INVITAR A GUILD PARA WAR COM O COMANDO (/WARDARASHIA INVITE, GUILD NAME) ELE JA ADICIONAR AS FUNÇOES DO ( /WAR INVITE, GUILD NAME, FRAGS), FUNÇOES QUE JA ESTAO NO SISTEMA WAR.LUA

E PASSAR A SER EXEMPLO: (/WARDARASHIA INVITE, GUILD NAME, FRAGS,MONEY) - O WARENTROSA PROPORCIONA 1HR DA CIDADE E DEPOIS EXPULSA TODOS.

ENTAO O TEMPO JA É DEFINIDO PELO SISTEMA . NAO PRECISA ADICIONAR AOS COMANDOS.

 

War.lua

Spoiler

function onSay(cid, words, param, channel)
local guild = getPlayerGuildId(cid)
if(not guild or getPlayerGuildLevel(cid) < GUILDLEVEL_LEADER) then
  doPlayerSendChannelMessage(cid, "", "You cannot execute this talkaction.", TALKTYPE_CHANNEL_W, 0)
  return true
end

local t = string.explode(param, ",")
if(not t[2]) then
  doPlayerSendChannelMessage(cid, "", "Not enough param(s).", TALKTYPE_CHANNEL_W, 0)
  return true
end

local enemy = getGuildId(t[2])
if(not enemy) then
  doPlayerSendChannelMessage(cid, "", "Guild \"" .. t[2] .. "\" does not exists.", TALKTYPE_CHANNEL_W, 0)
  return true
end

if(enemy == guild) then
  doPlayerSendChannelMessage(cid, "", "You cannot perform war action on your own guild.", TALKTYPE_CHANNEL_W, 0)
  return true
end

local enemyName, tmp = "", db.getResult("SELECT `name` FROM `guilds` WHERE `id` = " .. enemy)
if(tmp:getID() ~= -1) then
  enemyName = tmp:getDataString("name")
  tmp:free()
end

if(isInArray({"accept", "reject", "cancel"}, t[1])) then
  local query = "`guild_id` = " .. enemy .. " AND `enemy_id` = " .. guild
  if(t[1] == "cancel") then
   query = "`guild_id` = " .. guild .. " AND `enemy_id` = " .. enemy
  end

  tmp = db.getResult("SELECT `id`, `begin`, `end`, `payment` FROM `guild_wars` WHERE " .. query .. " AND `status` = 0")
  if(tmp:getID() == -1) then
   doPlayerSendChannelMessage(cid, "", "Currently there's no pending invitation for a war with " .. enemyName .. ".", TALKTYPE_CHANNEL_W, 0)
   return true
  end

  if(t[1] == "accept") then
   local _tmp = db.getResult("SELECT `balance` FROM `guilds` WHERE `id` = " .. guild)
   local state = _tmp:getID() < 0 or _tmp:getDataInt("balance") < tmp:getDataInt("payment")

   _tmp:free()
   if(state) then
    doPlayerSendChannelMessage(cid, "", "Your guild balance is too low to accept this invitation.", TALKTYPE_CHANNEL_W, 0)
    return true
   end

   db.query("UPDATE `guilds` SET `balance` = `balance` - " .. tmp:getDataInt("payment") .. " WHERE `id` = " .. guild)
  end

  query = "UPDATE `guild_wars` SET "
  local msg = "accepted " .. enemyName .. " invitation to war."
  if(t[1] == "reject") then
   query = query .. "`end` = " .. os.time() .. ", `status` = 2"
   msg = "rejected " .. enemyName .. " invitation to war."
  elseif(t[1] == "cancel") then
   query = query .. "`end` = " .. os.time() .. ", `status` = 3"
   msg = "canceled invitation to a war with " .. enemyName .. "."
  else
   query = query .. "`begin` = " .. os.time() .. ", `end` = " .. (tmp:getDataInt("end") > 0 and (os.time() + ((tmp:getDataInt("begin") - tmp:getDataInt("end")) / 86400)) or 0) .. ", `status` = 1"
  end

  query = query .. " WHERE `id` = " .. tmp:getDataInt("id")
  if(t[1] == "accept") then
   doGuildAddEnemy(guild, enemy, tmp:getDataInt("id"), WAR_GUILD)
   doGuildAddEnemy(enemy, guild, tmp:getDataInt("id"), WAR_ENEMY)
  end

  tmp:free()
  db.query(query)
  doBroadcastMessage(getPlayerGuildName(cid) .. " has " .. msg, MESSAGE_EVENT_ADVANCE)
  return true
end

if(t[1] == "invite") then
  local str = ""
                tmp = db.getResult("SELECT `guild_id`, `status` FROM `guild_wars` WHERE `guild_id` IN (" .. guild .. "," .. enemy .. ") AND `enemy_id` IN (" .. enemy .. "," .. guild .. ") AND `status` IN (0, 1)")
                if(tmp:getID() ~= -1) then
                        if(tmp:getDataInt("status") == 0) then
                                if(tmp:getDataInt("guild_id") == guild) then
                                        str = "You have already invited " .. enemyName .. " to war."
                                else
                                        str = enemyName .. " have already invited you to war."
                                end
   else
    str = "You are already on a war with " .. enemyName .. "."
   end

   tmp:free()
  end

  if(str ~= "") then
   doPlayerSendChannelMessage(cid, "", str, TALKTYPE_CHANNEL_W, 0)
   return true
  end

  local frags = tonumber(t[3])
  if(frags ~= nil) then
   frags = math.max(10, math.min(1000, frags))
  else
   frags = 100
  end

  local payment = tonumber(t[4])
  if(payment ~= nil) then
   payment = math.max(100000, math.min(1000000000, payment))
   tmp = db.getResult("SELECT `balance` FROM `guilds` WHERE `id` = " .. guild)

   local state = tmp:getID() < 0 or tmp:getDataInt("balance") < payment
   tmp:free()
   if(state) then
    doPlayerSendChannelMessage(cid, "", "Your guild balance is too low for such payment.", TALKTYPE_CHANNEL_W, 0)
    return true
   end

   db.query("UPDATE `guilds` SET `balance` = `balance` - " .. payment .. " WHERE `id` = " .. guild)
  else
   payment = 0
  end

  local begining, ending = os.time(), tonumber(t[5])
  if(ending ~= nil and ending ~= 0) then
   ending = begining + (ending * 86400)
  else
   ending = 0
  end

  db.query("INSERT INTO `guild_wars` (`guild_id`, `enemy_id`, `begin`, `end`, `frags`, `payment`) VALUES (" .. guild .. ", " .. enemy .. ", " .. begining .. ", " .. ending .. ", " .. frags .. ", " .. payment .. ");")
  doBroadcastMessage(getPlayerGuildName(cid) .. " has invited " .. enemyName .. " to war till " .. frags .. " frags.", MESSAGE_EVENT_ADVANCE)
  return true
end

if(not isInArray({"end", "finish"}, t[1])) then
  return false
end

local status = (t[1] == "end" and 1 or 4)
tmp = db.getResult("SELECT `id` FROM `guild_wars` WHERE `guild_id` = " .. guild .. " AND `enemy_id` = " .. enemy .. " AND `status` = " .. status)
if(tmp:getID() ~= -1) then
  local query = "UPDATE `guild_wars` SET `end` = " .. os.time() .. ", `status` = 5 WHERE `id` = " .. tmp:getDataInt("id")
  tmp:free()
  doGuildRemoveEnemy(guild, enemy)
  doGuildRemoveEnemy(enemy, guild)

  db.query(query)
  doBroadcastMessage(getPlayerGuildName(cid) .. " has " .. (status == 4 and "mend fences" or "ended up a war") .. " with " .. enemyName .. ".", MESSAGE_EVENT_ADVANCE)
  return true
end

if(status == 4) then
  doPlayerSendChannelMessage(cid, "", "Currently there's no pending war truce from " .. enemyName .. ".", TALKTYPE_CHANNEL_W, 0)
  return true
end

tmp = db.getResult("SELECT `id`, `end` FROM `guild_wars` WHERE `guild_id` = " .. enemy .. " AND `enemy_id` = " .. guild .. " AND `status` = 1")
if(tmp:getID() ~= -1) then
  if(tmp:getDataInt("end") > 0) then
   tmp:free()
   doPlayerSendChannelMessage(cid, "", "You cannot request ending for war with " .. enemyName .. ".", TALKTYPE_CHANNEL_W, 0)
   return true
  end

  local query = "UPDATE `guild_wars` SET `status` = 4, `end` = " .. os.time() .. " WHERE `id` = " .. tmp:getDataInt("id")
  tmp:free()

  db.query(query)
  doBroadcastMessage(getPlayerGuildName(cid) .. " has signed an armstice declaration on a war with " .. enemyName .. ".", MESSAGE_EVENT_ADVANCE)
  return true
end

doPlayerSendChannelMessage(cid, "", "Currently there's no active war with " .. enemyName .. ".", TALKTYPE_CHANNEL_W, 0)
return true
end

 

Editado por Wesleyt10 (veja o histórico de edições)
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    • Por FeeTads
      SALVE rapaziada do TK, esses dias vim pensando em novos scripts pro meu OT, e em um deles eu precisava que determinada area não contasse frag pro player que matasse outros, PORÉM eu precisava que os players que morressem nessa area ainda assim tivessem as penalidades da sua morte, procurei por ai, achei alguns scripts que apenas tiravam o SKULL e não realmente o FRAG do player.

      **script atualizado 22/10/2023** - melhorado e otimizado, levei o script pra puxar as infos por .lua / creatureScripts

      vou disponibilizar o code aqui, e o que fazer pra determinada area não contar frag.

      SOURCE OTX 2 / TFS 0.x, Funciona em TFS 1.x mudando as tags e ajeitando as sintaxes.

      vá em creatureevent.cpp

      procure por:
      else if(type == "preparedeath") _type = CREATURE_EVENT_PREPAREDEATH;
      Adiciona abaixo:
      else if(type == "nocountfrag") _type = CREATURE_EVENT_NOCOUNTFRAG;

      procure por:
      case CREATURE_EVENT_PREPAREDEATH: return "onPrepareDeath";  
      Adicione abaixo: 
      case CREATURE_EVENT_NOCOUNTFRAG: return "noCountFragArea";

      procure por:
      case CREATURE_EVENT_PREPAREDEATH: return "cid, deathList";
      Adicione abaixo:
      case CREATURE_EVENT_NOCOUNTFRAG: return "cid, target";

      agora no mesmo arquivo, vá até o final do arquivo e adicione essa função:
      uint32_t CreatureEvent::executeNoCountFragArea(Creature* creature, Creature* target) { //noCountFragArea(cid, target) if(m_interface->reserveEnv()) { ScriptEnviroment* env = m_interface->getEnv(); if(m_scripted == EVENT_SCRIPT_BUFFER) { env->setRealPos(creature->getPosition()); std::ostringstream scriptstream; scriptstream << "local cid = " << env->addThing(creature) << std::endl; scriptstream << "local target = " << env->addThing(target) << std::endl; if(m_scriptData) scriptstream << *m_scriptData; bool result = true; if(m_interface->loadBuffer(scriptstream.str())) { lua_State* L = m_interface->getState(); result = m_interface->getGlobalBool(L, "_result", true); } m_interface->releaseEnv(); return result; } else { #ifdef __DEBUG_LUASCRIPTS__ std::ostringstream desc; desc << creature->getName(); env->setEvent(desc.str()); #endif env->setScriptId(m_scriptId, m_interface); env->setRealPos(creature->getPosition()); lua_State* L = m_interface->getState(); m_interface->pushFunction(m_scriptId); lua_pushnumber(L, env->addThing(creature)); lua_pushnumber(L, env->addThing(target)); bool result = m_interface->callFunction(2); m_interface->releaseEnv(); return result; } } else { std::clog << "[Error - CreatureEvent::noCountFragArea] Call stack overflow." << std::endl; return 0; } }

      agora vá em creatureevent.h

      procure por:
      CREATURE_EVENT_PREPAREDEATH
      adicione abaixo:
      CREATURE_EVENT_NOCOUNTFRAG

      procure por:
      uint32_t executePrepareDeath(Creature* creature, DeathList deathList);
      Adicione abaixo:
      uint32_t executeNoCountFragArea(Creature* creature, Creature* target);

      agora vá em player.cpp

      procure por:
      bool Player::onKilledCreature(Creature* target, DeathEntry& entry)
      abaixo de:
      War_t enemy; if(targetPlayer->getEnemy(this, enemy)) { if(entry.isLast()) IOGuild::getInstance()->updateWar(enemy); entry.setWar(enemy); }
      Adicione o seguinte código:
      if (targetPlayer){ CreatureEventList killEvents = getCreatureEvents(CREATURE_EVENT_NOCOUNTFRAG); for (const auto &event : killEvents) { if (!event->executeNoCountFragArea(this, target)) { return true; } } }

      //

      Feito isso, tudo completo na sua source, agora é necessário adicionar o creaturescript dentro do servidor

      vá até creaturescripts/scripts
      crie um arquivo chamado, "noCountFragInArea.lua"
      e dentro dele cole o código:
       
      --[[ script feito por feetads / TibiaKing ]]-- --[[ discord: feetads / FeeTads#0246 ]]-- -- Add positions here for which you do not want to count frags local areas = { [1] = {from = {x = 91, y = 122, z = 7}, to = {x = 98, y = 127, z = 7}}, -- from = area superior esquerda / to = area inferior direita (formando um quadrado) } local onlyKillerInArea = false -- only killer need to be in area? function noCountFragArea(cid, target) if not isCreature(cid) or not isCreature(target) then return true end local posKiller = getPlayerPosition(cid) local posTarget = getPlayerPosition(target) for i = 1, #areas do local area = areas[i] if isInArea(posKiller, area.from, area.to) then if onlyKillerInArea then return false elseif isInArea(posTarget, area.from, area.to) then return false end end end return true end
      agora em creaturescripts.xml
      <event type="nocountfrag" name="fragarea" event="script" value="noCountFragInArea.lua"/>
      agora em creaturescripts/scripts/login.lua
       procure por OU semelhante a esse:
      registerCreatureEvent(cid, "AdvanceSave")
      e abaixo adicione:
      registerCreatureEvent(cid, "fragarea")

      //


      Agora tudo certo, quando quiser adiciona uma area que não pega frag, vá até o script e apenas coloque a area, igual o demonstrado no script

      Exemplo:
      local areas = { [1] = {from = {x = 91, y = 122, z = 7}, to = {x = 98, y = 127, z = 7}}, [2] = {from = {x = 1000, y = 1000, z = 7}, to = {x = 1100, y = 1100, z = 7}}, }
      assim somente colocando a area no script e abrindo o server ou dando /reload, já funcionará a area como não pegar frag.
      Esse sistema pode ser bom pra areas de pvp ativo, onde você ainda quer que o player que morrer perca os atributos, como se fosse uma morte normal, porém não conta frag pra quem matar.
      Bom pra sistemas tipo castle 48h (guild war), onde há diversas mortes e risco de pegar red, atrapalhando a war.

      Façam bom proveito dos scripts, e deixem os créditos no script rsrs

      **Eu fiz as alterações e o simples código por isso vim disponibilizar, créditos meus**
    • Por Muvuka
      Abri canal a força creaturescript acho que funcione no creaturescript cria script creaturescript
       
      <channel id="9" name="HELP" logged="yes"/>
      <channel id="12" name="Report Bugs" logged="yes"/>
      <channel id="13" name="Loot" logged="yes"/>
      <channel id="14" name="Report Character Rules Tibia Rules" logged="yes"/>
      <channel id="15" name="Death Channel"/>
      <channel id="6548" name="DexSoft" level="1"/>
      <channel id="7" name="Reports" logged="yes"/>
       
      antes de 
              if(lastLogin > 0) then adicione isso:
                      doPlayerOpenChannel(cid, CHANNEL_HELP) doPlayerOpenChannel(cid, 1,  2, 3) = 1,2 ,3 Channels, entendeu? NÃO FUNCIONA EU QUERO UM MEIO DE ABRI SEM USA A SOURCE
       
      EU NÃO CONSEGUI ABRI EU NÃO TENHO SOURCE
       
       
    • Por bolachapancao
      Rapaziada seguinte preciso de um script que ao utilizar uma alavanca para até 4 jogadores.
      Os jogadores serão teleportados para hunt durante uma hora e depois de uma hora os jogadores serão teleportados de volta para o templo.
       
      Observação: caso o jogador morra ou saia da hunt o evento hunt é cancelado.

      Estou a base canary
      GitHub - opentibiabr/canary: Canary Server 13.x for OpenTibia community.
       
    • Por RAJADAO
      .Qual servidor ou website você utiliza como base? 
      Sabrehaven 8.0
      Qual o motivo deste tópico? 
      Ajuda com novos efeitos
       
      Olá amigos, gostaria de ajuda para introduzir os seguintes efeitos no meu servidor (usando o Sabrehaven 8.0 como base), adicionei algumas runas novas (avalanche, icicle, míssil sagrado, stoneshower & Thunderstorm) e alguns novos feitiços (exevo mas san, exori san, exori tera, exori frigo, exevo gran mas frigo, exevo gran mas tera, exevo tera hur, exevo frigo hur) mas nenhum dos efeitos dessas magias parece existir no servidor, alguém tem um link para um tutorial ou algo assim para que eu possa fazer isso funcionar?
      Desculpe pelo mau inglês, sou brasileiro.

      Obrigado!


      AVALANCHE RUNE id:3161 \/
      (COMBAT_PARAM_TYPE, COMBAT_ICEDAMAGE)
      (COMBAT_PARAM_EFFECT, CONST_ME_ICEAREA)
      (COMBAT_PARAM_DISTANCEEFFECT, CONST_ANI_ICE)

      STONESHOWER RUNE id:3175 \/
      (COMBAT_PARAM_TYPE, COMBAT_EARTHDAMAGE)
      (COMBAT_PARAM_EFFECT, CONST_ME_STONES)
      (COMBAT_PARAM_DISTANCEEFFECT, CONST_ANI_EARTH)

      THUNDERSTORM RUNE id:3202 \/
      (COMBAT_PARAM_TYPE, COMBAT_ENERGYDAMAGE)
      (COMBAT_PARAM_EFFECT, CONST_ME_E NERGYHIT)
      (COMBAT_PARAM_DISTANCEEFFECT, CONST_ANI_ENERGYBALL)

      ICICLE RUNE id:3158 \/
      COMBAT_ICEDAMAGE
      CONST_ME_ICEAREA
      CONST_ANI_ICE

      SANTO MÍSSIL RUNA id:3182 \/
      (COMBAT_PARAM_TYPE, COMBAT_HOLYDAMAGE)
      (COMBAT_PARAM_EFFECT, CONST_ME_HOLYDAMAGE)
      (COMBAT_PARAM_EFFECT, CONST_ME_HOLYAREA)
      (COMBAT_PARAM_DISTANCEEFFECT, CONST_ANI_HOLY)

      CONST_ME_PLANTATTACK (exevo gran mas tera)
      CONST_ME_ICETORNADO (exevo gran mas frigo)
      CONST_ME_SMALLPLANTS (exevo tera hur)
      CONST_ME_ICEAREA (exevo frigo hur)
      CONST_ME_ICEATTACK (exori frigo)
      CONST_ME_CARNIPHILA (exori tera)

      EXORI SAN \/
      (COMBAT_PARAM_DISTANCEEFFECT, CONST_ANI_SMALLHOLY)
      CONST_ME_HOLYDAM IDADE

      EXEVO MAS SAN \/
      CONST_ME_HOLYAREA
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