Jump to content
TutoriaisView

Backup simple 'tosco' para base de dados mysql, 'LINUX'.

Recommended Posts

A ideia  é com poucas linha de código criar um dump(backup) de sua base dados, e compactá-la em tar.

Este tópico é destinada a usuários linux, a true da true é que eu não sei fazer windows, rs, no windows deve dar sim para fazer de forma nativa, mas não acredito que seja tão fácil,

Eu não gosto de utilizar o usuário root para manipular o mysql. Gosto de criar um usuário e dar permissões especificas para ele.

Leve tutorial de como fazer isso: Fonte

Spoiler

Primeiro log no mysql utilizando esse code no terminal:

mysql -u root

Criando um usuário com nome "new_user"

CREATE USER 'new_user'@'localhost' IDENTIFIED BY 'new_password';

new_user = nome do usuário

new_password = senha de acesso a esse novo usuário

Dando privilégios a esse novo usuário:

GRANT ALL ON my_db.* TO 'new_user'@'localhost';

my_db é a database em que o novo usuário terá acesso.

Aplicando os privilégios:

FLUSH PRIVILEGES;

Isso é opcional, você pode usar o root ou um usuário qualquer com permissões gerais.

Baixe o mysqldump.sh, você pode alterar esse nome, só nao o .sh

Depois de baixado vá até a pasta onde está o arquivo ou indique o caminho dando um chmod, vai ser mais ou menos assim:

chmod 755 mysqldump.sh, ou chmod 755 caminho/mysqldump.sh

Ah! Acesse o arquivo e faça as devidas alterações, como colocar o nome do seu usuário, senha (caso não tenha, apague o senha_do_usuário) e nome da base de dados da qual você quer fazer o dump. Não apague o 'u' nem o 'p' antes dos indicativos de usuário e senha.

Eu recomendo criar uma pasta para guardar seus scripts

Eu gosto de organização, então eu criei uma pasta de nome backup e outra scripts dentro do diretório do meu usuário para que os backups sejam enviados para a pasta backup, o nome pode ser outro só que terá que alterar no arquivo mysqldump.sh, para criar uma pasta basta usa o comando mkdir 'nome_pasta'.

Na real você que não manja muito de shell script, cria a pasta backup pelo menos, porque se não você vai ter q alterar o arquivo e por mais simples que possa parecer, para que não tem familiaridade isso pode virar uma dor de cabeça.

Pronto agora é só dar um ./mysqdump.sh e vai ser feito o backup da database escolhida, izi.

Porém cara que saco fazer isso todos os dias ou a cada 1 hora, meu deus, eu não aguentaria.

Vamos a segunda parte do Tutorial:

Digite crontab -e, se for a primeira vez que você está usando está ferramenta, 'só lamento' rs :), brinks. Vai aparecer uma lista com números e nomes de editors de texto, escolha o de sua preferência digitando o número que corresponde a ele na lista. pronto será apresentado um arquivo, que só terá linha comentadas.

Quer aprender mais sobre cron, acesse: https://www.vivaolinux.com.br/dica/Agendamento-de-tarefas-no-Linux-(cron-e-at)

No final do arquivo você deverá fazer o seguinte, colocar um numero de 0 a 59 que é em relação aos minutos ou * que quer dizer em qualquer desses. depois a hora e tem mais três que são referente a dia do mês, mês e dia da semana. Acredito que ficou meio bosta essa parte da explicação, vou listar.

m = 0 a 59

h = 0 a 23

dom = 1 a 31

mon = 1 a 12 são 12 meses começando de 1 = janeiro e o 12 dezenbro

dow = 0 a 6 corresponde aos dias da semana como se fosse uma array começando do 0 = domingo e assim por diante e o ultimo é 6 = sábado

E o * e tipo um coringa fica no lugar de qualquer número.

Essa parte da tabela é mais para o pessoal está começando a ter contato com o sistema linux

Com isso é só usar a criatividade, mas pelo básico se você quer que faça o backup 1 vez por dia, é só escolher a hora e os minutos, tipo assim:

0 12 * * *, basicamente o * diz tanto faz.

E agora está pronto, ele todos os dias fará aquilo.

Em si para que você não tenha mais nenhuma duvida o tutorial terminou aqui, o que vem a seguir é desnecessário de se ler, são mais algumas considerações que coloquei, mas não ruins de se ler.

Como dito no título é tosco, não por ser ruim, é útil, mas nossa da  para ser muito melhorado. Tipo colocar para enviar esse tar para seu e-mail, ou outro computador. Deixar inteligente, fazendo com que esse arquivo crie uma arquivo com todos os dados de uma forma alinhada e bonitinha, para que você possa ter um controle maior das informações, a questão da senha no próprio arquivo, não é muito recomendável, por isso eu recomendo criar um usuário específico para isso, ou usar outras outras ferramentes como um token de senha.

A ideia foi passar de uma forma fácil e descontraída como se faz (apresentado o básico) e apontar alguns nortes para que você consiga fazer as coisas de forma mais aprimoradas do que foram apresentadas aqui. Claro isso para os usuários que estão começando a upar seus ots para o pinguim,

Mas só este aqui você já pode deixar lá e esquecer que ele vai ser um ótimo funcionário, sem cobrar nada de você.

Eu gosto de manipular o banco de dados pelo terminal, acho mais fácil e ágil, para isso eu uso mycli, para instalar em distribuições baseadas em Debian  basta dar um sudo apt install mycli pronto. Ferramentas gráficas são uma mão na roda, mas há momentos em que elas acabam ficando mais difíceis de manipular do que a tela preta, porque são várias informações apresentadas na tela, e isso acaba me deixando um pouco perdido.

mysqldump.sh

Em 26/11/2019 em 16:49, TutoriaisView disse:

Em si para que você não tenha mais nenhuma duvida o tutorial terminou aqui, o que vem a seguir é desnecessário de se ler, são mais algumas considerações que coloquei, mas não ruins de se ler.

Meu deus o que eu escrevi aqui, traduzindo, o tutorial acaba ali, as informações a seguir são interessantes de se ler.

@TutoriaisView belo tutorial, parabéns.

Aqui está um tutorial que utiliza as mesmas ferramentas tanto o mysqldump quanto o crontab: 

Editei seu tópico, modifiquei os links de tutoriais, acho que entenderá o porquê assim que ver os novos.

Deixarei ambos tutoriais disponíveis, nós do TibiaKing agradecemos sua colaboração, espero que traga mais conteúdos como este.

Tópico Aprovado e Movido!

@OFF: Só mais uma coisa, sem querer incomodar, como você foi postar em tutorial de spriting? Huheuhee

ezgif-1-98aab239f3.gif.1a897c9c3225228909e7b356a5cfb8e4.gif