Jump to content

Estudo das Cores - Saturação, matiz e luminosidade


Recommended Posts

  • Director

Eai galerinha, vim trazer esse tutorial muito bacana feito por Zerus, estarei colando abaixo as explicações escritas por ele, apenas editei algumas partes da escrita. Espero que possa ser útil pra vocês!


 

Estudo das Cores - Saturação, matiz e luminosidade

Para começar, será utilizado uma sprite de tecido, veja a imagem abaixo, aparentemente, existem tons de roxo, azul escuro, azul claro e verde. Mas na verdade o Zerus usou isso para manipular as cores a seu favor. Essa arte só possui tons de azul, e a luminosidade varia apenas entre o cinza 30 ao cinza 50, sem altos contrastes de luminosidade

 

unknown.png

 

Isso pode ser visto, por exemplo, ao extrapolar a saturação da arte, para enxergar as reais cores.

 

unknown.png

 

Ou então diminuir completamente a saturação, para enxergar os níveis.

 

unknown.png

 

E ao ver os níveis, parece que algumas cores utilizadas (como o verde que aparenta existir como uma sombra suave) são da mesma luminosidade que cores da sombra. Esses conceitos ficam sobrepostos desta maneira para diversos pontos: suavizar a variação de tonalidades sem usar altas quantidades de preto/branco, mesclar cores para dar mais realismo para o objeto, e também incluir o objeto dentro de uma ambientação, de maneira que ele faça sentido em um cenário. Para chegar esses resultados, Zerus restringiu a paleta de cores para os seguintes espectros:

 

unknown.png

 

Dentro da matiz, Zerus se limitou ao uso dos azuis, mas abusou das diferentes matizes de azul para garantir uma impressão de outras cores estarem sendo utilizadas, quando na verdade todas eram azuis. A saturação é uma das ferramentas que foi usada para dar a impressão de outra cor. Quando puxamos um tom médio em nossa arte para uma cor mais acinzentada o nosso cérebro tende a visualizar uma cor de proximidade no campo de cores, por isso achamos que algumas das cores usadas nesta arte são verdes ou roxos, quando na verdade é uma técnica de saturação.

 

E na iluminação, graças ao correto uso da saturação, não precisamos variar tanto nosso espectro de luminosidade, visto que já da pra passar o volume desejado na forma apenas controlando cores e saturação. O tecido não absorve muita luz, e por isso o ideal é evitar trabalhar com níveis de iluminação tão altos, e muitas vezes isso pode ser um problema, pois ao querer passar a ideia de tecido, passamos a impressão de ser outro material, pela quantidade de luz que ele está absorvendo. Para isso pode-se também usar esse conceito de trabalhar com a matiz e a saturação para dar mais realismo aos objetos.

 

Exemplo:

unknown.png

 

image.png

 

Zerus: Estudem mais a maneira de escolher as cores, e brinquem mais com os níveis de saturação e matiz para criar resultados interessantes em suas artes (não apenas na pixel art! =D).


 

 

Tutoriais, lives, suporte, desafios, classificados e freelancer você encontra na Academia de Otserver.

separa10.png

 

Conheça nossos grupos:

 

academiaicone1.png                        academiaicone2.png

Academia de Mapping!        Academia de Coding!

 

academiaicone3.png

Academia de Design!

---------------------------------------------

 

 

Precisando de Sprites?

 

 

Academia de Spriting

Academia de Spriting - Baixe Sprites gratuitas (FREE) em nosso blog!

 

 

---------------------------

« Mapas do Nolis »

 

 

 

 

Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...

Important Information

Confirmação de Termo