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Fala galera do Tibia King , hoje venho encinar a vocês como criar balões de quadrinhos em 3D no Photoshop CS5.

O recurso 3D Repoussé do Photoshop permite, a partir de um simples

Shape da biblioteca de Shapes do aplicativo, criar ilustrações com um visual interessante, como no caso dos balões de quadrinhos deste tutorial.

Bom vamos ao Tutorial

1) Comecei criando o fundo com um

gradiente Radial, composto de um azul claro de valor hexadecimal #B6DFDF que escurece até o azul escuro de valor hexadecimal #0F589C.

1.jpg

2) Abri um novo layer e criei uma seleção retângular na vertical, como uma listra, no canto esquerdo do arquivo. Preenchi essa listra com o tom de azul claro.

2.jpg

3) Com a tecla Command (MAC) ou Control (PC) pressionada, cliquei sobre o layer da listra e ativei uma

seleção em volta dela. Depois, fui em Select > Modify > Expand e apliquei 15 pixels para afastar a seleção do contorno da listra de forma simétrica. Ainda com a seleção ativa, fui em Edit > Define Pattern e salvei esta listra como um novo pattern.

3.jpg

4) Deletei a listra deste layer e ativei a ferramenta Paint Bucket. No menu principal, alterei a opção de preenchimento da ferramenta para Pattern. Então, selecionei o pattern que criei e apliquei sobre o layer.

4.jpg

5) Agora, em Filter > Distort, apliquei a opção Polar Coordinates. Isso fez com que as listras verticais mudassem para uma interessante forma de zoom. Apliquei o Blend Mode chamado Color Burn neste layer para criar uma mescla com o gradiente de fundo. Dessa forma, criei o cenário para os balões.

5.jpg

6) Para criar os balões irei, primeiro, preencher com amarelo o meu Foreground na caixa de ferramentas. Depois, ativei a ferramenta Custom Shape e, em seguida, fui no menu principal e ativei o item Shape Layers. Abri a biblioteca de Shapes, na qual encontrei, entre as diversas formas já pré-definidas, o balão. Cliquei e arrastei esse balão sobre o documento.

6.jpg

7) Tenho agora em meu arquivo um Shape Layer. Cliquei sobre a Vector Mask do layer e fui em 3D > Repoussé> Layer Mask. Isso irá abrir o painel de opções 3D do Repoussé. No painel de formas predefinidas, escolho a opção Inflate, que já dará o volume 3D para a forma do balão. No item Inflate, opção Strength, digitei 0,00 para que as bordas da extrusão fiquem bem suaves.

7.jpg

8) Abri um novo layer e ativei a seleção em volta do balão. Então fui Select > Modify > Contract e apliquei o valor de 10 pixels para contrair a seleção sobre o balão. Usei um brush grande e suave, preenchido com branco, e apliquei sobre o novo layer, usando a seleção como uma máscara para criar uma iluminação especular na parte superior do balão.

8.jpg

9) Para escrever dentro do balão fui no submenu do layer 3D e cliquei duas vezes no último item da lista, chamado Shape, que abrirá o mapa do Shape em um outro arquivo. Digito o que desejo, fecho e salvo o arquivo e a informação automaticamente será inserida na figura 3D.

9.jpg

10) Finalmente tenho meu balão de quadrinhos em 3D. Caso eu precise, posso, a qualquer momento, criar cópias ou mudar a posição do balão por meio das ferramentas de edição 3D no Photoshop, já que se trata de um objeto 3D. É isso! Hora de criar muitos POFT! SOC! POW! CABUM! ESCABLAM! e claro, CATAPIMBA!

10.jpg

Créditos:

MatheusVidaLoka

PhotoPro

Ajudei? Reputar Cai o dedo? Acho que não

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Mapper : 80%

Scripter : 40%

Client Maker : 100%

Spriter : 100%

Web Designer : Aprendendo

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Meus Mapas :

sign3zb.jpg

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