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Lógica da Programação

Aula 2

 

 

 

 

O que é a Lógica da Programação?

Bem, tudo o que é escrito em alguma linguagem de programação deve seguir uma lógica para poder funcionar. Vamos pegar um exemplo simples e curto: Um script de SD. (Sudden Death Rune)

 

Quando o script de SD for chamado (Alguém usou a SD), ela segue passos básicos, que é basicamente a execução dela. Primeiro o script vai verificar se quem usou a SD possui nível, magic level, etc... suficiente para poder usar a SD. Se não possuir opa! Ela vai enviar uma mensagem de erro ao jogador, um efeito de fumaça e vai encerrar a execução. Caso contrário: se for um jogador com todos os requerimentos básicos para usar uma SD, então o script vai verificar se o alvo é um Player ou Monstro. Se não for vai enviar uma mensagem de erro, efeito, e vai parar de executar. Se for um monstro ou player, então o script fará um efeito da SD atingindo o alvo, toda aquela piromancia louca, e então vai tirar o devido dano do jogador.

 

Um pouco cansativo de ler tudo isso, mas observe o exemplo abaixo:

 

 

 
Quando uma SD for usada, então faça:

Verifique se o jogador que usou a SD possui nível igual ou maior que 45, e se possui nível mágico maior ou igual a 15. Se possuir, faça:

Se o alvo da SD for um Monstro ou Jogador, então faça:

Calcule o dano que causará ao alvo.

Remova uma carga da SD.

Execute o efeito de SD.

Calcule o dano que causará ao alvo e execute-o no alvo, tirando a vida dele ou mana, no caso de o alvo estiver usando o Magic Shield (Utamo Vita).

Mas se o alvo da SD não for um Monstro ou Jogador, então faça:

Envie uma mensagem de erro ao jogador.

Envie um efeito de fumaça na posição do jogador.

Aqui termina a verificação se o alvo da SD é um Monstro ou Jogador, ou nenhum dos dois.

Mas se o jogador não possuir estes requerimentos, então faça:

Envie uma mensagem de erro ao jogador.

Envie um efeito de fumaça na posição do jogador.

Aqui termina a verificação se o jogador possui ou não os requerimentos.

Aqui termina a execução da SD.

Agora, depois deste algoritmo, talvez tenha ficado mais claro como os programas de computador funcionam. Tudo não passa de um processo lógico, onde a linguagem de programação só serve como uma "máscara" para que o programador escreva o código seguindo esta lógica, por isso é ultra importante saber a lógica da programação antes de começar a programar. O que é um Algoritmo? O "código" que eu escrevi acima (Dentro da caixa de texto) representando o uso da SD foi um algoritmo. Os algoritmos são formas de representar a lógica seguida pelo programa. São passos que o programa segue para atingir determinado objetivo ou em outras palavras, completar uma tarefa (No caso da SD, matar ou não o alvo, ou enviar uma mensagem de erro). Um exemplo de algoritmo são as operações matemáticas, como somar, dividir, multiplicar, subtrair... Quando você soma 2 mais 2, você está executando um algoritmo para ele atingir o objetivo (O resultado!!), que é 4. Um programa ou script é basicamente a escrita dos algoritmos em uma linguagem de programação que é executada pelo computador de forma lógica.

 

Esta aula foi curta pois eu prefiro lhes ensinar as estruturas lógicas conforme ensino as mesmas em Lua, assim trabalhando a lógica e Lua ao mesmo tempo. Primeiro ensino como funciona a estrutura na Lógica e depois ensino como aplicar em Lua.

 

Exercícios-Tarefa:

 

1. Monte o algoritmo de um script de "Shovel (Pá)".

2. Monte o algoritmo de um script de "Pedra que troca sexo".

3. Monte o algoritmo de "Ir ao cinema".

4. Monte o algoritmo de "Fazer bolo".

 

 

 

Respostas: Só abra depois de ter tentado resolver os exercícios!

 

Exercício 1:

 

Spoiler

Verifique se o alvo da pá é um buraco que pode ser aberto, se for, então faça:

Verifique se o buraco está aberto, se não estiver, então faça:

Transforme o ID do buraco fechado para o ID de um buraco aberto

Mas se o buraco estiver aberto, então faça:

Envie uma mensagem de erro ao jogador dizendo: "This hole is already opened."

Envie um efeito de fumaça na posição do jogador

Finalize a verificação se o buraco está aberto

Mas se não for, então faça:

Envie uma mensagem de erro ao jogador dizendo: "Sorry, this is not possible."

Envie um efeito de fumaça na posição do jogador

Finalize a verificação se é ou não um buraco que pode ser aberto
 

 

 

Exercício 2:

 

Spoiler
 

Verifique se quem clicou na pedra é um jogador, se for, então faça:

Verifique se o jogador é mulher, se for, então faça:

Transforme o sexo dele em homem

Execute um efeito de magia azul na posição do jogador

Envie uma mensagem ao jogador afirmando que o sexo dele foi trocado

Mas se o jogador é homem, então faça:

Transforme o sexo dele em mulher

Execute um efeito de magia azul na posição do jogador

Envie uma mensagem ao jogador afirmando que o sexo dele foi trocado

Finalize a verificação se o jogador é mulher ou homem

Finalize a verificação se quem clicou na pedra é um jogador
 

 

Exercício 3:

 

Spoiler
 

Se arrume

Tome banho

Dirija seu carro até o cinema

Pague o ingresso

Assista o filme


Volte para casa
 

 

 

 

Exercício 4:

 

Spoiler

 

 

OBS: Nota-se que já fiquei cansado nas respostas do exercício 3 e 4... 

 

Aqui só serão aceitas dúvidas ou reporte de erros. Qualquer coisa que não se encaixe nesta descrição será apagado sem aviso.

 

Essa aula foi escrita por uma raposa levada Skyen Hasus, todos os créditos são dele.

 

 

Editado por MaXwEllDeN (veja o histórico de edições)

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  • acho que no meio dessa aula poderia ter mostrado como fica um script normal(inglês) e outro traduzido para o português para a pessoa entender como funciona mais o menos Lindo tutorial.

  • hehehe, meu exercicio 3 ficou bem parecido   tome banho se arrume dirija seu carro até o cinema pague seu ingresso assista o filme saia do cinema

  • 2 years later...

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