Postado Outubro 28, 2013 11 anos Olá, bom dia a todos. Me interesso pelo assunto à tempos, e gostaria de iniciar o desenvolvimento de um bot para o tibia. Atualmente trabalho profissionalmente com VB6 / .NET - Tenho mais prática com a primeira, que programo mais tempo. O que já sei sobre o assunto: - TIBIAAPI não serve, pois além de simples, foi descontinuada. - Atualmente são utilizados apenas código puro e endereços de memória (pelo que vi, não existe nenhuma API / DLL que encapsule o assunto. Apenas código puro). Minhas dúvidas: - É possível utilizar VB6? É viável, ou existem ferramentas melhores para outras linguagens? ( esta pergunta é bastante relevante, pois mesmo que agora existam apis prontas para outras, o tibia sempre atualiza e a api pode ser descontinuada). - Devo usar .NET? - Se usar VB6, existem métodos na própria biblioteca da linguagem para simulação de mouse/teclado? - O que irei usar no Vb6? E no .net? É um projeto que pretendo manter por um tempo, pois atualmente estou em um local que tenho um bom tempo livre (para programar). Obrigado!
Postado Outubro 28, 2013 11 anos Bom, apesar de eu não entender quase nada sobre o assunto apoio a idéia, mas deve dar um trabalho... Ot Design: https://discord.gg/VgtVRNmCD7
Postado Outubro 28, 2013 11 anos Autor Bom, apesar de eu não entender quase nada sobre o assunto apoio a idéia, mas deve dar um trabalho... obrigado pelo reconhecimento, mas é algo que me interessa bastante. mas preciso de uma orientação para não "reinventar a roda". se souber de alguém que tenha conhecimento sobre o assunto traga-o aqui!
Postado Outubro 30, 2013 11 anos Autor olá pessoal, não tive ajuda aqui mas tive ajuda em outro fórum, então vou compartilhar como está meu andamento: já tenho conhecimento sobre como irei fazer todas as ações do bot que não necessitem de uma ação de mouse (clique, arrastar, botão direito). são através de leituras dos endereços de memória do tibia. já para ações que necessitam de ações do mouse (cavebot, targeting, looter), tive uma dúvida. estou postando a mesma pergunta que fiz em outro fórum: na grande maioria dos tutoriais, os bots não apenas fazem a leitura dos endereços, mas escrevem nos endereços do tibia, o que tornaria em tese o bot detectável.me lembro que o neobot utilizava o mouse para fazer quaisquer ações, desde andar com o char a atacar um monstro. por exemplo, se a battle estivesse fexada ele clicava nos montros.minha dúvida é a seguinte: tendo o fato de que os cliques no mouse serão feitos por coordenadas (x y) na tela, qual seria a forma de situar a posição do ponteiro?imaginei que a forma mais eficiente seria tomar como base o char, no campo de jogo, e no campo do inventório e dos botões (lado direito do tibia) tomar como base a posição de um botão que sempre fica visível e no mesmo local.porém qualquer linguagem de programação é capaz de identificar literais na tela apenas se eles estiverem em controles simples (como labels e caixas de texto, botões, etc). então no campo de jogo, onde provavelmente é utilizado um desenho manual, não será possível.possível é, porém, seria uma análise de imagem, que pode trazer uma performance desagradável ao bot.resumo:- fazer o cavebot/looter/target com escritas nos adress do tibia e ignorar o fato de ele se tornar detectável, pelo ganho de performance?- se não, como irei obter a coordenada da tela de sqms, monstros e loots do tibia?obrigado
Postado Outubro 30, 2013 11 anos O que já sei sobre o assunto: - TIBIAAPI não serve, pois além de simples, foi descontinuada. depende do que você entende por simples. Eu mesmo acho TibiaApi uma biblioteca fantástica e em certas partes, aborda tópicos/estruturas bem avançados do cliente Tibia, mas não para uso como uma boa parte dos iniciantes fazem e sim como material de suporte na leitura (compreendimento) de assuntos, informações e funções específicas desenvolvidas por pessoas com um pouco mais de experiencia sobre o cliente Tibia ou game hacking em geral. Minhas dúvidas: - É possível utilizar VB6? É viável, ou existem ferramentas melhores para outras linguagens? ( esta pergunta é bastante relevante, pois mesmo que agora existam apis prontas para outras, o tibia sempre atualiza e a api pode ser descontinuada). - Devo usar .NET? - Se usar VB6, existem métodos na própria biblioteca da linguagem para simulação de mouse/teclado? - O que irei usar no Vb6? E no .net? 1a - É possível usar VB6, aliás, o Blackd usa/usou VB6 em suas ferramentas. 1b - Muitas pessoas no tpforums hj ta usando .NET, por ter TibiaApi pra estudar e por uma infinidade de motivos. Mas dependendo do q vc pretende fazer: se vc quiser mecher em coisas mais de baixo-nivel, provavelmente um C/C++ se encaixaria melhor. 2 - Você pode responder melhor q eu. 3 - Na WINAPI tem o q vc precisa (sendmessage, postmessage, ...) e já q VB6 tem como invocá-las, a resposta é sim. 4 - Não entendi o que vc perguntou. na grande maioria dos tutoriais, os bots não apenas fazem a leitura dos endereços, mas escrevem nos endereços do tibia, o que tornaria em tese o bot detectável. os programadores mais competentes do tpforums, ainda não encontraram evidências de que escrever para um certo endereço na memória do cliente Tibia torne o bot detectável/indetectável, então pra mim isto é questão de crença e bom senso. minha dúvida é a seguinte: tendo o fato de que os cliques no mouse serão feitos por coordenadas (x y) na tela, qual seria a forma de situar a posição do ponteiro? vc pode, por exemplo, "decodificar" a interface do cliente Tibia e "navegar" atravéz dos controls por ponteiros e endereços. Não é tão simples, porém com o tempo vc se acostuma. - fazer o cavebot/looter/target com escritas nos adress do tibia e ignorar o fato de ele se tornar detectável, pelo ganho de performance? - se não, como irei obter a coordenada da tela de sqms, monstros e loots do tibia? 1 - nao sei de onde vc ta tirando esses "fatos" do bot se tornar detectável por escrever nos endereços. Se vc ta tirando isso do q o ekx falou, bem, ele fala o q quiser, não é obrigado ser verdade. Aliás, desde um tempo atrás se provou q não era verdade, pois os bots q simulam teclado estão causando pessoas serem banidas recentemente, basta olhar nas threads de mass ban do ibot e redbot q vc comprova isso. 2 - como eu ja disse, num dos métodos, vc tem q aprender como "navegar" pela interface do cliente Tibia. o fórum mais adequado para programação de bots para tibia é o http://tpforums.org, pois tem mt informação sobre o cliente Tibia e tb mt gente competente em reverse engineering e game hacking em geral. Visão geral: Com um pouco de experiência sobre bots q eu tenho, acho q vc ta kerendo começar pelo mais difícil (executar ações). Eu sugeriria começar por coisas simples como ler alguns endereços, ir entendendo os conceitos e estruturas do Tibia e depois quando vc ja entender muitas das estruturas contidas no Tibia, vc vai perceber q mts dessas questões vc msm vai ter capacidade de responder. Cavebot, em particular, acho q deve ser a ultima (grande) funcionalidade a se implementar num bot, pq requer domínio das várias partes do jogo e etc. Looter também é algo bem avançado e sugiro tentar isso bem pra frente. Acho q lendo os tutoriais do tpforums e codificando as varias estruturas do Tibia (como por exemplo as criaturas, backpacks, mapa, lista de chars, ...), com uns 6 meses (claro, o tempo só vai depender de vc) dá pra ter uma boa idéia de como as coisas ocorrem. Enfim, eu resumiria em primeiro entender as estruturas e depois q tiver confiante no q vc sabe, passar a executar as ações (andar, abrir corpo, usar potion, etc). Um tempo atrás, eu fiz uma lista q eu axo acho interessante do q aprender, caso vc keira olhar: (ingles) http://tpforums.org/forum/threads/5638-Good-References Eu to lendo coisas lá faz quase 2 anos e ainda tenho bastante coisa pra aprender, porém com uns 6 meses eu ja tive uma boa ideia de como fazer o q eu queria.
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.