Postado Dezembro 24, 2014 10 anos Olá galera do TK,estou iniciando minha carreira de SPRITER de Tibia mais não sei quais programas eu uso pra deixar a sprite com AA e esses efeitos de sprites professionais,e eu tenho todos os programas quinem o Fireworks mais eu n sei ajustar ou mexer no Dodge Tool ou na Sharpen Tool que torna mais real a sprite e preciso de ajuda pra entender melhor,alguêm pode me ajudar ae de como mexer nessas ferramentas? DOU REP +++
Postado Dezembro 24, 2014 10 anos O tópico foi movido para a área correta, preste mais atenção da próxima vez! Leia as regras do fórum: http://tibiaking.com/forum/topic/1281-regras-gerais/?p=7680 Este tópico foi movido: De: "OTServ → Suporte OTServ → Suporte de OTServ Geral" Para: "OTServ → Suporte OTServ → Suporte de Spriting" Ajudei = REP+ Não dou suporte por PM qualquer dúvida procure no fórum,caso não encontre oque procura crie um tópico. [email protected]" /> | TFS 0.4 DEV | %5Bcreaturescript%5D Icones no minimap com descrição%5Btalkaction%5D Adicionar ou remover VIP do player.%5Bcreaturescripts%5D Senha para porta%5Btalkaction%5D Mandar mensagem para pasta do servidorMapa Evento War Castle%5Baction%5D Canoa em MovimentoTeleport Scroll System%5Bcreaturescripts%5D Recompensa por level para X vocations%5Btalkaction%5D Adicionar X item para o player%5Btalkactions%5D Adicionar item para todos players online%5Baction%5D Item que teleporta o player para house[action+movement] Passaporte para entrar no barco
Postado Dezembro 25, 2014 10 anos Olá galera do TK,estou iniciando minha carreira de SPRITER de Tibia mais não sei quais programas eu uso pra deixar a sprite com AA e esses efeitos de sprites professionais,e eu tenho todos os programas quinem o Fireworks mais eu n sei ajustar ou mexer no Dodge Tool ou na Sharpen Tool que torna mais real a sprite e preciso de ajuda pra entender melhor,alguêm pode me ajudar ae de como mexer nessas ferramentas? DOU REP +++ Amigo eu já respondi um outro tópico seu, eu te aconselhei usar o Fireworks devido a essas ferramentas Dodge Tool, Burn Tool, Sharpen Tool, etc... Também conhecidas como Brushes, aparentemente era o que estava procurando (um jeito fácil de sombrear as sprites), quanto ao AA, eu deixei bem claro no seu outro tópico que AA não é uma ferramenta, e sim uma técnica, técnica essa que algumas ferramentas fazem automaticamente... Vou deixar aqui parte de um tutorial abordando o AA. Anti-aliasing (AA): Anti-aliasing é o método de fazer bordas acentuadas parecerem suaves. Você deve estar familiarizado com anti-aliasing, porque um monte de programas e ferramentas faz isso automaticamente. Quando estamos falando sobre pixel art, de qualquer maneira, anti-aliasing significa anti-aliasing MANUAL. Manual AA significa suavizar as áreas acentuadas por posicionamento manual de pixels de uma diferente cor para facilitar a transição. Aqui vai um exemplo: Acima você vê a mesma imagem sem AA na esquerda e com AA, na direita. Não existe caminho fácil pra se tornar 1 bom spriter amigo, não adianta ficar procurando 1 editor milagroso, nenhum programa vai fazer a sprite por você. Abaixo parte de um outro tutorial abordando o Fireworks (Feito pelo próprio Galiant). Efeitos gerais - Módulo: Fireworks Bom galera, pra ser sincero com vocês, eu não começaria a editar os efeitos pelo Fireworks, mas não se pode negar o fato de que muitos sprites ficam "bacanas" quando feitos no fireworks, mas na minha opinião, ele deve ser um programa de edições finais...como "escurecer isso aqui e ali" "clarear aqui", "deixar com cores mais vivas lá". Porém muitas vezes as pessoas preferem utilizar o Fireworks ou o Photoshop pra edição de efeitos então vou dar essa opção a vocês. Efeitos Gerais Magic Wand Tool: Usada para extrair o fundo do sprite, muito usado em fakes e outras edições como efeito de "Transparencia": Blur Tool: Usada pra homogeinizar as cores, deixando-as com tons parecidos. Dando um efeito de Embaçado. Sharpen Tool: Usada principalmente para dar mais vida ao sprite, deixá-lo mais brilhante e com detalhes aparentes. O ruim é que em grande escala pode gerar riscos pretos indesejáveis. Dodge Tool: Talvez, juntamente com a Burn Tool está seja a ferramenta mais utilizada no Fireworks. Utilizamos Dodge Tool sempre que quisermos clarear um sprite, tornando as cores mais próximas do branco: Burn Tool: Usada para escurecer seu sprite, muito usado na porção direita dos escudos e outros equipamentos evidenciando a vinda da luz ao noroeste. Por fim, juntando todo nosso trabalho no FireWorks é visível a diferença entre o molde e o sprite final. Basta lembrar que se a luz vem do Noroeste a parte Sudeste fica mais escura em relação a parte voltada para luz porem não fica PRETA já que os raios são refletidos para todas as direções Processo de edição pelo Fireworks: Dodge Tool para clarear a ponta da lâmina e a lateral voltada para o noroeste. Burn Tool para escurecer a porção que mais se aproxima do cabo com mais enfoce na lateral direita do sprite. Sharpen Tool para dar vida aos pixels mais iluiminados para torná-los consequentemente os mais brilhantes. Controle a transmissão da luz pensando nos reflexos da luz e na perda da força da luz ao longo da lâmina, já que onde a luz bate, ela é refletida aos olhos do observador, passando somente uma parte ao resto do sprite. Assim se segue em todos os pontos de luz. Logo após ele refez a mesma Sword pelo Paint mostrando o procedimento passo a passo, então ele faz uma comparação entre os 2 resultados e diz sua opinião pessoal. Vejamos uma comparação rápida entre o nosso Sprite inicial e suas edições pelo Paint e pelo Fireworks: Formato Externo Formato Interno Pintura básica Aprimoramento Rota pelo Paint Rota pelo Fireworks Façam seus julgamentos! Eu pessoalmente diria que a espada 100% paint ficou muito melhor, talvez clareasse mais a lámina com o Fireworks ou usando uma técnica que vamos ver no tópico: Sprites brilhantes sem “Sharpen”. Bom é isso... minha dica é: estude a fundo cada conceito antes de começar a praticar, depois de entender como funciona cada coisa comece a praticar, praticar e praticar mais um pouco, esse é o caminho. Vou deixar alguns Links que talvez sejam uteis a você. O tutorial de pixel art. Parte III (tutorial que aborda o AA). Aqui. Tutorial completo de spriting feito pelo André Galiant (tutorial que aborda o Fireworks, Paint e muitos outros). Aqui. Outro tutorial muito bom do André, também recomendo a leitura. Aqui. Não se esqueça de procurar outros tutoriais aqui pelo TibiaKing mesmo, tem muito conteúdo bom por aqui. Editado Dezembro 25, 2014 10 anos por Way20 (veja o histórico de edições) Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, não é um modo de agir, mas um hábito. Aristóteles
Postado Dezembro 25, 2014 10 anos Paint é o melhor, até na comparação da para perceber: Se quiser sua dúvida tirada, mande PM com os links, e não com a dúvida (outros podem ter a mesma dúvida, e o fórum serve para ser usado). Tópicos: [FAQ] BBCODE [LIB] Constant [RME] Administrando bordas. [TALK] Broadcast Editável. [TALK] Sugest. [TALK] Checkpoint. [MOVE] Pântano pegajoso. [ACTION] Piggy Bank. (Cassino). [GLOBAL] Uptime Ad. [C0DE] Consertando 'Invalid Password' [PROGRAM] Quest Maker
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.