Postado Dezembro 21, 2017 7 anos if statement: Vamos pela lógica que eu aprendi: Sua mae pede pra voce ir comprar pão, ela grita lá da cozinha enquanto vc está deitado na cama: - Vai comprar o pão para tomarmos café! Você prontamente atende a ordem da sua mãe, o que vc faz? 1 - vc levanta da cama. 2 - vc está vestido adequadamente para sair de casa? se sim (if) true então vá até sua carteira e veja se tem dinheiro, se tiver(if) true então vá até a padaria e compre o pão se não tiver(else) false peça dinheiro para sua mae. se não estiver adequado para sair de casa, então (else) false vista uma roupa melhor como ficaria o código: -- aqui eu declaro as variaveis que serão usadas roupa_adequada = 121 roupa_inadequada = 120 carteira_cheia = 119 minha_carteira = 1 minha_roupa = 121 -- if statement if minha_roupa == roupa_adequada then --se a variavel minha_roupa for igual a roupa_adequada (true) irá printar a mensagem e ir pro próximo if print('Você está adequado para sair de casa') if minha_carteira == carteira_cheia then -- se a minha_carteira for igual a carteira_cheia, irá dizer que já posso ir comprar o pão print('Você já pode ir comprar pão') else -- se minha carteira estiver vazia: print('Vá pegar dinheiro com a sua mãe') else -- se eu não estiver com roupas adequadas: print('Vá trocar de roupa.') Editado Dezembro 21, 2017 7 anos por Enzo Caue (veja o histórico de edições)
Postado Dezembro 21, 2017 7 anos 1 hora atrás, shadauer disse: O que eu estou tentando fazer... Uma vocação para outra: if getPlayerstorageValue (cid, 40300) == true then selfsay (done,cid) doPlayerSetvocation (cid, IDdaVocacao) setPlayerStorageValue(cid, 40301, true) else Mas pq true? e se for false? é isso que não sei, essa entrada de true e false.. Seguinte, esse é um conhecimento de lógica de programação. Se nós traduzirmos as palavras true e false, nós teremos verdadeiro e falso, respectivamente. Todas condicionais (if, elseif) trabalham com um valor desses. Se ele for true, o bloco de código do if é executado, se for false, e se tiver um else, ele executa o bloco de código do else. Nesse caso, nós temos como verificação do if a função getPlayerStorageValue(), que é do próprio tfs, e não da linguagem lua. Essa função, internamente, verifica se o player com o id que tu pôs tem a storage que tu pôs (primeiros e segundos valores, respectivamente). Retorna true se ele tiver a storage (fazendo com que o código depois do if e antes do else/end seja executado) e false se ela não tiver (executando o código do else, se houver, se não houver só pula pro end). Elas são muito presentes no nosso dia-a-dia, se tu criar uma correlação entre as situações que tu usa elas no teu dia-a-dia com as situações do código, vai ser beeem mais fácil de tu entender. Se mesmo assim tu não entender, tem o canal Curso em Vídeo, do professor Guanabara, que ensina praticamente tudo que tu quiser sobre programação dsahqwdui Editado Dezembro 21, 2017 7 anos por otteN (veja o histórico de edições)
Postado Dezembro 21, 2017 7 anos Autor @Enzo Caue Poderia fazer um exemplo envolvendo TRUE e FALSE com isto abaixo? : if getPlayerstorageValue doPlayerSetvocation setPlayerStorageValue
Postado Dezembro 22, 2017 7 anos Solução if getPlayerStorageValue(cid, 40300) == -1 then setPlayerStorageValue(cid, 40300, 1) else doPlayerSendTextMessage(cid, 18, "Você já possui o storage igual a 1") end Não tem complicação nenhuma. É só armazenar o VALOR do storage e depois verificar se o VALOR corresponde ao retornado por getPlayerStorageValue(). Apesar de ser desnecessário fazer com true ou false, como não sei com que finalidade você tá fazendo isso, você poderia fazer algo assim: if getBooleanFromString(getPlayerStorageValue(cid, 40300)) == true then doPlayerSendTextMessage(cid, 18, "Verdadeiro") else doPlayerSendTextMessage(cid, 18, "Falso") setPlayerStorageValue(cid, 40300, "true") end Ou somente verificar a própria string armazenada (qualquer string): if getPlayerStorageValue(cid, 40300) == "true" then doPlayerSendTextMessage(cid, 18, "Verdadeiro") else doPlayerSendTextMessage(cid, 18, "Falso") setPlayerStorageValue(cid, 40300, "true") end
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.