Postado Novembro 1, 2013 11 anos Bom, tem pouco tempo que estou mexendo com OT Serv, queria criar o meu próprio com scripts a meu gosto feito por mim... Mas estou meio perdido. Vejo muito em vários serves que venho baixando para estudar os scripts e tutoriais que vou lendo pelo fórum. e mesmo assim não consigo entender: Oque são ou significam: "uid", "cid", "pid", "aid"... existem mais além desses ? em variável (function) vejo: "onUse", "onKill", "onDeath" "onLogin".. sei que ( on = ao ) aoUsar, aoMatar, aoMorrer, aoLogar... mas gostaria de saber de onde vem essas funções~ações... já são existentes em alguma pasta do server, para o jogo saber exatamente oque fazer quando lerem o script ? quais são todas as funções existentes ? existe algum lugar onde posso ver todas elas ? e as funções : exemplo: " function onUse(cid, item, fromPosition, itemEx, toPosition) if (isInArray(holes, itemEx.itemid)) then local newId = itemEx.itemid + 1 if (itemEx.itemid == 8579) then newId = 8585 end doTransformItem(itemEx.uid, newId) doDecayItem(itemEx.uid) elseif (isInArray(sand, itemEx.itemid)) then local rand = math.random(1, 100) if (itemEx.actionid == 100 and rand <= 20) then doTransformItem (itemEx.uid, 489) doDecayItem (itemEx.uid) elseif (rand >= 1 and rand <= 5) then doCreateItem (2159, 1, toPosition) elseif (rand > 85) then doCreateMonster ("Scarab", toPosition, false) end doSendMagicEffect(toPosition, CONST_ME_POFF) end return true end " isso é a função de uma "Shovel", abrir os buracos ou puxar "scarab" quando usar na areia... minha duvida é : doTransformItem, doDecayItem, doCreateMonster, doCreateItem... existem varias funções para muitos scripts... existe um arquivo contendo todas essas funções para mim ver todas as que são possíveis usar ? suponho que exista algo assim, pois como o jogo saberia oque fazer se n houvesse uma ação já pronta para cada frase resumida... tipo se não houvesse nada ja definido para aquelas frases eu poderia criar a minha própria : "doPlayerFuckAssOfOtherPlayer"...?!?. quais são todas as funções possíveis ? como posso saber todas ? existem também as funções "get", "set" existem mais além dessas? oque são "pairs" e "ipairs" ? exemplo: " for _, pid in ipairs (summons) do -- oque é "ipairs" e oque ela faz ?? porque usar um "underline ( _ ) e uma virgula? só vejo usando-as somente quando aparece 'ipairs' " if (table.maxn(summons) >= 1) then doItemSetAttribute (item.uid, "aid", getCreatureHealth(summons[1])) doSendMagicEffect (getCreaturePosition(getCreatureSummons(cid)[1]), 191) " acho que isso é tudo, por enquanto... aguardo ajuda de alguém que entenda e saiba explicar direitinho. Grato desde já para quem ajudar! obs: Por Favor, só responda se for ajudar, mandar um link de algum tutorial ou caso eu tenha cometido algum erro de post. Obrigado! Editado Novembro 1, 2013 11 anos por guiziin3 (veja o histórico de edições)
Postado Novembro 1, 2013 11 anos http://www.tibiaking.com/forum/topic/451-tutorial-basico-sobre-lua/ Espero Ter ajudado! Editado Novembro 1, 2013 11 anos por markinfoda (veja o histórico de edições)
Postado Novembro 1, 2013 11 anos Autor Valeu manin, ajudou bastante sim. Mas ainda restam algumas duvidas como: quais são todas as variaveis existentes... "do", "get", "send", "is".... ? e oque é "ipairs" e "pairs"... ? alguém pode esclarecer isso ? Obrigado Markinfoda, me ajudou muito !
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.