Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dicas para uma linguagem mais correta na Internet

Posts Recomendados

Bom galera, agora que estamos em época de eleições, todo mundo gosta de reclamar, cobrar dos políticos melhorias em diversas áreas da administração pública, incluindo é claro, a educação. 

No entanto, eu fico triste de ver como o povo aqui do fórum escreve as coisas nos diversos fórums do TK.rena, no MSN, Orkut etc.

Eu mesmo tenho que admitir que por pura preguiça digito errado, mas isso é um hábito que estou tentando mudar, e sinceramente fico mais satisfeito quando vejo que o texto que eu escrevi está correto, com todos os acentos no lugar, frases que respeitam as regras de concordância, letras maiúsculas no começo das frases etc. O texto fica muito mais sério, parece que o que você escreveu tem mais credibilidade. Eu com certeza prefiro ler um texto onde o português é usado corretamente ao invés de uma série de erros como "maix vc num analizou?," ou a clássica "mim ajuda no meu otserver". (índiozinho detected)

Aqui segue uma lista dos erros de português mais comuns (pelo menos são os que eu mais vejo) na internet:

CEM ERROS MAIS COMUNS NO NOSSO IDIOMA

1- Abreviações

Essa eu aposto que 99,9% dos freqüentadores do forum usam: vc ao invés de você. Tá certo que é mais fácil e mais rápido digitar "vc", mas vocês estão com pressa de quê? No meio de um jogo eu entendo, pois lá a intenção é transmitir o recado da forma mais rápida possível antes que alguém te mate, mas num fórum de discussão?

Tente trocar o "vc" por "você", "pq" por "por que/porque/porquê/por quê" etc.

2- Ortografia

Isso é um assunto que realmente me deixa nervoso. Eu não suporto quem escreve errado de propósito, do tipo "maix pq vc num dix pra ela?". Se você escreve errado de propósito, pense duas vezes no que está fazendo. Pra que escrever assim? Não crie este hábito, pois ele só trará malefícios pra você.

Eu prefiro acreditar que a maioria das pessoas que erram na ortografia de palavras, fazem isto sem querer. E erros acontecem, neste texto meu mesmo devem haver vários erros, eu nunca fui bom em português... Mas, é importante a gente tentar pelo menos buscar saber qual é a forma correta quando estamos em dúvida. Existem algumas maneiras simples de se fazer isso:

Pesquise a palavra num dicionário como este: http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx

Abra um documento de Word ou o editor de textos de sua preferência, e digite a palavra. Se houver erro de ortografia, a correção automática o consertará.

3- Pontuação

Essa é outra parte da língua portuguesa que é praticamente esquecida na internet. Porém, a pontuação correta pode mudar completamente o "tom" de uma frase, como:

"Ele é estudioso, mas não passará.

Ele é estudioso, mas ... não passará.

Ele é estudioso, mas não passará..."

Além de ditar o "tom" das frases, a pontuação é correta pois é mais fácil e mais agradável ao leitor ler um texto corretamente pontuado, pois nosso cérebro vê as vírgulas e pontos como pausas. Faça o teste você mesmo lendo este parágrafo novamente, agora sem pontuação:

"Além de ditar o tom das frases a pontuação é correta pois é mais fácil e mais agradável ao leitor ler um texto corretamente pontuado pois nosso cérebro vê as vírgulas e pontos como pausas faça o teste você mesmo lendo este parágrafo novamente agora sem pontuação"

4- Dúvidas clássicas

Aqui eu quis listar alguns dos erros mais comuns e dúvidas clássicas de escrita, como, a diferença dos porquês, "mais vs mas" entre outras.

Mais vs mas

Este é um erro muito comum, e fácil de lembrar a regra.

Mais = adição
Mas = contradição

Ex. Mulheres trabalham maismas ganham menos.

O primeiro "mais" significa que as mulheres estão trabalhando mais horas, dá o sentido de adição. Após a vírgula, o "mas" dá o sentido de contradição, pode ser substituído por "embora" (respeitando as regras de concordância.

(Tirado da UOL)

Óbvio que não podemos exigir uma aula de português com direito a pontuações corretas e frases perfeitas, escrever o minimo compreensível e corretamente já ajuda muito e vai AGREGAR muito valor a suas vidas.

Abraços!

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara isso aqui é um fórum de tibia, ou seja para tirar dúvidas sobre otservers etc...

Aqui não é escola não. Se as pessoas querem abreviar as coisas na internet deixa elas ué, só acho que numa prova slá elas não façam isso certo amigo???

Link para o post

Tente trocar o "vc" por "você", "pq" por "por que/porque/porquê/por quê" etc.

O vc eu quase nem uso mais, mas o pq... vou te contar que eu não sei quando utilizar esses ai.

hFswhf8.png

Link para o post

passando aqui pra falar q é um RIP.

e passando tbm pra registrar meu foda-se, aqui n é escola pra digitar corretamente, fikdik, abç.

Link para o post

Temos um rip no tk omg ctrl + c ctrl + v

(Tirado da UOL)

(Tirado da UOL)

(Tirado da UOL)

É disso que eu falo, nem leu, e quer dar uma de "sabichão".

Aos demais que não merecem minha citação, a vida encarrega vocês :D

Levem pro lado for fun da vida, beijos pra quem sabe ler!

Ahh editei aqui pra falar, então só se escreve corretamente na escola?

TA SERTO AMIGÃO!

Editado por guguinha123 (veja o histórico de edições)
Link para o post

só dps q se parar de ripping, bj

Vamos aos fatos meu pequeno semi-analfabeto!

Ripping (kibe) é o ato de postar algo que não foi feito por você sem a autorização do verdadeiro criador ou citação de refêrencia.  (Vide Google)

Eu poderia te ensinar a interpretar mas acho que consegue ler o texto, consegue identificar a fonte e talvez, se não for MUITO COMPLICADO para o seu pequeno cérebro atrofiado consiga escrever uma frase corretamente, mesmo ela contendo umas 2 palavrinhas só.

passando aqui pra falar q é um RIP.   e passando tbm pra registrar meu foda-se, aqui n é escola pra digitar corretamente, fikdik, abç.

Amiguinho, quem mentiu pra você que só na escola se escreve corretamente? Um dia tu pretende abrir um servidor de Tibia e não consegue escrever uma News direito, ou, erros grotescos nos menus como se vê direto por ai.

Aos que continuam achando escrever errado LEGAL, só digo uma coisa, quero meu BIG MAC com muita cebola..... (mindfuck)

bEiJosS PrOs FavElAdiNhuS NoIadUs UAEHUHAEUHAE

Link para o post

aonde, q existe uma LEI na internet, ou em outro local, q eu DEVA digitar corretamente?

Link para o post

eu posto do jeito q eu quero, vlw?

melhor q usar corretor automatico, vlw.

Editado por Maenilse (veja o histórico de edições)
Link para o post

k-gay pro 6

"A alma permanece em suas criações" V89E5aN.png

142c9d3439.jpg
(Não dou suporte por mensagem privada.)

Link para o post

Bom se a pessoa quer escrever vc, sl, ou seja essas coisas ela pode escrever, claro que na internet, mas pelo menos escreva algo que conseguimos entender.

Link para o post
Estou um pouco atrasado neste tópico, mas não posso deixar passar.

eu posto do jeito q eu quero, vlw?

melhor q usar corretor automatico, vlw.

Amigão, você não pode chegar em um lugar e dizer que vai fazer o que quer, todos temos regras, o ambiente virtual que você frequenta, denominado Fórum de Tibia e OtServer, apesar de ser um fórum dedicado ao assunto de jogos, também tem regras. Você acha que pode fazer o que quiser? O Amigo ali em cima quis contribuir com o fórum, lê quem quer, quem não está interessado não se rebaixa e tenta esculachar.

Guguinha, obrigado por trazer este conteúdo ao fórum, mesmo sendo playground existem pessoas dentre os membros e que frequentam esta seção, que demonstram diariamente o tão imaturos que são no português.

Tópico fixado temporariamente, vai ajudar quem precisar.

Críticas:
Ao ver um trabalho de outro membro e desejar avaliá-lo, faça-o de modo construtivo. Mesmo quando não gostar, não use comentários depreciativos ou grosseiros: explique o que está ruim e dê sugestões sobre o que poderia melhorar. Posts destrutivos (ou posts que tenham o intuito de causar confusão) não são tolerados.

Bom senso:
Saber discernir o certo do errado é muito importante, então sempre use do bom senso. Isso implica que, criar um projeto com o mesmo nome que outro, por exemplo, é imoral, e isso não será tolerado. é importante destacar que essa regra cabe a qualquer outro exemplo dessa área, não estando atrelada apenas à situação supracitada, vide o abuso de qualquer formatação de texto que deixe sua mensagem ilegível, ou outros assuntos do nicho.

Respeito:
Respeite os outros membros e você será respeitado. Nenhum membro do fórum é superior ou inferior a outro, independentemente do número de mensagens que já postou, do tempo de participação no fórum ou de qualquer outra coisa. Respeite as opiniões e expressões dos outros membros e, mesmo quando não concordar com um ponto de vista, não o agrida com palavras: opiniões sempre podem ser debatidas pacificamente e com responsabilidade. Ofensas não são toleradas.

Moderação secundária não será tolerada:
Mensagens como "Ei, esse tópico está na área errada", "Organize seu tópico, está uma bagunça!", só podem ser usadas pelos membros de nossa equipe, caso contrário, esse tipo de ação será considerada flood, já que a correções desse nicho não cabem aos membros e, portanto, caracteriza como desvio do assunto principal do tópico.

Membros Sr.Samuel e Maenilse Alertados verbalmente por falsa acusação de ripping, no caso o membro postou a fonte e não editou o tópico.

Portanto a fonte está no tópico desde que o mesmo foi publicado. (passando tbm pra registrar meu foda-se, aqui n é escola pra digitar corretamente, fikdik, abç.), considerei moderação secundária, por favor abaixe a crista e trate os outros como membros, e não como pessoas inferiores a sua pessoa.

Link para o post

n sei onde tentei ser superior a alguem, mas ok, apenas falei q n sou obrigado a digitar corretamente virtualmente.

Editado por Maenilse (veja o histórico de edições)
Link para o post
  • 11 months later...

As pessoas acham que é porque estão protegidas atrás de uma tela, elas podem fazer o que quiser. Ainda ostenta o gosto por ser ignorante...

podiam usar o bom senso para moderar o que digita...

Se quiser sua dúvida tirada, mande PM com os links, e não com a dúvida (outros podem ter a mesma dúvida, e o fórum serve para ser usado).

Tópicos:

yNlhRVC.png

55px-Judo_yellow_belt.svg.png

Link para o post

O jeito não é nem escrever o português corretamente é aprender inglês e mandar se fuder essa língua portuguesa de merda, eita idioma escroto do krl pqp

EQD4Qy4.gif

Link para o post
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

• Conteúdo Similar

• Por Gamer Fake
      Fala manos , smp tive um sonho de aprender a programar , fazer scripts mesmo que simples pra poder editar meu proprio servidor, ja vi milhoes de tutoriais e nunca consegui entender . Se algm estiver disposto a me ensinar e transmitir seus conhecientos , agradeço tmj .
    • Por Go North
      Olá, gostaria de saber se alguns dos professores de mapping ainda tem vagas disponíveis, se tiver, gostaria de me inscrever.. Obrigado!
  • Criar Novo...

Informação Importante

Confirmação de Termo