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  Ola! Eu decidi falar sobre mapping no meu primeiro post aqui no TK! XD

 

 post-152857-0-38217800-1436109473.gif  Para começar eu pensei em falar algumas dicas que podem auxiliar voce em quanto mappeia ou pelo menos esta começando a mappear, basicamente não são somente dicas para mappear pois é um auxilio para você se organizar para obter mais agilidade com o tempo e melhorar com o passar do tempo. Eu descidi me orientar com o passar do post em forma de topicos... Topicos estes que separam em partes e tornam mais faceis abranger o assunto

 

post-152857-0-21001800-1436108424.gif  Sumario

 

         1.0  ----------------------------- Temple

         1.1  ----------------------------- Houses

         1.2  ----------------------------- TCs / NPCs

         2.0  ----------------------------- Arredores / Nature

         3.0  ----------------------------- Caves

         3.1  ----------------------------- Spawns / Monsters

         4.0  ----------------------------- Doodad / City

         5.0  ----------------------------- Quests

         5.1  ----------------------------- Chests

         5.2  ----------------------------- Bosses

 

___________________________________________________________________________________________________________

________________

 

 Obs.: Organização é o mais importante para mapper então é bom deixar tudo serto certo para começar alguma city ou map você tem que pensar em tudo de tiles à itens, spawns, walls, acabamentos, tudo na medida do possivel a melhor maneira de organizar os tiles as walls e os doodads é adicionando os que você gostaria de usar mas que estão em RAW... Enfim vamos começar! XD

___________________________________________________________________________________________________________

________________

 

 

1.0 Temple post-152857-0-36063100-1436111508.gif

 

 

  Eu acho legal sempre começar idealizando, mas só idealizar não basta, então é bom começar com uma especie de ilha, nessa ilha pode conter uma cidade ou ser a sua Mainland, fica a criterio de quem esta fazendo o tamanho da cidade ou do templo eu tenho em mente que uma cidade deve ter um templo simples sem nada muito exagerado de forma que fique algo bonito sem frescuras.

  É sempre bom você saber os diversos comandos do RME ou SimOne, ou qualquer outro programa para mappear, mas no caso do RME os comandos que provavel mente mais vão ser utilizados serão "J" Jump to Brush, "M" Minimap e "F5" Reload/Refrensh, e provavelmente usarão a função de "Import", lembrem-se que com o scroll do mouse você pode afastar ou aproximar a visão. Vamos começar a fazer a city e o templo primeiro façam o mar com o tile "Sea", e a ilha com o tile "Grass" e para começar o temple tenha a base do tamanho de uma city para fazer o templo em uma boa posiçao da ilha, aperte "M" e visualize sua ilha faça praias com o tile "Sand" ou no caso de uma Mainland você pode fazer um deserto com os tiles "Sand" e "Sand(Thick border)", voltando ao temple, no temple você pode usar de tudo, oque você quiser, vá em frente comece pelo floor 7 faça andares subterraneos ou acima, coloque o que você desejar olha o meu ficou assim:

 

7pfjjaO.png

 

  Não ficou muito legal, mas já é um começo e pra você que pode estar começando não se preocupe com a aparencia depois você pode dar acabamentos. Logo após o templo procure fazer o Dp seguindo a mesma linha de raciocinio do temple a unica diferença que o Dp é quase sempre uma especie de TC com o "Bank" e o "Mail" pode ter demais "Npcs" mas isso fica a criterio seu, procure fazer de uma maneira que você ache legal e seja simples de ser encontrado no seu Ot.

 

1.1 Houses post-152857-0-30998000-1436121656.gif

 

 

  As houses se envolvem nos TCs até porquê os NPCs também tem houses como pode ser observado no tibia global, ou seja em quanto você faz as houses se preocupe com os TCs pois uma city não pode ter somente  casas.

Para começar faça as houses proximas ao temple pra ter uma noção melhor de espaço, lembre-se que as casas do mesmo quarterão do templo devem ter a mesma wall, no meu caso "Stone Wall", após já terem feito algumas houses você está livre para fazer as ruas, escolha a largura das ruas livremente, eu recomendo 3 à 4 SQMs, após ter feito as ruas em frente do quarterão faça outras casas só que com outras walls para dar uma variada eu optei pela "Plaster wall" ou "Framework wall", coloque camas e janelas, e ficaram assim as minhas primeiras houses:

 

xQrwAgb.png

 

  Como você deve estar pensando e os "ROOFS"?! Não se preocupe no RME ja vem com diversos só é apertar PgUp e colocar pelo terreno da house ou oque quer que seja! olha ai a visão de cima da minha city como está ficando:

 

dPUSGTm.png

 

1.2 TCs/NPCs post-152857-0-77838300-1436129065.gif

 

 

  Olha os "TCs" como eu gosto de chamar, são nada mais nada menos, que os trade centers, ou pequenas lojas de npcs como nas lojas que vemos em Venore ou uma das ruas de Carlin recheada de NPCs, os TCs só existem com os NPCs, já os NPCs podem ser encontrados em diversos lugares do Tibia e em diversas situações, como Oldrak que se encontra na Plains of Havoc proximo a Demon Oak, e Avar Tar que se encontra em Edron proximo a uma casa em destroços, para os NPCs voce precisa importar as files dos NPCs do seu ot. Para começar com os TCs pense bem exemplo, Ariella é um NPC que tem uma Taverna, ou Pub como eu chamo, ai você faz uma Pub para um NPC que é dono de taverna, ai você pensa oque teria proximo a uma Pub? eu costumo colocar NPCs como Frodo em frente da Pub, e ao lado NPCs como Donald que vedem food, você pode até optar por dois NPCs dividirem a Pub, ao decorrer das ruas você vai preenchendo com Houses e TCs, até chgar aos limites da city então quando você achar que ja ta bom voce faz outras rotas e diversas coisas, e uma certa proteção para a city, e é bom que a Town que for a principal tenha uma igreja, que não precisa ser nada exagerado, faça no mesmo modelo do templo só coloque um npc que normalmente aparece em tais situações no jogo. É sempre bom ter dentro dos TCs balcões e objetos relacionados ao NPC assim:

 

S1hHN9n.png

 

2.0 Arredores/Nature post-152857-0-25207700-1436136977.gif

 

 Essa parte é breve pois só seram utilizados alguns Doodads, Arvores, para dar efeitos a grama, para fazer algumas montanhas, e para dar acabamentos ao redor de sua city... Primeiro aperte "M" e veja como esta o seu minimap, a sequencia que eu recomendo é "Grass toofs", "Mountain" e "trees", se você tiver feito uma mainland a city tem que ser maior, pois é claro a mainland é uma especie de continente. Enfim depois de terem feito tudo na sequência fica mais ou menos assim:

 

BmQOyKO.png

 

  Ai você abre o minimap novamente e vê como esta ficando tudo! agora pronto, partiremos para a parte mais demorada então eu pensei em separar isso como um post que fica mais facil falar sobre isso sozinho sem mais nada! Então eu descidi separar os topicos 3.0 e 3.1 em um post separadamente.

 

4.0 Doodad/City 

 

 

  Nessa parte você tem que se preocupar com os acabamentos que podem acabar gerando algumas dificuldades, pois precisa em algumas vezes serem o utilizados tilesets que só se encontram em RAW, e pode acabar dificultando, como a Limestone wall por exemplo, ou a Stone wall mais escura que se encontra perto da limestone, mas ao vizualizalas fica mais facil de conseguir entender como colocar, afinal ninguem aqui é burro!

  Olha na maioria das vezes é bom dar o acabamento na cidade com iluminação, com postes ou tochas, para facilitar a visualização do player, eu uso uns "Carpets Brushs" e demais brushs para o acabamento nas ruas, nos locais por onde o player vai passar, e o acabamento das casas eu dou enquanto faço o Roof, usando um Yalahari roff, que proximo dele se encontram varios itens bons para a tarefa. Enquanto você estiver dando acabamento não exagere muito nos pequenos detalhes para não fazer um negocio macacado, coloque alguns NPCs fora da city, faça o melhor pocivel para não perder a qualidade do seu trabalho, essa parte só fala sobre o acabamento das cidades pois o das caves deve ser feito na hora, e eu acho melhor fazer isso antes de colocar os monstros até por que o estilo da cave determina alguns monstros que.

 

 

5.0 Quests post-152857-0-33836100-1436145108.gif

 

 

  Na hora de fazer as quests procurem lugares que se adequem a quest, exemplo, POI, o lugar é um labirinto e o objetivo é abisorver restos de demonios, então se uma quest for assim, da tal item, procure n fazer uma quest de boiola, e tambem n faça uma quest impossivel, faça uma quest que um player comum consiga fazer, faça quests que exijão raciocinio em vez de força, proponha a o player toda um plataforma que gere um desafio para ele renove não copie, se for de copiar, copie as quests classicas, POI, DMH, INQ, ANNIHI, DMOAK e não pense que só por que você fez está bom aceite criticas, fique puto, mas depois você pode parar e pensar, "é verdade fica melhor assim".

 

5.1 Chests post-152857-0-80269000-1436145052.gif 

 

 

  Eu não tenho muitas dicas sobre chests, mas acho que é legal voce fazer uma quest com PlayerStorage em vez de só adicionar o item no bau botar a action 2000 e pronto. Uma quest adicionada no QuestLog é muito mais interessante pra você e para o player.

 

 

5.2 Bosses post-152857-0-62451100-1436145027.gif

 

 

  Os bosses sao os monstros mais fortes das quests, tenho varios exemplos, mas opito por não mencionar, olha um boss tem que ser Epico e foda, na maioria das vezes eu  acho que uma quest que tenha Boss, precise de Team porquê isso almenta a interação dos players com o Ot, e um map bom com quests boas caves boas, atrai mais jogadores, mas a parte mais importante dos bosses sao suas caracteristicas ou abilidades, exemplo, Gaz'Haragoth, ele tem A.I, inteligencia artificial, e isso surpreendeu varios players, que sabia que o fdp HUTAVA? em ele era um fdp, procure fazer caves legais e criativas para colocar os bosses e as quests!

 

 

 

 

No final o minimap ficou assim!

 

post-152857-0-78934300-1436146714_thumb.

 

Me desculpem mas os topicos 3.0 e 3.1 vão ser postados outro dia da semana, proavelmente Terça-Feira.  :( vllw!

Editado por skypers (veja o histórico de edições)

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Tópico aprovado, muito bom o tutorial!

Bruno de Carvalho Câmara / Administrador TibiaKing

[email protected]


 

btn_donateCC_LG.gif

 

Em 26/12/2016 em 03:47, Spraypaint disse:

A força da alienação vem dessa fragilidade dos indivíduos, quando apenas conseguem identificar o que os separa e não o que os une.

-miltinho

 

wMwSJFE.png?1

 

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ei man tem como alterar o tamanho de uma img? se tiver como pq, ngm suporta ter que fica abrindo para visualizar... vllw

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