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Tutorial Cave Boting e Targeting


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1. COMO FUNCIONA

O sistema de caveobt pode ser usado por usuários avançados e regulares. Ele pode realizar tarefas simples como andar pelo mapa e subir e descer escadas, mas também pode realizar tarefas difíceis como comprar potions, guardar dinheiro no banco, vender loot e muito mais.

Os exemplos a seguir irão ajudar a criar um script simples com algumas das características citadas acima.

IMPORTANTE: Tenha certeza que você configurou seu Targeting corretamente para atacar os monstros encontrados no caminho.

2. CRIANDO WAYPOINT

Para começar, abra a árvore do Cavebot no menu Settings. Vá em Waypoints. Você clicar duas vezes em '..' e três novas opções vão aparecer.

Para criar um novo waypoint você deve clicar no botão "New", mas primeiro você deve que tipo de waypoint você deseja criar (Stand, Node, Use, Action, etc.) então clique em "New".

Como você pode ver, é muito fácil criar waypoints. Existem 8 tipos de waypoints disponíveis para você escolher e definir o seu loop de andar ou caminho:

Stand: O bot vai tentar ficar nessa posição, mesmo que seja interrompido ao longo do caminho. Certifique-se de utilizá-las para andar em escadas, rampas e buracos (colocando o ponto de passagem nesses locais, alterando a colocação) é porque você não quer que esses locais chave sejam ignorados.

Node: O bot vai tentar ficar nessa posição, a menos que já tenha andado por perto desta posição recentemente, o intervalo pode ser especificado pela configuração 'NodeRange'.

Note que você deve usar 'Stand' waypoints perto de Ropes/Shovels/Interação com NPC etc.

Walk: O bot vai tentar caminhar para essa posição. Se for interrompido ao longo do caminho, ele não vai repetir, mas sim avançar para o próximo waypoint em seqüência.

Rope: O bot vai passar ao lado desta posição e utilizar uma corda sobre ela, através de uma tecla de atalho(hotkey) ou caso contrário se encontrá-lo em suas janelas abertas. Você não deve colocar um stand waypoint perto do local da corda que precede o 'rope' waypoint como era necessário no ElfBot visto que agora o bot faz isso automaticamente e faz isso melhor.

Shovel: O bot vai passar ao lado desta posição e usar uma pá sobre ele, se o local está fechado, através de uma tecla de atalho(hotkey) ou caso contrário se encontrá-lo em suas janelas abertas. Você não deve colocar um stand waypoint perto do local do 'shovel' waypoint anterior como era necessário no ElfBot visto que agora o bot faz isso automaticamente e faz isso melhor.

Ladder: O bot vai passar ao lado desta posição e dar 'use' na sobre a escada. Você não deve colocar um stand waypoint perto do local da escada que precede ao waypoint como era necessário no ElfBot visto que agora o bot faz isso automaticamente e faz isso melhor.

Use: O bot vai passar ao lado desta posição e dar 'use' no item que estiver na posição dele. Você não deve colocar um stand waypoint perto do local anterior visto que o bot faz isso automaticamente.

Action: O bot irá executar o script de ação fornecido. Você pode fazer coisas tais como contagem, depositando o dinheiro e itens, a compra de itens, ou fazer desvios condicionais por meio de rótulos(labels) e ao comando 'gotolabel' script.

O novo waypoint vai ser inserido na lista, com um clique do botão DIREITO do mouse você poderá ver uma seta ao lado do waypoint que indicará que ele deve andar no waypoint e seguir sua lista, para ativar o cavebot você deve simplesmente clicar ao lado de 'CavebotEnabled' e selecionar 'Yes'.

2rxtw6r.jpg

3. COMO SUBIR/DESCER ESCADAS, RAMPAS OU BURACOS

Agora você também pode usar a lista de direções para criar waypoints em volta de você, e não somente onde você está. Por exemplo, para descer em um buraco, se posicione ao sul do buraco e mude a lista de direções para 'North'(Norte) e selecione Stand waypoint. A mesma lógica se aplica para rampas, escadas, teleportes, etc. do mesmo modo.

Lembre-se de trocar a direção para "My position" se você não quiser que os próximos waypoints que você criar sejam a 1 SQM na vertical.

4. COMO PASSAR POR PORTÕES E ABRIR PORTAS

Faça um waypoint perto da porta/portão e em seguida cria um "Use" waypoint no SQM que está localizada a porta/portão.

Lembre-se de que se você for usar um "Use" para abrir portas, elas já podem estar abertas fazendo com que seu bot feche as portas. Você também precisa criar um stand waypoint perto dessa porta.

5. CRIANDO O PRIMEIRO SCRIPT

Vamos começar a criar o primeiro script, para exemplos vamos usar a Darashia Rotworm Cave.

5.1 - Crie waypoints por toda a cave. Use Node para isso, lembrando você não deve colocar stand waypoints perto dos locais de 'shovel', 'ladder', 'rope', 'use', etc. como fazia no elfbot.

Action scripts

Action scripts deixam você criar um comportamento personalizado, seja explícito ou condicional dependendo de certos fatores. Como foi dito antes, esse script é entendido como uma simplificação das hotkeys que devem ser inseridas somente uma por linha. De maneira geral, você também terá a referência de waypoints se quiser que o action script decida um determinado curso na sua trajetória. Para fazer isso, os rótulos (labels) são usados. Você pode rotular todos os waypoint com um nome (é melhor não usar espaços), para ajuda-lo melhor a lembrar se ela é ou deve ser referenciada a partir do action script em algum ponto mais tarde.

5.2 - Rotule o primeiro waypoint que você criou para 'Start' (sem os apóstrofes)

Para rotular waypoints, você deve simplesmente clicar duas vezes no nome do waypoint (Onde aparece 001 "Waypoint Type" - 001 S). Com isso você poderá alterar o nome do waypoint selecionado. Simplesmente digite um nome para se lembrar mais tarde.

5.3 - Create an 'Action' waypoint at the end of the list

Agora que você já fez isso, vamos criar um action script no final do seus waypoints. Faça isso clicando no último waypoint da sua list e crie um waypoint do tipo 'Action'. Caso aconteça de ele não ficar por ultimo, clique nele e arraste para baixo do último waypoint.

Apos fazer os passo acima, clica duas vezes com o botão esquerdo do mouse no 'Action' waypoint que você acabou de criar (No campo em branco ao lado do nome). Você vai notar que uma nova janela vai se abrir 'Edit Text' com um campo em branco. Isso é onde você pode adicionar seus comandos personalizados e também alterar a posição do waypoint e até mesmo o tipo de waypoint!! (Nota: isso serve para todos os tipos de waypoints). No nosso caso, vamos fazer o personagem voltar ao waypoint que foi rotulado 'start' se a capacidade for maior ou igual a 250. Para fazer isso, irá digitar o seguinte comando no script de ação:

wait(200,500)

if $cap >= 250 then gotolabel ('Start') end

wait(200,500)

Esse comando é composto de uma condicional 'if $cap >= 250' que então se satisfeito (somente se sua capacidade for maior ou igual a 250) executará o comando 'gotolabel ('Start')'.

5.4 - Faça uma trajetória de volta até a superfície após o Action waypoint que nós acabamos de criar

Até agora, nós criamos uma lista de waypoints e um action condicional que vai reiniciar a lista de waypoints se sua cap for maior ou igual a 250. Atualmente, se o nosso cap for abaixo de 250, o condicional não estará satisfeita e o comando gotolabel 'start' não será executado fazendo com que o cavebot pule para a próxima linha, que não é nada, e, portanto, fim. Quando um script acaba deste modo, ele vai para o próximo waypoint. Agora, não há nada após o action waypoint então o próximo waypoint seria o início do loop também. Isto precisa ser mudado.

5.5 - Ande até o banco em darashia e crie um 'Stand' Waypoint em um distância que você possa falar com o npc.

Se nós fizermos uma trajetória de volta a superfície seguido do action script, essa trajetória vai ser seguida se nossa cap for menor que 250.

Se uma trajetória para voltar à superfície foi criado corretamente, estamos agora a nível de superfície, preparado para fazer qualquer coisa que quisermos. Como estávamos perto de atingir o nosso limite de capacidade, nós provavelmente precisamos depositar o nosso gold e vender os itens foram coletadas para que o personagem possa caçar mais tempo quando voltar. Para isso, precisamos primeiro andar ao NPC do banco em Darashia.

5.6 - CRIE UMA ACTION WAYPOINT SEGUIDO DE UM STAND QUE VOCÊ ACABOU DE CRIAR PERTO DE UM BANCO.

say('hi')

wait(300,650)

npcsay('deposit all')

wait(300,650)

npcsay('yes')

O comando 'say' fala textos na janela Default, e o 'npcsay' fala textos na janela NPC's..

Isso normalmente irá funcionar, mas pode ocorrer alguma complicação ou erro, então nós também podemos adicionar um código para verificar se estamos na posição correta antes de executar esses comandos. Por exemplo, Se o caminho estiver obstruído e de alguma forma não conseguiu chegar perto do NPC, seria tolice dizer apenas os comandos no meio do nada. Poderia ser ainda pior se estivéssemos tentando jogar algum loot que fosse em uma determinada posição, e nós realmente não foram capazes de chegar lá. Esse loot seria simplesmente jogador em algum lugar onde você estivesse. Para evitar esta situação, podemos colocar o comando 'istlocation()' que deve vir logo no início do action script para pular para o próximo waypoint, e não executar o resto do script se não estivermos no local que o waypoint foi criado. Daí, o nosso script de ação completo pode ser algo como isto:

if islocation() then

say('hi')

wait(300,650)

npcsay('deposit all')

wait(300,650)

npcsay('yes')

end

Se tudo correr bem, após a execução, o seu personagem deverá ter depositado todo o seu gold para o banco.

5.7 CRIE UM STAND WAYPOINT PERTO DO NPC QUE COMPRA E VENDE ARMAS AO SUL PERTO DO FINAL DO MERCADO DE DARASHIA

Agora devemos vender as maces que nós coletamos para ter mais capacidade. O NPC para fazer isso é o que está no final do mercado ao sul de Darashia, então ande até ele.

A seguir o action script para interagir com ele:

say('hi')

wait(300,560)

npcsay('trade')

wait(300,560)

sellitems(3038,100)

wait(300,560)

Para iniciar a compra e venda com o NPC e então vender todas as maces que você carrega.

5.8 CRIE UM ACTION PARA DEPOSITAR O GOLD QUE VOCÊ GANHOU VENDO AS MACES.

Agora, você pode depositar o dinheiro que você conseguiu vendendo os itens, porém, seria mais útil se você movesse seus waypoints para vender os itens e depois depositar todo o dinheiro. Então você não perderia tempo, após fazer tudo isso, você deve fazer o caminho de volta para a cave onde estava caçando.

5.9 VOLTANDO PARA A CAVE

Vá até o buraco de sua cave e fique ao norte dele. Então troque a direção do próximo waypoint que ira criar para o Norte e crie um Stand waypoint. Troque novamente a posição do próximo waypoint para 'My Position'. Seu último wayopint criado vai voltar para a cave (se não, crie mais waypoints até voltar onde você estava caçando). Quando executado, após rodar o último waypoint o cavebot volta para o primeiro, resetando o loop, entao seu cavebot voltará a caçar novamente.

Parabéns! Você acabou de criar seu primeiro waypoint. Também é preciso dizer que para ligar o cavebot, modifique a opção 'CavebotEnabled' para 'Yes'. Não se esqueça de configurar seu Targeting para atacar os monstros corretamente e configurar os Alertas.

6. ALERTAS

Esta é a parte mais óbvia. Existem 5 tipos diferentes de alertas. Cada alerta contém 6 diferentes funções: Playsound, Pausebot, Disconnect e Whitelist.

Playsound: Há arquivos .wav na pasta 'sound' no diretório do NeoBot para cada tipo de alerta, e você pode alterá-los como quiser.

Pausebot: Atualmente, tudo que isso faz é desabilitar o Cavebot e Targeting.

Disconnect: Isso fará com que o bot termine sua conexão com o servidor e efetue logoff depois 1 minuto se você estiver com 'battlesigned', ou instantaneamente.

7. LOOTING

Os looting do bot se destinava a ser muito inteligente, e esperamos que ele acabou por este caminho. No entanto, alguns pequenos ajustes ainda precisam ser feitos. Acima dos waypoints você vai encontrar 'Looting', abra-o e seguida abra o 'ItemList'.

É uma lista simples que lista todos os itens que você deseja lootiar. Para adicionar uma entrada, clique em "{New}", como você fez ao criar um novo waypoint e preencha as 3 caixas de texto abaixo dele. A primeira caixa de texto é para o ID do item e como você saber sobre isso ao dar o nome ao item, o neobot busca o id em uma lista que já vem no bot e assim já edita o id automaticamente. A segunda caixa de texto é para onde você quer que o loot vá, tendo uma 'range' de 0-15. Você deve saber como isso funciona se você já usou TibiaBot NG ou Elfbot NG para lootiar.

De qualquer modo, se você deixar esse campo em branco, o 'looting system' vai procurar por um espaço vazio para colocar o item, if you leave it blank as the destination window/backpack, the looting system will find a free space to place the item in, que irá salvá-lo de todos os problemas de andar com mochilas e abri-las em ordem. Finalmente, a terceira caxa é para o alarme, se o item for lootiado, você pode escolher configuração diferente.

Eis que são todas as entradas que você pode colocar na janela de destino:

0-15: O ID da janelas abertas.

'Nome da Backpack': O nome da janela da backpack.

ground: Para jogar o loot no chão.

Para caçar rotworms, eu criei duas entradas:

3308l0h.jpg

Que vai lootiar gold e maces nós primeiros slots vazios que forem encontrados nas minhas backpacks abertas.

Três configurações que lidam com as looting/janelas abertas também estão localizados aqui:

Node Range: Simplesmente faz com que o bot ir ao próximo waypoint quando você estiver X sqms perto do Node.

Open Next Bp: este irá procurar em todas as suas janelas abertas atualmente / mochilas para ver se um está cheio. Se ele estiver completo, ele irá procurar por uma bolsa / mochila dentro e abri-lo se apenas um for encontrado.

Refill Ammo Count: Este recarrega aleatoriamente entre os valores inscritos a sua munição.

Salvando as Configurações

Depois de terminar, lembre-se de salvar os settings em um arquivo. Selecione todas as listas (segure o CTRL e clique em cima) que você deseja salvar, clique em "Exchange", depois clique em "Exchange selecion to file...", escreva um nome e clique em salvar.

Para carregar as informações salvas clique em "Exchange" e então em "Import from file...", escolha o arquivo, então selecione o que você quiser e aperte em "Import selected" ou simplesmente aperte "Import all" caso queira carregar tudo.

Como nota final, os action scripts são muito poderosos e estão abertos a muitas possibilidades. Experimente!

Por: Lucas Terra

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  • 2 weeks later...

cara mais eu queria rodar o waypoint que acabei de baixar que e se tambem o elf +deposit pro neo bot

Cara, pelo menos eu fui no menu Slot - Custom (Acho que era isso) - Carreguei o .XML, depois fui em File - Load e começou a rodar o negócio.

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