Postado Novembro 15, 2015 9 anos Este é um post popular. Primeiramente eu gostaria de falar um pouco mais de mim. Faço faculdade de sistemas para internet, então sei html, css C, tanto algoritmo em c, quanto Estrutura de Dados em C (é chato bagaraiii :X ) como eu tenho experiencia em C, gostaria de criar um tutorial de C, eu poderia até mesmo fazer vídeo aulas se preferirem. Bom.... Vamos começar do básico... oque é a linguagem C, e de onde ela veio ???? C é uma linguagem de programação compilada de propósito geral, estruturada, imperativa, procedural, padronizada pela ISO, criada em 1972, por Dennis Ritchie, no AT&T Bell Labs, para desenvolver o sistema operacional Unix (que foi originalmente escrito em Assembly). C é uma das linguagens de programação mais populares e existem poucas arquiteturas para as quais não existem compiladores para C. C tem influenciado muitas outras linguagens de programação, mais notavelmente C++, que originalmente começou como uma extensão para C. C é uma linguagem imperativa e procedural, para implementação de sistemas. Seus pontos de design foram para ele ser compilado, fornecendo acesso de baixo nível àmemória e baixos requerimentos do hardware. ^ l l FONTE : Wikipedia l Font : Wikipedia Mas porque aprender C ? Bem, primeiramente C é uma linguagem de baixo nivel, alem fazer você aprender a lógica de programação de maneira eficiente e poderosa, ela também é uma linguem de baixo nível, ou seja... ela pode ser aplicada em mecatrônica, eletrônica, micro robôs e etc. Alem disso a Linguem C funciona para compilar TFS e alterar algumas coisas ou criar algumas funções na mesma, sobre compilar e mexer com o TFS, eu não posso dizer com total liberdade, pois não tenho experiencia no assunto, mas é importante para abrir seu OTS! Oque preciso para programar em C ? Para programa em C você precisa de um compilador, dentre eles posso sugerir o Code BLocks, o Visual Studio, ou o Dev C ++!!! eu só não vou colocar os links aqui, porque estou com preguiça de colocar no verificador de virus mas e só colocar no google "download Dev c ++" e da tudo certo Meus objetivos: Meus objetivos em si, é atualizar esse tutorial trazendo conteúdo pelo menos a cada 1 semana e meia se for da vontade de vocês posso criar um tuturial de HTML ou CSS ai fica a escolha, se comentarem eu poderei saber oque fazer! #AULA 1 Diz uma lenda que todo programador para ter sorte, seu primeiro programa deve ser o Hello World! se a lenda é verdadeira ou não, não importa, vamos fazer esse programinha! 1- abra o seu compilador, no meu caso uso o DEV C ++ Va em "File" canto superior esquerdo, em seguida "new" e depois "project". Ira abrir uma janela, clique em "Console Aplication" (desenho do computador) e circule o Radio Buttom escrito "C Project", ira aparecer uma caixa pedindo que você salve o projeto em alguma pasta de seu computador, selecione e vamos programar! 2- bibliotecas A linguagem C é subentendida como o próprio Assembler, ela se converte em assembler e executa as funçoes, Assembler é uma linguagem de programação de uso binario, ela indica onde a energia do computador vai, e é a Linguagem de mais baixo nível que eu conheço! bom, a linguagem C possuí essas tais de bibliotecas, imagine que para você fazer um programa simples, sem biblioteca, você ira fazer na unha, como assimbler, utilizando 0 e 1, tudo no binário, só que essas bibliotecas são como funções prontas, se você estiver utilizando elas uma palavra que tem uma função, fica bem mais fácil de executar oque você quer ao invés de você ter que digitar centenas de números para dar a mesma função, essas bibliotecas ja vem com essas palavras prontas, e funções prontas para facilitar a vida dos programadores, dessa forma ele só necessita saber oque aquela palavra faz e sua sintaxe. Eu não sei exatamente se sem as bibliotecas você teria de escrever tudo em assembler, talvez de erro e você nao consiga fazer nada, mas algumas funções você só consegue implementando determinada função, pois aquela função fica em uma biblioteca especifica! Vamos incluir as blibliotecas em nosso programa então!! #Include <stdio.h> ( o # é uma sintaxe, toda vez que for incluir bibliotecas devera usá-lo, STDI é o nome da biblioteca, provavelmente deve ter algum significado porem eu não conheço, I O, vem de in e out, entrada e saída, ligado desligado o H de header, ou cabeçalho, cabeçalho de códigos, e ligado desligado, de eletricidade básica, ou números binários, sim e não, faz, ou não faz, comandos básicos de programação, que são, voce faz isso, ou voce nao faz isso! falso ou verdadeiro) escreva também #Include<conio.h> É interessante colocar uma biblioteca em cada linha, existe uma coisa entre os programadores chamado identação, que é uma maneira de visualizar o código mais fácil, darei exemplos mais a frente... 3- Função Main! Basicamente C é inglês, se você tiver um bom inglês, ajuda bastante escreva abaixo da inclusão de bibliotecas pule duas linhas e escreva void main(void){ o void significa que você esta dando um retorno vazio para a função, o main é a função principal, main do inglês significa principal, é a parte principal do seu programa, a função principal, o (void) é o parâmetro vazio que você esta dando para a função. a abertura de chaves, é para você poder colocar os códigos dentro da função ou seja, tudo que estiver dentro da abertura e fechamento das chaves ira acontecer ( nao sei se o nome desse trem é chaves {} ) esse negocio de retorno vazio e parâmetro vazio, irei explicar mais a frente, pois é algo mais complexo, entao os primeiros programas irão seguir esse padrao de void main () { se preferirem podem deixar () vazio que também funciona no DEV. em seguida digite na linha de baixo printf("HELLO WORLD"); -----> printf vem de print formated , que sinifica impressão formatada esse comando o printf, serve para aparecer um texto em seu programa e formatá-lo, tudo nesse unico comando!, a abertura e fechamento de parenteses é a sintaxe do codigo, la você poder chamar variaveis e editar seu texto (explicarei melhor sobre variavel no proximo tutorial se vocês gostarem desse). Aspas indica que tudo que você escreveu dentro das Aspas aparecera em seu programa!. Ponto e virgula indica que o comando terminou, para ir para o próximo comando, nem sempre é usado em todos comandos, explicarei com detalhe as asseçoes do ponto e virgula quando eu explicar laços de repetição.. feito isso pule uma linha e escreva getch(); ----> o getch significa get character ou pegue o caracter, ele vai esperar voce digitar algo para fazer oque estiver dentro do parenteses, no caso eu coloquei parenteses vazio e utilizei o getch porque o programa vai ler o codigo, colocar na tela oque você escreveu e sair do programa muito rapido, pois ele ja fez oque tinha que fazer, então ele automaticamente fecha o cmd. como utilizei o getch, ele vai esperar você digitar algo, ele nao vai fazer nada com o caracter que capturar, porem só depois de capturar o caracter ele vai sair desse comando, finalizar o programa e fechar o cmd, ou seja... utilizei ele para eu poder ver oque digitei, e o programa só sai assim que eu apertar um caracter do meu teclado... em seguida feche o programa utilizando as chaves de fechamento } (se ja tiver com as chaves aberta e fexado uma vez, nao precisa de outras chaves} o programa devera ficar assim l l v #include <stdio.h> #include <conio.h> void main(void){ printf("HELLO WORLD!!"); getch(); } após fazer isso clique em compilar, que no Dev que eu uso fica canto superior esquerdo, é um quadrado de quatro quadrados, com cada um de uma cor, se você deixar o mouse em cima sem clicar, vai aparecer o nome da aba, e é para estar escrito compile, outra maneira é apertando o ctrl + f9, em seguida abrira uma janela que ira procurar os erros do programa em compilar. salve, espere comiplar e clique em close em seguida aperte a aba que fica ao lado da aba compile, escrito run, ou clique ctrl + f10, e veja o reultado!! bom pessoal por hoje é isso, espero que tenham gostado, e se tiverem duvidas ou sujestões me perguntem!! peço por favor para quem gostou deiche um curtir, e se for utilizar meu tutorial em outro lugar, coloque meu nome nos créditos pois deu um trabalhão escrever e editar isso, e o conteúdo é 100 % meu exceto a explicação do que é C, que eu mesmo coloquei la referencia do wikipedia, mas é um trecho minusculo do meu texto hahahah
Postado Janeiro 22, 2016 9 anos Autor Ai pessoal prefiro fazer video aula então quem quiser me add face ou skype, meu skype é rogyloko@gmail.com meu face é Rogy Nocera, add la e ensino com mais frequencia marcamos uma vez por semana eu compartilho tela vou esplicando e tiro todas duvidas
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.