Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[Aula 10] O Comando for

Posts Recomendados

O Comando for

Aula 10

Você nunca viu o comando for? Ou já abriu um Script e não entendeu nada por causa dele? Eis aqui uma explicação de como funciona o comando e alguns exemplos de utilização, assim como alguns exercícios. biggrin.gif

Antes de mais nada, o que faz o for?

R: O for causa um "loop", mas não é como o while e o repeat. Por que? Porque ele atribui à uma variavel todos os valores entre o valor inicial e o valor final.

Editado: O For não é um comando Condicional!

Estrutura do For:

for variavel = valor inicial, valor final[, incremento] do

bloco

end

não entendeu? Então vamos à breves explicações, começando com um exemplo abstrato:

local i = 1

local j = 10

local inc = 1

for var = i, j, inc do

print(var)

end

"Oh! Que bicho é este?" R: Isto é um exemplo ridículo do uso do for. Se você nunca viu isso antes, obviamente não entendeu, mas não é nenhum monstro de três cabeças. Quando eu explicar o que foi feito, você vai ver que é muito simples. Nas três primeiras linhas eu defini três variaveis locais, para "limpar" o script e facilitar o entendimento de quem ainda não conhece o for: local i = 1: Aqui eu usei "i" como inicial e ela é usada na linha 5. Seu valor é 1. local j = 10: Aqui eu usei "j" como final e ela é usada na linha 5. Seu valor é 10. local inc = 1: Esté é o incremento do for e seu valor é 1. Vai ser explicada mais pra frente, então não se preocupe com ela agora. var: É a variável à qual será atribuida os valores. "Perai, agora estou com dúvida. Você não declarou a variavel var!" R: Isto é porque ela não precisa ser declarada! Ela só vai servir como variavel dentro do laço(for). Se eu tentasse usar ela em um bloco fora do for bloco do sem ter declarado ela antes, vai resultar num simples nil(Nulo)! print(): Só vai escrever no console. Explicada as variáveis, vamos entender o funcionamento do código: O for vai atribuir à var todos os valores entre o "i"(valor inicial) e o "j"(valor final), incluindo os dois! Não vamos nos preocupar com o incremento agora, pois você pode escrever o código sem ele. No caso, o valor padrão do incremento é 1. Vamos à mais um exemplo:

print("-- Início --")

for var = 1, 5 do

print("Valor de var: "..var)

end

print("-- Fim --")

As saídas geradas por esse Script serão:

-- Início --

Valor de var: 1

Valor de var: 2

Valor de var: 3

Valor de var: 4

Valor de var: 5

-- Fim --

Entendeu agora? Na primeira vez o for atribuiu à var o valor 1, executou o bloco, depois ele fez um loop, voltando para o começo e re-atribuiu à var o valor inicial + 1 que é 2, executando o bloco de novo usando o novo valor de var. Depois valor inicial + 1 + 1 e assim vai até chegar no valor final que é 5, e é aonde ele para. "Tá, mas não vejo a utilidade do for." Então você, com todo o respeito, é cego! O que eu fiz em três linhas poderia ser feito assim:

i = 1

j = 5

switch = TRUE

while switch == TRUE do

if i == j then

print("Valor de i: "..i)

switch = FALSE

else

i = i + 1

end

end

Ou, dando um desconto, para encurtar, no máximo poderia ser feito assim:

i = 1

j = 5

while i <= j do

i = i + 1

end

Além de que você não pode usar variaveis locais dentro de whiles. Você entendeu tudo o que foi feito até aqui? R: Não! Então volte até a parte onde você "se perdeu" e não leia, estude, até entender. R: Sim! Então vamos complicar um pouco mais e aplicar o for em tabelas! (Atenção, você não precisa conhecer tabelas para continuar!) Aplicando o For em Tabelas! "Qual a utilidade de aplicar o For em tabelas?" R: Não sei se você percebeu, mas não podemos aplicar, do jeito que eu exemplifiquei acima, strings no for, mas há como fazer isso, sim! Usando tabelas(tables, arrays) "Como fazemos então?" Você precisa, antes de mais nada, declarar a tabela! Para quem não conhece, as tabelas são declaradas igual a variáveis, e podem ser locais ou globais. Você pode dar-lhes o nome que quiser, desde que não contenha caracteres especiais: !@#$%¨&*()-+=-*/,.ESPAÇO<>:;?|\"'`´[]{}°ºª¹²³£¢¬&sect;. Underlines (_) são permitidos. Você pode utilizá-los como espaços. O valor das Tabelas ficam sempre entre chaves({}) e são separados por vírgulas! As strings seguem o padrão de estarem sempre entre aspas("")!

local Tabela = {}

"Pronto! E agora?" R: Está esperando o que? Adicione os valores! Vou inserir na minha tabela o meu nick e o nick de mais 3 amigos: <Falta de Imaginação smile511.gif>

local Tabela = {"Skyen Hasus", "Hwoarang", "MotoBoy", "Luketez"}

Agora entra o for, mas omo fazemos para pegar os valores da tabela? Simples! Qual é a posição do primeiro valor da tabela? É 1, então como valor inicial do for nós colocamos 1! E como valor final? Este valor varia, já que uma tabela pode conter vários e vários valores. Resposta: Nós usamos o #nome_da_tabela! O # retorna o número de valores que a tabela tem! Um outro jeito de fazer isso seria usando o table.getn(tabela), mas é mais fácil e curto com o #! "Ah! Então é só construir a estrutura do for e no bloco colocar print(var)!" Errado, meu amigo, embora a culpa seja minha. O for atribui à variável somente o valor NUMÉRICO, ou seja, ele vai atribuir a posição do valor na tabela. biggrin.gif "Então como eu tenho que fazer?" Se você já conhece tabelas, pense um pouco, não é tão difícil! Pensou? Não conseguiu? Fácil! Como eu disse, a variável vai ter o valor da posição na tabela, então só temos que "achar" este valor, seguindo sua posição! Este não conhece tabelas-> "Mas como fazemos isso?" Usando o nome_da_tabela[posição] sendo a [posição] o valor da variável, já que ela tem o valor da posição! biggrin.gif Veja como vai ficar:

local Tabela = {"Skyen Hasus", "Hwoarang", "MotoBoy", "Luketez"}

for var = 1, #Tabela do

print("Valor "..var..": "..Tabela[var])

end

E este script vai retornar:

Valor 1: Skyen Hasus

Valor 2: Hwoarang

Valor 3: MotoBoy

Valor 4: Luketez

Acho que aqui vocês já entenderam guande parte e já podem sair fazendo suas "experiências". Caso queiram continuar, tem só mais um conteúdo: incrementos, e para outros, no final tem uns exercícios. Uso de Incrementos no For! Agora que você já aprendeu a usar o for, vai ser moleza aprender os Incrementos. "Mas o que eles fazem?" Eles continuam atribuindo os valores às variáveis, mas o incremento faz eles pularem alguns valores! Exemplo:

for var = 1, 16, 3 do

print(var)

end

Saídas geradas por este Script:

1

4

7

10

13

16

Ou seja:

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

Os números 2, 3, 5, 6, 8, 9, 11, 12, 14 e 15 são pulados pelo for! "Mas como eu uso?" Simples! Verifique no começo do tutorial a estrutura do for. Aonde está escrito incremento você "substitói" pelo número de valores que vai pular! À pedido do Mock! fist.gif - Os comandos: in pairs() e in ipairs()! Antes de mais nada, saiba que ambos funcionam somente em tabelas! A diferença entre pairs() e ipairs() é que o pairs() vai incluir os índices no for, e o ipairs() não. Mas os dois fazer quase a mesma coisa: Além de definir um valor para uma variável "x", ele vai definir para a variável "y" a posição ou, no caso do pairs(), o índice. Exemplo do ipairs:

local tabela = {2, 3, 4, 5, seis=6}

for i, v in ipairs(tabela) do

print(i, v)

end

Que retornará Posição(i), Valor(v):

[color=#0000ff]1[/color],  2

[color=#0000ff]2[/color],  3

[color=#0000ff]3[/color],   4  

4,   5

Observe que o ipairs() não retornou o "seis=6" Exemplo do pairs:

local tabela = {2, 3, 4, 5, seis=6}[/b][/size]

[size="3"][b]for i, v in pairs(tabela) do

print(i, v)

end

Que retornará Posição(i), Valor(v):

1,  2

2  ,   3

3,   4

4,   5	

seis,   6

E agora sim, o pairs() retornou o índice "seis=6" Acho que isso é tudo o que precisam saber sobre o ipairs() e pairs(). O resto depende da criatividade e necessidade de cada um. Exemplos de Uso do For!

function onSay(cid, words, param)

local Online = getPlayersOnline() -- Retorna uma Tabela

for pid = 1, #Online do

doPlayerSendTextMessage(Online[pid], MESSAGE_INFO_DESCR, "Server will be Restarted in "..param.." Minute(s)!") -- Arrumado por MotoBoy!

end

end

local creatures = {"deer", "rabbit", "minotaur", "ghoul", "orc"}

for crat = 1, #creatures do

table.remove(creatures, crat)

end

function pularDois(i, j)

local naoPulados = {}

for index = i, j, 2 do

table.insert(naoPulados, index)

end

return table.concat(naoPulados, ", ")

end

for a = 664, 668 do

if a == 666 then

print("O número da vez é "..a.."! O número amaldiçoado!")

else

print("O número da vez é "..a.."!")

end

end

Exercícios! Atenção! Faça os exercícios com sinceridade! Não os copie no Debugger do LUA nem olhe as respostas antes de ter certeza de que sua resposta está correta, mesmo que esteja errada, pois a resposta é só para conferir. Exercício 1 - O que há de errado na seguinte função?

function exemplo(i, j, inc)

for valor = i, j, inc then

print(valor)

end

end

Exercício 2 - O que há de errado na seguinte função?

function exemplo(i, j, inc)

for a = i, j, inc do

print(b)

end

end

Exercício 3 - O Script:

local tabela = {"Teste 1", "Teste 2", "Teste 3", "Teste 4", "Teste 5", "Teste 6"}

for valor = 1, 3 do

print(tabela[valor*2])

end

Vai retornar?

A) 1, 2, 3

B) "Teste 1", "Teste 2", "Teste 3"

C) nil, nil, nil

D) 2, 4, 6

E) "Teste 2", "Teste 4", "Teste 6"

Resposta o Script abaixo, ache se puder :trollface:

"Teste 2", "Teste 4", "Teste 6"

----- :hum:

Creditos:

99% Skyen Hasus

1% Vittu

Editado por Vittu (veja o histórico de edições)
Link para o post
Compartilhar em outros sites

bom, n vou ler agora pois estou meio desligado,

mas li ate metade, e vi que está bom

amanha termino de ler

Obrigado pro trazer o conteúdo ao fórum

vai ajudar bastante gente :D

Link para o post

Bem legal mesmo o tutorial. Explicou de uma maneira simples os dois tipos de for em lua (genérico e numérico), além de uma boa introdução ao uso de tabelas e as funções iterativas pairs e ipairs. Não vou colocar as respostas dos exercícios pra não perder a graça. De qualquer maneira, bom conteúdo.

Link para o post

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

• Criar Novo...

Informação Importante

Confirmação de Termo