E ae? Como vai? Eu estou ótimo, obrigado.
Tenho 23 anos e comecei a entrar em contato com otserver em 2007 (se não me falha a memória).
Estive pensando sobre esse tópico há dias e gostaria de colocar para vocês a minha reflexão sobre a importância de um otserver na vida de uma pessoa. Isso não se restringe à minha vida, mas de pessoas que venho acompanhado... hora de longe, hora de perto... alguns colegas e amigos que fiz em toda a comunidade de otserver (não estou me referindo só às comunidades brasileiras).
Tibia sempre será um grande clássico dos MMORPGS. Um dia ele acabará, como tudo na vida.
Conheço muita gente e tenho muitos amigos que já jogaram Tibia. Alguns jogam até hoje. Aposto que essa situação se repete para quase todos de vocês aqui.
Para aqueles que tiveram Tibia como o primeiro MMORPG instalado no computador, sabe como ele é marcante. E então venho falar sobre outra coisa marcente: os otservers.
Os otservers possibilitaram que o universo fantasioso estivesse em nossas mãos de forma mais facilitada. Com a criação de um otserver ou mesmo a reprodução de um que seja quase idêntico ao Tibia (pois nenhum otserver é), sentimos que somos poderosos... pois o universo paralelo de games está em nosso domínio (não diria controle porque sempre acontece alguma coisa que a gente não quer ou não conseguimos editar o suficiente para deixar como queríamos por falta de conhecimento).
É o primeiro passo que damos como o empreendedor, como o criador, como o Game Master. A partir de então as pessoas interessadas nesse mundo começaram a se conectar com áreas mais especializadas pois queriam montar o seu próprio universo... Alguns gostaram de fazer o mapa, outros gostaram de programar, outros gostaram de escrever histórias, outros gostaram apenas de administrar o servidor, outros gostaram de fazer sprites, outros gostaram de jogar e viver um mundo fantasioso que recobre a vida e injeta adrenalina no nosso corpo, justamente porque estamos imersos nesse universo do jogo.
O que vejo é que muitas pessoas se colocam a disposição de ter um otserver, mas poucos realmente aprendem sobre o funcionamento, sobre a programação, sobre como fazer um mapa de qualidade ou sprites de qualidades... ou até mesmo um site de qualidade. Utilizamos sempre os modelos e aquilo que está mais acessível, pois o humano segue a lógica do mínimo esforço (e garanto que é uma lógica excelente, mas isso fica para um outra discussão mais filosófica/espiritualista).
As pessoas que tem uma certa ligação com algumas áreas acabam conseguindo aprender sozinhas, como na real funciona o ensino. As escolas nada mais fazem do que jogam o conteúdo e pedem pro aluno ler o livro texto e fazer os exercícios. O professor tenta desenvolver a lógica de tudo, mas normalmente as aulas são desinteressantes! Será realmente que as escolas nos fazem aprender e montar uma lógica sobre tudo e de como tudo funciona, de forma que anos depois que você leu sobre o funcionamento do rim você saiba chegar ao que a escola teoricamente ensinou? Se não existe lógica no ensino, não existe aprendizado. Isso é um ponto importante da nossa conversa, mais pra frente vocês verão o porquê.
Eu não culpo aqueles que não conseguiram aprender a programar, nem aqueles que não conseguiram deixar o servidor online por mais de um mês sem sofrer um ataque e consequentemente desistirem de Otserver ou até mesmo simplesmente abrirem mão de querer aprender para fazer um servidor de qualidade. A gente vai pra escola por obrigação muitas vezes e sentar para ler e aprender se torna chato. Quando você tem que se deparar com um livro de conceitos básicos de programação, você desiste a não ser que você tenha muito interesse por aquilo.
Alguns querem fazer um servidor só para amigos (como fiz muitas vezes), mas acaba que um amigo convida outro amigo, que convida outro amigo e de repente seu servidor tem pelo menos 50 pessoas jogando. O número então só cresce se o servidor estiver divertido.
Pois bem... Mas porque o otserver é tão importante na vida de uma pessoa?
Para muita gente foi nesse mundo que começamos a ter contato com a nossa vocação ou com aquilo que fazemos hoje (digo isso por muita gente que conheço). Dessa escola chamada Otserver saíram game designers, programadores, administradores, matemáticos, designers, artistas, jornalistas, escritores. Conheço muita gente que iniciou seu contato com alguma dessas profissões aqui e hoje está vivendo com isso.
Então temos aqui uma escola. A comunidade de otservers é uma escola disfarçada, das mais divertidas escolas, pois lida com a nossa criatividade, com a nossa imersão em uma realidade paralela: somos empreendedores do nosso próprio universo paralelo.
Seguindo raciocínio... pensem comigo... Se um dos mais clássicos jogos de MMORPG é Tibia e se otserver é uma clássica ferramente para criar um MMORPG... estamos falando de uma das mais importantes escolas.
Obviamente que nem todo mundo segue o mundo que aqui descobriu (como um amigo meu que era programador, pois aprendeu na comunidade otserver a programar e acabou entrando em medicina e assim segue sua vida)... Não existe regra dizendo "todo membro da comunidade otserver terá sua vida alavancada e direcionada por alguma profissão que envolva a criação de otserver", mas existe um movimento de convergência das quais as pessoas passam depois de entrar em contato com essa escola.
Pensando que aqui temos uma escola divertida, gostaria de deixá-la mais divertida ainda com uma ideia que tive.
Por que a comunidade de otserver não pode ter um próprio otserver de ensino? Em que eu possa entrar em um jogo para aprender mais sobre o próprio jogo e seu funcionamento? A minha ideia é: temos um material excelente aqui que pode servir para ficar ainda mais importante para as nossas vidas... Se for ainda mais divertido a mexer com otserver e ainda mais divertido aprender sobre o seu funcionamento, talvez mais pessoas sejam "tocadas" por esse mundo de criação de games... Logo o conteúdo circulado nas comunidades se tornam ainda mais relevantes e importantes.
Assim, talvez mais programadores possam ser "formados" pela comunidade... mais "mappers" e "spriters" (arquitetos e artistas), mais designers etc.
Vi um tópico a respeito de organizar o material de servidores alternativos... muito boa a iniciativa, mas se tivermos mais pessoas engajadas e realmente com conhecimento sobre o assunto seria ainda mais efetivo. E por que não ensinar de uma forma ainda mais divertida? Uma forma ingame? Talvez, essas pessoas que gostam de postar e ajudar as outras (porque sabem do benefício que isso faz como pessoa), pudessem se unir para montar uma plataforma interativa de ensino...
Talvez aprender a programar ingame seja mais divertido, talvez aprender a fazer um mapa ingame seja mais divertido... talvez escrever uma história e reunir pessoas para reproduzir esse rpg seja mais divertido ingame.
Apenas uma reflexão da importância do otserver e uma proposta de ensino diferenciada sobre os conteúdos que aqui se aprensetam.
O que acham? Muito maluca essa ideia? Otservers realmente podem ser importantes para a vida de uma pessoa?
Postem algum comentário sobre de história de vcs sobre o contato com otserver.. se realmente é importante para vc...
De qualquer forma, tudo que escrevi pode ser apenas uma besteira da minha cabeça junto de ideias que tive esses dias... mas sei que de ideias assim, novas pessoas podem ter ideias realmente coerentes e significativas.
Abraço a todos.
PS.: Decidi postar esse tópico também em outra comunidade, pois gostaria de compartilhar da ideia com um maior número de pessoas...