Introdução
O que eu quero falar aqui não é a parte técnica de segurança, desempenho e outros pontos. Quero falar sobre o dia a dia de alguém que pretende ser um administrador e que acabou de começar um projeto. Mesmo que você seja leigo e tenha dificuldades com a "tela preta" do Linux onde você digita os comandos, ainda assim vale a pena optar pelo Linux logo de primeira pelos seguintes motivos:
Quando você for inaugurar seu servidor você vai querer que ele tenha uma boa estabilidade e não fique travando ou sendo derrubado e você vai conseguir isso apenas utilizando Linux, então pra que aprender a montar tudo no Windows se depois, de qualquer forma, você vai ter que aprender Linux? Todo conhecimento é válido, mas você estaria atrasando seu lado fazendo isso.
Visual Studio, complementos, bibliotecas. Antes de compilar sua source para Windows você vai precisar fazer o download, instalar e preparar o seu ambiente de trabalho e isso vai te custar muito tempo visto que são programas pesados, que demoram para serem baixados e instalados e que precisam de configurações muito especificas para compilar sem erros. Se você pode fazer isso tudo em 5 minutos e sem erros no Linux, porque insistir no Windows?
Google Cloud Platform
Ativando os créditos
Criando o VPS
Liberando as Portas
Criando um acesso
Enviar arquivos para o VPS
A parte de compilação da source, instalar o site e abrir o server ficará para o próximo tópico, visto que, é possível aplicar em qualquer VPS e não somente do Google.
Se deseja instalar um site e fazer a compilação da source clique aqui
Se você tiver qualquer dúvida em relação a esse tutorial não fique acuado em perguntar, irei responder todas as dúvidas no tópico.
Não respondo PM, porém também estou no Discord do TibiaKing e posso ajuda-los por lá.