Postado Dezembro 31, 2011 13 anos Este é um post popular. Glossário - Pixel Art/Sprites Significado dos termos Isso é meio que uma guia para iniciantes em Sprites, muitos não entenden os termos então aqui vou explicar cada significado. Glossario: Anti-Aliasing (AA): Efeito utilizado pra deixar o sprite com um ar menos serrilhado, suavizando as cores. A falta de AA é muito comum em sprites de novatos. Backside: Termo usado pra denominar determinado sprite de "costas". Normalmente usado em outfits de players e monstros. Contraste: É o efeito de deixar uma cor mais evidente deixando ela perto de outra que "não combine". Por exemplo deixar cores escuras perto de claras sem uma cor intermédiaria pra suavizar. Pode-se dizer que é o contrário de AA e Pillow Shadding. A Golden Armor do Tibia mostra bem isso: Lineart: Termo não muito usado, refere-se as linhas do sprite. Podem estar muito grossas, sujas, etc. Acontece de errar muito quando se trata de spriters preguiçosos que simplismente arrastam o mouse pelo espaço e fazem linhas quadradas, sem capricho. Aqui vai um exemplo disso e do lado a correção, eliminando os pixels indevidos e deixando a curva mais natural: Mask: São máscaras que cobrem seu outfit pra dar cor a ele quando adicionado ao cliente. Non-sense: Sem sentido. É utilizado quando você faz algo anormal, que não pode ser utilizado na prática. Uma espada de fogo congelado, por exemplo (lol). Outline: As linhas de fora do sprite, que formam sua estrutura. Normalmente são pretas, mas pode variar em certos casos. Na imagem abaixo o exemplo da outline de uma espada: Paint: Programa pra edição de imagens. Normalmente é mais utilizado por novatos, por já acompanhar o Windows. Como não tem muitos efeitos, é tudo feito de maneira muito natural. É mais trabalhoso, mas pode deixar seu trabalho mais valioso. Embora seja considerado por muitos simples demais, também é o preferido de grandes spriters. Paint.net: Programa pra edição de imagens. Perspectiva: É a direção com que o sprite é visto. No Tibia utilizamos a perspectiva em 45º inclinado pra esquerda.Exemplo da evolução de um rascunho fora da perspectiva. Pic (Tibia.pic): Arquivo que acompanha o cliente do Tibia. Nele estão as imagens do cliente, como aquela principal (de abertura), a cor do fundo, a barra de HP/Mana e outros. Pillow Shadding: Efeito que aparece quando se utiliza AA demais, dando suavidade em excesso nas transições de cores (sem contraste). Note no exemplo abaixo a quantidade de camadas de cinza até variar do claro pro escuro: Pixel: Cada "quadradinho" do sprite. Esse termo é utilizado pra descrever tamanho, como por exemplo "32x32 pixels" (32 quadrados de largura e 32 de altura) e pode ser abreviado como "px". Na imagem abaixo, o ponto branco central compreende a 1 pixel. Pixel Art: Estilo de arte que valoriza os pixels ao máximo. Por ser muito detalhista normalmente é feito de imagens pequenas, mas alguns artistas chegam a construir cidades só com pequenos pontos. É um estilo promissor, já que pode ser usado pra ilustrar diferentes áreas (inclusive jogos).Exemplo de Pixel Art feito por Jojow. Ripping: Nessa seção é o ato de postar um sprite que não foi feito por você sem a autorização do verdadeiro criador. É ilegal e está sujeito a punição. Serrilhado: Efeito comum pra novatos. Acontece quando o sprite não está muito "suave" nos seus traços, precisando adicionar AA. Em uma espada, acontece quando está com as laterais sem corte. Lembrando que em alguns casos é necessário deixar serrilhado, quando você quer fazer ums espada gasta, por exemplo. Smooth: Quando aplicado num sprite significa deixa-lo mais limpo, suave. Isso pode ser feito utilizando menos tons de cores e aumentando o contraste. Exemplo:Sprite muito poluído e depois mais limpo. Sombreado: Fase da pintura onde são adicionadas sombras no sprite. Elas dão forma e volume, realçando os detalhes e deixando sua criação mais natural. Exemplo: Na primeira imagem não da ver os detalhes do vestido, por exemplo. Depois de sombreado, pode-se notar os lugares onde tem mais e menos relevo. Sprite: Imagens que construem o gráfico dentro do jogo. Os itens, as casas, as árvores, os monstros... tudo é composto pelos sprites. Spriter: Pessoa que faz os sprites. Textura: É o aspecto visual que o material de determinado sprite passa. Quando tocamos ou olhamos para um objeto ou superfície sentimos se a sua pele é lisa, rugosa, macia, áspera ou ondulada... ou seja, a sua textura. Tibia.dat (dat): Arquivo que acompanha o cliente do Tibia. Nele ficam as informações que 'organizam' as sprites do arquivo Tibia.spr para que o cliente entenda. Tibia.spr (spr): Arquivo onde ficam compiladas todas as sprites do Tibia. Trabalha em conjunto com o Tibia.dat. Observações: - Muitos termos podem ser óbvios para uns, mas para outros pode ser algo esclarecedor. - É difícil lembrar de todos os termos, portanto não coloquei muitos... quem quiser dar uma sugestão de um termo desconhecido, fique avontade. Creditos: 99% K r e x | pelo glossário | 1% Vittu | por trazer para o forum e pela organização | www.patronum.online
Postado Dezembro 31, 2011 13 anos Oiii, Vitor muito bacana parabéns Editado Dezembro 31, 2011 13 anos por Santis (veja o histórico de edições)
Postado Dezembro 31, 2011 13 anos Autor Obrigado, Rafaela Lembre-se Que se souber mais termos porfavor informar para adicionar ao topico. www.patronum.online
Postado Janeiro 11, 2012 13 anos Cara você esta conseguindo trazer o melhor dos melhores tópicos de "Spritear" para ca, estou vendo um luz no fim do tunel para eu aprender a fazer sprites. Muito obrigado. Pesquisando para me tornar um: Scripter: 12345 |||||||||| 0% Spriter: 123456|||||||||| 5% Web Desinger: |||||||||| 30% Mapper: 12345 |||||||||| 50%
Postado Janeiro 11, 2012 13 anos Autor Ahaha, valew poucas pessoas aqui no fórum se interessam por spritesm enfim obrigado por comentar. www.patronum.online
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.