Postado Janeiro 5, 2012 13 anos Introdução Mais um tutorial feito por Galiant, ele esta ensinando mas sobre o sombreamento e não ensinando a criar sword, então não me venha fala que estou postando tutoriais repetidos, e tambem mostra a diferença de paint para o firewoks, tadinho do Paint até ele sobre Bullying (ta chega), vamos ao tutorial. Como colorir um sprite Certo galera, acho que finalmente chegamos no meu método pessoal e mais esperado do tutorial(por mim) Daqui para frente abordaremos todo o verdadeiro trabalho de um Spriter de acordo com o meu pensamento, é um método trabalhoso, realmente trabalhoso; mas um método que torna o sprite realmente Tibiano. E realmente bonito. Pintura PAINT x Fireworks Tudo na pintura se baseia na escolha das cores e dos tons, em matéria de sprites não basta somente escolher uma ou duas cores diferentes, colorir um sprite como fizemos na pintura básica [Artigo 2:3] e depois disso apenas usar Blur Tool(Clarear) e Burn Tool(Escurecer) do Fireworks no Sprite. Para nós o Fireworks será uma ferramenta básica de edição. A escolha das cores Bom, como dito anteriormente o mais importante na pintura de um sprite é sua cor e os tons dessa cor. Geralmente usamos tons diferenciados de uma mesma cor para gerar a idéia de sombreamento e luminosidade. A utilização destes tons, varia de acordo com 3 pontos importantes: Material a ser pintado: Metal, Bronze, Tecidos, Marfim, Ouro, Pele. Propagação de luz no material: Alguns materiais como pedras não polidas, troncos e materiais envelhecidos não propagam a luz muito bem devido a manchas e ao não polimento de suas superfícies. Reflexo da luz no Material: Tecidos, Peles, Materiais envelhecidos e pedras não polidas não devem refletir a luz como objetos polidos e bem trabalhados, essa diferença precisa existir. OURO COBRE Túnicas PEDRAS Oficina de Pintura Bom a Oficina de Pintura foi um projeto meu, seguindo dicas de ótimos spriters do Mundo Fake como o Marcotonio e outros tutoriais, que continuo usando até hoje e que se baseia na reunião de várias cores e seus diferentes tons em volta do sprite a ser pintado. Sendo a pintura do sprite realizada pela captura das cores pré-definidas em Orbs coloridos com o conta-gotas. Tudo na pintura se baseia na escolha das cores e dos tons então Desenhei orbs coloridos para facilitar a captura de cores: Veremos mais pra frente como isso se aplica. Como fazer um Orb colorido: Na verdade é bem simples quando se tem o Fireworks, basta usar a Dodge Tool para clarear e a Burn Tool para escurecer. Mas basicamente o que se deve fazer é: - Escolher uma cor e fazer um círculo - Clarear a porção noroeste e um pouco da sudeste (para dar idéia de esfera) - Escurecer o meio para intensificar o efeito de esfera e refração da luz. - Pode-se fazer isso pelo paint selecionando uma cor e escolhendo diferentes tons desta cor para colorir o círculo em forma de esfera, mas utilizando as Ferramentas do Fireworks vai lhe poupar muito trabalho. Seguindo as etapas: Créditos: Redstrike Como organizar minha Oficina de Pintura: - O primeiro de tudo é vc desenhar seu sprite - Quando passar por todas as etapas abordades no Artigo 2, copie seu sprite e cole em um arquivo PGN ou BPM que vc chamará de Oficina de Pintura. - Lá vc deve colar também suas cores pré-definidas e deixá-las em torno do sprite. - Se tiver itens antigos com uma boa distribuição de cores e tons copie-os e cole todos na Oficina Em resumo: (essas sprites não são de uso publico) Iniciando as etapas da pintura: Aproveitando que estamos trabalhando com uma espada, que é um sprite simples, vamos aproveitar para um minitutorial de espadas =D Bom, pra começar vamos às regras básicas: Regra número 1 - Toda espada possui uma linha média que definirá o corte da lâmina Regra número 2 - A porção esquerda da linha média recebe mais luz do que a porção da direita. Regra número 3 - A luz não é estática, ela se propaga ao longo de todo sprite porém alguns pontos são menos iluminados como regiões de cavidades na guarda, cabo e principalmente na porção da lâmina que está voltada contra a luz, tendo o corte como barreira. Certo, vamos clarear a mente de vcs -Regra número 1: Linha média que define o corte -Selecionei as cores que usaremos na pintura desse sprite. Certo, a Linha média não é nada mais do que uma reta diagonal formada por 4 ou 5 tons diferentes da mesma cor, logo consultaremos o mesmo Orb colorido no caso...o azul-acinzentado. Também pode-se capturar cores de seus antigos sprites ou imagens para possuir uma maior gama de opções. [ virei e pintei de marrom o fundo pra vocês poderem entender melhor com a lamina voltada pra luz ] -Depois pintaremos as laterais médias, lembrando sempre que a luz é dividida no local que eu chamo de Secção Transversal, ou simplesmente "ST" representado pela cor mais escura perto da ponta da linha média. - As laterais médias, são as laterais da linha média ( huaiua ) e geralmente seguem três regras: Regra número 1: A ponta da espada recebe mais luz, logo todos os pixels devem ter tons mais claros na ponta caminhando para tons mais escuros conforme se aproximem do cabo. Regra número 2: A lateral esquerda possui uma propagação maior da luz do que a lateral esquerda, logo os pixels são mais claros em relação a esquerda. Regra número 3: A Secção Transversal(ST) é de extrema importancia para o direcionamento do corte e da luz. No exemplo: E ao final da pintura das laterais médias: Certo, nosso Sprite está começando a ficar bonitinho hehe, agora o próximo passo é pintar as linhas das extreminades. Geralmente essa é a parte que entra o Anti Aliasing, um efeito usado muitas vezes para deixar o Sprite mais redondo( falaremos dele mais pra frente ) mas usaremos ele neste caso para deixar nosso sprite mais ponteagudo! Isso é feito utilizando Cores Escuras com Tons próximas do contorno, que no caso dos itens de Tibia é Preto. Faremos isso deixando alguns pixels mais claros perto do cabo para dar a idéia de uma superfície "Afiada". Como na imagem: - E ao acabar a lâmina partimos para a guarda. Seguindo mais três regras: Regra número 1: A porção esquerda da guarda recebe mais luz do que a direita. Porém há pouca diferença. Regra número 2: Cavidades, Jóias, Rachaduras e Cabos com guardas longas recebem sombreamentos à parte da guarda. Regra número 3: A guarda não segue padrões de Secção transversal. ( pelo menos a maioria delas. ) Então vamos pintar a Guarda! Escolham cores também próximas do preto para o AA mas que mantenham a ideia dourada, reforce isso com cores mais vivas ao longo da guarda, utilizem para isso o Orb Colorido dourado. Exemplo: E por fim temos nosso Sprite totalmente feito pelo PAINT. Parabéns a todos que leram até aqui! Vejamos uma comparação rápida entre o nosso Sprite inicial e suas edições pelo Paint e pelo Fireworks: 1 - Formato Externo 2 - Formato Interno 3 - Pintura básica 4 - Aprimoramento 5 - Rota pelo Paint 6 - Rota pelo Fireworks Façam seus julgamentos! =D Eu pessoalmente diria que a espada 100% paint ficou muito melhor, talvez clareasse mais a lámina com o Fireworks. *OBS: Com laminas mais curtas em largura é mais fácil fazer AA ¬¬ Anti-Aliasing e suas aplicações O Anti-Aliasing é uma técnica muito utilizada para "arredondar" o sprite, e quando digo arredondar eu me refiro a Diminuição dos acidentes nas armações dos pixels Isto é: Algo pra disfarçar o fato de todos serem mini-quadradinhos haha. Isso se dá com o clareamento gradual da cor que mais se assemelha ao contorno e ao sprite, muitas vezes cinza, marrom ou até mesmo azul...todos em seus tons mais próximos do preto. Efeitos de Arredondamento Ao desenhar um círculo branco percebemos que existem muitos pontos brancos perto dos pixels pretos do contorno, isso faz om que o Sprite fique "quadrado" literalmente! haha. A correção desse efeito é fazer um pequeno degradê que parta do preto do contorno até a cor do fundo. Como no nosso caso estamos utilizando a cor branca...nada melhor do que fazer um degradê do preto para o branco usando a cor CINZA. Efeitos de Ponta-afiada Para fazer ponta não precisamos desenhá-la no formato mas caso preferirem assim; fiz essa imagem, bem ilustrativa ao meu ver da influencia do AA no Efeito de ponta dos Sprites Efeitos do AA na Pintura O Anti Aliasing é muito usado ( e bem usado ) na Alemanha e na Suécia para dar mais vida aos Sprites, evidenciando e enfatizando as cores vibrantes do interior ao invés de deixá-las soltas a mercê somente do contorno. A algum tempo fiz uma espada a qual dei o nome de Arectaris Fiz uma segunda versão dessa Sword utilizando duas técnicas de AA: A Primeira: no cabo, utilizando um marrom bem escuro para escurecer e um marrom-acinzentado mais claro para manter a cor escura. A Segunda: na lâmina, utilizando cores bem escuras na ponta, contrastando com a claridade dos ultimos pixels e gradualmente escurecendo os pixels para formar uma ponta. Observem atentamente a Ponta dos Sprites: OBS: Façam espadas com a largura da Arectaris no começo porque é muito complicado fazer AA de lâmina em espadas maiores a melhor que consegui acho que foi essa, preciso treinar e estudar mais isso haha Créditos: 100% Galiant www.patronum.online
Postado Janeiro 12, 2012 13 anos Mais um ótimo tutorial, assim que tiver tempo vou fazer uma oficina pra min. Pesquisando para me tornar um: Scripter: 12345 |||||||||| 0% Spriter: 123456|||||||||| 5% Web Desinger: |||||||||| 30% Mapper: 12345 |||||||||| 50%
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.