Postado Janeiro 18, 2012 13 anos Anti-Aliasing Quando trabalhamos com pixels percebemos que as bordas dos desenhos costumam aparentar muito o fato de que os pixels são de fato quadrados. O problema de muitos desenvolvedores gráficos no começo do pixel art, foi justamente no momento em que precisavam desenhar elementos que não seguissem o padrão quadrado dos pixels, como por exemplo Círculos, Esferas, e bordas redondas. Para muitos, a solução desse problema surgiu com a criação da técnica de ANTI-ALIASING - ou simplesmente - AA. O AA foi um grande avanço no desenho de formas esféricas ou outras que precisassem passar a idéia de uma superfície lisa, sem irregularidades. Mas como isto é possível se todo sistema televisual utiliza PIXELS para formar gráficos? A resposta é simples: O AA utiliza pixels que misturam as linhas com o plano de fundo em que elas estão. Quando isto é feito, nossos olhos não conseguem distinguir as irregularidades dos pixels. Em primeiro lugar devido ao tamanho dos pixels e segundo lugar devido a uma boa suavização de bordas. Vejam no exemplo: Na esquerda da imagem, vemos o circulo formado de vários pixels pretos. Suas bordas estão "cruas" e sem AA. Assim, mesmo no aumento menor é possível perceber as falhas de suas bordas redondas. Na direita da imagem vemos o mesmo circulo após a aplicação da técnica de Anti-Aliasing. E agora, no aumento menor, não se pode mais ver as falhas das bordas. COMO FAZER O ANTI-ALIASING? O Anti aliasing é simples apesar de não parecer. Tudo se baseia em 3 passos: 1 - Observar primeiro o desenho que se quer suavizar. 2 - Observar o fundo no qual este desenho está inserido. 3 - Adicionar cores que simbolizam a mistura das cores do desenho, com o seu fundo. No exemplo acima (dos circulos) tinhamos um circulo PRETO, num fundo BRANCO, então apenas adicionamos tons de CINZA (PRETO + BRANCO) para sua visar a borda. Vejamos melhor como isso se dá no exemplo abaixo: Seguindo os passos do Anti-Aliasing, temos: 1 - Linha amarela (Desenho que quero suavizar) 2 - Fundos Vermelho e Azul (Fundos nos quais o desenho que quero suavizar - linha amarela - está inserido) 3 - Adicionar cores que simbolizam a mistura das cores do desenho com o fundo: Linha Amarela + Fundo Vermelho = Anti aliasing LARANJA Linha Amarela + Fundo Azul = Anti Aliasing VERDE Créditos: 100% Galiant (André do Perspective45) www.patronum.online
Postado Janeiro 18, 2012 13 anos Olha. Eu acho que na verdade o Anti Aliasing é uma tecnica utilizada para suavizar imagens computadorizadas e não "todo sistema televisual" como vc está afirmando, uma x que as imagens criadas por computadores precisam ser "geradas" em uma matriz (a memoria d e video ) e antigamente os pcs não dispunham de tanta memoria para poder criar imagens com toda a qualidade grafica que uma tela de tv tem. Então quando a gente acendia ou acende um "pixel" na verdade estavamos acendendo um ponto que cabem em 10x10 pixel ou 5x5 pixel da tela ou qualquer outa medida similar e não um pixel de verdade na tela. Mas hoje em dia com a queda dos valores das memoria, acho que essa tecnica nem se usa mais pois podemos contar com tanta memoria para se gerar um grafico quantos forem os pixels da tela e que os graficos vertoriais está a cada dia que se passa uma realidade mais avançada que nem compensa mais se utilizar essa tecnica.
Postado Janeiro 18, 2012 13 anos Autor Man tudo sistema televisual é feito em pixels lembre-se disso. Editado Janeiro 18, 2012 13 anos por Vittu (veja o histórico de edições) www.patronum.online
Postado Janeiro 18, 2012 13 anos Sim eu sei disso e não discuto. O Problema é que o pixel em si consegue gerar qualquer tipo de imagem. Ou vc acha que a tv analogica usa sistema Anti Aliasing? E ela é um sistema televisual. Veja num televisor a imagem não eh formada da mesma forma que em um computador.
Postado Janeiro 18, 2012 13 anos Autor Eu acho que pode ser isso mesmo qualquer foto que você tirar ou video, se você aproximar muito perto podera ver os pixels (: www.patronum.online
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.