Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

• TK Destaques 2023:

• Posts Recentes

• Bom, como todos sabem, existe o shop.lua em servidores 0.4 para receber itens. Muitos deles têm loops infinitos ou fazem uma varredura completa no banco de dados, o que pode deixá-los instáveis. Isso ocorre principalmente quando o script não verifica adequadamente se há itens para processar ou se o banco de dados está sobrecarregado com consultas desnecessárias. No entanto, com algumas melhorias, podemos otimizar esse processo, garantindo que o servidor se mantenha estável e eficiente. No nosso exemplo, aplicamos algumas mudanças importantes:     Checagem eficiente de itens pendentes: A consulta ao banco de dados foi otimizada para verificar se existem realmente itens pendentes para o jogador. Se não houver itens, o script termina sua execução rapidamente, evitando sobrecarga. Evitar loops infinitos: O loop foi ajustado para garantir que, se não houver mais itens para processar, o script saia sem continuar verificando o banco de dados, prevenindo loops desnecessários. Logs: Foi adicionado um sistema de logs, onde cada transação bem sucedida do jogador é registrada com data e hora, além de informações sobre o jogador e os itens recebidos. Execução controlada com intervalos: Ao invés de fazer consultas contínuas ao banco de dados, o script executa checagens de tempos em tempos, configuráveis pelo parâmetro SQL_interval. Isso distribui as verificações ao longo do tempo e evita que o servidor fique sobrecarregado com solicitações simultâneas.   Segue o scripts: data/globalevents/scripts/shop.lua   function getCurrentDateTime() local currentDateTime = os.date("%Y-%m-%d %H:%M:%S") return currentDateTime end function createDirectoryIfNotExists(dir) local command = "mkdir -p " .. dir os.execute(command) end function saveLog(message) local logFilePath = "data/logs/shop/shop.txt" local logDir = "data/logs/shop/" createDirectoryIfNotExists(logDir) local currentDateTime = getCurrentDateTime() local logMessage = string.format("[%s] %s\n", currentDateTime, message) local file = io.open(logFilePath, "a") if file then file:write(logMessage) file:close() else print("Erro ao tentar escrever no arquivo de log.") end end SHOP_MSG_TYPE = 19 SQL_interval = 5 function onThink(interval, lastExecution) local result_plr = db.getResult("SELECT * FROM z_ots_comunication WHERE `type` = 'login';") if result_plr:getID() == -1 then return true end local hasMoreItems = false while true do local id = tonumber(result_plr:getDataInt("id")) local cid = getCreatureByName(tostring(result_plr:getDataString("name"))) if isPlayer(cid) then hasMoreItems = true local itemtogive_id = tonumber(result_plr:getDataInt("param1")) local itemtogive_count = tonumber(result_plr:getDataInt("param2")) local add_item_name = tostring(result_plr:getDataString("param6")) local received_item = 0 local full_weight = 0 if isItemRune(itemtogive_id) then full_weight = getItemWeightById(itemtogive_id, 1) else full_weight = getItemWeightById(itemtogive_id, itemtogive_count) end local free_cap = getPlayerFreeCap(cid) if full_weight <= free_cap then local new_item = doCreateItemEx(itemtogive_id, itemtogive_count) received_item = doPlayerAddItemEx(cid, new_item) if received_item == RETURNVALUE_NOERROR then doPlayerSendTextMessage(cid, SHOP_MSG_TYPE, string.format("Você recebeu >> %s << da loja.", add_item_name)) doPlayerSave(cid) db.executeQuery("DELETE FROM `z_ots_comunication` WHERE `id` = " .. id .. ";") db.executeQuery("UPDATE `z_shop_history` SET `trans_state`='realized', `trans_real`=" .. os.time() .. " WHERE id = " .. id .. ";") saveLog(string.format("[%s] %s (ID: %d), Você recebeu >> %s << da loja.", getCurrentDateTime(), tostring(result_plr:getDataString("name")), id, add_item_name)) end else doPlayerSendTextMessage(cid, SHOP_MSG_TYPE, string.format("Você não tem capacidade suficiente para >> %s <<. Necessário: %.2f oz. Disponível: %.2f oz.", add_item_name, full_weight, free_cap)) saveLog(string.format("[%s] %s (ID: %d), Tentou comprar >> %s <<, mas não tinha capacidade suficiente. Necessário: %.2f oz. Disponível: %.2f oz.", getCurrentDateTime(), tostring(result_plr:getDataString("name")), id, add_item_name, full_weight, free_cap)) end end if not result_plr:next() then break end end result_plr:free() if not hasMoreItems then return false end return true end   data/globalevents/globalevents.xml   <globalevent name="shop" interval="30000" script="shop.lua"/>     *Testado em Myaac *Testado em OTX2 8.60 *Testado em Ubuntu 20.04 *Não precisa criar pasta, ele mesmo cria.   Com essas melhorias, a performance do servidor foi significativamente melhorada, garantindo que o sistema de loja funcione de forma mais estável e eficiente, sem sobrecarregar o banco de dados ou causar lags. Agora, a transação de itens na loja ocorre de forma mais controlada e com menos chance de erros ou travamentos. by @L3K0T  
    • E aí, Gilson. É só compilar a source "king" que eu deixei em anexo no primeiro post, aí vai resolver isso e possivelmente alguns outros erros (faz muito tempo que não mexo mais com OT, então não sei se irá resolver todos os erros)   E aí, Sboy. Estranho isso... a database está no primeiro post normalmente... é só clicar para baixar....     E aí, Igor. Não mexi nessa parte do servidor, então... provavelmente pode ser que tenha um limite sim. todavia, não sei te dizer por não ter mexido nessa parte.
    • E aí, pessoal! Tenho um grande interesse em desenvolver um ot de TibiaME, mas minha maior dúvida atualmente é sobre a engine usada no jogo original da CipSoft. Sei que a engine deles é proprietária e não foi divulgada oficialmente, mas gostaria de entender melhor como posso estudar algo semelhante ou até reproduzir algumas funcionalidades com base em ferramentas da comunidade. Pesquisei um pouco e encontrei algumas referências que talvez possam ajudar: 🔹 Lan Engine – ferramenta parecida com o Ninja Ripper, usada pra extrair gráficos e dados de jogos em OpenGL. Dá pra usar no cliente do jogo e pegar sprites, mapas etc. 🔹 DLLs de Extração – mencionadas em fóruns como o TibiaDevs, que servem pra extrair dados de versões mais protegidas ou recentes dos jogos. 🔹 Senja Engine – projeto open source para servidores similares ao Tibia, não é o TibiaME, mas talvez ajude a entender a estrutura. 🔹 MBot (C#) – projeto de bot que usa bibliotecas como TibiaApi, bom pra entender como interagir com o cliente. Não estou procurando montar equipe nem nada agora — só entender como posso chegar mais perto da estrutura usada no TibiaME, para criar algo meu no futuro. Se alguém aí tiver mais referências, dicas, ferramentas ou ideias... toda ajuda é bem-vinda! atualmente existe 2 ot de tibiame na comunidade. más os demais não libera o projeto inicial. queria saber se alguém sabe uma maneira para criar um ot de tibiame. Valeu!
  • Criar Novo...

Informação Importante

Confirmação de Termo