Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Falando Sobre Modo De Spriting Diferente.

Posts Recomendados

Falando sobre Spriting

#2 Estilos

Olá galera

Hoje vou tocar num assunto meio polêmico: estilos de spriting.

Muita gente sempre "spriteia" usando o mesmo estilo. Começam com o paint, por exemplo, e seguem a vida toda fazendo sprites do mesmo modo. Isso é errado?

Não, acredito que não.

A vantagem é que você domina aquele programa (seja ele o Paint, o Photoshop, Gimp, Paint.net e etc) e aquele estilo de spriting.

A desvantagem é que você pode precisar fazer um estilo diferente e não vai se sair tão bem.

Além dessas vantagens/desvantagens, tem outra questão que envolve os estilos de spriting: a aceitação.

Muita gente vê um sprite feito de outra forma e acha estranho... normalmente porque estão acostumados. Acostumados, em grande parte dos casos, com o estilo usado no Tibia - e lógico, isso não é errado, visto que estamos num fórum de Open Tibia Servers. A questão é que nem sempre você vai fazer um sprite pensando em colocar num OT, então é preciso abrir seus olhos pra outros horizontes. Quer um exemplo?

Olha essa árvore:

arvore.png

Ela foi feito no GIMP, usando efeito de borrar, em poucos minutos. Se for perceber, é um sprite bonito, mas não tem NADA a ver com o modelo utilizado no Tibia. Isso não torna o sprite estranho ou com menor qualidade, só o torna 'diferente'. Digo isso porque ele pode ser usado em outros meios (em outros jogos). Um exemplo é o MMORPG Zezenia Online. A maioria dos sprites tem um estilo diferente do visto no Tibia, mais escuro e menos pixelado... como se fosse feito com brushes. Se você não conhece o jogo pode pesquisar no google ou então clicar aqui pra ver uma imagem.

Um famoso spriter chamado André (Galiant) costuma utilizar seus sprites feitos no Paint no seu projeto principal, o Phobos Online, e alguns que faz no Photoshop ele doa pro Zezenia. Nesse exemplo fica bem claro como os estilos combinam com um jogo mas não com outros.

Pra quem não conhece o trabalho do André, pode conhecer mais no Perspective 45, clicando na imagem abaixo (que é um sprite dele):

12321310.png

Ou seja, se você começou spritear agora e não se sente bem seguindo determinado estilo, sinta-se livre pra tentar migrar pra outro. Só não vale usar como desculpa que você faz 'arte abstrata' pra ficar postando sprites lixos.

Créditos: K r e x

Achei legal mais meio que complicado pra quem está Aprendendo ainda ;)

Te Ajudei? Click em Gostei! Att: DuH HeRE. OBS: TibiaAvatar Precissando de WebDesing/WebMaster

do5u6h.jpg

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Krex arrasa nas materias de spriting apesar de ele ser um otimo spriter não curto muito ele, boa materia duh, vale lembrar que o servidor zezania usa sprites assim, mais fico estranho.

Reputado.

Editado por Vittu (veja o histórico de edições)
Link para o post

Bem legal, mas acho que assim vc perde qualidade em alguns itens, tipo as garrafas no chão não tem nenhum tipo de iluminação ou textura e os outifts achei sem vida e as cores muito vivas, mas as arvores achei lindissimas, ou seja, se for fazer sprites desse estilo tem que se cuidar pra não se perder e deixar a sprite "sem noção".(pelo menos foi o que percebi, mas, posso estar errado, afinal sou iniciante em spriting)

Pesquisando para me tornar um:

Scripter: 12345 |||||||||| 0%

Spriter: 123456|||||||||| 5%

Web Desinger: |||||||||| 30%

Mapper: 12345 |||||||||| 50%

QZUBc.png

Link para o post

Bom artigo cara. O André foi e é o melhor spriter que conheci em toda minha vida, muito perfeito. Faz excelentes sprites, tanto de outfits quanto de monstros.

Abraços.

what_does_the_fox_say____by_rai_doo-d6p8

Link para o post

eu acredito q é possível fazer o estilo do tibia em vários editores

fazendo tudo no paint, acaba dificultando um pouco, por ter menos ferramentas

nao sei no paint seven, mas no xp vish, horrible, uso só para outline .-.

Editado por Frenvius (veja o histórico de edições)
Link para o post

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

• Criar Novo...

Informação Importante

Confirmação de Termo