Ir para conteúdo

Featured Replies

Postado

Opa, olha o Renato com mais um artiguzinhu (y)

Hoje eu vou falar um pouco dos Arrays e como utilizá-los :)

O que são Arrays?

Bom, nos meus tutoriais eu não gosto muito de me apegar às teorias, e sim às práticas. Então essa parte eu vou deixar com meu amigo wikipedia.

Um array, também conhecido como vetor ou matriz, é uma das mais simples estruturas de dados. Os arrays mantêm uma série de elementos de dados, geralmente do mesmo tamanho e tipo de dados. Elementos individuais são acessados por sua posição no array. A posição é dada por um índice, também chamado de subscrição. O índice geralmente utiliza uma sequência de números inteiros, (ao contrário de um array associativo) mas o índex pode ter qualquer valor ordinal. Alguns arrays são multi-dimensionais, significando que eles são indexados por um número fixo de números inteiros, por exemplo, por um sequência (ou sucessão) finita de quatro números inteiros. Geralmente, arrays uni- e bi-dimensionais são os mais comuns.

Muito blablabla né? Se você nunca utilizou um array dificilmente você aprende com esse texto ai. Mas, vamos para a prática!

Utilizando os Arrays!

Bom, existem várias formas de definirmos um array, vamos lá!

Array Unidimensional

Array Individual

$frutas = array('maca', 'pera', 'melancia', 'abacate');
Podemos ver que eu digo que $frutas é um array, e dentro dele eu dou 4 valores, maca, pera, melancia e abacate! Tá, e como acessar esses valores?
echo $frutas[0].'<br />'.$frutas[1].'<br />'.$frutas[2].'<br />'.$frutas[3]
Deste jeito. Lembramos que todo array começa a contar pelo número 0, assim se o array tiver 4 elementos, o último será $array[3]. Array Associativo Bom, o que eu expliquei acima foi o array individual, aqui agora, vou explicar o array associativo, aonde você da nomes aos arrays, ao invés de números.
$cores = array("vermelho" => "#FF0000", "azul" => "#0000FF", "verde" => "#00FF00");
Se perceber, agora temos duas strings em cada node, separadas por "=>" aonde diz que vermelho é #FF0000, azul é #0000FF e etc. Agora, ao invés de ser os números na ordem, se torna o que você especificou
$cores['vermelho']; //retorna #FF0000;
$cores['azul']; //retorna #00FF00;
$cores['verde']; //retorna #0000FF;

Array Bidimensional

Array Individual Os dois exemplos que citei acima são arrays unidimensionais, agora vou falar sobre os bidimensionais, que nada mais é que arrays dentro de arrays, quase como uma árvore.
$cores = array(array('azul claro','azul escuro'), array('verde claro', 'verde escuro'));
Que são:
echo $cores[0][0]; //retorna azul claro
echo $cores[0][1]; //retorna azul escuro
echo $cores[1][0]; //retorna verde claro
echo $cores[1][1]; //retorna verde escuro
Array Associativo Começou a ficar complexo a coisa, rs.
$cores = array("azul" => array("claro" => "#00CCFF", "escuro" => "#000066"), "verde" => array("claro" => "#00FF00", "escuro" => "#006600"));
Bom, nem é tanto complexo assim, com a prática acostuma rápido. Neste exemplo, eu coloquei duas cores, azul e verde, e cada cor com duas especificações cada, claro e escuro. E pra você ver como fica:
echo $cores['azul']['claro']; //retorna #00CCFF;
echo $cores['azul']['escuro']; //retorna #000066;
echo $cores['verde']['claro']; //retorna #00FF00;
echo $cores['verde']['escuro']; //retorna #006600;
Mas esse não é o único jeito de definirmos um array. Existem duas formas. A que eu já expliquei:
$cores = array('azul','verde','vermelho');
E uma segunda forma:
$cores = array();
$cores[0] = 'azul';
$cores[1] = 'verde';
$cores[2] = 'vermelho';
[/code]

Porém, essa segunda forma, só é proveitoso, quando utilizamos array associativo e/ou bidimensional. Pois por exemplo:

[code]$cores = array();
$cores['azul']['claro'] = "#00CCFF";
$cores['azul']['escuro'] = "#000066";
$cores['verde']['claro'] = "#00FF00";
$cores['verde']['escuro'] = "#006600";

Este array associativo e bidimensional, cria um array igual o citado lá em cima, sobre azul (claro e escuro) e verde (claro e escuro)

Bom, isso é um array.

Aparentemente um bixo de sete cabeças, mas é tão simples quanto uma string. É só praticar :)

Qualquer dúvida, pergunte,

Renato Ribeiro.

• Respostas 7
  • Visualizações 1.3k
  • Created
  • Última resposta

Top Posters In This Topic

Postado

Show renatin, ótimo tutorial, simples porém muito útil...

Agora da licença que eu vou criar um concorrente pro facebook.

flw

Postado

@julemar

Normal, tem que começar pelo básico pra entender isso. kk'

@Renato

Parabéns, belo tutorial ! Espero que faça outros. kk'

Estou aprendendo programar, mas os tutoriais explicativos e bem formatados hoje em dia estão escaços, no começo não sabia por onde começar, dei uma pesquisada e assisti umas vídeos aulas, mas estavam incompletas, então agora tá difícil ;P

Nem é tão complicado assim programar, você apenas precisa ter tempo, esforço, dedicação, vontade e um pouco de lógica ;P

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Estatísticas dos Fóruns

• Tópicos 96.9k
  • Posts 519.6k

Informação Importante

Confirmação de Termo