Postado Fevereiro 17, 2013 12 anos Opa, olha o Renato com mais um artiguzinhu Hoje eu vou falar um pouco dos Arrays e como utilizá-los O que são Arrays? Bom, nos meus tutoriais eu não gosto muito de me apegar às teorias, e sim às práticas. Então essa parte eu vou deixar com meu amigo wikipedia. Um array, também conhecido como vetor ou matriz, é uma das mais simples estruturas de dados. Os arrays mantêm uma série de elementos de dados, geralmente do mesmo tamanho e tipo de dados. Elementos individuais são acessados por sua posição no array. A posição é dada por um índice, também chamado de subscrição. O índice geralmente utiliza uma sequência de números inteiros, (ao contrário de um array associativo) mas o índex pode ter qualquer valor ordinal. Alguns arrays são multi-dimensionais, significando que eles são indexados por um número fixo de números inteiros, por exemplo, por um sequência (ou sucessão) finita de quatro números inteiros. Geralmente, arrays uni- e bi-dimensionais são os mais comuns. Muito blablabla né? Se você nunca utilizou um array dificilmente você aprende com esse texto ai. Mas, vamos para a prática! Utilizando os Arrays! Bom, existem várias formas de definirmos um array, vamos lá! Array Unidimensional Array Individual $frutas = array('maca', 'pera', 'melancia', 'abacate'); Podemos ver que eu digo que $frutas é um array, e dentro dele eu dou 4 valores, maca, pera, melancia e abacate! Tá, e como acessar esses valores? echo $frutas[0].'<br />'.$frutas[1].'<br />'.$frutas[2].'<br />'.$frutas[3] Deste jeito. Lembramos que todo array começa a contar pelo número 0, assim se o array tiver 4 elementos, o último será $array[3]. Array Associativo Bom, o que eu expliquei acima foi o array individual, aqui agora, vou explicar o array associativo, aonde você da nomes aos arrays, ao invés de números. $cores = array("vermelho" => "#FF0000", "azul" => "#0000FF", "verde" => "#00FF00"); Se perceber, agora temos duas strings em cada node, separadas por "=>" aonde diz que vermelho é #FF0000, azul é #0000FF e etc. Agora, ao invés de ser os números na ordem, se torna o que você especificou $cores['vermelho']; //retorna #FF0000; $cores['azul']; //retorna #00FF00; $cores['verde']; //retorna #0000FF; Array Bidimensional Array Individual Os dois exemplos que citei acima são arrays unidimensionais, agora vou falar sobre os bidimensionais, que nada mais é que arrays dentro de arrays, quase como uma árvore. $cores = array(array('azul claro','azul escuro'), array('verde claro', 'verde escuro')); Que são: echo $cores[0][0]; //retorna azul claro echo $cores[0][1]; //retorna azul escuro echo $cores[1][0]; //retorna verde claro echo $cores[1][1]; //retorna verde escuro Array Associativo Começou a ficar complexo a coisa, rs. $cores = array("azul" => array("claro" => "#00CCFF", "escuro" => "#000066"), "verde" => array("claro" => "#00FF00", "escuro" => "#006600")); Bom, nem é tanto complexo assim, com a prática acostuma rápido. Neste exemplo, eu coloquei duas cores, azul e verde, e cada cor com duas especificações cada, claro e escuro. E pra você ver como fica: echo $cores['azul']['claro']; //retorna #00CCFF; echo $cores['azul']['escuro']; //retorna #000066; echo $cores['verde']['claro']; //retorna #00FF00; echo $cores['verde']['escuro']; //retorna #006600; Mas esse não é o único jeito de definirmos um array. Existem duas formas. A que eu já expliquei: $cores = array('azul','verde','vermelho'); E uma segunda forma: $cores = array(); $cores[0] = 'azul'; $cores[1] = 'verde'; $cores[2] = 'vermelho'; [/code] Porém, essa segunda forma, só é proveitoso, quando utilizamos array associativo e/ou bidimensional. Pois por exemplo: [code]$cores = array(); $cores['azul']['claro'] = "#00CCFF"; $cores['azul']['escuro'] = "#000066"; $cores['verde']['claro'] = "#00FF00"; $cores['verde']['escuro'] = "#006600"; Este array associativo e bidimensional, cria um array igual o citado lá em cima, sobre azul (claro e escuro) e verde (claro e escuro) Bom, isso é um array. Aparentemente um bixo de sete cabeças, mas é tão simples quanto uma string. É só praticar Qualquer dúvida, pergunte, Renato Ribeiro.
Postado Fevereiro 17, 2013 12 anos Muito bom, eu estava confuso esses dias com o php do meu site e era só adicionar os arrays. Obrigado Renato.
Postado Fevereiro 17, 2013 12 anos Show renatin, ótimo tutorial, simples porém muito útil... Agora da licença que eu vou criar um concorrente pro facebook. flw
Postado Fevereiro 17, 2013 12 anos Nossa nao entendi nada SUHSUSHSU,pra quem entendi deve ser muito bom essa tutorial.
Postado Fevereiro 18, 2013 12 anos @julemar Normal, tem que começar pelo básico pra entender isso. kk' @Renato Parabéns, belo tutorial ! Espero que faça outros. kk' Estou aprendendo programar, mas os tutoriais explicativos e bem formatados hoje em dia estão escaços, no começo não sabia por onde começar, dei uma pesquisada e assisti umas vídeos aulas, mas estavam incompletas, então agora tá difícil ;P Nem é tão complicado assim programar, você apenas precisa ter tempo, esforço, dedicação, vontade e um pouco de lógica ;P
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.