Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Olá, já é o terceiro mini-curso que resolvo fazer para ensinar um pouco de programação para a galera daqui, mais acho que dessa vez vai dar um pouco mais certo.

1- Aula - Introdução ao C

Nesse curso, tenho como objetivo final ensinar um pouco de C para iniciantes, então já estarei avisando, não vai ter qualquer conteúdo avançado aqui, vou preparar um pouco vocês para aulas mais avançadas, e etc

Neste curso iremos aprender os conceitos básicos de C uma linguagem de que de uns tempos para cá, tem se tornado cada dia mais popular, seja no mercado ou para pequenos programas, como macro's.

Uma coisa, que muitas pessoas dizem sobre C é que é uma linguagem muito complexa ounão e que normalmente ela é usada por pessoas que já tem uma boa noção de programação, mais C também pode ser usado como uma linguagem inicial, como pascal que grande parte das pessoas se iniciam com ela.

Vamos aprender um pouco da história do C, o C, nasceu em 72, seu inventor Dennis Ritchie, o usou pela primeira vez usando um DEC PDP-11 rodando um sistema operacional UNIX, C, é um derivado de B, que por sua vez é derivado de BCPL, C, tem duas linguagens que vem dela D, que é uma evolução de C, como C é uma evolução de B, que é uma evolução de BCPL.

C, é uma linguagem de programação genérica, que pode ser utilizado para a criação de programas desde editores de texto, a sistema operacionais ( que não é um programa ).

Estaremos aprendendo o C estruturado pela ANSI. Estarei recomendando, para os alunos daqui também de qualquer método, sendo eu disponibilizando imagens ou demonstrações peço que todos compilem os projetos e etc que eu postar aqui para ver o funcionamento, porque assim também iremos perceber os erros, que podem ser possivelmente causados.

Para finalizar essa primeira aula, estarei explicando sobre Case Sensitive.

A linguagem de programação C, é case sensitive, case sensitive é um ponto de muita importancia, pois ele diferencia, C de c, ou seja ele diferencia minusculo de maiusculo. Seja a diferença no inicio, no meio ou no final da palavra, ou seja, Soma é diferente de soma sOmA, de SOMA, de SomA.

Até a próxima. Peço que ninguém copie esse conteúdo sem autorização e créditos. Contato em [email protected]

Editado por Beatriz Oliveira (veja o histórico de edições)

Daniel Novaes diz

seu notebook não roda tibia né?

Robson Venturin diz

roda

com 95ºC

Robson Venturin diz

vo apontar meu lapiz

com a faca

afk

Link para o post
Compartilhar em outros sites

C e C++ são linguagens distintas. Se vai tratar de uma ou outra (ou ambas) é melhor especificar, pois no título consta como C++, em algumas partes do texto como C e outras C/C++.

Editado por Flamer (veja o histórico de edições)
Link para o post

Bem na verdade C++ e C são a mesma linguagem..... a diferença é que C++ possui a orientação a Objetos é o mesmo que dizer que Visual Basic 4 e Visual Basic 6 são linguagens diferentes... elas são a mesma linguagem...

E usar c/c++ para criação de pequenos programa e macros... é a pior coisa que se pode falar..... se um dia vc falar isso para um programador dessa linguagem ele vai te taxar de ordinário.... para isso existem as otras linguagens.... se usa c/c++ para fazer coisa competente.... nada de programa de pizzaria locadora e outras coisas

E eu soh por essa primeira aula eu ja vi que esse curso não vai chegar nem na 4 aula... então par que começou???

Editado por join (veja o histórico de edições)

Donate

Link para o post

Se C e C++ fossem a mesma linguagem não existiriam materiais específicos para ambas, e também não deveríamos estuda-las separadamente nas faculdades e universidades, já que do jeito que pensa, "C++ é um conjunto que contém C".

Existe realmente boa compatibilidade de C++ para códigos em C, entretanto nem toda a síntaxe de C é aceita por compiladores em C++, algo bem diferente de ser apenas a orientação a objeto.

O que C++ difere de C é algo muito mais relevante do que as versões 4 e 6 do Visual Basic. Talvez pudesse comparar melhor como no caso de VB 6 e VB.NET que ao meu ver também são linguagens distintas.

Link para o post

Claro que precisa ter material especifico, da mesma maneira que existe material especifico tanto para o VB4 quanto para o VB6 principalmente pelas mudanças tecnologicas, mas em ambas por mais que o vb6 tenha funções novas vc consegue compilar e executar programas feitos em VB4 e vc ja viu um programador começando a programar em vb6 e depois tentar fazer alguma coisa em VB4? Desastre total.....

Por isso que em algumas faculdades inicia pelo C.

O problema é que estamos acostumados a ouvir que c é uma linguagem e c++ é outra....

Mas se vc não sabe quando o criador do c++ o criou a linguagem se chamou durante 3 ou 4 anos unicamente "C com classes"

Bem todo compilador c++ compila c.

Se vc não usar as bibliotecas orientadas a objetos é obvio...

Pode ser que vcs aceitem o c como uma linguagem e o c++ como outra... eu o considero a mesma limguagem....mas que usam bibliotecas diferentes.....

Donate

Link para o post

Concordo com o Join. O "C++", como o nome diz, é uma complementação do C. Não é outra linguagem. É a mesma com novas funcionalidades.

Obviamente, algumas coisas mudaram, mas não foi 100%...

Editado por Ash Katchup (veja o histórico de edições)
Link para o post

Opa...

kkk bem de qq forma eu acho que isso eh algo pessoal... cada um aqui vai achar que é alguma coisa...

O por que eu acho que o c e c++ é a mesma linguagem (não existe nada comprovando isso é apenas uma hipótese)

Eu acho que o cara que criou o c++ na verdade só criou as novas libs com os recursos de classes e tudo aquilo que chamamos de c++ e depois ele ter visto que criou um conceito totalmente inovador ou mesmo por que todos na epoca deve ter apelidado o "C com classes de C++" por isso ele deve ter mudado o nome da coisa é igual o Ajax... isso não passava de uma tecnica que os programadores mais experientes usavam para contornar certos problemas que tinham....na verdade eu até acho que no começo eles deveriam ver isso como uma "GAMBIARRA" depois de um bom tempo alguem resolveu dar nome à essa gambiarra...

Acho q eh isso gente!!!

Donate

Link para o post

Ok, então vou concertar isso, vai ser C, já era, vou falar sobre C. Só não cobrem muito de mim pq tenho em media 1 hr por dia para esse tutorial, fora ao final de semana que eu tenho 30~35 hrs ( por 2 dias. )

Daniel Novaes diz

seu notebook não roda tibia né?

Robson Venturin diz

roda

com 95ºC

Robson Venturin diz

vo apontar meu lapiz

com a faca

afk

Link para o post

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

• Criar Novo...

Informação Importante

Confirmação de Termo