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Olá a todos frequentadores da seção Scripting, tomei minha própria iniciativa junto com o Lpz de criar dicas ao scripting, como perceberam ele já começou com seu tópico dicas onde foi muito importante a iniciantes!

Hoje começarei de nv. de script inferior, com scripts/comandos/funções básicas!

Então vamos começar com o comando parecido com o do !aol que é bastante útil a outros servidores.

Ok, vamos lá!


function onSay(cid,words,param)

if doPlayerRemoveItem(cid,2145,10) == TRUE then

doPlayerAddItem(cid,1738,1)

doCreatureSay(cid,"MENSAGEM QUE A TALKACTION FOI REALIZADA COM SUCESSO",TALKTYPE_ORANGE_1)

else

doCreatureSay(cid,"MENSAGEM QUE HOUVE ERRO NA TALKACTION, MOTIVO: FALTA DE DINHEIRO",TALKTYPE_ORANGE_1)

end

end

Agora vamos as explicações:

function onSay(cid,words,param)

Para executar o comando é por meio de falas, palavras (exemplo: !aol)

divisor.png

if doPlayerRemoveItem(cid,2145,10) == TRUE then

Esta linha já diz tudo "PlayerRemoveItem" significa que removerá o tal item do player, no caso removerá o ID 2145 (Small Diamonds) e a quantidade, que seria 10.

Para modificar altere o número 2145 (Small Diamonds) para o que desejar idem a quantidade, que e o número 10.

OBSERVAÇÃO do Alexx Pirado lol: Além de remover, ele checa se o player possui o item e a quantidade. Após isso executa a função.

divisor.png

doPlayerAddItem(cid,1738,1)

Essa função ela mesmo diz já "AddItem" ao executar o comando e não houver erros/falhas (ex: falta de dinheiro) adiciona o id do item, você mesmo opta por qual item adicionar e a sua quantidade.

No caso os números 1738 é o ID do item é o número 1 e a quantidade.

divisor.png

doCreatureSay(cid,"MENSAGEM QUE A TALKACTION FOI REALIZADA COM SUCESSO",TALKTYPE_ORANGE_1)

else

Essa mensagem será mandada para a creature(pessoa,player) entre as aspas adicione uma mensagem de sucesso, onde a pessoa conseguiu executar o script sem problemas (onde teve o dinheiro suficiente).

Observação: A função "else" fará o contrário do de baixo, por exemplo No de baixo deu certo, no de cima com o else dará certo.

O TALKTYPE_ORANGE_1 e a cor que aparecerá na tela do jogador, no caso laranja (mude ao seu gosto).

divisor.png

doCreatureSay(cid,"MENSAGEM QUE HOUVE ERRO NA TALKACTION",TALKTYPE_ORANGE_1)

Essa mensagem será mandada para a creature(pessoa,player) entre as aspas adicione uma mensagem de erro, onde a pessoa não consegui executar o script por que não possuia dinheiro (que e o caso do script).

divisor.png

end

end

Os dois end servirão para fechar o if e o script.

divisor.png

É isso ai galera, primeira "aulinha" espero que tenham gostado quem sabe hoje mesmo posto outra um pouco mais avançada!

Editado por Doughell (veja o histórico de edições)

E-mail para contato: gigo_xl@hotmail.com

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EU VOLTEI GAROTAS!

31/12/2011

Atenciosamente,

Guilherme Salviati.

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Postado

Creio que você não está ensinando a programar scripts, você está desmembrando um código já pronto e explicando as partes dele.

Assim, quando alguém tiver uma ideia de script, não conseguirá desenvolver-la, pois só conseguirá ter esse modelo fixo em mente.

No entanto, obrigado pela contribuição ao fórum.

Reputação+

Editado por Lpz (veja o histórico de edições)

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