Postado Outubro 21, 2011 13 anos Este é um post popular. Olá a todos frequentadores da seção Scripting, tomei minha própria iniciativa junto com o Lpz de criar dicas ao scripting, como perceberam ele já começou com seu tópico dicas onde foi muito importante a iniciantes! Hoje começarei de nv. de script inferior, com scripts/comandos/funções básicas! Então vamos começar com o comando parecido com o do !aol que é bastante útil a outros servidores. Ok, vamos lá! function onSay(cid,words,param) if doPlayerRemoveItem(cid,2145,10) == TRUE then doPlayerAddItem(cid,1738,1) doCreatureSay(cid,"MENSAGEM QUE A TALKACTION FOI REALIZADA COM SUCESSO",TALKTYPE_ORANGE_1) else doCreatureSay(cid,"MENSAGEM QUE HOUVE ERRO NA TALKACTION, MOTIVO: FALTA DE DINHEIRO",TALKTYPE_ORANGE_1) end end Agora vamos as explicações: function onSay(cid,words,param) Para executar o comando é por meio de falas, palavras (exemplo: !aol) if doPlayerRemoveItem(cid,2145,10) == TRUE then Esta linha já diz tudo "PlayerRemoveItem" significa que removerá o tal item do player, no caso removerá o ID 2145 (Small Diamonds) e a quantidade, que seria 10. Para modificar altere o número 2145 (Small Diamonds) para o que desejar idem a quantidade, que e o número 10. OBSERVAÇÃO do Alexx Pirado lol: Além de remover, ele checa se o player possui o item e a quantidade. Após isso executa a função. doPlayerAddItem(cid,1738,1) Essa função ela mesmo diz já "AddItem" ao executar o comando e não houver erros/falhas (ex: falta de dinheiro) adiciona o id do item, você mesmo opta por qual item adicionar e a sua quantidade. No caso os números 1738 é o ID do item é o número 1 e a quantidade. doCreatureSay(cid,"MENSAGEM QUE A TALKACTION FOI REALIZADA COM SUCESSO",TALKTYPE_ORANGE_1) else Essa mensagem será mandada para a creature(pessoa,player) entre as aspas adicione uma mensagem de sucesso, onde a pessoa conseguiu executar o script sem problemas (onde teve o dinheiro suficiente). Observação: A função "else" fará o contrário do de baixo, por exemplo No de baixo deu certo, no de cima com o else dará certo. O TALKTYPE_ORANGE_1 e a cor que aparecerá na tela do jogador, no caso laranja (mude ao seu gosto). doCreatureSay(cid,"MENSAGEM QUE HOUVE ERRO NA TALKACTION",TALKTYPE_ORANGE_1) Essa mensagem será mandada para a creature(pessoa,player) entre as aspas adicione uma mensagem de erro, onde a pessoa não consegui executar o script por que não possuia dinheiro (que e o caso do script). end end Os dois end servirão para fechar o if e o script. É isso ai galera, primeira "aulinha" espero que tenham gostado quem sabe hoje mesmo posto outra um pouco mais avançada! Editado Outubro 22, 2011 13 anos por Doughell (veja o histórico de edições) E-mail para contato: gigo_xl@hotmail.com Quer ter um fórum mais organizado? Cumpra as regras! Regras do forum. EU VOLTEI GAROTAS! 31/12/2011 Atenciosamente, Guilherme Salviati.
Postado Outubro 21, 2011 13 anos Autor Valeu ai Alexx pela força! Continue com seus scripts de website E-mail para contato: gigo_xl@hotmail.com Quer ter um fórum mais organizado? Cumpra as regras! Regras do forum. EU VOLTEI GAROTAS! 31/12/2011 Atenciosamente, Guilherme Salviati.
Postado Outubro 21, 2011 13 anos Acho que seria importante ensinar as pessoas para usarem variaveis desdo começo, Mais mesmo assim, belo tutorial Abraços
Postado Outubro 21, 2011 13 anos Creio que você não está ensinando a programar scripts, você está desmembrando um código já pronto e explicando as partes dele. Assim, quando alguém tiver uma ideia de script, não conseguirá desenvolver-la, pois só conseguirá ter esse modelo fixo em mente. No entanto, obrigado pela contribuição ao fórum. Reputação+ Editado Outubro 22, 2011 13 anos por Lpz (veja o histórico de edições)
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