Ir para conteúdo

smurfs

Membro
  • Registro em

  • Última visita

Histórico de Curtidas

  1. Gostei
    smurfs deu reputação a Fire Water Earth Air em [Resolvido] [Duvida] Como tirar vip...   
    Vá ate Data>talkactions>talkactions.xml abra ele procure pelo comando "!buyvip" apague toda a tag que está la e você removera do seu ot este comando vai estar assim a tag 
     
  2. Gostei
    smurfs deu reputação a MaXwEllDeN em [Resolvido] Ajuda comando !aol   
    Só uma optimizada no código
     

      function onSay(cid, words, param)    if doPlayerRemoveMoney(cid, 20000) then       doPlayerAddItem(cid, 2173, 1)       doSendMagicEffect(getThingPos(cid),13)       doCreatureSay(cid, "Voce comprou um AOL!", TALKTYPE_ORANGE_1)    else       doPlayerSendCancel(cid, "Você não tem dinheiro suficiente para comprar uma AOL.")       doSendMagicEffect(getThingPos(cid), 2)    end   return true end
  3. Gostei
    smurfs deu reputação a Fire Water Earth Air em [Resolvido] Ajuda comando !aol   
    Data/talkactions.xml Adicione 
     <talkaction words="!aol" event="script" value="aol.lua"/>
     
    Data/talkactions/scripts Crie 1 arquivo com nome "aol" e adicione a tag a baixo
  4. Gostei
    smurfs deu reputação a 3visan em Coerência em Mapping   
    Coerência Em Mapping

    Olá pessoal resolvi fazer esse tutorial para todos que ignoram a coerência no map, bem pra que não sabe a coerência é chamada de sense pelos mappers então um mapa sem coerência é um mapa non-sense.

    Vou explicar hoje os seguintes items:
    Localização
    Tamanho
    Habitat
    Detalhes

    Bem vamos comessar, antes de tudo peço que todos de uma estudada antes de fazer seu map, para conhecer mais e sempre elaborar e não sair improvisando.

    1- Localização:
    A lozalização é fundamental em um map, não adianta por respaw em qualquer lugar, tem que ser o local correta para não haver luring e outras coisas, vamos dar um exemplo, imagina se eu colocaria dragons no bueiro de uma city, bem os low level iria entrar no bueiro para dar uma upada mais infelizmente iriam morrer para os dragons ou seja dragons no bueiro é uma coisa sem coerencia, fora que a localização é pessima, vamos dar uma olhada no mini-map que eu fiz para vocês entenderem melhor.



    LEGENDA:
    Quadrado preto: Cidade
    Azul Calcinha: Monstros fracos
    Laranja: Monstros medios
    Vermelho: Monstros fortes
    Verde: Locais sem respaw, casas npcs etc..

    Bem agora deu para entender um pouco para deixar seu map coerente, mas não é só isso, os monstros fracos podem ficar em qualquer lugar de area plana sem ter oque se preucupar, os monstros medios seria bm coloca-los em montanhas, já os fortes em cavernas, bem assim pode-se evitar luring e diversas coisas chatas, assim o seu map fica mais coerente.

    2-Tamanho:
    O tamanho também é um erro de muitos mappers iniciantes, vamos dar um exemplo nesse templo (feio)

    Bem pequeno né (estou falando de estrutura e não dos detalhes) já que um templo deveria ter um tamanho melhor e apropiado, mas não exageradamente grande.


    3- Habitat
    Bem o habitat é muito importante não se pode colocar qualquer monster em qualquer lugar, cada monster tem seu lugar especifico para ficar com sense, vou mostrar uma imagem de uma hunt non-sense


    Bem isso é muito esquisito, os demons são criaturas quentes, e nunca sobreviviriam no gelo, isso sim é um non-sense, quando na verdade o map deveria ser assim.

    Agora está correta, frost giant vivem exatamente no gelo, assim o map fica com sense.

    Bem não vou postar mais prints aqui dos habitat acho que já deu para ter uma ideia de como é.
    bem a muitas perguntas que podem fazer sobre o mapa, como por exemplo:

    Porque as criaturas vivem ali?
    Elas se alimentam do que?

    Bem é uma coisa mais complicada mais é sempre bom ter mais algo a por como por exemplos criaturas mais fracas perto de monsters fortes assim ja da uma ideia de que eles servem de alimento.

    4 - Detalhes

    Bem vou mostrar alguns detalhes non-sense que ocorrem em alguns mapas, isso é mais comum do que vocês imaginam, vou mostrar alguns exemplos.



    Veja bem como a agua de cima sustenta a de baixo ? é algo completamente impossivel, que deixa o map bem esquisito então pense bem antes de fazer algo assim.


    Veja só você acha que aquela ponte de madeira iria suportar a lava? bem lógicamente não, mas se vocês pensarem bem não iria suportar qualquer outro tipo de material até mesmo o aço, no tibia tem varios locais incoerêntes então fica a criterio de cada um.

    Alguns detalhes:
    Um char não cabe exatamente em um bueiro, então como o players conseguen entrar no bueiro?
    Casas no tibia são bem diferentes que na real life.
    Ha locais no tibia incoerêntes também mais isso fica a criterio de vocês e do mapper.

    Bem depois de tentar pela 3° vez fazer esse tutorial (energy down ) finalmente consegui espero que aproveitem o tutorial, e que destaquem ele, pelo menos eu acho que é muito importante, mais isso fica a criterio do moderador, bem até a proxima.

    Creditos:
    Vittu
    Udéia pros reclamoes que acham que é rip rs: brunosid
     
    Obrigado pelo vital por me lembrar do autor da idéia.
  5. Gostei
    smurfs deu reputação a Renato em Dicas para Praticar!   
    Dicas para praticar!




    Iniciantes á experientes.



    Antes de mais nada, isso aqui são dicas, não precisa ser exatamente assim, você pode criar seu jeito de treinar.

    • Iniciantes: Você que está começando agora a mappear, é importante ler tutoriais, não podemos negar. Muitos podem dizer que o auto-border só estraga seu mapa, e podem te orientar a não usar desde o princípio, para melhorar. De uma certa forma, está errado. No começo você TEM que usar auto-border, é fundamental. As chances de você criar uma área mais bonita e bem clean usando raw pallete estando no início, é muito baixa. Mas venho lhe trazer um dica que eu usava muito quando eu estava começando. Vá em algum site de mecanismo de busca, google, yahoo, bing (sugiro o google) e procure por imagens de mapas, pegue um que você mais gostar, de preferência. Ou porcure em Show Off aqui mesmo.
    Abra seu RME, e com a imagem aberta, tente fazer uma paisagem com todos os detalhes que tem na outra imagem. Mas impotante, não faço formato igual, faça tudo diferente mas com tudo que estiver lá.
    Como assim? Exemplo, o chão é grass, então ponha grass. Mas tem dirt misturado também!! Então ponha dirt. Use este conceito, tufos de gramas, brushes, árvores, se tiver, você poe! Depois que terminar, compare com a da imagem.
    Mas relembrando, não faça igual, formatos diferentes! Isso é muito importante.
    Faça isso com umas 20 imagens (sugiro umas duas por dia), com isso, você conseguirá explorar a fundo seu RME (sugiro usar rme para mapear) e onde ficam seus itens nos palletes e suas funções.

    • Intermediário: Agora, para você entrar no nível intermediário de mapping, você precisa saber todas as funções de seu Editor. "Fuce" na barra de opções de seu MapEditor, vá em File e veja todas as opções e como funcionam, depois vá em Edit, Map, View, e assim por diante. Sugiro ler um tutorial que explique tudo.
    Agora que você já conhece as funções e um pouco dos palletes e onde encontrar os IDs minha dica é começar a criar seu mapa próprio!
    Crie um mapa com 3 cidades e várias áreas de caça. Após isso, crie outro, e mais outro e mais outro. Crie uns 10 mapas, alguns com 3 cidades, alguns com 4. Mas não demora não? Sim, demora, mas não esqueça que você está treinando. Não quer virar um mapper?

    • Experiente: Agora, para ser experiente, seus mapas tem que respeitar a coerência, a estética e principalmente a jogabilidade.
    Minha dica fundamental para este nível de mapping, é criar um mapa inteiro no raw pallete. Sem usar um auto-border.
    O que você demorava 2 semanas, vai demorar 2 meses. Você vai virar craque nos formatos e na variedade de detalhes de um mapa.
    Claro, ninguém é de ferro, experientes usam auto-border em certos casos, mas para você treinar, crie pelo menos um inteiro sem usar o auto-border.

    Estas são dicas elaboradas por min e na minha evolução como mapper eu usei praticamente todas elas.
    São dicas que funcionaram comigo, basta você adaptá-las caso não concordem com algo.

    Abraços.

Informação Importante

Confirmação de Termo