Ir para conteúdo

Featured Replies

Postado

Fala galera do Tibia King , hoje estou aqui para mostrar a vocês um tutorial sobre o InDesign e Photoshop.

O Photoshop é o aplicativo mais usado para edição de imagens, e o InDesign é o aplicativo mais usado para criação e edição de impressos (e também para o

Digital Publishing, publicações voltadas para dispositivos móveis). Integrando os dois, você pode otimizar, e muito, a sua produção, e ainda facilitar a criação de efeitos especiais para impressos como vernizes e hot stamping!

Primeiro, é preciso verificar se ambos os aplicativos estão com o mesmo perfil de cor. Para isso, entre em qualquer um dos aplicativos e entre em Edit > Color Settings. Na parte superior da janela Color Settings, um círculo formado por quatro pedaços irá revelar se os seus aplicativos da Adobe Creative Suite estão sincronizados ou não com a mesma configuração de cores. Se o círculo estiver completo com as quatro partes, ele está sincronizado. Caso contrário, há aplicativos Adobe no seu computador que estão com configurações de cores diferentes.

syncrhonised.jpg

Color Settings indicando que os aplicativos Adobe não estão sincronizados.

unsynchronised.jpg

Color Settings indicando sincronização entre aplicativos Adobe.

Você pode determinar a mesma configuração de cor manualmente, entrando no Color Settings do Photoshop e do InDesign e escolhendo a mesma opção. Ou então, para ter certeza que todos os aplicativos da Creative Suite estão sincronizados, abra o aplicativo Bridge. Com o +w aberto, entre no menu Edit > Creative Suite Color Settings. Uma janela com uma lista de configurações de cor irá aparecer. Escolhe uma de sua preferência (no meu caso, optei pelo Fogra39) e clique em Apply. Dessa forma, todos os seus aplicativos da Adobe seguirão a configuração de cor escolhida.

id_ps_suite.jpg

Sincronização da configuração de cores de toda a Creative Suite pelo Bridge.

Agora, vamos aprender a manusear diretamente os layers do Photoshop no InDesign. É bem simples e muito útil na área de editoração. Abra o Photoshop e crie um arquivo com vários layers. No meu exemplo, escolhi um desenho separado em layers para os textos, os contornos, as cores e os efeitos de luz. Salvei este arquivo em formato PSD. Não adianta salvar em Tiff com layers, tem que ser no formato nativo do Photoshop mesmo.

id_ps_01.jpg

Além dos painel Layers, você pode usar também o painel

Layer Comps, que permite combinar layers de forma diferente dentro de um mesmo arquivo. Dessa forma, você sempre pode acessar combinações rapidamente. O Layer Comps pode ser encontrado no menu Window > Layer Comps. Ative e desative a visibilidade dos seus layers, mude suas posições e/ou mude as opções de Layer Style, depois vá no menu do painel e clique em New Layer Comp. Pronto! A combinação está salva! No meu exemplo, criei uma composição com todos os layers visíveis, uma sem os layers de texto e uma somente com os layers do contorno e do quadro do desenho.

layercomps2.jpg

Exemplo de Layer Comps "Sem texto e sem cor", com apenas dois layers visíveis

Agora, entre no InDesign e insira a imagem que você criou em um documento aberto. Para isso, você pode simplesmente clicar e arrastar o ícone do arquivo PSD diretamente para o documento aberto ou então ir no menu File > Place, teclas de atalho Ctrl+P (PC) / Cmd+P (Mac), e escolha o seu arquivo PSD.

Então, no documento aberto do InDesign, selecione a imagem inserida e vá no menu Object > Object Layer Options. Uma janela irá se abrir, revelando todos os layers e layer comps da sua imagem que você criou no Photoshop.

object_layer_opt_2.jpg

Você pode ativar e desativar a visualização desses layers à vontade. Basta clicar no ícone do olho em cada deles, como faríamos no painel Layers do Photoshop. Você pode escolher também uma combinação específica de layers, caso tenha criado um Layer Comp, bastando escolher um layer comp da lista disponível na janela. Para verificar a aparência final da imagem antes de clicar em Ok, habilite a opção Preview.

Por fim, você pode controlar como sua imagem será atualizada caso o documento original seja reeditado, por meio da caixa Update Link Options. Escolha "Use Photoshop Layer Visibility" caso queira que, ao reeditar seu arquivo no Photoshop, a imagem inserida se modifique ao ser atualizada, mostrando apenas os layers visíveis do arquivo alterado.

Porém, se você optar por "Keep Layer Visibility Overrides", poderá alterar quantas vezes quiser o arquivo original no Photoshop, mas a imagem inserida no InDesign manterá sempre a visualização dos layers que você definiu originalmente.

Download:

Creditos:

MatheusVidaLoka

PhotoPro

Editado por MatheusVidaLoka (veja o histórico de edições)

Ajudei? Reputar Cai o dedo? Acho que não

fdrule_SEPARADOR_DE_TEXTO.gif

Mapper : 80%

Scripter : 40%

Client Maker : 100%

Spriter : 100%

Web Designer : Aprendendo

fdrule_SEPARADOR_DE_TEXTO.gif

Meus Mapas :

sign3zb.jpg

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Quem Está Navegando 0

  • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Conteúdo Similar

Estatísticas dos Fóruns

  • Tópicos 96.9k
  • Posts 519.7k

Informação Importante

Confirmação de Termo