Ir para conteúdo
Banner com Efeitos

Featured Replies

Postado
  • Este é um post popular.

Olha lá, olha lá

Renato chegando com mais um artiguzinhu

:rock:

Hoooooje vamos falar de Variáveis de Sessão! O poderoso Session!

O que é?

Variáveis de sessão são feitas basicamente para "transferir" (vamos dizer assim) variáveis entre o site sem precisar de nenhum script, ou algo que indique elas. Os valores só somem quando a session é destruída, ou expirada... Mas, não entendi Renato... Nem eu cara, nem eu.

Para tornar mais claro a explicação vou dar alguns exemplos.

Porque usar?

Quando você indica um valor à uma variável de Sessão, seu valor vai ficar lá, independentemente de ele fechar o browser, ou trocar de página, e é assim que fazemos a mágica em um sistema de login. Session é muito semelhante com Cookies, mas cada um com sua função. Logins também se fazem com Cookies? Também, mas com duas intenções diferentes. Sabe aquele botão "Lembrar-me" em que você marca e fica logado "forever"? Este é um cookie que certamente foi colocado pra expirar nos anos 3000, huahuahua, na maioria dos casos, é claro. Porém os sistemas de login, em sua maioria são feitas com Variáveis de Sessão... eu não vou ensinar-lhes os tais sistemas, mas como funcionam a session.

Como usar?

Primeiro de tudo. Temo que abrir a sessão. Então crie seu session.php e vem comigo.

<?php
session_start(); //Aqui abrimos a sessão!
//Você terá que abrir todas as vezes que quiser utilizar/gravar valores delas.
[/code] Iniciamos nossa sessão! Agora vamos fazer mágica?
[code]$_SESSION['nome'] = 'Renato'; //Aqui a variável de sessão "nome" recebe o a string Renato.
?>
Bom, ta vendo como é simples? É quase como uma simples variável. Bom, a mágica ainda não está feita. Vamos fazer isso agora, então junto comigo, crie o arquivo testsession.php e siga-me.
<?php
session_start(); //De lei abrindo a Session
echo $_SESSION['nome'];
?>[/code] Retorna
[code]Renato
Oooooooooooh, é quase tão surpreendente quanto tirar um coelho da cartola não é? Tá bom, tá bom, nem tanto assim. Como vemos, e como já dito, as variáveis de sessão "passam pelas páginas" sem nenhum tipo de include, post, get, ela está salva em sua sessão e você vai usá-la sem preocupações. Maaaaaaaaaas, não esqueça, a session tem um tempo padrão para expirar (não me faça abrir o google agora, não me lembro quanto tempo é e estou com preguiça de procurar, rsrsrs) que me recordo ser de 20 min ou meia hora (DE INATIVIDADE). É possível alterá-lo pelo php.ini, mas se for para períodos longos, como para sempre por exemplo (o sempre não existe, mas existe o ano 32454231 que é quase a mesma coisa), eu aconselho utilizar Cookies. Mas não esqueça que os cookies não querem saber se você está ativo ou não, se você colocar um templo de meia hora, vai passar a meia hora e vai expirar na sua cara, sem mais nem menos. Então saiba a hora de usar um ou outro. Ali em cima, você disse: Destruir as Sessions? Ah, sim, já ia me esquecendo! Para destruir as sessions, apenas utiliza-se o session_destroy(); e caboom, todos os valores junto com a sessão é explodida, sem dó e nem piedade. Tá mas eu não quero explodir, não quer ser escandaloso. Pois bem, para você meu amigo, temos a session_unset(); que é quase a mesma coisa, só que não, porém, a "destroy" simplesmente destrói com a session já aberta, ou seja, se quiser usar de novo ali vai ter que re-abri la. Já com a "unset" ela só retira todos os valores que existem, mas não acaba com a sessão em sí, sem medo de ser feliz, rs. Só para exemplificar isso tudo na prática, aqui um BEM SIMPLES sistema de logout.
<?php
session_start(); //mesmo para usar a session_destroy/unset, tem que abri la antes.
echo 'Volte sempre '.$_SESSION['usuario'].'.';
session_destroy(); //destrui a sessão
?>[/code]

Isso é apenas um exemplo bem simples.

Bom, eu acho que era só isso mesmo,

Qualquer dúvida \/ \/ \/ [i]com[/i] menta ai.

• Respostas 9
  • Visualizações 1.3k
  • Created
  • Última resposta

Top Posters In This Topic

Postado

REP+ Muito bom.

Renato, posso lhe pedir um favor? Procurei em todos foruns e até aqui e não achei..

Um character.php completo, com mana, life, skills, lista de chares, level, guild, tudo e o principal: os items dele.

Sign's

r6z42f.png
Feito por: Anne Motta

dxo51e.png
Feito por: Mim! kk ' Primeira Sign *-*

Postado
  • Autor

REP+ Muito bom.

Renato, posso lhe pedir um favor? Procurei em todos foruns e até aqui e não achei..

Um character.php completo, com mana, life, skills, lista de chares, level, guild, tudo e o principal: os items dele.

Opa!

Como isso se trata de OTServ, você pode pedir na seção de Suporte OTServ, link aqui.

Cria um tópico lá que nossa equipe certamente poderá ajudar com seu pedido.

Abração!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Estatísticas dos Fóruns

• Tópicos 96.9k
  • Posts 519.7k

Informação Importante

Confirmação de Termo