Postado Julho 29, 2013 11 anos Olá, galerinha. Hoje estou trazendo a vocês um modo, ao meu ver, mais prático e organizado de configurar e gerenciar os logs de quest do seu servidor. Eu sempre gostei de RPG e tudo que fosse relacionado a ele, quests bem elaboradas com npcs, desafios e coisas do tipo sempre me atraíram muito, e ai que entra o questlog, quando você tem várias missões é bom dar uma orientação pro player do que ele tem que fazer(mas não spoilers, isso tira toda a graça da missão), o questlog é uma ferramenta bem bacana que pode servir para dar essa orientação ao player e lembrar a ele que ele tem algumas missões ou etapa de missão, que não foi concluída e que ele pode fazer para receber alguma recompensa. Por padrão os servidores já vêm com um único arquivo que tem a responsabilidade de guardar as informações sobre as missões, só que eu sempre achei que ter várias informações em um único arquivo tornava tudo muito desorganizado, uma bagunça. Então tive a ideia de fazer uma pasta e colocar lá dentro arquivos com informações sobre as missões, e logo quando o servidor estivesse sendo iniciado um script simples iria transformar esses arquivos Lua, em um quest.xml prontinho para ser usado, bem vamos deixar de papo-furado e botar a mão na massa. Em primeiro lugar é bom você fazer um backup do seu quest.xml antigo, só pra ter guardadinho caso tenha necessidade de usar depois. Em segundo, você deve baixar o arquivo abaixo, descompactar ele e jogar no diretório raiz do seu OTServer. Lua quest log.rar Pra configurar é simples, você vai na pasta questlog que fica dentro da pasta data do seu servidor e adiciona os arquivos lua lá com as configurações da sua quest. Tem um arquivo de exemplo lá na pasta já, é só baixar e ler, o arquivo está todo comentado é só ler e aprender , o nome da quest vai ser igual ao nome do arquivo(não pode usar acentos no nome da missão). Essa é a quest de exemplo que vem na pasta questlog, quando você baixar o arquivo anexado: -- Lua quest log -- by Maxwell Alcantara[MaXwEllDeN] -- [email protected] local geral = { storage_id = 30031, -- Storage value da quest startstorage = 1, -- Valor inicial da storage(Só vai aparecer no quest log do player quando a storage 30031 tiver o id 1) missions = { ["The head of Kiper"] = { -- Nome da missão 1 storageid = 1001, -- Storage value da missão start_value = 1, -- valor inicial da storage end_value = 3, -- valor final da storage states = { [1] = "Kill Kiper!", -- Descrição do state 1 [2] = "Give his head to Talaturen!", -- Descrição do state 2 [3] = "Take the medal you got from Talaturen to Ruly!", -- Descrição do state 3 } }, ["Ruly's Revenge"] = { -- Nome da missão 2 storageid = 30031, -- Storage value da missão start_value = 4, -- valor inicial da storage end_value = 6, -- valor final da storage states = { [4] = "You received a document with instructions from Ruly, follow them.", -- Descrição do state 4 [5] = "Go back to Ruly and tell him that you followed his instructions to the end.", -- Descrição do state 5 [6] = "You got a reward from Ruly, he was very thankful with that you helped him to take his revenge.", -- descrição do state 6 } }, } } É só isso pessoal, até a próxima . -"Supra Omnes Lux Lucis" - Acima de todos brilha a Luz -
Postado Julho 29, 2013 11 anos muito útil, eu tinha problemas em usar o outro sistema, rep+ Ot Design: https://discord.gg/VgtVRNmCD7
Postado Julho 29, 2013 11 anos Max agora ficou muito mais simples com esse seu novo sistema de Quest Logs... Mas olha só, isso não vai funcionar em Linux: local file = io.open("data/xml/quests.xml", "w+") O certo seria: local file = io.open("data/XML/quests.xml", "w+") Só um detalhezinho mesmo...
Postado Julho 29, 2013 11 anos Autor Max agora ficou muito mais simples com esse seu novo sistema de Quest Logs... Mas olha só, isso não vai funcionar em Linux: local file = io.open("data/xml/quests.xml", "w+") O certo seria: local file = io.open("data/XML/quests.xml", "w+") Só um detalhezinho mesmo... Bem lembrado Matheus, tomei o cuidado de escrever tudo em minusculo já pra evitar alguma complicação no Linux e acabei esquecendo que essa ÚNICA pasta tem o nome em maiúsculo . Valeu, vou upar novamente! -"Supra Omnes Lux Lucis" - Acima de todos brilha a Luz -
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.