Postado Setembro 23, 2013 11 anos Aqueles que tem os bons olhos para ver estão percebendo cada vez mais o status pertinente do openTibia: decadência. Esses status já vem sendo visto a um bom tempo, no meu caso, já o estou vendo desde que me envolvi com OpenTibia. Todo dia entro nesse fórum e na Otland, e quase não me deparo com nada novo, nada inovador, nada extraordinário. A otland ainda está melhor do que aqui pois lá existem pessoas mais competentes como por exemplo o mark( talaturen ), que é o criador e principal desenvolvedor do Tfs. A questão principal aqui é a onde o openTibia vai chegar. É obvio que ela vai chegar ao fim a algum dia, e nesse ritimo, relativamente rápido. Muita baboseira foi falada sobre como reviver a comunidade em geral, muitas hipóteses, pouca pratica. A verdade é que a base da comunidade brasileira de OpenTibia é toda leecher. Você pode perceber, nenhuma distro nacional foi para frente, nada é desenvolvido aqui. Praticamente tudo é gringo. Nem ferramentas direito foram desenvolvidas, nada foi feito. É complicado. Uma das atitudes tomadas tanto pela Otland e pelo tibiaking foi de proibir a venda e compra de coisas relacionadas a openTibia em si. Essa atitude foi tomada com o pretexto que o mercado de bens e serviços relacionados a openTibia estragava o objetivo "open"( isto é, aberto, livre ) e o espirito comunitário do OpenTibia. Esse pretexto uma parte existe por que o OpenTibia nasceu de um esforço de uma "comunidade" com o objetivo de criar um servidor que fosse um substituto/replica do Tibia, e que graças ao esforço comunitário isso foi realizado. Mas não é novidade para ninguém que OpenTibia hoje em dia é negocio, que pessoas "produzem" otservers apenas para lucro. É quase que natural que as pessoas busquem o lucro afinal é um sistema capitalista e precisamos de dinheiro para fazer qualquer coisa, e que para conseguir esse dinheiro somos remunerados pelo nosso trabalho. Também é fato que pessoas relacionadas a administração de fóruns tem servidores de OTserver com o objetivo de ganhar dinheiro. Afinal, você tem uma "comunidade open" aonde todo mundo é amiguinho e se ajuda, e quando você precisa de mão de obra para produzir algo para o seu server você compra o trabalho dos usuários do fórum, por fora, é claro. Quer dizer, o fórum pode servir de uma encubadora para essas pessoas. Relembramos de uma velha conhecida, a hipocrisia. Pensando bem, talvez seja até errado de chamar de comunidade. Veja bem, a comunidade que produziu o OpenTIbia não é a mesma que essa comunidade. Essa aqui não produziu o OpenTibia. Essa aqui não produziu nenhum grande projeto. Não existe um conceito forte de comunidade quando apenas um ou outro( como o mark/talaturen ) que desenvolve quase tudo. De novo a palavra leecher vem a minha mente. Acredito que o livre mercado( venda e compra ) seja mais benéfico do que maléfico, visto que trabalhos pagos são na sua maioria de maior qualidade e servem de referencia para trabalhos "open"( todos podem usar ). Afinal, vocês querem impor algo, sendo que a comunidade que deveria se auto regular. Existem diversos projetos pela internet onde há conteúdo "open" e conteúdo pago, e os dois coexistem pacificamente e a logica é bem simples: Pessoas desenvolvem produtos, alguns de graça, outros não. O que falta aqui são desenvolvedores. Pessoas que façam algo de verdade, que levem tudo isso frente. É fato que existem diversos interesses na comunidade OpenTibia, e que cada um está focado no seu, mas eu acredito que a comunidade precisa encontrar um objetivo, uma base comum a todos e trabalhar nela. A comunidade está repleta de usuarios de OpenTibia, não desenvolvedores. Existe um equilibrio entre usuários e desenvolvedores, e essa comunidade nunca encontrou ele. Para concluir, gostaria de dizer que o OpenTibia se torna muito interessante a partir do momento que ele se torna uma incubadeira para projetos como o Zezenia e Phobos e que existe muito potencial nele. Yamaken~
Postado Setembro 23, 2013 11 anos Aqueles que tem os bons olhos para ver estão percebendo cada vez mais o status pertinente do openTibia: decadência. Esses status já vem sendo visto a um bom tempo, no meu caso, já o estou vendo desde que me envolvi com OpenTibia. Todo dia entro nesse fórum e na Otland, e quase não me deparo com nada novo, nada inovador, nada extraordinário. A otland ainda está melhor do que aqui pois lá existem pessoas mais competentes como por exemplo o mark( talaturen ), que é o criador e principal desenvolvedor do Tfs. A questão principal aqui é a onde o openTibia vai chegar. É obvio que ela vai chegar ao fim a algum dia, e nesse ritimo, relativamente rápido. Muita baboseira foi falada sobre como reviver a comunidade em geral, muitas hipóteses, pouca pratica. A verdade é que a base da comunidade brasileira de OpenTibia é toda leecher. Você pode perceber, nenhuma distro nacional foi para frente, nada é desenvolvido aqui. Praticamente tudo é gringo. Nem ferramentas direito foram desenvolvidas, nada foi feito. É complicado. Uma das atitudes tomadas tanto pela Otland e pelo Xtibia foi de proibir a venda e compra de coisas relacionadas a openTibia em si. Essa atitude foi tomada com o pretexto que o mercado de bens e serviços relacionados a openTibia estragava o objetivo "open"( isto é, aberto, livre ) e o espirito comunitário do OpenTibia. Esse pretexto uma parte existe por que o OpenTibia nasceu de um esforço de uma "comunidade" com o objetivo de criar um servidor que fosse um substituto/replica do Tibia, e que graças ao esforço comunitário isso foi realizado. Mas não é novidade para ninguém que OpenTibia hoje em dia é negocio, que pessoas "produzem" otservers apenas para lucro. É quase que natural que as pessoas busquem o lucro afinal é um sistema capitalista e precisamos de dinheiro para fazer qualquer coisa, e que para conseguir esse dinheiro somos remunerados pelo nosso trabalho. Também é fato que pessoas relacionadas a administração de fóruns tem servidores de OTserver com o objetivo de ganhar dinheiro. Afinal, você tem uma "comunidade open" aonde todo mundo é amiguinho e se ajuda, e quando você precisa de mão de obra para produzir algo para o seu server você compra o trabalho dos usuários do fórum, por fora, é claro. Quer dizer, o fórum pode servir de uma encubadora para essas pessoas. Relembramos de uma velha conhecida, a hipocrisia. Pensando bem, talvez seja até errado de chamar de comunidade. Veja bem, a comunidade que produziu o OpenTIbia não é a mesma que essa comunidade. Essa aqui não produziu o OpenTibia. Essa aqui não produziu nenhum grande projeto. Não existe um conceito forte de comunidade quando apenas um ou outro( como o mark/talaturen ) que desenvolve quase tudo. De novo a palavra leecher vem a minha mente. Acredito que o livre mercado( venda e compra ) seja mais benéfico do que maléfico, visto que trabalhos pagos são na sua maioria de maior qualidade e servem de referencia para trabalhos "open"( todos podem usar ). Afinal, vocês querem impor algo, sendo que a comunidade que deveria se auto regular. Existem diversos projetos pela internet onde há conteúdo "open" e conteúdo pago, e os dois coexistem pacificamente e a logica é bem simples: Pessoas desenvolvem produtos, alguns de graça, outros não. O que falta aqui são desenvolvedores. Pessoas que façam algo de verdade, que levem tudo isso frente. É fato que existem diversos interesses na comunidade OpenTibia, e que cada um está focado no seu, mas eu acredito que a comunidade precisa encontrar um objetivo, uma base comum a todos e trabalhar nela. A comunidade está repleta de usuarios de OpenTibia, não desenvolvedores. Existe um equilibrio entre usuários e desenvolvedores, e essa comunidade nunca encontrou ele. Para concluir, gostaria de dizer que o OpenTibia se torna muito interessante a partir do momento que ele se torna uma incubadeira para projetos como o Zezenia e Phobos e que existe muito potencial nele. Yamaken~ Na verdade um dos maiores projetos já lançados foi feito por brasileiros(edubart e baxnie) na qual desenvolveram o otclient. Eu participo das comunidades de otserv desde 2006. A OTLand só é o que ela é, porque é um fórum "multinacional". E só acho que o primeiro fórum brasileiro a proibir comércio relacionado a otserv, foi o TibiaKing. O primeiro servidor de otserv foi desenvolvido por poloneses e foi com eles que ficaram a liderança por muitos anos em relação a conteúdo de otserv. Nós já tivemos grandes desenvolvedores brasileiros, atualmente os mesmo não trabalham com tal e outros participam da otland assim "escondendo" sua origem. O problema da comunidade brasileira, é que a maioria dos que sabem fazer algo bom, são nada mais que nada menos capitalistas. Tenho certeza que se os atuais desenvolvedores brasileiros não fossem assim, nós seriamos muito melhor que os gringos.
Postado Novembro 11, 2013 11 anos Não sei se eu estou falando bobagem ou se não tem haver com o tópico. Mas acho que as pessoas que mais desenvolveram scripts realmente extraordinários em relação a OpenTibia foram brasileiros, dentro os que eu conheço, posso citar: Mock, OneShot, Skyen Hasus, MaxWellden e o Kimoszin, acredito que deve ter pessoas ainda mais capacitadas, porém foram esses que me ajudaram desde que eu entendo algo sobre OpenTibia (desde 2007). Para falar a verdade, sempre que eu quero achar alguma nova ideia ou scripts revolucionários, quase nunca encontro em fóruns internacionais, sempre são aqui do Brasil. Acho que na época que lançou Pokemon Online (hoje conhecido como pxg), muita gente não achava possível fazer algo como isso, e os caras inovaram até d+ (me perdoe se eles foram gringos, realmente não faço ideia rsrs). Talvez o Brasil não seja realmente uma incubadora de códigos c++ ou coisas do tipo. Mas ideias realmente é o que não faltam por aqui, talvez por ter mais pessoas, talvez pelo fato das mentes aqui estarem em um outro universo, não sei, mas que é uma GRANDE incubadora de ideias, isso é sim, sem dúvidas. Editado Novembro 11, 2013 11 anos por GBDias (veja o histórico de edições)