Ir para conteúdo

Featured Replies

Postado
Bom galera, agora que estamos em época de eleições, todo mundo gosta de reclamar, cobrar dos políticos melhorias em diversas áreas da administração pública, incluindo é claro, a educação. 

No entanto, eu fico triste de ver como o povo aqui do fórum escreve as coisas nos diversos fórums do TK.rena, no MSN, Orkut etc.

Eu mesmo tenho que admitir que por pura preguiça digito errado, mas isso é um hábito que estou tentando mudar, e sinceramente fico mais satisfeito quando vejo que o texto que eu escrevi está correto, com todos os acentos no lugar, frases que respeitam as regras de concordância, letras maiúsculas no começo das frases etc. O texto fica muito mais sério, parece que o que você escreveu tem mais credibilidade. Eu com certeza prefiro ler um texto onde o português é usado corretamente ao invés de uma série de erros como "maix vc num analizou?," ou a clássica "mim ajuda no meu otserver". (índiozinho detected)

Aqui segue uma lista dos erros de português mais comuns (pelo menos são os que eu mais vejo) na internet:

CEM ERROS MAIS COMUNS NO NOSSO IDIOMA

1- Abreviações

Essa eu aposto que 99,9% dos freqüentadores do forum usam: vc ao invés de você. Tá certo que é mais fácil e mais rápido digitar "vc", mas vocês estão com pressa de quê? No meio de um jogo eu entendo, pois lá a intenção é transmitir o recado da forma mais rápida possível antes que alguém te mate, mas num fórum de discussão?

Tente trocar o "vc" por "você", "pq" por "por que/porque/porquê/por quê" etc.

2- Ortografia

Isso é um assunto que realmente me deixa nervoso. Eu não suporto quem escreve errado de propósito, do tipo "maix pq vc num dix pra ela?". Se você escreve errado de propósito, pense duas vezes no que está fazendo. Pra que escrever assim? Não crie este hábito, pois ele só trará malefícios pra você.

Eu prefiro acreditar que a maioria das pessoas que erram na ortografia de palavras, fazem isto sem querer. E erros acontecem, neste texto meu mesmo devem haver vários erros, eu nunca fui bom em português... Mas, é importante a gente tentar pelo menos buscar saber qual é a forma correta quando estamos em dúvida. Existem algumas maneiras simples de se fazer isso:

Pesquise a palavra num dicionário como este: http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx

Abra um documento de Word ou o editor de textos de sua preferência, e digite a palavra. Se houver erro de ortografia, a correção automática o consertará.

3- Pontuação

Essa é outra parte da língua portuguesa que é praticamente esquecida na internet. Porém, a pontuação correta pode mudar completamente o "tom" de uma frase, como:

"Ele é estudioso, mas não passará.

Ele é estudioso, mas ... não passará.

Ele é estudioso, mas não passará..."

Além de ditar o "tom" das frases, a pontuação é correta pois é mais fácil e mais agradável ao leitor ler um texto corretamente pontuado, pois nosso cérebro vê as vírgulas e pontos como pausas. Faça o teste você mesmo lendo este parágrafo novamente, agora sem pontuação:

"Além de ditar o tom das frases a pontuação é correta pois é mais fácil e mais agradável ao leitor ler um texto corretamente pontuado pois nosso cérebro vê as vírgulas e pontos como pausas faça o teste você mesmo lendo este parágrafo novamente agora sem pontuação"

4- Dúvidas clássicas

Aqui eu quis listar alguns dos erros mais comuns e dúvidas clássicas de escrita, como, a diferença dos porquês, "mais vs mas" entre outras.

Mais vs mas

Este é um erro muito comum, e fácil de lembrar a regra.

Mais = adição
Mas = contradição

Ex. Mulheres trabalham maismas ganham menos.

O primeiro "mais" significa que as mulheres estão trabalhando mais horas, dá o sentido de adição. Após a vírgula, o "mas" dá o sentido de contradição, pode ser substituído por "embora" (respeitando as regras de concordância.

(Tirado da UOL)

Óbvio que não podemos exigir uma aula de português com direito a pontuações corretas e frases perfeitas, escrever o minimo compreensível e corretamente já ajuda muito e vai AGREGAR muito valor a suas vidas.

Abraços!

• Respostas 20
  • Visualizações 1.3k
  • Created
  • Última resposta

Top Posters In This Topic

Postado

Cara isso aqui é um fórum de tibia, ou seja para tirar dúvidas sobre otservers etc...

Aqui não é escola não. Se as pessoas querem abreviar as coisas na internet deixa elas ué, só acho que numa prova slá elas não façam isso certo amigo???

Postado

Trocar o "voçe" por "você" é bom tbm...

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Estatísticas dos Fóruns

• Tópicos 96.9k
  • Posts 519.7k

Informação Importante

Confirmação de Termo