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Introdução

Estou de volta em mais um de muitos tutoriais que farei (assim espero :]). Aqui lhes mostrarei como trabalhar usando o sprite editor, o paint e o Photoshop fazendo sprites, ou alterando, é claro. Bem... Aqui vamos falar sobre:

Sprite Editor

Paint

Photoshop

Refletores

Texturas

Reflexão

Vocabulário

e Muito Mais

Sprite Editor

Sua função é simples, rápida e essencial. Adicionar e alterar sprites do tibia, contidos no arquivo Tibia.spr que geralmente está em C:\Arquivos de programas\Tibia\Tibia.spr. Para carregá-los basta abrir o sprite editor (lógico né...) e clicar em LOAD ITEMS.

spriteseditor1.png

Uma Janela irá aparecer, pedindo para você encontrar o Tibia.spr, que está na pasta do Tibia (C:\Arquivos de programas\Tibia\Tibia.spr) clique nele, e logo após em abrir.

spriteseditor2.png

Outra janela surgirá, perguntando a você qual cor você deseja utilizar. Escolha rosa. No tibia ela é a cor que determina o "NADA".

spriteseditor3.png

Esta janela abrirá...(a que mais usaremos

;D) bem, repare que aqui temos vários sprites, cada um em um espaço de 32x32 pixels, o mesmo que ocupam no tibia. Esses que você pode ver, são apenas alguns, dos sprites que temos, são realmente a menoria...hehe. Temos 36559 sprites, pelo menos em minha versão (8.6). Repare que tem dois itens que sem dúvida vocês não conhecerão, pois são de minha autoria, que alterei por outros itens, o Headhunter Axe, o axe de lâmina avermelhada de duas lâminas, e a Divine Sword, a espada dourada que aparece selecionada, desculpem...realmente são feios...kkkkkkk.

spriteseditor4.png

Para ir a um sprite que você deseje, coloque seu número (do sprite é claro -.-) na caixa à esquerda de Goto Sprite, feito isso, clique em Goto Sprite. O sprite editor irá até o sprite que você pediu, siga a imagem.

Obs: Coloquei Ex: 1, mas você não deve colocar Ex... apenas o número (óbvio né... -.-)

spriteseditor5.png

Para tirar um print screen interno (apenas da parte dos sprites), basta clicar em Save Page não é lá muito útil, já que temos o print screen convencional, mas..."quebra um galho". Escolha o local onde salvar e pronto, terá sua página atual salva.

spriteseditor06.png

Para ADICIONAR um sprite, nos espaços não utilizados, clique em Add Sprite e selecione a imagem do item que você deseja, sempre em 32x32, é claro. O item irá surgir no espaço não utilizado, agora basta você saber o ID dele para adicionar em seu OT, detalhe...o último sprite adicionado, você não poderá utilizar (no sprite editor) a não ser que adicione outro, ou salve-os para o tibia.spr. Para usar no Tibia Global, não é recomendado isso, é recomendado alterar sprites, que ensinarei adiante.

spriteseditor07.png

Para alterar os sprites internos (que já estão contidos no seu Tibia.spr, basta clicar no sprite desejado (o que você deseja colocar no lugar de outro), e clicar em COPY, em português, copiar, e logo após, selecione o sprite que você deseja alterar, clicando em PASTE, ou seja, colar. Feito isso seu sprite estará alterado, sem interferir no perfeito funcionamento do outro.

spriteseditor08.png

Já para alterar os sprites existentes por um externo (que ainda é apenas uma imagem de tamanho 32x32) basta selecionar o sprite desejado (que você deseja alterar) e clicar em LOAD, então aparecerá uma janela pedindo para você achar o sprite, você deve selecioná-lo e clicar em Abrir, feito isso...pronto. Para salvar um sprite interno, torná-lo externo, ou seja, transferí-lo para uma pasta de sua escolha, basta clicar em SAVE, com o sprite selecionado...é claro.

spriteseditor09.png

spriteseditor10.png

Para salvar seu trabalho, e criar um novo tibia.spr clique em save itens. ATENÇÃO: Você não pode salvá-los na pasta do tibia.spr que está sendo usado.

spriteseditor11.png

Facilitando o Trabalho

Uma maneira bem fácil e organizada para trabalhar com isso, é organizar em pastas, por categoria, assim você economizará muito tempo, imagine a cena, você trabalhando com...vamos supor, 400 sprites, procurando uma determinada espada no meio de 400, agora imagine com os mesmos 400, você entra na pasta espadas, irá achar 15 ou menos espadas, bem mais fácil...não?

spriteseditor12.png

Para iniciantes, que ainda não tenham noções básicas sobre a estrutura dos itens, recomendo que salve os itens que na sua opinião se destacam no tibia, os “melhores” e vá apenas editando eles. Use isso apenas para treinar, copiar não é nada legal...além de ser coisa de quem é literalmente NOOB. Não copie...

spriteseditor13.png

Paint

Bem vindos ao Paint...Pra quem não conhece...(não conhece?! O.o) é um programa que já vem no Windows, e é utilizado para edição e criação de imagens...Mas sempre me perguntam...”Porque o paint?” Simples, é um programa simples, leve, eficaz, e acessível a todos. Chega de papo e vamos abri-lo. Para quem não usa Windows, não tem problema, outros sistemas utilizam um software similar.

paint01s.png

Bem... Para começar, o tamanho dos sprites são sempre os mesmos...(32x32). O Paint não vem com esse tamanho, para alterar basta apertar Ctrl+E, que irá abrir os atributos. Feito isso uma pequena janela irá aparecer, marque a opção pixels (em unidades) e coloque. Largura:32, Altura:32. Nas cores não mecha.

paint02.png

ATENÇÃO: O fundo de TODO o sprite deverá ser rosa, sem exceção, o rosa significa o “NADA” tudo o que estiver em rosa o Tibia Client irá preencher com sua textura padrão (aquele cinzinha que você viciado sabe MUITO BEM do que estou falando, hehe.) Nunca se esqueça de preencher o fundo com rosa. Não pode ser de tonalidade diferente, tem que ser a mostrada na imagem (Matiz:200/Sat:240/Lum:120/Vermelho:255/

Verde:0/Azul:255

paint03.png

Uma pequena apresentação das

ferramentas, seguindo a imagem ao

lado.

1: seleção personalizada, livre.

2: Seleção em forma retangular.

3: Borracha/Apagador. 4: Lata de

Tinta. 5: Puxa cor. 6: Lupa. 7: Lápis

8: Pincel. 9: Spray. 10: Inserir texto. 11: Linha.

12: Linha curva. 13: Retângulo. 14: Ferramenta polígono.

15: Forma circular. 16: Retângulo arredondado. Essas

são nossas ferramentas contidas na caixa de ferramentas.

paint04.png

Photoshop

Para quem não conhece ou nunca ouviu falar(um pouco improvável não?!) esta é simplesmente a melhor ferramenta que existe em criação e edição de imagens, no nosso caso sprites, mas não perde seu mérito (:. Aqui faremos principalmente pintura, sombreamento, clareamento, desfoque, outline bem caprichado, etc. Farei uma breve apresentação das ferramentas que usaremos em sprites, não colocarei todas porque se não seria um tutorial de Photoshop, ele realmente tem muitas funções...Ah, e é pago, porém temos muitos crackers e keys de graça na internet. O meu é o Adobe Photoshop CS 3, na minha opinião o melhor, tem todas as ferramentas de que precisamos e é bem leve, e fácil de se achar, postarei o download crackeado e em português no final do tutorial.(Assim que disponibilizá-lo). Colocarei aqui uma pequena apresentação das ferramentas, não todas, apenas as que mais usaremos, pois se não viraria tutorial de photoshop (pretendo fazer um futuramente) pois ele realmente tem muitas funções.

Número 1: Bem, dentro desses ícones, no caso o lápis, se você clicar com o botão direito do mouse, perceberá que tem mais ícones dentro, ícones relacionados, desses irei citar somente os que usaremos. Varinha Mágica: ele seleciona a área com texturas, cores, sombreamento, ou algo que você preferir, para facilitar a edição. Seletor: Praticamente mesma função, mais com ele você pode selecionar com mais precisão, porém com menos opções de seleção, ou seja, ela é semi-automática.

Número 2: Lápis: o bom e velho lápis, a ferramenta simples para pintura ou contorno que todos conhecemos. Pincel, é mais complexo que o lápis porque também nos oferece a função Fluxo, que nos dá mais controle, sugiro isso para pintura.

Número 3: Borracha:a boa e velha borracha...vou poupar comentários. Borracha mágica: Muito útil, porém se usada corretamente, se não for usada corretamente pode apagar pixels indesejáveis, mas basta configurar de acordo com sua preferência no menu a cima.

Número 4: A tradicional lata de tinta, pinta a área selecionada.

Número 5: Desfoque, ela converte os pixels próximos ao ponto selecionado em cores próximas, de forma que se crie uma pequena escala, diminuindo o foco, isso é também conhecido como outline quando aplicado nas linhas externas. Nitidez: Serve para "destacar algo", esta ferramenta torna a cor vibrante, exatamente para chamar a atenção para aquele lugar. Borrar: o nome diz tudo, mas enfim, borra

:P.

Número 6: Subexposição: Torna o local desejado mais claro, dando idéia de luz se usado corretamente. Superexposição: Torna o local mais desejado mais escuro, dando idéia de sombra se usado corretamente. Esponja: Bem útil para aumentar ou diminuir a saturação da imagem.

photoshop01.png

Para usar efeitos de luz e sombra, usaremos o Subexposição e o Superexposição, eles causam esse efeito, mas nunca se esqueça que se estiver intenso demais, chamando muita atenção e não dando ideia de sombra ou luz, use a ferramenta de desfoque, que realmente é útil. Antes de usar a lata de tinta esteja certificado que a área selecionada esteja "fechada", se preciso use a ferramenta de seleção para não errar. Para Anti-Aliasing utilizaremos a ferramenta de desfoque. ATENÇÂO: Em caso algum!!!!!!!! faça anti-aliasing externo nos sprites, a não ser que você trabalhe com um fundo similar a textura do tibia e no final do trabalho pinte com o ROSA Magenta, o padrão. Isto é o suficiente para vocês trabalharem com o Photoshop. Leiam mais tutoriais sobre, estarei adicionando vários na seção Pixel Art/Sprites, ensinando a detalhar itens, criar certos itens, texturas diferentes, outlines e sempre cheque a seção Galeria, lá você sempre pode aprender com quem sabe mais, acredite, sempre tem um. Se inspire mas nunca copie, como eu disse anteriormente é coisa de NOOBS, não seja um. Agora vamos para a próxima parte que o tempo corre!

Considerações Gerais

Primeiramente, nunca, eu disse nunca nem pense em

fazer sprites com somente uma cor, podem até falar que

está bonito e tal... mas, pense...você é considerado

iniciante hoje, mas ninguém sabe o dia de amanha...

sempre tente fazer o melhor, o caminho não é fácil,

mais se fosse não teria a mínima graça (:.

Antes quem erra sem saber do que quem erra sabendo, sempre capriche no sombreamento e nos efeitos de luz...Não gostou do resultado? Refaça, pode até demorar, mas vai valer a pena. Aqui lhes deixarei umas orbs, para quem não sabe a utilidade delas, é simples, nelas estão contidos muitos tons de cores, formando claramente efeitos de luz, com quais você pode simplesmente olhar e tentar reproduzir ou "puxar" a tonalidade. Disponibilizarei para download no final do Tutorial.

noesgerais.png

(crédito das orbs ao usuário Preguiça (de outro fórum)

Cada sprite terá uma história diferente para você, você sempre irá lembras de suas criações por alguma característica. Mas...pera ai!!! E os jogadores...irão lembrar como, um item bonitinho?! Nada disso, coloque sua mente para trabalhar, crie uma história para cada uma de suas criações, sempre reforçando a "realidade" do seu servidor, se é que você está fazendo para ele, e não para o Tibia Global, é claro. Não conhece um certo material? Você tem uma ferramenta "mágica" chamada internet. Não custa nada pesquisar em um site de imagens, ou em uma seção de sprites, uma galeria ou qualquer coisa que mostre esses efeitos, como fazê-los, etc. Sempre procure aprender, "antes dar a vara e a isca do que o peixe pescado, o peixe irá acabar, mais se você tiver a vara e a isca poderá pegar vários peixes.

Texturas

texturas01.png

Bem...para a realidade dos sprites precisamos respeitar certos padrões...Por exemplo, você quer fazer um objeto metálico, vamos analisar o metal, objeto denso, com tonalidades um pouco escuras, porém reflete muita luz e brilha muito...Bem, vamos utilizar somente isso na explicação. Vamos supor que desejo fazer uma espada com lâmina metálica (clássica), mas não sei fazer metal, como é que fica?! Você vai fazer uma espada com lâmina de madeira?! Fala sério né !!! Aqui estaremos falando sobre texturas, aquilo que da a realidade do sprite, que difere ferro de bronze, bronze de prata, prata de ouro, e assim por diante. Um ponto muito importante aqui é a cor... Você NUNCA deve usar apenas uma tonalidade se quiser dar noção de algo...pois NADA tem apenas uma cor, pelo menos nada real. Mesmo que tenha a mesma cor, a tonalidade nunca será a mesma. O Outline também diz muito de sua textura, pêlos por exemplo, ele deve ter um pequeno contorno mais escuro para dar idéia de pelo... Se não seria uma figura plana sem mais nem menos. Uma dica: Evite outline totalmente preto, não fica legal...

Enfim, vamos começar, aqui darei exemplos de texturas e explicarei como fazer.

texturasgua.png

Água...esta água que fiz na verdade está em 3d, mas isso não irá interferir no aprendizado, já que fiz apenas para exemplo. Aqui usei o famoso "azul piscina", um azul bem claro com um leve toque de verde... Isso fiz no photoshop, para reproduzir esse efeito é bem simples. Basta preencher a imagem com a cor e em certos pontos (de sua escolha) colocar a mesma cor porém em tonalidade mais clara. No caso, eu clareei as pontas. Depois, use a ferramenta desfoque e passe em nas extremidades. Feito isso adicione o filtro "Vidro" e configure da maneira que preferir...Bacana e fácil não? Para sprites na verdade não é recomendado isso, pois na hora de mapear não vai se encaixar...você deve fazer manualmente, mas o "esquema" é o mesmo. Use-a como base. A água tem bastantes tonalidades, já que ela reflete muita luz...preste a atenção nisso, crie pequenas ondulações para dar efeito de movimento basta alterná-las. Na hora de mapear, provavelmente isso não vai funcionar...mas tem um truque fácil e básico, na hora de fazer a água que liga com essa faça com ondulações parecidas, mas que se liguem com essas.

texturasdirt.png

Desculpe pela simplicidade do piso, fiz apenas para o tutorial. Este é um piso de terra, e é bem fácil de fazer(pelo menos do modo que fiz, haha). Fiz no photoshop, para fazê-lo basta preencher a imagem com um marrom, não muito saturado e não muito escuro. Feito isso, encha a imagem de pequenos pixels com uma cor ainda marrom, porém mais escura, preencha bastante, simulando o efeito do Spray do paint, se não me engano deve ter inclusive uma ferramenta que exerça essa função. Concluída essa etapa use o filtro "Bastão de Borrar" e configure do jeito que ficar melhor. Após fazer isso basta clarear e escurecer certos pontos (:. Repetindo: Não é aconselhável na hora de mapear, mas tem um truque que uso para driblar isso, e vou compartilhar. Nas extremidades basta você desfocar UM POUCO e escurecer UM POUCO, nada de exagerado, eles vão se unir que uma beleza :D. Mas lembre-se nada de exagerado. Para reproduzir o efeito manualmente basta prestar a atenção nos "grãos" da terra, em 32x32 é fácil, e não exagerar na saturação, e sem muito brilho.

texturasswamp.png

O famoso Swamp. Na minha opinião o mais fácil, principalmente em 32x32, este não fiz em 32x32 para você ver melhor. Neste basta você colorir com um verde claro(nada de exagerado seu emo) e depois simular o efeito do spray do paint. E colocar o filtro "Papel de Carta". Simples não?! E não ficou feio

:O. Para juntar na hora de mappear não repita o truque anterior. Nos lados escureça certos pontos, e clareie outros, na hora de fazer a parte que você irá unir a essa faça a mesma coisa, juntando partes claras com claras e escuras com escuras (^.-). Para fazer "manualmente", no paint pinte com um verde claro (agora sim seu emo) e adicione "relevos" formando ondulações, depois deixe as ondulações mais escuras. Saturação elevada, porém nada de exagerado, anda que deixe desagradável. Seria bom também adicionar "borrifos", observe esse sprite tibiano, são pequenas "erupções" que ocorrem neste terreno, devido a acidez descomunal.

texturaslava.png

Lava. Para começar, deixe a tinta selecionada preta. Feito isso, coloque o filtro nuvens, depois nuvens por diferença, até chegar a um ponto agradável. Feito isso adicione o filtro Plastificação, configure como achar melhor. Feito isso vá até Imagem>Ajustes>Equilíbrio de Cores. Deixe sempre com tonalidades perto do vermelho e do amarelo, em todas, que o tom escolhido será o laranja. Não exagere nem em um, nem em outro, pois o resultado poderá ser não satisfatório. Para fazer manualmente, no paint (recomendado) basta você cobrir a área com um laranja bem amarelado, e fazer ondulações, formando "rios", feito isso pinte esses rios inteiramente de preto. O que sobrar deixe laranja, mas clareie nas partes mais expostas, deixando ainda mais amarelado. As partes pretas não devem ser inteiramente pretas, coloque um laranja escuro para variar. Tem outro jeito...(melhor), se você fizer tudo no paint, os relevos e tal, depois poderá plastificar no photoshop pra dar o efeito bacana, e colorir com mais precisão.

texturaspiso.png

Bacana este piso não?! E é muuuito fácil de fazer...( muito mesmo). Repita os passos do piso de terra, porém faça um pouco mais claro. Feito isso adicione o filtro "Ladrilhos de Mosaico" e configure como quiser. Muito fácil, e o resultado é bonito, e fácil de unir um a outro. Para não quebrar a cabeça pensando em outros tipos de pisos, basta você fazer os mesmos passos mas com cores diferentes, o resultado sempre é satisfatório se feito direito(vagabundo). Mas um erro pode ser fatal...clarear demais certas partes, isso entregará demais o efeito spray. Deixe com um bom contraste e com um brilho inferior, já que isso cai melhor dentro de casas (^.-).

texturasouro.pngtexturasmetal.pngtexturasbronze.png

Legais não? parecem reais essas esferas de ouro prata e bronze, respectivamente. E são tão fáceis de fazer que da vontade de fazer um monte '-'. Bem... comece fazendo uma esfera, nessa esfera pinte com a cor desejada, feito isso clareie a superfície superior esquerda, e escureça o meio e a inferior direita. Depois clareie apenas uma pontinha do lado inferior direito, (nada de tão pequeno também). Feito isso use o efeito "Sumi-e", e num passe de mágica você terá sua bela esfera( que sexy). DICA: De um retoque na saturação que pode ficar mais bacana. DETALHE:Repare que a borda de todas ficaram "serrilhadas" isso é um mau exemplo, não foi usado o anti-aliasing porque deixei para vocês verem o que a falta dele pode ocasionar (mentira é preguiça mesmo).

Concluímos essa parte, para os interessados em texturas, comentem no tópico o que desejam, como, etc, pois brevemente estarei adicionando um tópico virado somente para texturas. Por mais que muitos não achem, este é um ponto muito importante para iniciantes...De onde você irá se inspirar? Do nada é um pouco difícil, por isso estou dando atenção a essa área. Não deixe de conferir a Galeria, lá você poderá observar os mais experientes e aprender como se faz tal coisa. Uso o adobe photoshop CS 3, estarei postando o Download brevemente, farei um tópico exclusivo para isso e explicando suas funções, mas o que usei aqui se aplica para outras versões do software também.

Reflexão

O que muitos acham difícil pode se tornar fácil se você entender seus conceitos básicos. Para começar, a perspectiva Tibiana é de 45 graus. Não entendeu? Vou simplificar. A "câmera" te enxerga do da parte inferior direita, tudo é visto neste ponto de visão, e o Sol, ou iluminação, vem da parte superior esquerda, assim a parte inferior direita sendo mais escura. Mas o que isso tem a vez com reflexão? TUDO. Reflexão nada mais é do que a devolução da luz. Só enxergamos em virtude da luz. Um exemplo: a luz veio da parte superior esquerda, no meio de seu item tem um ruby (item com grande capacidade refletora), ao invés da parte de baixo ficar mais escura porque ele está na frente, ela irá clarear por dois motivos, um porque ele não é opaco, tem um nível elevado de transparência, e porque ele reflete muita luz, tornando tudo ao seu redor mais claro. Basicamente tome o planeta Terra como base, a parte que não é iluminada pelo Sol, será mais escura, e essa parte será noite, a parte iluminada será clara, e será dia, já as estrelas, nada mais são do que um reflexo, elas não tem luz própria. Pense nas estrelas como os rubys ou outro item refletor.

Exemplos de materiais que refletem luz: Jóias, metais, água, vidro, lâminas, objetos cristalizados, madeira com verniz, certos plásticos, lentes, líquidos em geral, objetos com certo grau de transparência e etc.

Exemplos de materiais que não refletem luz: Madeira, panos, pele, couro, terra, cimento, telhas, borracha, papel, e vários outros objetos opacos.

Os outfits também seguem o padrão da perspectiva 45 graus (e como). A parte superior esquerda sempre vai ser a mais clara. As partes que mais serão iluminadas são a cabeça e os ombros, isso não é valido caso você adicione ao outfit um objeto que mude isso, por exemplo um cajado com uma jóia na extremidade, será muito mais claro que a cabeça ou os ombros. Uma linha do olho esquerdo até o fim do pé esquerdo fará com que você perceba melhor essa perspectiva. A cabeça é OVAL, não é redonda, sendo redonda você praticamente estaria fazendo o personagem olhando pra cima (procurando o que? o.O). Tente caprichar o máximo possível na simetria, pois não somos diferentes em cada lado (ou somos? =x). Nas partes mais escuras NUNCA preencha com preto, pelo menos não o preto mais escuro, isso não vai ficar nada legal, faça um sombreamento leve. Preste a atenção nos olhos, é um detalhe pouco observado, mas importante, faça olhos adequados ao outfit. Detalhe: com a perspectiva correta você não irá ver totalmente o ombro direito do personagem, tudo o que citei a cima serve apenas para Humanos, exceto algumas partes, não tente reproduzir tudo se for fazer outro tipo de criatura.

Evite deixar o sprite "serrilhado", use o AA com freqüência, isso irá lhe garantir um resultado melhor. Não faça sombras muito intensas sem necessidade, o mesmo digo para efeitos de luz, exceto para metais e jóias, pois esses refletem MUITA luz. Sempre tenha em mente o que você esta fazendo, não fuja demais da realidade, cai entre nós...uma espada de plástico ia ficar um pouco(muito) ridícula. Outlines sempre caprichados, e nunca faça outline duplo, fica ridículo. Em laminas, de uma boa clareada na parte cortante, dará uma sensação muito bacana. Nunca copie, isso além de ser noobice, é ilegal. Se inspirar em sprites dos outros não tem nada de mais, já copiar...não é nada legal. Tenha isso em mente.

Se você for iniciante, poderá não entender algumas palavras que eu disse durante o tutorial, irei revê-las e explicá-las o que cada uma significa (as menos conhecidas)

Outfit:São as "roupas" do personagem, por exemplo, o famoso Citizen é um outfit, já Mage é outro.

Photoshop: A ferramenta mais conceituada do mundo em edição de imagens.

AA/Anti-Aliasing: Efeito que suaviza as cores, "desfocando-a" um pouco, tirando sua atenção.

Contraste: Destacar uma cor de outra.

Outline: As linhas que delimitam a sprite.

Perspectiva: O ponto de visão em que a imagem é vista.

Pixel: Cada "quadrado" da imagem, são minúsculos, em Sprites, utilizamos 32x32.

Sombreamento: Efeito de causar sombra, ou seja...tornar certa parte mais escura.

Textura: Aquilo que você vê em certa matéria que a difere de outras.

É isso ai galera...até a próxima.

DOWNLOADS

Adobe Photoshop CS 3 (parte 1):

1327728922-U1.png

Adobe Photoshop CS 3 (parte 2):

1327728922-U1.png

Adobe Photoshop CS 3 (parte 3):

1327728922-U1.png

Antes que alguém não diga que não avisei, ele vem com um vírus, remova-o, não sei se é nocivo, mas não me fez mau algum x.x, caso ache que não é confiável, não baixe, SCAN por sua conta.

Sprite Editor:

1327728922-U1.png

Orbs:

1327728922-U1.png

Editado por MadoxSilver (veja o histórico de edições)

Yesterday is Dead and Gone

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  • Eu sou muito mas, fazer sprite no paint, acho que o photoshop é um pouco amador, mas não deixa de ser uma otima ferramenta, quanto ao seu tutorial ele é mas pra adicionar sprites, doque fazer, mas tud

  • Vittu- Paint é melhor para se ter mais controle do que você faz...cores, etc, mas para efeitos RÁPIDOS a melhor escolha é o photoshop, mas deve-se saber moderar o uso dele, se não a coisa fica feia O

  • Interessante, xD. Provavelmente vai ajudar muitos novatos (como eu)...   Em questão de Photoshop X Paint eu prefiro o Paint.Net. Sei lá, tenho maior controle com ele. Além dele ter umas opções bem d

Postado

Eu sou muito mas, fazer sprite no paint, acho que o photoshop é um pouco amador, mas não deixa de ser uma otima ferramenta, quanto ao seu tutorial ele é mas pra adicionar sprites, doque fazer, mas tudo bem.

obrigado por ajudar a seção.

Postado
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Vittu- Paint é melhor para se ter mais controle do que você faz...cores, etc, mas para efeitos RÁPIDOS a melhor escolha é o photoshop, mas deve-se saber moderar o uso dele, se não a coisa fica feia ;) O intuito do tutorial era apenas ensinar, farei outros em parte prática, ou melhor, já estou fazendo, apenas achei que precisava um mais na "parte teórica".

MarcosFraga- Valeu...Na verdade existem mais programas(na edição de imagens) mas esses recomendo e uso porque realmente são os melhores, o paint ultimamente vem sendo subestimado, mesmo sendo uma ótima ferramenta em pixel art ;)

Yesterday is Dead and Gone

  • 1 month later...
Postado

Eu faço minhas Sprites todas no PhotoShop CS5 Extended... já usei o Paint, porém, não vejo quase comparação entre as duas já que o PhotoShop é um programa de edição profissional'

:X

I'm done'

@@Topic

Ótima explicação, aposto que irá ajudar muita gente'

Atenciosamente,

Adriano Swatt

Editado por Adriano SwaTT (veja o histórico de edições)

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Atenciosamente,
Adriano Swatt'

 

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