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Essa aula foi escrita por uma raposa levada Skyen Hasus, todos os créditos pertencem a ele.

O Comando for

Aula 10

Você nunca viu o comando for? Ou já abriu um Script e não entendeu nada por causa dele? Eis aqui uma explicação de como funciona o comando e alguns exemplos de utilização, assim como alguns exercícios. biggrin.gif

Antes de mais nada, o que faz o for?

R: O for causa um "loop", mas não é como o while e o repeat. Por que? Porque ele atribui à uma variavel todos os valores entre o valor inicial e o valor final.

Editado: O For não é um comando Condicional!

Estrutura do For:

 
for variavel = valor inicial, valor final[, incremento] do

bloco

end

Não entendeu? Então vamos à breves explicações, começando com um exemplo abstrato:

 
 local i = 1

local j = 10

local inc = 1


for var = i, j, inc do

print(var)

end

"Oh! Que bicho é este?" R: Isto é um exemplo ridículo do uso do for. Se você nunca viu isso antes, obviamente não entendeu, mas não é nenhum monstro de três cabeças. Quando eu explicar o que foi feito, você vai ver que é muito simples. Nas três primeiras linhas eu defini três variaveis locais, para "limpar" o script e facilitar o entendimento de quem ainda não conhece o for: local i = 1: Aqui eu usei "i" como inicial e ela é usada na linha 5. Seu valor é 1. local j = 10: Aqui eu usei "j" como final e ela é usada na linha 5. Seu valor é 10. local inc = 1: Esté é o incremento do for e seu valor é 1. Vai ser explicada mais pra frente, então não se preocupe com ela agora. var: É a variável à qual será atribuida os valores. "Perai, agora estou com dúvida. Você não declarou a variavel var!" R: Isto é porque ela não precisa ser declarada! Ela só vai servir como variavel dentro do laço(for). Se eu tentasse usar ela em um bloco fora do for bloco do sem ter declarado ela antes, vai resultar num simples nil(Nulo)! print(): Só vai escrever no console. Explicada as variáveis, vamos entender o funcionamento do código: O for vai atribuir à var todos os valores entre o "i"(valor inicial) e o "j"(valor final), incluindo os dois! Não vamos nos preocupar com o incremento agora, pois você pode escrever o código sem ele. No caso, o valor padrão do incremento é 1. Vamos à mais um exemplo:

 
print("-- Início --")

for var = 1, 5 do

print("Valor de var: "..var)

end


print("-- Fim --")

As saídas geradas por esse Script serão:

 
-- Início --

Valor de var: 1

Valor de var: 2

Valor de var: 3

Valor de var: 4

Valor de var: 5

-- Fim --

Entendeu agora? Na primeira vez o for atribuiu à var o valor 1, executou o bloco, depois ele fez um loop, voltando para o começo e re-atribuiu à var o valor inicial + 1 que é 2, executando o bloco de novo usando o novo valor de var. Depois valor inicial + 1 + 1 e assim vai até chegar no valor final que é 5, e é aonde ele para. "Tá, mas não vejo a utilidade do for." Então você, com todo o respeito, é cego! O que eu fiz em três linhas poderia ser feito assim:

 
i = 1

j = 5

switch = TRUE

while switch == TRUE do

if i == j then

print("Valor de i: "..i)

switch = FALSE

else

print("Valor de i: "..i)

i = i + 1

end

end

Ou, dando um desconto, para encurtar, no máximo poderia ser feito assim:

 
i = 1

j = 5

while i <= j do

print("Valor de i: "..i)

i = i + 1

end

Além de que você não pode usar variaveis locais dentro de whiles. Você entendeu tudo o que foi feito até aqui? R: Não! Então volte até a parte onde você "se perdeu" e não leia, estude, até entender. R: Sim! Então vamos complicar um pouco mais e aplicar o for em tabelas! (Atenção, você não precisa conhecer tabelas para continuar!) Aplicando o For em Tabelas! "Qual a utilidade de aplicar o For em tabelas?" R: Não sei se você percebeu, mas não podemos aplicar, do jeito que eu exemplifiquei acima, strings no for, mas há como fazer isso, sim! Usando tabelas(tables, arrays) "Como fazemos então?" Você precisa, antes de mais nada, declarar a tabela! Para quem não conhece, as tabelas são declaradas igual a variáveis, e podem ser locais ou globais. Você pode dar-lhes o nome que quiser, desde que não contenha caracteres especiais: !@#$%¨&*()-+=-*/,.ESPAÇO<>:;?|\"'`´[]{}°ºª¹²³£¢¬§. Underlines (_) são permitidos. Você pode utilizá-los como espaços. O valor das Tabelas ficam sempre entre chaves({}) e são separados por vírgulas! As strings seguem o padrão de estarem sempre entre aspas("")!

 
local Tabela = {}

"Pronto! E agora?" R: Está esperando o que? Adicione os valores! Vou inserir na minha tabela o meu nick e o nick de mais 3 amigos: <Falta de Imaginação smile511.gif>

 
local Tabela = {"Skyen Hasus", "Hwoarang", "MotoBoy", "Luketez"}

Agora entra o for, mas omo fazemos para pegar os valores da tabela? Simples! Qual é a posição do primeiro valor da tabela? É 1, então como valor inicial do for nós colocamos 1! E como valor final? Este valor varia, já que uma tabela pode conter vários e vários valores. Resposta: Nós usamos o #nome_da_tabela! O # retorna o número de valores que a tabela tem! Um outro jeito de fazer isso seria usando o table.getn(tabela), mas é mais fácil e curto com o #! "Ah! Então é só construir a estrutura do for e no bloco colocar print(var)!" Errado, meu amigo, embora a culpa seja minha. O for atribui à variável somente o valor NUMÉRICO, ou seja, ele vai atribuir a posição do valor na tabela. biggrin.gif"Então como eu tenho que fazer?" Se você já conhece tabelas, pense um pouco, não é tão difícil! Pensou? Não conseguiu? Fácil! Como eu disse, a variável vai ter o valor da posição na tabela, então só temos que "achar" este valor, seguindo sua posição! Este não conhece tabelas-> "Mas como fazemos isso?" Usando o nome_da_tabela[posição] sendo a [posição] o valor da variável, já que ela tem o valor da posição! biggrin.gifVeja como vai ficar:

 
local Tabela = {"Skyen Hasus", "Hwoarang", "MotoBoy", "Luketez"}

for var = 1, #Tabela do

print("Valor "..var..": "..Tabela[var])

end

E este script vai retornar:

 
Valor 1: Skyen Hasus

Valor 2: Hwoarang

Valor 3: MotoBoy

Valor 4: Luketez

Acho que aqui vocês já entenderam guande parte e já podem sair fazendo suas "experiências". Caso queiram continuar, tem só mais um conteúdo: incrementos, e para outros, no final tem uns exercícios. Uso de Incrementos no For! Agora que você já aprendeu a usar o for, vai ser moleza aprender os Incrementos. "Mas o que eles fazem?" Eles continuam atribuindo os valores às variáveis, mas o incremento faz eles pularem alguns valores! Exemplo:

 
for var = 1, 16, 3 do

print(var)

end

Saídas geradas por este Script:

 

1

4

7

10

13

16

Ou seja:

  Citar
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16

Os números 2, 3, 5, 6, 8, 9, 11, 12, 14 e 15 são pulados pelo for! "Mas como eu uso?" Simples! Verifique no começo do tutorial a estrutura do for. Aonde está escrito incremento você "substitói" pelo número de valores que vai pular! À pedido do Mock! fist.gif - Os comandos: in pairs() e in ipairs()! Antes de mais nada, saiba que ambos funcionam somente em tabelas! A diferença entre pairs() e ipairs() é que o pairs() vai incluir os índices no for, e o ipairs() não. Mas os dois fazer quase a mesma coisa: Além de definir um valor para uma variável "x", ele vai definir para a variável "y" a posição ou, no caso do pairs(), o índice. Exemplo do ipairs:

 
local tabela = {2, 3, 4, 5, seis=6}

for i, v in ipairs(tabela) do

print(i, v)

end

Que retornará Posição(i), Valor(v):

 
1, 2

2, 3

3, 4

4, 5

Observe que o ipairs() não retornou o "seis=6" Exemplo do pairs:

 
local tabela = {2, 3, 4, 5, seis=6}

for i, v in pairs(tabela) do

print(i, v)

end

Que retornará Posição(i), Valor(v):

 
1, 2

2, 3

3, 4

4, 5

seis, 6

E agora sim, o pairs() retornou o índice "seis=6" Acho que isso é tudo o que precisam saber sobre o ipairs() e pairs(). O resto depende da criatividade e necessidade de cada um. Exemplos de Uso do For!

 
function onSay(cid, words, param)

local Online = getPlayersOnline() -- Retorna uma Tabela

for pid = 1, #Online do

doPlayerSendTextMessage(Online[pid], MESSAGE_INFO_DESCR, "Server will be Restarted in "..param.." Minute(s)!") -- Arrumado por MotoBoy!

end

end
 
local creatures = {"deer", "rabbit", "minotaur", "ghoul", "orc"}

for crat = 1, #creatures do

table.remove(creatures, crat)

end
 
function pularDois(i, j)

local naoPulados = {}

for index = i, j, 2 do

table.insert(naoPulados, index)

end

return table.concat(naoPulados, ", ")

end
 
for a = 664, 668 do

if a == 666 then

print("O número da vez é "..a.."! O número amaldiçoado!")

else

print("O número da vez é "..a.."!")

end

end

Exercícios! Atenção! Faça os exercícios com sinceridade! Não os copie no Debugger do LUA nem olhe as respostas antes de ter certeza de que sua resposta está correta, mesmo que esteja errada, pois a resposta é só para conferir. Exercício 1 - O que há de errado na seguinte função?

 
function exemplo(i, j, inc)

for valor = i, j, inc then

print(valor)

end

end

Exercício 2 - O que há de errado na seguinte função?

 
function exemplo(i, j, inc)

for a = i, j, inc do

print(b)

end

end

Exercício 3 - O Script:

 
local tabela = {"Teste 1", "Teste 2", "Teste 3", "Teste 4", "Teste 5", "Teste 6"}

for valor = 1, 3 do

print(tabela[valor*2])

end

Vai retornar? A) 1, 2, 3 B) "Teste 1", "Teste 2", "Teste 3" C) nil, nil, nil D) 2, 4, 6 E) "Teste 2", "Teste 4", "Teste 6" Exercício 4 - Quantos valores o script abaixo retornará?

 
for valor = 1, 20 do

if valor <= (20/4)*3 then

print(valor)

end

end

Exercício 5 - Qual deve ser o valor do incremento do script abaixo para que sejam retornados 7 valores?

 
local incremento = ???

for valor = 1, 50, incremento do

print(valor)

end

Respostas:

Spoiler

Exercício 1 - A estrutura do For mostra que todo "for" deve ser seguido de "do", e não "then", como mostra o exercício!

Exercício 2 - O for atribui os valores à variavel "a", mas a função tenta escrever o valor "b", que é inexistente no exercício.

Exercício 3 - Letra E) "Teste 2", "Teste 4", "Teste 6".

Exercício 4 - O Script retornará 15 valores.

Exercício 5 - O valor do incremento deve ser 8.

Essa aula foi escrita por uma raposa levada Skyen Hasus, todos os créditos pertencem a ele.

Editado por MaXwEllDeN (veja o histórico de edições)

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  • Sim, o break é necessário pro script seguir a lógica que o programador quis usar. Dá uma lida de novo no tutorial,   for index, valor in pairs(tabela) do   Essa é a sintaxe do for. O que muitas

  • table.insert, vai inserir creature, na tabela cid. e a parte de baixo, é um incremento, pesquisa depois sobre isso. Vai somar 1 ao valor de count

  • 1 year later...
Postado

Parabéns mais uma vez Max agora sim consegui fixar mais ou menos bem os segredos do comando consigo usar mais de forma bem simples ainda, agora eu tenho uma dúvida sobre o assunto estou desenvolvendo um script e peguei uma parte de um script aqui da annihi e parteé esta:

 

for x = fromPos.x, toPos.x do
		for y = fromPos.y, toPos.y do
			for z = toPos.z, toPos.z do
				local creature = getTopCreature({x = x, y = y, z = z, stackpos = 255}).uid
				if(creature > 0) then
					if(isPlayer(creature)) then
						table.insert(cid, creature)
						count = count + 1
						if(getPlayerLevel(creature) < 250) then
							return "You and your enemy must be level 250."
						end
					elseif(isMonster(creature)) then
						return "Players are allowed only."
					end
				end
			end
		end
	end
Estou com dúvida sobre esses dois cara aqui

 

table.insert(cid, creature)
count = count + 1
Qual a função deles no script ?

Editado por Beyond Sky (veja o histórico de edições)


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Postado
  • Autor
  Em 23/05/2014 em 01:07, Beyond Sky disse:

Parabéns mais uma vez Max agora sim consegui fixar mais ou menos bem os segredos do comando consigo usar mais de forma bem simples ainda, agora eu tenho uma dúvida sobre o assunto estou desenvolvendo um script e peguei uma parte de um script aqui da annihi e parteé esta:

 

for x = fromPos.x, toPos.x do
		for y = fromPos.y, toPos.y do
			for z = toPos.z, toPos.z do
				local creature = getTopCreature({x = x, y = y, z = z, stackpos = 255}).uid
				if(creature > 0) then
					if(isPlayer(creature)) then
						table.insert(cid, creature)
						count = count + 1
						if(getPlayerLevel(creature) < 250) then
							return "You and your enemy must be level 250."
						end
					elseif(isMonster(creature)) then
						return "Players are allowed only."
					end
				end
			end
		end
	end
Estou com dúvida sobre esses dois cara aqui

 

table.insert(cid, creature)
count = count + 1
Qual a função deles no script ?

 

 

table.insert, vai inserir creature, na tabela cid.

e a parte de baixo, é um incremento, pesquisa depois sobre isso. Vai somar 1 ao valor de count

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Boa noite Max, olha eu aqui enchendo o saco denovo ...

Enfim a minha dúvida é referente a esta linha hoje parceiro

 for _, v in pairs(skinning) do
Bom eu não entendi a função do "_" (underline) e do v nesta condição se tiver como me dar uma ajudada aí em relação a isso agradeço,

o script é este parceiro? ... inclusive aquele break ali é realmente necessário ?

local skinning = {
  {monster = "Vampire",  corpse = 2956,  after = 2957,  skin = 5905, chance = 20 },
  {monster = "Vampire Viscount",  corpse = 21275, after = 21276,  skin = 5905, chance = 20 },
  {monster = "Vampire Bride",  corpse = 9654,  after = 9658,  skin = 5905, chance = 20 },
  {monster = "Vampire Lords",  corpse = 8938,  after = 8939,  skin = 5905, chance = 20 },
  {monster = "Demons",  corpse = 2916,  after = 2917,  skin = 5906, chance = 20 }
           }

function onUse(cid, item, fromPosition, itemEx, toPosition)
  for _, v in pairs(skinning) do
  if v.corpse == itemEx.itemid then
      local iEx = Item(itemEx.uid)
  if (math.random(1, 100) <= v.chance) then
  iEx:transform(v.after)
  toPosition:sendMagicEffect(CONST_ME_MAGIC_GREEN)
  Player(cid):addItem(v.skin, 1, true)
  else
  toPosition:sendMagicEffect(CONST_ME_BLOCKHIT)
  iEx:transform(v.after)
  end
  break
  end
  end

  return true
end


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