Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Programação Manual de Referencia c++/Rapido


Posts Recomendados

Referência Rápida de C++

Variáveis
 

tipo tamanho(bytes) descrição
 
char 1 representa um caractere ( valores entre 0 - 255 )
short int 2 valor inteiro curto
int 2,4 valor inteiro
long int 4 valor inteiro longo
float 4 valor real (ponto flutuante)
double 8 valor real (precisao dupla)
long double 10 valor real long (precisao dupla)

signed indica que o valor possui sinal
unsigned indica que o valor não possui sinal

void tipo vazio

Constantes

Constantes do pré-processador:
(PS: não se utiliza ponto-e-vírgula no final deste tipo de constante)
 

 
#define <constante> <valor>

exemplo:
 

 
#define PI 3.1415926

Tipos Constantes:
 

 
const <tipo> <nome> = <valor>;

exemplo:
 

 
const float PI = 3.1415926;

Variáveis Estáticas

(uma variável estática mantém seu valor inalterado, mesmo quando
seu escopo não for mais válido)
 

 
static <tipo> <nome>;

exemplo:
(variável estática de tipo inteiro)
 

 
static int indice;

Operadores Matemáticos e de Atribuição

 
= atribuição (uma variável recebe um valor ou outra variável)
+ soma
- subtração
* multiplicação
/ divisão
% resto da divisão (módulo)
++ incrementa uma variável (em uma unidade)
-- decrementa uma variável (em uma unidade)
+= x = x + y
-= x = x - y
*= x = x * y
/= x = x / y
%= x = x % y

Operadores Condicionais e Lógicos
 

 
== comparação de igualdade (é igual)
!= comparação negada de igualdade (não é igual)
> maior que
< menor que
<= menor ou igual
>= maior ou igual
&& operador lógico 'E' (AND)
|| operador lógico 'OU' (OR)
! operador lógico 'NÃO' (NOT)

Estruturas Condicionais

Comando if
 

 
if(<expressão condicional>)
{
<comandos>
}
else
{
<comandos>
}

exemplo:
 

 
if(valor > 10)
{
cout << "O valor é maior que 10" << endl;
}
else
{
cout << "O valor é menor ou igual a 10" << endl;
}
 

Comando switch
(a condição "default:" é executada quando nenhuma das outras é válida)
 

 
switch(<variavel>)
{
case <valor>:
<comandos>
break;
case <valor>:
<comandos>
break;
...

default:
<comandos>
break;
}

exemplo:
 

 
switch(opcao)
{
case 1:
cout << "primeira opcao" << endl;
break;

case 2:
cout << "segunda opcao" << endl;
break;
default:
cout << "opcao invalida" << endl;
break;
}

Estruturas de Repetição

Comando for 
(o número de repetições é conhecido)
(pode-se entender a expressão condicional da seguinte forma: 
"enquanto a expressão for verdadeira repita..." )
 

 
for( <inicialização>; <expressão condicional>; <incremento> )
{
<comandos>
}
 

exemplo:
 

 
for ( i = 0; i < 10; i++ )
{
cout << "valor de i = " << i << endl;
}

Comando while
(o número de repetições não é conhecido, teste no início)
 

 
while(<expressão condicional>)
{
<comandos>
}

exemplo:
 

 
while( var != 1 )
{
cout << "Repitindo enquanto var for diferente de 1"<< endl;
}

Comando do while
(o número de repetições não é conhecido, teste no final)
(os comandos são executados pelo menos uma vez)
 

 
do
{
<comandos>
}while ( < expressão condicional > );

exemplo:
 

 
do
{
cout << "Repitindo enquanto var é igual a 1"<< endl;
}while( var == 1);

Estruturas de Dados

Vetores

Declarando um vetor:
 

 
<tipo> <nome>[tamanho];

exemplo:
(declara um vetor de inteiros com 10 elementos)
 

 
int vetor[10];

Acessando/Atribuindo um valor em um vetor:
( vetores são indexados a partir do valor 0 (zero)
em um vetor de 10 elementos, o primeiro elemento é o 0 (zero)
e o ultimo elemento é o 9 )
 

 
<nome>[posição] = <valor ou variável>;

exemplo:
 

 
vetor[2] = 10;

exemplo:
(Percorrendo todas as posições de um vetor)
 

 
for(int i = 0; i < 10; i++)
{
vetor = 0;
}

Matrizes

Declarando uma Matriz:
 

 
<tipo> <nome>[número de linha][número de colunas];

exemplo:
(declara uma matriz de inteiros com 3 linhas e 6 colunas)
 

 
int matriz[3][6];

Acessando/Atribuindo um valor em uma matriz:
 

 
<nome>[<linha>][<coluna>] = <valor ou variável>;

exemplo:
 

 
matriz[1][2] = 10;

exemplo:
(Percorrendo todas as posições de uma matriz)
 

 
for(int i = 0; i < 3; i++)
{
for(int j = 0; j < 6 ; j++)
{
matriz[j] = 0;
}
}

Estruturas

Uma estrutura permite agrupar uma série
de tipos de variaveis a partir de um 
único identificador (nome da variável)
 

 
struct <novo tipo> 
{
<tipo> <nome>;
<tipo> <nome>;
...
<tipo> <nome>;
};

exemplo:
 

 
struct registro
{
string nome;
string cargo;
float salario;
};

quando se declara um estrutura
um novo tipo de dado é criado.
No exemplo anterior o tipo de dado
"registro" foi criado.
Para declara e acessar um determinado campo
desta estrutura deve-se fazer o seguinte:
 

 
registro var;

var.nome = "Fulano da Silva";
var.cargo = "Programador";
var.salario = 20000.00;

Strings

Strings armazenam uma cadeia de caracteres
Em C++ utilizaremos o tipo string da biblioteca STL ( Standard Template Library)
para isso é necessário adicionar o arquivo de cabeçalho <string> no código fonte

#include <string>

A forma de utilização da string do STL é simples, sem 
ser necessário a preocupação com os seu tamanho e 
limites de memória.

A maioria dos operadores funcionam como 
nos valores numéricos (+=, >, < , ==, etc)

exemplo:

 

 
string texto1;
string texto2;

texto1 = "Fulano ";
texto2 = "da Silva";

texto1 = texto1 + texto2;
// agora texto1 possui o texto "Fulano da Silva"

Funções

Declarando funções:
(se uma função possuir um tipo de retorno diferente de "void"
é necessário retornar um valor utilizando o comando "return" )
 

 
<tipo de retorno> <nome>( <lista de parametros> )
{
}

exemplo:

int soma ( int a, int b )
{
return a + b;
}

Chamando uma função:

exemplo:
 

 
int x;
x = soma(2,2);

Passagem de Parâmetro

Passagem de parâmetro por valor:

(a variável declarada na lista de parâmetros recebe
o VALOR da variável utilizada na chamada da função)
 

 
<tipo de retorno> <nome da função> ( <tipo1> <parâmetro1>, ... ,<tipoN> <parâmetroN> )

exemplo:
 

 
int soma ( int a, int b )
{
return a + b;
}

Passagem de parâmetro por referência:

(a varíavel declarada na lista de parâmetros passa a ser
um APELIDO (alias) para a variável utilizada na chamada
da função: LEMBRE_SE: modificando a variável do parâmetro 
modifica também a variável utilizada na chamada da função )

(um '&' é adicionado no final do tipo para representar
que o parâmetro é uma referência)
 

 
<tipo de retorno> <nome da função> ( <tipo1>& <parâmetro1>, ... ,<tipoN>& <parâmetroN> )

exemplo:

 
void soma ( int& a, int& b )
{
a = a + b;
}

Funções com valores padrão

( C++ permite que as variáveis declaradas nos parâmetros
de uma funções possuam um valor padrão, facilitando a chamada de função )
(Estes parâmetros devem ser colocados no final da lista, de traz para frente)

exemplo:
 

 
float divide ( float a, float b = 2.0)
{
return a / b;
}

( para chamar a função temos duas alternativas )
 

 
float x;
x = divide(2);
x = divide(2,3);

( se um valor for omitido, ele assume seu valor padrão )


Entrada e Saída

Para a utilização dos operadores de entrada
e saída de dados é necessário adicionar o arquivo
de cabeçalho <iostream> no código fonte

#include <iostream>


cin

(le um valor do teclado e armazena em uma variavel)
(um valor é lido após um <enter> um <espaço> ou um TAB)
(cin utiliza o operador de extração ">>" )
 

 
cin >> <variável1> >> <variável2> >> ... >> <variávelN>;

exemplo:
 

 
int opcao;
cin >> opcao;

cout

(escreve na tela valores ou variáveis)
(cout utiliza o operador de inserção "<<" )
 

 
cout << <variavel ou valor> << ... << <variável ou valor>;

exemplo:
 

 
int var = 10;
cout << "Fulano da Silva";
cout << var;

Formatando cout

para formatar a siada de cout se utiliza os manipulador
definidos no arquivo de cabeçalho <iomanip>
 

 
#define <iomanip>

Lista dos principais manipuladores:
 

 
dec os numeros são exibidos em decimal
oct os numeros são exibidos em octal
hex os numeros sao exibidos e hexadecimal

fixed representação fixa
scientific representação científica
setprecision(n) determina que o numero possuirá n digitos de precisão

endl indica linha nova
left alinha a esquerda
right alinha a direita

exemplo:
 

 
float val = 10.2345;
cout << fixed << setprecision(2) << val;
// val será mostrado na tela como "10.23"

 

Espero que ajude alguem!

 

 

Creditos:

vyctor17

 

 

 

Contato;

6yonKDJ.png god.marinii

TaxNfhb.png

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

  • Conteúdo Similar

    • Por Muvuka
      Alguem tem anti-nuker igual a esse 
       

       
    • Por Muvuka
      [SQLite] -=[TFS]=- 0.4 8.60 Alguem faz apk mobile pra mim ip: dexsoft.ddns.net
       
      pra mim
       
      https://www.mediafire.com/file/5klqnyy6k7jda0u/OTClientV8.rar/file
       
      TA TUDO AI
    • Por yuriowns
      Salve rapazes, estou precisando de um client próprio para o meu servidor 7.4, preciso que algum programador experiente e com referências faça um client do jeito que eu procuro. Responda aqui para fazermos um orçamento, obrigado!

      Não sei se estou no lugar certo, se não me desculpem e peço que movam por gentileza!
    • Por paulo thush
      Pessoal to com um grande problema, estou com um servidor TFS 1.4x 10.98, recentemente começou dar um problema, sempre quando falava "trade" com o npc dava um erros, com qual quer npc, o erro e o seguinte.
       
       
      me falaram que o problema e nas sourcer que precisava mudar umas coisas me passaram um link no github esse aqui 
      https://github.com/otland/forgottenserver/pull/3996/files
       
      porem eu vi vídeos no youtube ensinando a compilar, já vi muitos tópicos como compilar a sourcer, ai quando vou compilar da esse erro
      já tentei instalar, desinstala muitas coisas, alterar também não vai, minha sourcer e essa 
      https://github.com/otland/forgottenserver
       
       
      Alguém poderia me ajuda com esse erro, ou ate compilar 100% as sourcer. os Tópicos que eu tentei para compilar e esse daqui, se não poder o link me desculpe.
      https://forums.otserv.com.br/index.php?/forums/topic/169234-windowsvc2019-compilando-sources-tfs-14-vcpkg/
       
      alguém me da uma luz por favor kkk
    • Por Ryzek
      Uso tfs 0.4 trunk3884 bem simples.
      Queria acrescentar magic effects para 255 pois o meu só vai até 69. Encontrei um tópico que falava sobre porém parece ter sido removido, não consigo acessar!
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Confirmação de Termo