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Fala galerinha do T.K

 

Pode não ser muito útil oque vim trazer hoje, porem estou trazendo porque algumas pessoas tem duvidas de como criar um script com mais de um IF e um else para cada IF...

 

Aprendi com meu amigão xWHITEWOLF

 

Vamos lá...

 

local lvl = 3300
local moeda = 9971
local stg = 97931

function onUse(cid, item, frompos, item2, topos)
	if getPlayerLevel(cid) >= lvl then
		if getPlayerItemCount(cid, moeda) >= 1 then
			if getPlayerStorageValue(cid, stg) >= 0 then
		        doSendMagicEffect(getCreaturePosition(cid), 39)
			doCreatureSay(cid, "Você tem level, moeda e storage.", TALKTYPE_ORANGE_1)
		     	else
		        doSendMagicEffect(getCreaturePosition(cid), 3)
			doCreatureSay(cid, "Você não tem STORAGE.", TALKTYPE_ORANGE_1)
			end	
		else
		        doSendMagicEffect(getCreaturePosition(cid), 3)
			doCreatureSay(cid, "Você não tem MOEDA.", TALKTYPE_ORANGE_1)
		end
	else
		        doSendMagicEffect(getCreaturePosition(cid), 3)
			doCreatureSay(cid, "Você não tem LEVEL.", TALKTYPE_ORANGE_1)
	end
	return TRUE
end




 

"IF" representa "SE"
"THEN" representa "ENTÃO"
"ELSE" representa "SE NÃO ou OUTRO"
"END" representa "FIM"
explicação:
if 1
  if 2
      if 3
      else3
      end
  else2
  end
else1
end
Ou seja... if 3 esta dentro do if 2 e ambos estão dentro do if 1
Logo o primeiro else tem que fechar o if 3, o segundo else fecha o if 2 e o ultimo vai fechar o primeiro if
 
Nessa ordem.
Se tiverem mais alguma duvida só perguntar.

Se alguém tiver duvidas por favor comente e eu tentarei ajudar. Abraços!

Editado por Alienbear
tinha q colocar as informações no primeiro topico mas eu estava ausente no forum e só pude agora. (veja o histórico de edições)

547657261_assinaturatibiaking.jpg.c1cc2728d9b7e7142cd10bf237f3370d.jpg

'' Uma ideia é apenas uma ideia, até ser desenvolvida, mastigada, retratada, analisada e por fim se tornar uma boa ideia. ''

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Acho que você deveria explicar, sobre o if, else, end, pra que serve o else, qual a diferença do else e do end, assim como esta a pessoa vai continuar não entendendo..

Idéias são à prova de balas.

xS0NYx here

"Ser ateu é viver em razão de fatos, não de crenças; É aproveitar essa vida, não desperdiça-la na esperança de viver outra; É fazer o bem de coração, não por devoção. Ser ate, simplesmente, um ser livre."

Link para o post
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usei uma base parecida para tentar entender, ainda tenho duvidas, mas curti :)

Como eu disse, isso mostra como fazer mas não faz a pessoa entender saca?

Idéias são à prova de balas.

xS0NYx here

"Ser ateu é viver em razão de fatos, não de crenças; É aproveitar essa vida, não desperdiça-la na esperança de viver outra; É fazer o bem de coração, não por devoção. Ser ate, simplesmente, um ser livre."

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local lvl = 3300
local moeda = 9971
local stg = 97931

function onUse(cid, item, frompos, item2, topos)
    if getPlayerLevel(cid) >= lvl then
        if getPlayerItemCount(cid, moeda) >= 1 then
            if getPlayerStorageValue(cid, stg) >= 0 then
         doSendMagicEffect(getCreaturePosition(cid), 39)
            doCreatureSay(cid, "Você tem level, moeda e storage.", TALKTYPE_ORANGE_1)
             else
         doSendMagicEffect(getCreaturePosition(cid), 3)
            doCreatureSay(cid, "Você não tem STORAGE.", TALKTYPE_ORANGE_1)
            end    
        else
         doSendMagicEffect(getCreaturePosition(cid), 3)
            doCreatureSay(cid, "Você não tem MOEDA.", TALKTYPE_ORANGE_1)
        end
    else
         doSendMagicEffect(getCreaturePosition(cid), 3)
            doCreatureSay(cid, "Você não tem LEVEL.", TALKTYPE_ORANGE_1)
    end
    return TRUE
end

"IF" representa "SE"

"THEN" representa "ENTÃO"

"ELSE" representa "SE NÃO ou OUTRO"

"END" representa "FIM"

explicação:

if 1

  if 2

      if 3

      else3

      end

  else2

  end

else1

end

Ou seja... if 3 esta dentro do if 2 e ambos estão dentro do if 1

Logo o primeiro else tem que fechar o if 3, o segundo else fecha o if 2 e o ultimo vai fechar o primeiro if

 

Nessa ordem.

Se tiverem mais alguma duvida só perguntar.

547657261_assinaturatibiaking.jpg.c1cc2728d9b7e7142cd10bf237f3370d.jpg

'' Uma ideia é apenas uma ideia, até ser desenvolvida, mastigada, retratada, analisada e por fim se tornar uma boa ideia. ''

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Eu tô mais é falando pra você implementar no topico mesmo, pra ficar mais completo, para futuras duvidas..

Boa contribuiçao!

 

Sobre o código: sei que não é focado nisso mas pessoas vendo podem imitar.

Você está usando variáveis locais fora do escopo e chamando dentro do escopo, suponho que esse script não funcionou aí.

Para funcionar o correto seria:

lvl = 3300
moeda = 9971
stg = 97931

Tornando elas variaveis globais.

 

Espero ter ajudado xD

Editado por caiohp (veja o histórico de edições)

Idéias são à prova de balas.

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"Ser ateu é viver em razão de fatos, não de crenças; É aproveitar essa vida, não desperdiça-la na esperança de viver outra; É fazer o bem de coração, não por devoção. Ser ate, simplesmente, um ser livre."

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@caiohp, desde que eu sei não tem problema usar várias locais fora do escopo, sendo que ele terá apenas no local (dentro do script).

 

Outra coisa é a aplicação do IF, ELSE, END .. seria legal se explicasse no tópico usando algoritmos ... o pessoal iria entender melhor!

Sobre o script, use indentação correta em todo script que for fazer, ajudará a você e aos outros, você QUASE usou no script inteiro, mas fica a dica.

 

Outra coisa [e o TRUE ou FALSE que são gambiarras do tfs, aconselho a não usar, use true e false (minúsculos).

Obrigado pela atitude de querer ajudar, reputado.

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@caiohp, desde que eu sei não tem problema usar várias locais fora do escopo, sendo que ele terá apenas no local (dentro do script).

 

Outra coisa é a aplicação do IF, ELSE, END .. seria legal se explicasse no tópico usando algoritmos ... o pessoal iria entender melhor!

Sobre o script, use identação correta em tudo que for fazer, ajudará a você e aos outros, você QUASE usou no script inteiro, mas fica a dica.

 

Outra coisa [e o TRUE ou FALSE que são gambiarras do tfs, aconselho a não usar, use true e false (minisculos).

Obrigado pela atitude de querer ajudar, reputado.

A variavel local só funciona no mesmo escopo que ela foi criada, então se criar ela fora do escopo não vai funcionar xD, foi oq eu falei pra ele, explicar melhor if else e end para a galera que está começando

Idéias são à prova de balas.

xS0NYx here

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  • 1 month later...

Não tá muo explicado, o que recomendo a qualquer pessoa é aprender lógica de programação, assim entenderá melhor a estrutura de um script ou de um algoritmo... estou aprendendo graças a isso.

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PÔ cara, eu entendi, mas vai ter muita gente que vai passar pelo tópico e não entender porra nenhuma...

você tinha que ter explicado o que é o IF, ELSE, THEN e END no primeiro tópico !

 

Você nem explicou o sentido, só explicou o significado, disse que o else fecha o if mas não disse que ele reproduz uma ação se o if não for verdadeiro...

e nem disse que o todo if precisa de um end.

 

EDIT:

 

Eu sei que não ta na área de tutorial, mas se você queria algo próximo, tinha que fazer mais.

 

Uma coisa boa seria traduzir o script e mostrar o sentido dele e o que ele faz...

 

Me corrija se eu estiver errado: Se o player apresentar todos os IFs verdadeiros, o script não faz nada ?

Editado por Caronte (veja o histórico de edições)

Se quiser sua dúvida tirada, mande PM com os links, e não com a dúvida (outros podem ter a mesma dúvida, e o fórum serve para ser usado).

 

Tópicos:


 

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  • 1 year later...
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      SALVE rapaziada do TK, esses dias vim pensando em novos scripts pro meu OT, e em um deles eu precisava que determinada area não contasse frag pro player que matasse outros, PORÉM eu precisava que os players que morressem nessa area ainda assim tivessem as penalidades da sua morte, procurei por ai, achei alguns scripts que apenas tiravam o SKULL e não realmente o FRAG do player.

      **script atualizado 22/10/2023** - melhorado e otimizado, levei o script pra puxar as infos por .lua / creatureScripts

      vou disponibilizar o code aqui, e o que fazer pra determinada area não contar frag.

      SOURCE OTX 2 / TFS 0.x, Funciona em TFS 1.x mudando as tags e ajeitando as sintaxes.

      vá em creatureevent.cpp

      procure por:
      else if(type == "preparedeath") _type = CREATURE_EVENT_PREPAREDEATH;
      Adiciona abaixo:
      else if(type == "nocountfrag") _type = CREATURE_EVENT_NOCOUNTFRAG;

      procure por:
      case CREATURE_EVENT_PREPAREDEATH: return "onPrepareDeath";  
      Adicione abaixo: 
      case CREATURE_EVENT_NOCOUNTFRAG: return "noCountFragArea";

      procure por:
      case CREATURE_EVENT_PREPAREDEATH: return "cid, deathList";
      Adicione abaixo:
      case CREATURE_EVENT_NOCOUNTFRAG: return "cid, target";

      agora no mesmo arquivo, vá até o final do arquivo e adicione essa função:
      uint32_t CreatureEvent::executeNoCountFragArea(Creature* creature, Creature* target) { //noCountFragArea(cid, target) if(m_interface->reserveEnv()) { ScriptEnviroment* env = m_interface->getEnv(); if(m_scripted == EVENT_SCRIPT_BUFFER) { env->setRealPos(creature->getPosition()); std::ostringstream scriptstream; scriptstream << "local cid = " << env->addThing(creature) << std::endl; scriptstream << "local target = " << env->addThing(target) << std::endl; if(m_scriptData) scriptstream << *m_scriptData; bool result = true; if(m_interface->loadBuffer(scriptstream.str())) { lua_State* L = m_interface->getState(); result = m_interface->getGlobalBool(L, "_result", true); } m_interface->releaseEnv(); return result; } else { #ifdef __DEBUG_LUASCRIPTS__ std::ostringstream desc; desc << creature->getName(); env->setEvent(desc.str()); #endif env->setScriptId(m_scriptId, m_interface); env->setRealPos(creature->getPosition()); lua_State* L = m_interface->getState(); m_interface->pushFunction(m_scriptId); lua_pushnumber(L, env->addThing(creature)); lua_pushnumber(L, env->addThing(target)); bool result = m_interface->callFunction(2); m_interface->releaseEnv(); return result; } } else { std::clog << "[Error - CreatureEvent::noCountFragArea] Call stack overflow." << std::endl; return 0; } }

      agora vá em creatureevent.h

      procure por:
      CREATURE_EVENT_PREPAREDEATH
      adicione abaixo:
      CREATURE_EVENT_NOCOUNTFRAG

      procure por:
      uint32_t executePrepareDeath(Creature* creature, DeathList deathList);
      Adicione abaixo:
      uint32_t executeNoCountFragArea(Creature* creature, Creature* target);

      agora vá em player.cpp

      procure por:
      bool Player::onKilledCreature(Creature* target, DeathEntry& entry)
      abaixo de:
      War_t enemy; if(targetPlayer->getEnemy(this, enemy)) { if(entry.isLast()) IOGuild::getInstance()->updateWar(enemy); entry.setWar(enemy); }
      Adicione o seguinte código:
      if (targetPlayer){ CreatureEventList killEvents = getCreatureEvents(CREATURE_EVENT_NOCOUNTFRAG); for (const auto &event : killEvents) { if (!event->executeNoCountFragArea(this, target)) { return true; } } }

      //

      Feito isso, tudo completo na sua source, agora é necessário adicionar o creaturescript dentro do servidor

      vá até creaturescripts/scripts
      crie um arquivo chamado, "noCountFragInArea.lua"
      e dentro dele cole o código:
       
      --[[ script feito por feetads / TibiaKing ]]-- --[[ discord: feetads / FeeTads#0246 ]]-- -- Add positions here for which you do not want to count frags local areas = { [1] = {from = {x = 91, y = 122, z = 7}, to = {x = 98, y = 127, z = 7}}, -- from = area superior esquerda / to = area inferior direita (formando um quadrado) } local onlyKillerInArea = false -- only killer need to be in area? function noCountFragArea(cid, target) if not isCreature(cid) or not isCreature(target) then return true end local posKiller = getPlayerPosition(cid) local posTarget = getPlayerPosition(target) for i = 1, #areas do local area = areas[i] if isInArea(posKiller, area.from, area.to) then if onlyKillerInArea then return false elseif isInArea(posTarget, area.from, area.to) then return false end end end return true end
      agora em creaturescripts.xml
      <event type="nocountfrag" name="fragarea" event="script" value="noCountFragInArea.lua"/>
      agora em creaturescripts/scripts/login.lua
       procure por OU semelhante a esse:
      registerCreatureEvent(cid, "AdvanceSave")
      e abaixo adicione:
      registerCreatureEvent(cid, "fragarea")

      //


      Agora tudo certo, quando quiser adiciona uma area que não pega frag, vá até o script e apenas coloque a area, igual o demonstrado no script

      Exemplo:
      local areas = { [1] = {from = {x = 91, y = 122, z = 7}, to = {x = 98, y = 127, z = 7}}, [2] = {from = {x = 1000, y = 1000, z = 7}, to = {x = 1100, y = 1100, z = 7}}, }
      assim somente colocando a area no script e abrindo o server ou dando /reload, já funcionará a area como não pegar frag.
      Esse sistema pode ser bom pra areas de pvp ativo, onde você ainda quer que o player que morrer perca os atributos, como se fosse uma morte normal, porém não conta frag pra quem matar.
      Bom pra sistemas tipo castle 48h (guild war), onde há diversas mortes e risco de pegar red, atrapalhando a war.

      Façam bom proveito dos scripts, e deixem os créditos no script rsrs

      **Eu fiz as alterações e o simples código por isso vim disponibilizar, créditos meus**
    • Por Muvuka
      Abri canal a força creaturescript acho que funcione no creaturescript cria script creaturescript
       
      <channel id="9" name="HELP" logged="yes"/>
      <channel id="12" name="Report Bugs" logged="yes"/>
      <channel id="13" name="Loot" logged="yes"/>
      <channel id="14" name="Report Character Rules Tibia Rules" logged="yes"/>
      <channel id="15" name="Death Channel"/>
      <channel id="6548" name="DexSoft" level="1"/>
      <channel id="7" name="Reports" logged="yes"/>
       
      antes de 
              if(lastLogin > 0) then adicione isso:
                      doPlayerOpenChannel(cid, CHANNEL_HELP) doPlayerOpenChannel(cid, 1,  2, 3) = 1,2 ,3 Channels, entendeu? NÃO FUNCIONA EU QUERO UM MEIO DE ABRI SEM USA A SOURCE
       
      EU NÃO CONSEGUI ABRI EU NÃO TENHO SOURCE
       
       
    • Por bolachapancao
      Rapaziada seguinte preciso de um script que ao utilizar uma alavanca para até 4 jogadores.
      Os jogadores serão teleportados para hunt durante uma hora e depois de uma hora os jogadores serão teleportados de volta para o templo.
       
      Observação: caso o jogador morra ou saia da hunt o evento hunt é cancelado.

      Estou a base canary
      GitHub - opentibiabr/canary: Canary Server 13.x for OpenTibia community.
       
    • Por RAJADAO
      .Qual servidor ou website você utiliza como base? 
      Sabrehaven 8.0
      Qual o motivo deste tópico? 
      Ajuda com novos efeitos
       
      Olá amigos, gostaria de ajuda para introduzir os seguintes efeitos no meu servidor (usando o Sabrehaven 8.0 como base), adicionei algumas runas novas (avalanche, icicle, míssil sagrado, stoneshower & Thunderstorm) e alguns novos feitiços (exevo mas san, exori san, exori tera, exori frigo, exevo gran mas frigo, exevo gran mas tera, exevo tera hur, exevo frigo hur) mas nenhum dos efeitos dessas magias parece existir no servidor, alguém tem um link para um tutorial ou algo assim para que eu possa fazer isso funcionar?
      Desculpe pelo mau inglês, sou brasileiro.

      Obrigado!


      AVALANCHE RUNE id:3161 \/
      (COMBAT_PARAM_TYPE, COMBAT_ICEDAMAGE)
      (COMBAT_PARAM_EFFECT, CONST_ME_ICEAREA)
      (COMBAT_PARAM_DISTANCEEFFECT, CONST_ANI_ICE)

      STONESHOWER RUNE id:3175 \/
      (COMBAT_PARAM_TYPE, COMBAT_EARTHDAMAGE)
      (COMBAT_PARAM_EFFECT, CONST_ME_STONES)
      (COMBAT_PARAM_DISTANCEEFFECT, CONST_ANI_EARTH)

      THUNDERSTORM RUNE id:3202 \/
      (COMBAT_PARAM_TYPE, COMBAT_ENERGYDAMAGE)
      (COMBAT_PARAM_EFFECT, CONST_ME_E NERGYHIT)
      (COMBAT_PARAM_DISTANCEEFFECT, CONST_ANI_ENERGYBALL)

      ICICLE RUNE id:3158 \/
      COMBAT_ICEDAMAGE
      CONST_ME_ICEAREA
      CONST_ANI_ICE

      SANTO MÍSSIL RUNA id:3182 \/
      (COMBAT_PARAM_TYPE, COMBAT_HOLYDAMAGE)
      (COMBAT_PARAM_EFFECT, CONST_ME_HOLYDAMAGE)
      (COMBAT_PARAM_EFFECT, CONST_ME_HOLYAREA)
      (COMBAT_PARAM_DISTANCEEFFECT, CONST_ANI_HOLY)

      CONST_ME_PLANTATTACK (exevo gran mas tera)
      CONST_ME_ICETORNADO (exevo gran mas frigo)
      CONST_ME_SMALLPLANTS (exevo tera hur)
      CONST_ME_ICEAREA (exevo frigo hur)
      CONST_ME_ICEATTACK (exori frigo)
      CONST_ME_CARNIPHILA (exori tera)

      EXORI SAN \/
      (COMBAT_PARAM_DISTANCEEFFECT, CONST_ANI_SMALLHOLY)
      CONST_ME_HOLYDAM IDADE

      EXEVO MAS SAN \/
      CONST_ME_HOLYAREA
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