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Projeto Colaborativo Servidor de RPG Interpretativo


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Salvê á toda comunidade!!!

 

Bom, eu sou o Iago mais conhecido como Heartless, tenho 25 anos, sou casado, formado em Artes Visuais Multimídia e curioso no mundo dos Servidores de Tibia desde meados de 2008~09...

Assim como muitos de vocês eu já abri vários servidores,  porém como todos sabem os que vingaram era os 999x.. Baiak... Full Global... servidores que agradavam apenas o público, ou por ser fácil de upar, ou pela galera já conhecer o a b c, do server.

Porém com as novas versões do Tibia o jogo vem "perdendo público" mas, se você reparar bem, a cada versão mais e mais elementos RPG são inclusos no jogo como itens, cenário, criaturas, coisas que com um pouco de criatividade pode gerar um game divertido e diferenciado.

Venho aqui colocar uma sementinha na cabeça de quem gosta de RPG de Mesa para desenvolvermos de forma colaborativa um Servidor de Tibia voltado para o RPG interpretativo.

Como sei que a cena do RPG é fraca, proponho desenvolvermos o servidor sem pressão, sistema por sistema para vermos no que dá!

O que eu proponho é "desconstruir" a jogabilidade convencional do Tibia em que pra você ser mais forte basta matar muita criatura hostil e treinar 100 horas batendo em uma criatura e pronto.
Eu sei que muitos não irão gostar desta proposta porém creio que assim como eu muita gente sente falta de um RPG de Mesa.

O que é RPG

RPG é a sigla inglesa de Role-Playing Game, que em português significa "jogo de interpretação de personagens", é um gênero de videogames.

Consiste em um tipo de jogo no qual os jogadores desempenham o papel de um personagem em um cenário fictício. É um jogo diferente dos convencionais, pois não há ganhadores nem perdedores.

O Importante no Jogo RPG é a Reputação do seu Personagem perante os demais Jogadores, exemplo: você sempre está na cidade principal protegendo-a das Invasões constantes e os demais jogadores o reconhecem por isto, por ser um guerrreiro que prefere ficar na cidade conversando e Protegendo os mais fracos - muito provavelmente este jogador será convidado para entrar para a Guarda Real da Cidade dos Humanos, esta por sua vez igualmente constituída e organizada apenas por Jogadores!
 

Os jogos RPG estimulam a imaginação e o raciocínio lógico, desenvolvem a criatividade, o relacionamento interpessoal e a cooperação mútua.

Cada jogo, também chamado de “sessão” ou “aventura”, terá o enredo definido pelo jogador, mediante um determinado sistema, isto é, um conjunto de regras definidas para cada personagem. A decisão de cada um influenciará no destino do jogo.


Os jogadores poderão montar suas próprias Facções desde que respeitem os Limites do Jogo, as Sessões ou Aventuras citadas serão uma espécie de "Quest-Evento" que acontecem no horário de Pico de Jogadores Online onde uma Mensagem será erradiada para todo o servidor, exemplo:

"As Harpias sobrevoam a cidade de Zharkia carregando em suas garras uma criança de Colo! - Uma grande movimentação pode ser notada no centro comercial de Zharkia."
 

Em geral, cada aventura é constituída por um Mestre (GM) e os restantes jogadores. O Mestre tem a responsabilidade de criar a história, o cenário, a época, introduzir personagens secundários e julgar as ações dos personagens principais, de acordo com o sistema de jogo. Aos jogadores cabe a criação e controle do seu próprio personagem durante o jogo.

 

Sabendo disto, entendemos que um bom jogo RPG precisa de Regras, Ambientação e Jogadores!

As Regras são importantes para que os Jogadores não saiam da Proposta da Ambientação do Jogo.

A Ambientação é o que da vida ao RPG, caso o projeto vá para frente iremos sentar e escrever um lindo enrredo medieval que envolve todos os elementos aqui citados!
Os Jogadores são eles quem conduzem o Game, desde que fiquem dentro das Regras e Ambientação, toda atitude tomada, toda inimizade poderá influenciar o seu personagem pro resto de sua Vida dentro do Game!

 

 

ATRIBUTOS:

Ainda deverá ser decido quais atributos são necessários além dos Originais do Tibia (Magic Level, Sword Fight etc..) para o Jogo, já idealizei algumas:

Estas alterações deverão ser simples de serem feitas, preciso descobrir um modo de Salvar no Personagem os Atributos de Itens Extradef / Magic Point etc..


Força: Será um multiplicador de Ataque.
Agilidade: Será um multiplicador de Speed ou Atkspeed(Caso consigamos)
Fadiga: Atributo que irá limitar certas Skills do Jogo, principalmente as Crafting.

Inteligência: Será um Multiplicador de Magic Level

Vitalidade: Atributo que aumenta a vida máxima do Personagem.
Resiliência: Atributo que aumenta a regeneração passiva do Personagem.

 

RAÇAS

Precisa ser feito a separação de Raças e as Vantagens/Desvantagens de cada uma, são elas;

Você terá de agir de acordo com as características de sua Raça ou seja; se você for um Humano não há motivo para sair Pklizando sem justificativa em um Elfo ou em um Anão pois estas duas Raças são "Aliadas" dos Humanos, ao menos que haja um motivo plausível in game.

 

• Humanos (Raça Neutra) - [Galera que geralmente joga sozinho]
Aliados dos Elfos e Anões, os humanos são a raça neutra e menos provida de vantagens/desvantagens.
Iniciam o jogo na Cidade Principal que estará sob regência de um Rei(Jogador) Humano nomeado pela Staff.

 

• Elfos (Resistência) - [Galera que joga em grupinho mais fechado de amigos]
Aliados dos Humanos e Inimigo "Guerra Fria" dos Anões, os Elfos por sua vez possuem mais Agilidade e Vitalidade.
Iniciam o jogo em uma Fortaleza dos Elfos onde haverá um Lider(Jogador) dos Elfos nomeado pela Staff.

 

• Anões (Resistência) - [Galera que joga em grupo e tá sempre aceitando novos membros]

Aliados dos Humanos Inimigo "Guerra Fria" dos Elfos, os Anões possuem Resistência e força além de serem exímios Ferreiros - Mineradores.

Iniciam o jogo em um Forte dos Anões onde haverá um Lider(Jogador) dos Anões nomeado pela Staff.

 

• Drow (Não se dá com Nenhuma outra Raça) - [Galera mais hardcore que joga em grupo - Raça mais dificil por confundirem o irracional com coisas fora das Regras e Ambientação]

Inimigo de todas outras Raças, o Drow é um Elfo Negro com características Primitivas onde seu jogo se resume a atitudes "irracionais" e decisões "mal tomadas".

Iniciam o jogo em sua cidade Subterrãnea totalmente separados porém no mesmo continente, dos Humanos, Elfos e Anões onde o Lider da Raça será um Jogador nomeado pela Staff.



HABILIDADES:

Na criação do Personagem o Jogador deverá traçar seu Caminho de acordo com suas Habilidades no caso o Jogador poderia escolher 1 Classe Principal, 2 Secundárias e 2 Terceárias.

Principal: Jogador pode upar ela até 110%.

Secundária: Jogador pode upar ela até 70%.

Terceária: Jogador pode upar até 40%.

 

O Ganho de EXP acontece não só ao derrotar uma criatura mas também ao Craftar/Coletar/Realizar determinadas ações que dependem das suas Skills para terem chance de Sucesso por exemplo, ao Craftar um Arco Curto que é necessário Skill 15 de Marceneiro você irá ganhar 20 de EXP, ao Craftar um Arco Composto de Skill 60 você irá ganhar 200 de EXP, ao coletar um Minério de Ferro (Comum) você ganhará 20 de Exp, ao coletar um minério de Mithril (Raro) você receberá 300 de EXP, e assim vai em todas as Classes...

 

Como Serão as Classes? Todas voltadas para o RPG tendo em vista que todo comercio será desenvolvido pelos Jogadores, aqui vai algumas já idealizadas:

 

Arqueiro:

  • Pode usar arcos e flecha.

  • Upa skill Distance Alto.

  • Dano Baixo.

  • Velocidade de Ataque Medio/Alto.


Mestre da Besta:

  • Pode usar Crossbow e Bolt.

  • Upa skill Distance Alto.

  • Dano Alto.

  • Velocidade de Ataque Baixo.
     

Esgrimista:

  • Pode usar Esgrimas (Swords de Atk Baixo 2 Hands)

  • Upa skill Sword Alto.

  • Dano Medio.

  • Velocidade de Ataque Alto.
     

Defensor: 

  • Pode usar Espada + Escudo.

  • Upa Skill Sword Alto.

  • Dano Medio.

  • Velocidade de Ataque Medio.

  • Ganho por LVL: [HP: 25] - [MP: 5] - [CAP: 10]

  • Regen: [HP: 5/5] [MP: 5/15]
     

Lanceiro:

  • Pode usar Lanças (Spears que atk a 2 SQM)

  • Upa Skill Distance Alto.

  • Dano Alto.

  • Velocidade de Ataque Baixo.
     

Nórdico: 

  • Pode usar Armas 2 H

  • Upa Skill Axe / Club Alto

  • Dano Alto

  • Velocidade de Ataque Baixo.


    Por que separar as Classes de Combate?

  • Para movimentar o comercio dos Jogadores focados em Crafting.

  • Chegar o mais próximo ao RPG possível.

  • Elaborar um Leque de "Magias" -> "Perícias" de acordo com cada classe como um "Perfurar" para os Lanceiros, ou Fúria para os Nórdicos e até uma Esquiva Perfeita para os Esgrimistas...

 

Sacerdote:

  • Usa só magias de Cura

  • Upa Magic Level Alto.

  • Cura Alta

  • Velocidade de Cura Medio.
     

Domador:

  • Domestica Criaturas Hostis e Montarias para lutarem em seu lugar.

  • Upa Magic Level Medio

  • Ataque Medio.

  • Velocidade de Ataque Baixo.
     

Forja:

  • Fabrica Equipamentos e Armas de Ferro (Equips Pesados)

  • Libera novos Equipamentos para Craft de acordo com evolução da Skill.

  • Ataque Medio.

  • Velocidade de Ataque Baixo.
     

Costureiro:

  • Fabrica Equipamentos de Pano (Equips Leves)

  • Libera novos Equipamentos para Craft de acordo com evolução da Skill.

  • Ataque Medio.

  • Velocidade de Ataque Baixo.
     

Alquimia:

  • Fabrica poções de Cura/Ataque/Suporte.

  • Libera poções mais fortes de acordo com evolução da Skill.

  • Ataque Medio.

  • Velocidade de Ataque Baixo.
     

Fazendeiro:

  • Trabalha com a terra Plantando/Colhendo Ervas/Frutas/Cogumelos etc.

  • Libera novas Mudas para plantio de acordo com evolução da Skill.

  • Velocidade de Ataque Baixo.
     

Carpinteiro:

  • Fabrica Equipamentos e Acessórios de Madeira. (Ex: Caixa, Arco, Flecha etc..)

  • Libera novos Equipamentos para Craft de acordo com evolução da Skill.

  • Velocidade de Ataque Baixo.

 

Marceneiro:

  • Fabrica Paredes, portas grades fechaduras, constrói residências.

  • Libera novas Paredes/Portas/Janelas para Craft de acordo com evolução da Skill.

  • Todas paredes criadas devem ser usado um comando .fix para salvar no Mapa, desde modo ao reiniciar o servidor todos Itens .fix ados irão reaparecer no mapa.

 

Minerador:

  • Habilidade em Coletar Minérios.

  • Capacidade de coletar novos Minérios de acordo com a evolução da Skill

  • Velocidade de Ataque Baixo.
     

Lenhador:

  • Habilidade em Coletar Lenha

  • Capacidade de coletar novas Madeiras de acordo com a evolução da Skill

  • Velocidade de Ataque Baixo.
     

Sobrevivência:

  • Habilidade em fazer fogueiras, escalpelar animais e usar os demais elementos da Natureza a seu favor.

  • Capacidade de coletar novos Couros, Tripas, Carne das criaturas, envenenar adagas etc..

  • Velocidade de Ataque Baixo.

 

Ainda tem muitas outras que não idealizei, mas creio que vocês saberão do que se trata:
Arcano (Voltado para magia de dano)

Bardo (Estilo de personagem Trombadinha, Ladrão ou vagabundo mesmo)
Caçador de Tesouros (Destranca os baús com os melhores prêmios, indispensável para uma Dungeon)
Outras

 

 

 

EXEMPLO DE CONSTRUÇÃO DO PERSONAGEM:

Com foco no Combate, este personagem poderá portar as Armas & Escudos mais fortes do Jogo e poderá Fabricar Equipamentos Intermediários para levantar Moedas e suprir outras necessidades das dispostas por sua Skill:

 

Skill Principal: (Pode upar até 110)

• Defensor: Usa Espada-Escudo

Skill Secundária: (Pode upar até 70)

• Forja: Fabrica Equipamentos e Armas de Ferro (Equips Pesados)

• Minerador: Habilidade em Coletar Minérios.

Skill Terceária: (Pode upar até 40)

• Lenhador: Habilidade em Coletar Lenha

• Sobrevivência: Habilidade em fazer fogueiras, escalpelar animais e usar os demais elementos da Natureza a seu favor.

 

SOBRE A MORTE
Ao cair em combate ou por qualquer outro motivo, o jogador terá um DESMAIO.
O Tempo de desmaio é cumulativo aumentando por mortes consecutivas em um curto período de Tempo.
Caso seu Personagem desmaie 5 vezes em um curto período de Tempo ele irá Morrer para sempre, não podendo mais loga-lo tornando assim cada personagem Único não só em sua Construção mais também em sua trajetória dentro do Jogo.

 

O Comercio do jogo é totalmente feito pelos jogadores, haverá NPCs que vende equips iniciais porém SEMPRE os Craftaveis serão melhores que os dos NPCs.

 

Os NPCs serão focados na entrega de Quests e Pistas, haverá futuramente um sistema de Recipes em que você precisará aprender a fazer determinado item e os NPCs irão ensina-los.

 

 

INFORMAÇÕES ESTRUTURAIS:

Estou usando como Base a Distro TFS 1.2

Cliente Versão 10.9 (Old)


Modal Window - Estou usando e abusando disto, principalmente nas Skills de Crafting, todas terão seu Menu Próprio por onde serão Craftados os Itens, direto da Modal.


addEvents - Nas Skills de coleta de materiais (Lenhador, Minerador) onde exigem ações repetitivas o script foi feito com um Loop em que o Personagem seleciona o Local em que quer coletar e o personagem irá procurar até encontrar ou acabar o material do determinado Sqm. Evitando aquela jogabilidade massante onde o player muitas vezes recorre ao BOT para fazer isto.

Como eu trabalhava muito em versões inferiores a 10. estou focado no que ao meu ver considero mais difícil que são essas Modal Window das Classes Craft tendo em vista que cada Menu abriga vários itens, já tenho alguma coisa pronta durante o decorrer do dia eu adiciono algumas Fotos.


Considerações finais:

O Projeto ainda está bem "cru" porém é uma idéia que com a ajuda de mais gente poderia rolar uma experiência de jogo muito boa já que um servidor deste tipo não visa QUANTIDADE mas sim a QUALIDADE do jogo em si, um Servidor com RPG fiel é onde se cria as melhores lembranças pois tudo é imprevisível, o Mestre (GM) adequa o Evento da melhor forma para os jogadores terem uma experiência única!

Eu não tenho pressa em desenvolver este projeto pois sei que a cena do Tibia em si tá enfraquecendo por isto vim expor minhas idéias pra procurar mais alguém que esteja disposto a fazer parte do Projeto!

Comentem ai o que vocês acham, ou se querem ajudar, podem entrar em contato:

[email protected]

 

 

Editado por Heartless (veja o histórico de edições)
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