"Código aberto, ou open source em inglês, é um modelo de desenvolvimento que promove um licenciamento livre para o design ou esquematização de um produto, e a redistribuição universal desse design ou esquema, dando a possibilidade para que qualquer um consulte, examine ou modifique o produto."
Um programa Open source é um programa que tem disponível todos os seus códigos para que todos possam ver/alterar. Compare por exemplo o cliente do tibia, onde você não pode ver os códigos que estão nele, já que ele está compilado com criptografia, e o otclient, um programa de código aberto em que você pode modificar tudo, já que os códigos estão livres para você modificar (tanto em questão de criptografia/facilidade quando legalmente).
Concluindo, se você tiver as sources e puder modificar elas (legalmente também) tem um programa open source. No caso de ot, comumente você vai ouvir que os "ots"/distros open source são as que você tem as sources delas. Nesse caso você poderá adicionar funções e editar livremente as sources. O outro caso são distros já compiladas que não são distribuídas com suas sources.
Muitas modificações e sistemas precisam das sources do servidor. Dê uma olhada na seção Bibliotecas e funções por exemplo. Tudo o que tiver a ver com C++(Ou C#) tem a ver com o código do servidor.
Se for fazer um servidor alternativo, é completamente necessário que você tenha as sources, mas se for ficar só no RL e não quiser arrumar bugs (dependendo da versão) ou colocar coisas novas, talvez você nunca nem veja a pasta src.