Postado Outubro 27, 2012 12 anos Este é um post popular. << Aula 5 - Variáveis e Comentários Escopo Aula 6 Vimos na aula anterior sobre variáveis, e vimos também, bem superficialmente, como declarar variáveis como locais. Você pode se perguntar: "Qual a utilidade de uma variável local?", "O que ela tem de diferente de uma variável global?" ou "Se elas são tão importantes, por que quase ninguém usa?". Vamos por passos. Imagine a seguinte situação: "Você tem uma variável chamada var, e ela vale 1, mas em certo ponto do script você quer que ela receba o valor 2, execute alguma coisa (Como um print) e, depois que executar, ela retorne ao valor anterior (1).". Um dos modos de fazer isto é usando uma outra variável temporária para armazenar o valor antigo, ficando assim: var = 1 temp_var = var var = 2 print(var) var = temp_var temp_var = nil print(var) Veja que o código possui 7 linhas para fazer algo tão simples, por isso usar a variável temporária foi uma idéia de girico chamada carinhosamente de Gambiarra. Vamos fazer a mesma coisa que antes, mas agora do modo "correto": var = 1 do local var = 2 print(var) end print(var) Observe que agora, mesmo tendo ficado com quase o mesmo número de linhas, está mais "charmoso". Vamos agora entender o do e o end. O do é uma estrutura de controle (Abre/Fecha um Escopo) que abre um novo escopo. O end é uma estrutura de controle (Abre/Fecha um Escopo) que fecha o escopo mais alto. Você não deve ter entendido. Imagine que os escopos são como uma pirâmide, que começa inicialmente no andar 0 (Estes números são "imaginários", somente para facilitar o entendimento). As estruturas de controle tem o poder de construir ou destruir um degrau desta pirâmide, no caso o do constrói um andar e o end destrói o andar mais alto da pirâmide. Vamos tentar entender: -- Estamos no andar 0. do -- Construímos um andar. Agora estamos no andar 1. end -- Destruímos o andar 1 e voltamos para o 0. -- Estamos no andar 0. Importante: Você deve terminar no andar que começou, ou seja, no andar 0. Vamos ver o mesmo código um pouco maior: -- Estamos no andar 0. do -- Construímos um andar. Agora estamos no andar 1. do -- Construímos mais um andar. Agora estamos no andar 2. do -- Construímos mais um andar. Agora estamos no andar 3. end -- Destruímos o andar 3 e voltamos para o 2. end -- Destruímos o andar 2 e voltamos para o 1. end -- Destruímos o andar 1 e voltamos para o 0. -- Estamos no andar 0. A definição ideal para escopo (Em Lua) seria: Até onde as variáveis locais são alcançáveis. Isso porque se você estiver no andar 1 e tiver declarado uma variável no andar 2, quando o andar 2 tiver sido destuido pelo end, a variável será apagada e você não poderá mais chamá-la no andar 1, embora você possa chamar variáveis do andar 1 se estiver no andar 2. Se esta variável existir no andar 1 e no 2, vai sempre pegar a que estiver mais perto (No caso, a do andar 2). Se existir uma local alcançável e uma global, sempre pegará a local ao invés da global. A global só será pega se não houver nenhuma local alcançável. Você pode declarar uma variável local em um andar e modificar seu valor em outro escopo. Esta é uma tática muito útil: var = 1 do local var do var = 2 end do print(var) end end print(var) Preste bastante atenção quanto à isto: var = 1 do do local var = 2 end do print(var) end end Se você está pensando que o valor escrito será 2, está muito enganado. A variável local "var" do primeiro andar 2 será apagada assim que o end destruir o andar, então o valor escrito será 1. Essa "pegadinha" pode frustrar vocês, então prestem atenção. Vale lembrar que, como as funções são armazenadas em variáveis, elas também podem ser locais: teste = function() end -- Variável Global function teste() end -- Variável Global local teste = function() end -- Variável Local local function teste() end -- Variável Local OBS: Toda Estrutura de Controle deve terminar com o end. São estruturas de controle: do function while repeat if OBS: O repeat é um caso especial e não usa end para finalizar o escopo. Ele usa o until. Veremos as 4 últimas em aulas futuras. Exercício Descubra o que acontece em cada um dos casos e por quê: var = 1 local var = 2 print(var) var = 1 do local var = 2 end print(var) var = 1 local var do var = 2 end print(var) var = 1 local var = 2 do print(var) end var = 1 do local var = 2 do var = 3 end print(var) end Aula escrita por uma raposa levada Skyen Hasus, todos os créditos são dele. Aula 7 - Estruturas de Controle >> Editado Setembro 10, 2020 4 anos por MaXwEllDeN (veja o histórico de edições) -"Supra Omnes Lux Lucis" - Acima de todos brilha a Luz -
Postado Maio 22, 2014 11 anos Cara parabéns pelo tutorial desculpa estar revivendo o tópico mas como o alerta sugere vou perguntar algo relevante e tem a ver com o tópico. Seguindo o que nos ensinou, eu posso construir e destruir um andar com (do, end) no caso, então aqui. var = 1 do local var = 2 do var = 3 end print(var) end do começou o primeiro andar foi setada a variável local igual a var = 2, então começa o segundo andar e foi setada a variável global var = 3 e finaliza o segundo andar e voltamos ao primeiro e var continua valendo 3 por que ? seguindo a lógica que nos passou não deveria ser 2 o valor de var ? Isso quer dizer que as variáveis globais predominam uma variável local ? Editado Maio 22, 2014 11 anos por Beyond Sky (veja o histórico de edições) Medalhas:1, 2
Postado Maio 22, 2014 11 anos Autor Cara parabéns pelo tutorial desculpa estar revivendo o tópico mas como o alerta sugere vou perguntar algo relevante e tem a ver com o tópico. Seguindo o que nos ensinou, eu posso construir e destruir um andar com (do, end) no caso, então aqui. var = 1 do local var = 2 do var = 3 end print(var) end vai sempre pegar a que estiver mais perto Não, no caso ali, na linha 5, você mudou o valor da variável "var" mais próxima. Que no caso era a local var = 2, -"Supra Omnes Lux Lucis" - Acima de todos brilha a Luz -
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