Ir para conteúdo

Featured Replies

Postado
  • Este é um post popular.

*Criando quest log por Action*

Como eu não achei nenhum tutorial desse por aqui resolvi criar um, neste tutorial ensinarei vocês a criar um quest log para suas quests ;D

Oque é quest log: Quest Log tem a função de armazenar as quests que você fez ou está fazendo, mostrar em que parte da QUEST você está e como seguir adiante, etc...

Em data/XML abra o arquivo chamado quests.xml nele vai ter mais ou menos assim:

<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>

<quests>

<quest name="Nome da Quest" startstorageid="Storage da Quest" startstoragevalue="Numero de Início da Quest">

<mission name="Nome da Missão" storageid="Storage da Missão" startvalue="Valor de Início" endvalue="Valor de Finalização">

<missionstate id="1" description="Descrição da Missão."/>

</mission>

</quests>

Entendendo:

Vermelho = Nome da sua Quest

Verde = Storage ID da Quest que vai aparecer no Quest Log

Azul = Numéro de Início da Quest

Negrito = Nome da Missão

Rosa = Storage da Missão

Laranja = Valor de Início da Missão

Marrom = Valor de Finalização

Preto = Descrição da Missão

Bom, agora que nós já entendemos o que cada coisa faz, podemos dar continuidade com o SCRIPT. aonde estáNome da Quest você deve colocar o Nome que vai aparecer no Quest Log, depois que você inseriu o nome da sua Quest você deve ir na pasta data/actions/scripts e achar o arquivo .lua da sua Quest, nele você apertaCTRL+F e depois digita isso aqui:

setPlayerStorageValue

Depois que você encontrar este comando clique em Cancelar, depois vai ter mais ou menos isso:

Exemplo:

setPlayerStorageValue(cid, 1, 1)

Relembrando que a cor Verde é o nosso Storage ID e o Azul é o nosso Comando de Início

Agora que nós achamos o nosso Storage ID e o nosso Comando de Início podemos preencher a primeira linha da nossa Quest assim:

<quest name="Tutorial" startstorageid="1" startstoragevalue="1">

Explicando um pouco para poder continuarmos com nosso Tutorial, uma quest é composta de Storages Values, cada movimento que você avança em sua Quest é dado um Storage Value novo.

EX: Você pega a Quest (Ganhou seu primeiro Storage Value), Você abriu o Baú (Ganhou seu Storage Value Final.). Isso quando você está fazendo a Quest por Action.

Então nós entendemos que na primeira linha da Quest nós precisamos por o Value de quando você pega a Quest. Agora continuando com o SCRIPT...

Nós vimos que o nosso Storage ID era 1 e o nosso Comando de Início era 1, então nós acabamos de preencher a primeira linha com os números que encontramos.

Agora nós vamos para a segunda linha, primeiramente você deve colocar o nome da sua missão, dai você me pergunta:

- Nós já não colocamos o nome da nossa Quest?

Resposta: Sim, nós colocamos o NOME DA QUEST agora vamos colocar o NOME DA MISSÃO, ou seja, aqueles nomes que fica no retângulo de cima quando você da SHOW na QUEST, aquilo é uma Missão.

Bom, depois que você colocou o Nome da sua Missão, como eu havia explicado antes sobre Storages Values, nós devemos pegar agora o nosso primeiro Storage Value novamente e o nosso primeiro Comando de início, ficando assim:

<mission name="Nome da missao" storageid="1" startvalue="1" endvalue="Valor de Finalização">

Pronto, nós preenchemos o nosso StorageValue e o nosso Comando de Início agora nós precisamos inserir o valor de término, depois que você pega o Baú (como expliquei ali em cima) você recebe o seu segundo Storage Value digamos que o meu seja assim:

setPlayerStorageValue(cid, 1, 2)

Observe que o Storage Value de quando você pega o Baú tem 2 em vez de 1, isto porque o 2 é o número de encerramento da missão, então nós devemos colocar assim na segunda linha:

mission name="Nome da missao" storageid="1" startvalue="1" endvalue="2">

Resumindo, a nossa missão começa logo quando você recebe a missão do NPC e ela se completa quando você abre o Baú. Agora que a parte mais difícil já foi, vamos para a parte mais fácil do nosso SCRIPT, a Descrição da missão (a frase que aparece no quadro de baixo).

<missionstate id="1" description="Descrição da Missão."/>

Esse

missionstate id="1"
é o número da descrição, no caso nós colocamos apenas uma Missão então seria uma Descrição, se você colocar 2 Missão, você vai colocar
<missionstate id="1"
e na outra você vai colocar
<missionstate id="2"
depois da nossa missionstate tudo que devemos fazer é colocar nossa descrição onde está "Descrição da Missão.", ficando assim:

<missionstate id="1" description="Coloque aqui a descriçao de sua quest."/>

Lembrando que nunca se deve usar carácteres especiais, como:

` ´ ~ ^

Terminamos aqui nosso tutorial espero que tenham gostado -.-

Creditos: meu

Inspiração: joaovbz

Editado por Vampira (veja o histórico de edições)

Sdds old times!  :starblack: 

70a06222.gif?6e08eb47

[show Off] Vampira
Bt79gzJ.png

Postado

Muito bom.

Eu ainda não testei, mas breve o farei.

Obrigado por explicar, no entanto, isso eu fiz um tempo atrás e não apareceu no quest log.

Vou tentar novamente seguindo seu belo tópico.

Obrigado novamente.

Gosta do meu trabalho?

Curta e siga a página do meu projeto de 2016 e 2017 (Lab Z Games) que trará vários servidores OTServs.

Atenciosamente,
Adriano Swatt'

Para ver meus tutoriais acesse meu perfil.

cbCyOSZ.png

• 1 year later...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Estatísticas dos Fóruns

• Tópicos 96.9k
  • Posts 519.6k

Informação Importante

Confirmação de Termo