Postado Fevereiro 6, 2013 12 anos Funções muito úteis Galera, nesse tópico vou mostrar algumas funções muito usadas no mundo dos OTS, pra que elas servem e como devem ser usadas. doPlayerAddItem(uid, itemid[, count/subtype[, canDropOnMap]]) Essa função serve para adicionar um certo item a um player. Como usá-la: doPlayerAddItem(cid, 2160, 75, true) Nesse exemplo eu vou adicionar 75 crystal coins a um player, e se ele não tiver cap, ou espaço na bp para carregá-lo ele vai cair no chão. uid, -> É o creatureid do player a quem você vai adicionar itemid -> é o id do item que vai ser adicionado ao player [, count/subtype -> É a quantidade do item que vai ser adicionado [, canDropOnMap]] -> Deve ser um booleano(true/false), indicando se o item vai cair no chão caso o player não possa carregá-lo Nota: Parâmetros que ficam entre [], são opcionais e recebem alguns valores por padrão caso não sejam especificados. Essa função serve para "fazer uma criatura falar". doCreatureSay(cid, "Aaahh"..., 19) Nesse exemplo, quando um player der use em um item o player vai falar o "Oi o_nome_dele .". cid, -> É o creatureid da criatura que vai falar algo. words -> É o que a criatura vai dizer. [, type] -> É o "tipo" do say, no exemplo coloquei o 19, que é como os monstros falam, mas se você não colocar nenhum alí ele por padrão vai ser o 1. Essa função serve para pegar o nome de uma criatura. function onUse(cid) local nome = getCreatureName(cid) doCreatureSay(cid, nome, 1) return true end Nesse exemplo, quando um player der use em um item o player vai falar o "Oi o_nome_dele .". cid, -> É o creatureid da criatura que o nome vai ser "pegado", nesse caso o player que deu use no item. Essa função serve para pegar o hp atual de uma criatura print(getCreatureHealth(cid)) Nesse exemplo, vai imprimir na tela 495, que é o HP do meu personagem. cid, -> É o creatureid da criatura que o hp vai ser "pegado". Essa função serve para pegar o hp máximo de uma criatura. print(getCreatureMaxHealth(cid)) Nesse exemplo, vai imprimir na tela 885, que é o HP máximo do meu personagem. cid, -> É o creatureid da criatura que o hp máximo vai ser "pegado". Essa função serve para pegar a mana atual de uma criatura print(getCreatureMana(cid)) Nesse exemplo, vai imprimir na tela 685, que é a mana do meu personagem. cid, -> É o creatureid da criatura que a mana vai ser "pegada". Essa função serve para pegar a mana máxima de uma criatura. print(getCreatureMaxMana(cid)) Nesse exemplo, vai imprimir na tela 685, que é a mana máxima do meu personagem. cid, -> É o creatureid da criatura que a mana máxima vai ser "pegada". Essa função serve para pegar o level de um player. Nesse exemplo, vai imprimir na tela 148, que é o level do meu personagem cid, -> É o creatureid do player que o level vai ser "pegado". print(getPlayerLevel(cid)) Conforme o tempo vou adicionando mais funções aqui .-. doCreatureSay(uid, words[, type]) getCreatureName(cid) getCreatureHealth(uid) getCreatureMaxHealth(uid) getCreatureMana(uid) getCreatureMaxMana(uid) getPlayerLevel(uid)
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.