Postado Setembro 2, 2014 10 anos Bom, esse é o primeiro de uma pequena série de tópicos que estarei criando, algo como um "curso" sobre Pixel Art. Desde os fundamentos de Pixel Art, até chegarmos a parte prática, e seus métodos. Poucos sabem realmente do que se trata, em alguns casos por falta de informação. Sugiro aos interessados na área, que leiam, e mesmo aqueles que não se interessam tanto, garanto que achará bem interessante. Vamos lá. O que é Pixel Art? Julgando pelo nome, nós podemos concluir que Pixel Art é qualquer arte feita de pixels. Mas nem toda imagem digital é Pixel Art. Essa fotografia é feita de pixels, mas não é Pixel art: Certo, então nada de fotos. Mas se eu fizer minha arte no computador, então é Pixel Art, certo? Não. Pixel art é uma subcategoria muito específica de arte digital. Não é do que é feito, é como é feito. Por exemplo, essa pintura digital é uma arte feita no computador, e é feita de pixels, mas não é Pixel Art: Se o Pixel Art perde o senso de importância dos pixels que o constrói, então eu não acho que posso chama-lo de Pixel Art. É quando os pixels tem importância na natureza do trabalho que o define como Pixel Art. (Alex HW) Por que nem toda arte digital é Pixel Art? O Pixel Art é separado de outras formas de arte digital pelo seu foco no controle e precisão. O artista precisa estar no controle da imagem ao nível de um único pixel, e todos os pixels devem estar harmonicamente posicionados. Quando o Pixel Art está terminado, reposicionar apenas alguns pixels pode causar um efeito drástico na imagem: As características desse papagaio mudaram, mas apenas alguns pixels foram ajustados. Outras artes digitais usam muitas ferramentas que você não vai encontrar no Pixel art. A razão pela qual os pixel artistas não usam essas ferramentas é porque eles posicionam pixels de uma maneira que o artista não pode definir. Essas ferramentas automáticas; desfoque, esfumaçado, spray ou degrade automático. Qualquer ferramenta que posiciona pixels automaticamente (o que significa que o computador decide sobre o posicionamento dos pixels mais que o artista) é geralmente desaprovada no Pixel Art. Lembre-se, Pixel Art é o puro controle. Uma ferramenta automática foi usada para esfumaçar as bordas dessa gota cinza. Você provavelmente ouviu pessoas por aí dizendo “Isso não é pixel art, tem muitas cores!” isso não é porque há alguma regra no Pixel Art que diga “Só é pixel art se tem [X] número de cores”, você tem a permissão de usar quantas cores quiser. A razão fundamental pela qual pessoas dizem sobre a contagem de cores é porque um amontoado de cores pode indicar o uso de ferramentas pirata. Ferramentas pirata podem criar um monte de cores novas a fim de atingir o embaçamento, borrão ou efeitos de transparência. Pessoas mencionam um grande numero de cores porque paletas grandes são mais difíceis de controlar, mas nós chegaremos a esse ponto depois. Porque não é só sobre as ferramentas Então se eu não usar qualquer efeito automático ou duotone, ou ferramentas pirata, é Pixel Art, certo? Tudo feito no MS Paint será Pixel Art? Não. Não é o programa que determina se é ou não Pixel Art, é como ele é feito. Por exemplo, essa imagem foi feita no MS Paint, sem qualquer ferramenta pirata: Mas não é Pixel Art. Isso é o que chamamos “Oekaki”. Se você pode criar a imagem sem dar zoom nela, as chances são de não ser Pixel Art. Se você está usando a ferramenta da linha e balde de tinta na maioria do tempo, você não está dando atenção aos pixels individualmente, só às linhas e à forma que o pixel art constrói. O mesmo vai para esboços feitos com as ferramentas de pincel ou lápis. Esses métodos ignoram a importância do posicionamento cuidadoso e ponderado dos pixels individuais. Enquanto os equívocos mais comuns sobre Pixel Art são devido à falta de interpretação do meio, há alguns que têm uma definição muito estrita para o que faz Pixel Art. Todo pixel não precisa literalmente ser colocado manualmente O trabalho do pixel artista não é colocar manualmente todo e qualquer pixel. Você não é um robô, trabalhando em áreas grandes com milhares de cliques únicos na ferramenta do lápis. A ferramenta do balde está ok. A ferramenta linha está ok. O que é importante é que o artista tenha controle na imagem ao nível do pixel, não que você crie a imagem um pixel de vez. [...] Bom, a primeira parte termina aqui galerinha, nos vemos na continuação, certo? Até lá! Gostaria de dar créditos ao Cure, e Dont. Obrigado. Ir para: Por onde começar [iI] Editado Setembro 2, 2014 10 anos por Nogard (veja o histórico de edições)
Postado Setembro 2, 2014 10 anos Muito bom Nogard, eu também estava pensando em trazer esse conteúdo pro TK, Reputado. Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, não é um modo de agir, mas um hábito. Aristóteles
Postado Setembro 3, 2014 10 anos Tutorial muito bom, obrigado por contribuir com a seção e com a galera que precisa desses tutoriais, reputado. Ot Design: https://discord.gg/VgtVRNmCD7
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.