Ir para conteúdo

Featured Replies

Postado

Bom, esse é o primeiro de uma pequena série de tópicos que estarei criando, algo como um "curso" sobre Pixel Art.

Desde os fundamentos de Pixel Art, até chegarmos a parte prática, e seus métodos.

Poucos sabem realmente do que se trata, em alguns casos por falta de informação.

Sugiro aos interessados na área, que leiam, e mesmo aqueles que não se interessam tanto, garanto que achará bem interessante. 

 

 

 

 

 

Vamos lá.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O que é Pixel Art? 

 

 

 

 

 

 

 

 

Julgando pelo nome, nós podemos concluir que Pixel Art é qualquer arte feita de pixels. Mas nem toda imagem digital é Pixel Art.

Essa fotografia é feita de pixels, mas não é Pixel art:

 

digitalphoto.png

 

 

 

 

 

 

 

Certo, então nada de fotos. Mas se eu fizer minha arte no computador, então é Pixel Art, certo?

Não. Pixel art é uma subcategoria muito específica de arte digital. 
Não é do que é feito, é como é feito. 
Por exemplo, essa pintura digital é uma arte feita no computador, e é feita de pixels, mas não é Pixel Art:
 
digipaint.png
 
 
 
 
 
Se o Pixel Art perde o senso de importância dos pixels que o constrói, então eu não acho que posso chama-lo de Pixel Art. É quando os pixels tem importância na natureza do trabalho que o define como Pixel Art. (Alex HW)
 
 
 
 
 
 
 
 
Por que nem toda arte digital é Pixel Art?
 
 
O Pixel Art é separado de outras formas de arte digital pelo seu foco no controle e precisão. O artista precisa estar no controle da imagem ao nível de um único pixel, e todos os pixels devem estar harmonicamente posicionados. 
Quando o Pixel Art está terminado, reposicionar apenas alguns pixels pode causar um efeito drástico na imagem:
 
parrotredux.png
 
As características desse papagaio mudaram, mas apenas alguns pixels foram ajustados.
 
 
 
 
Outras artes digitais usam muitas ferramentas que você não vai encontrar no Pixel art. A razão pela qual os pixel artistas não usam essas ferramentas é porque eles posicionam pixels de uma maneira que o artista não pode definir.
Essas ferramentas automáticas; desfoque, esfumaçado, spray ou degrade automático. Qualquer ferramenta que posiciona pixels automaticamente (o que significa que o computador decide sobre o posicionamento dos pixels mais que o artista) é geralmente desaprovada no Pixel Art. Lembre-se, Pixel Art é o puro controle.
 
 
 
blur.png
 
Uma ferramenta automática foi usada para esfumaçar as bordas dessa gota cinza.
 
 
 
 
 
Você provavelmente ouviu pessoas por aí dizendo “Isso não é pixel art, tem muitas cores!” isso não é porque há alguma regra no Pixel Art que diga “Só é pixel art se tem [X] número de cores”, você tem a permissão de usar quantas cores quiser. 
A razão fundamental pela qual pessoas dizem sobre a contagem de cores é porque um amontoado de cores pode indicar o uso de ferramentas pirata. Ferramentas pirata podem criar um monte de cores novas a fim de atingir o embaçamento, borrão ou efeitos de transparência. Pessoas mencionam um grande numero de cores porque paletas grandes são mais difíceis de controlar, mas nós chegaremos a esse ponto depois.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Porque não é só sobre as ferramentas
 
 
Então se eu não usar qualquer efeito automático ou duotone, ou ferramentas pirata, é Pixel Art, certo? Tudo feito no MS Paint será Pixel Art?
Não. 
Não é o programa que determina se é ou não Pixel Art, é como ele é feito. Por exemplo, essa imagem foi feita no MS Paint, sem qualquer ferramenta pirata:
 
 
oekaki2.png
 
 
 
Mas não é Pixel Art. 
Isso é o que chamamos “Oekaki”. Se você pode criar a imagem sem dar zoom nela, as chances são de não ser Pixel Art. Se você está usando a ferramenta da linha e balde de tinta na maioria do tempo, você não está dando atenção aos pixels individualmente, só às linhas e à forma que o pixel art constrói. O mesmo vai para esboços feitos com as ferramentas de pincel ou lápis. Esses métodos ignoram a importância do posicionamento cuidadoso e ponderado dos pixels individuais.
 
Enquanto os equívocos mais comuns sobre Pixel Art são devido à falta de interpretação do meio, há alguns que têm uma definição muito estrita para o que faz Pixel Art.
 
Todo pixel não precisa literalmente ser colocado manualmente
O trabalho do pixel artista não é colocar manualmente todo e qualquer pixel. Você não é um robô, trabalhando em áreas grandes com milhares de cliques únicos na ferramenta do lápis. A ferramenta do balde está ok. A ferramenta linha está ok. O que é importante é que o artista tenha controle na imagem ao nível do pixel, não que você crie a imagem um pixel de vez.
 
[...]
 
 
 
 
 
 
Bom, a primeira parte termina aqui galerinha, nos vemos na continuação, certo?
Até lá!
 
 
 
 
 
 
Gostaria de dar créditos ao Cure, e Dont. Obrigado.
 
 
 
 
 
 
 

Editado por Nogard (veja o histórico de edições)


spacer.png

 

 

Postado

Muito bom Nogard, eu também estava pensando em trazer esse conteúdo pro TK, Reputado.

 

 

 

Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, não é um modo de agir, mas um hábito.

                                                                                                                                                                                                                                        Aristóteles 

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Quem Está Navegando 0

  • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Estatísticas dos Fóruns

  • Tópicos 96.9k
  • Posts 519.7k

Informação Importante

Confirmação de Termo