Postado Janeiro 30, 2015 10 anos Este é um post popular. Qual linguagem escolher para iniciar um software? É uma questão que várias pessoas levantam antes iniciar um projeto, seja ela um profissional ou um mero aprendiz. Tenha uma coisa sempre em mente: Não é a linguagem que determina o sucesso, mas a mente do profissional que concebeu e desenvolveu o software. Para desenvolver um software com sucesso, é necessário analisar vários aspectos que fazem parte deste ambiente. Escolher a linguagem, a tecnologia, a equipe e a metodologia corretas é o ponto crucial para o sucesso. Entenda o problema e a solução O objetivo de um software é resolver um problema ou otimizar algum processo. Nenhum dos dois pode ser alcançado se problema ou solução não forem claramente conhecidos pelo gestor que escreverá os requisitos do sistema. Para alcançar esse objetivo, é importante integrar todos os agentes que serão impactados pelo software. Se o seu uso é destinado aos vendedores da empresa, por exemplo, é preciso que eles participem e indiquem o que é mais importante para o seu trabalho. É no dia a dia de uso que os principais requisitos são descobertos, não em reuniões de gestores e comitês. A qualidade da ferramenta precisa estar aliada à sua utilidade. Pouco adianta um software muito bem escrito que não é utilizado. Dessa forma, ao escrever os requisitos de um software, preocupe-se em entender o problema que ele deve resolver, como ele irá impactar a empresa e quem o usará. Essas informações irão te guiar na descoberta dos principais requisitos e, assim, a ferramenta será mais útil e eficiente. Seja claro e evite excesso de jargões Estabelecidos os objetivos do software, é momento de o gestor escrever os requisitos. Para isso é fundamental que seja usado um português claro, principalmente em empresas que optam por terceirizar a construção do sistema. Evite palavras como “iria”, “poderia”, “é recomendado”, entre outras que expressam algum tipo de condicional. Se o sistema precisa estar disponível 24 horas por dia, este requisito não deve ser escrito como “é recomendado que esteja disponível”. Este cuidado já evita uma série de problemas com especificações no futuro, economizando tempo e recursos. Dessa forma, você foca nos requisitos mais importantes, aqueles que devem estar presentes no sistema. Evite sentenças negativas e lógicas complexas ao explicar um requisito. Lembre-se, o objetivo de escrevê-lo é deixar claro o que o software precisa fazer, não o que não precisa. Vocabulário com excesso de jargões da sua área ou abreviações podem comprometer o entendimento dos desenvolvedores. Se ainda assim eles forem necessários, monte uma tabela explicativa. Encontrar uma maneira eficiente de escrever requisitos pode ser trabalhoso no início. Mesmo assim, o resultado disso será um software de qualidade, preparado para atender às expectativas da empresa. Os dois últimos tópicos foram retirados do pensandogrande.com.br Atenciosamente, Bruno Minervino
Postado Janeiro 30, 2015 10 anos Não é a linguagem que determina o sucesso, mas a mente do profissional que concebeu e desenvolveu o software. Adotei pra vida. Ótimo tutorial, estou tentando arrumar um espaço pra aprender essa área, e isso vai ajudar muito! Ot Design: https://discord.gg/VgtVRNmCD7
Postado Janeiro 30, 2015 10 anos Autor Adotei pra vida. Ótimo tutorial, estou tentando arrumar um espaço pra aprender essa área, e isso vai ajudar muito! Escutei essa frase de um amigo, a uns 5 anos atráz, depois disso eu nunca mais foquei em uma linguagem específica, sempre trabalhei minha lógica. Vlw Daniel Atenciosamente, Bruno Minervino
Postado Janeiro 30, 2015 10 anos Muito bom o tuto li os 2,5 primeiros parágrafos porque a bateria do celular ta acabando, quando eu chegar em casa eu leio o resto.. Quando eu li o título do tópico veio na minha mente: Depende do software e precisa analisar as carateristicas da linguagem (está correto?) Se quiser sua dúvida tirada, mande PM com os links, e não com a dúvida (outros podem ter a mesma dúvida, e o fórum serve para ser usado). Tópicos: [FAQ] BBCODE [LIB] Constant [RME] Administrando bordas. [TALK] Broadcast Editável. [TALK] Sugest. [TALK] Checkpoint. [MOVE] Pântano pegajoso. [ACTION] Piggy Bank. (Cassino). [GLOBAL] Uptime Ad. [C0DE] Consertando 'Invalid Password' [PROGRAM] Quest Maker
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.