Tutoriais sobre Spriting (Pixel Art)
Tutoriais e videos sobre pixel art e ferramentas de edição de sprites, assim como adicionar sprites no client e map editor.
- Esta área é para publicação de Tutoriais sobre pixel art e criação de sprites para Otserv.
- Ao ler um tutorial, dê reputação ao membro que o publicou e comente no tópico. Este pequeno incentivo faz com que membros continuem trazendo tutoriais e outros conteúdos ao fórum.
- Se o conteúdo não for seu, adicione Créditos!
- Por motivos de segurança é necessário que um membro da equipe Aprove o seu Tópico, dessa forma mantemos o fórum organizado e livre de conteúdos maliciosos, obrigado pela compreensão!
Subfóruns
-
Sprites "Free for Use" para Otserv, baixe cenário, outfits, monstros, itens, efeitos, objetos e packs completos (perspective 45 e top-down).
- 1712 posts
80 tópicos neste fórum
-
Fala nação TK! Faz tempo que não trago nada, estava traduzindo algumas coisas para poder ir trazendo para cá, porém agora estou aqui de novo desta vez para trazer um tutorial bem simples sobre Pedras e Rochas. Vale lembrar que este é um tutorial universal, então não estará categoricamente feito para nossos 45 graus, mas a noção que se ganha é ótima, e após isso é simples utilizar os conceitos para nossos requisitos. Bom, sem mais delongas, vamos lá!: Rochas e Pedras Introdução Rochas e texturas de pedra são uma das coisas mais difíceis de se desenhar, mas a existência de rochas em jogos são praticamente inevitáveis. Rochas estarão em todo lugar, no pass…
- 6 respostas
- 5.8k visualizações
-
Bom sem delongas o tutorial é em vídeo, espero que ajude a galera, serve para adicionar pokes e outfits. é isso ai galera, até o próximo vídeo
- 6 respostas
- 3.1k visualizações
-
Falae pessoal do TK! Hoje to a milhão e vim trazer mais um tutorial para os spriters de plantão! haha Vamos lá: Quando eu devo me preocupar com cores? Bem, essencialmente o que vem é, que cores a peça precisa ter? Então, enquanto eu prossigo, o quão longe eu posso ir com estas (até é claro eu precisar adicionar mais sombras). Aí é quando a mistura ocorre. -Adarias Esse é um método comum de criação de paleta para uma peça. Aqui vai um exemplo do que ele está falando: Como a peça se torna mais complexa, torna-se necessária a criação de cores adicionais para alcançar o sombreamento mais avançado, ou para colorir novos elementos da imagem ou detalhes. Outro…
-
- 2 respostas
- 3.8k visualizações
-
-
Bom dia amigos do TK! Estava estudando um pouco na internet, quando me deparei com duas apostilas muito interessantes, e como estou a mil por hora em relação ao aprendizado e ao compartilhamento do conhecimento, resolvi trazê-las para cá, para que aqueles que realmente gostem de mexer com sprites possam entender um pouco mais da parte teórica sobre as cores. A Primeira é a respeito das cores em logomarcas e afins: Apostila sobre Cores E a outra é sobre a tão famosa Teoria das Cores: Teoria das Cores As apostilas não são minhas, como disse aqui, estava estudando e acabei achando interessante compartilhá-las com vocês Acredito que elas também tenham muita…
-
- 3 respostas
- 1.6k visualizações
-
-
Fala ai meus amigos do TK! Durante a noite recebi algumas PM's sobre alguns sprites feitos, e neles percebi alguns erros básicos, que eu também cometi e que você também irá cometer haha! Então resolvi trazer este novo tutorial para a comunidade, que fala sobre "Coisas para se Evitar" na hora de fazer sua sprite, acredito que será uma mão na roda para aqueles que estão iniciando neste mundo Enfim, chega de enrolar vamos lá: Coisas para evitar na hora de criar sua sprite! AA Ruim: Muito AA (anti-aliasing demais) – você só quer usar o AA necessário para suavizar a borda. Se você usar muito, as bordas podem parecer borradas, e você perde a nitidez da linha: …
-
- 2 respostas
- 2.3k visualizações
-
-
Falae Pessoal do TK! Olha eu ai mais uma vez trazendo outro tutorial para os aventureiros que querem aprender um pouco sobre spirting haha Vamos ao que interessa: Usando e Escolhendo as Cores Antes de mergulhar na criação de paletas de cores, eu quero explicar como maximizar cada cor, para tirar o máximo proveito de todas as cores em sua paleta. Aqui está um exemplo de rampa de cor: A primeira vista não parece nada particularmente especial. Mas note que algumas das cores estão dispostas em colunas muito finas, enquanto outros estão em blocos maiores. Os coloquei desta forma para mostrar como algumas cores são usadas como cores maiores ("cluster" cor…
- 6 respostas
- 2.6k visualizações
-
Bom dia, boa tarde e boa noite amigos do TK! Venho hoje trazer um tutorial traduzido que tem como o tema "Pensando em Cores" na hora de criar sua sprite! Este tutorial me ajudou muito quando comecei a fazer sprites e espero que possa ajudá-los tanto quanto me ajudou! Vamos lá: Pensando em cores Eu passo muito tempo em uma série de Fóruns de RPG e muito deste tempo que passo é gasto dando às pessoas feedback sobre suas sprites. A minha crítica mais comum se tornou uma espécie de bordão e até poderia ser pensado como uma tese para esta série inteira de tutoriais: as cores precisam de mais contraste. A escolha da cor faz ou quebra uma sprite. Cores - e o …
- 8 respostas
- 2k visualizações
- 1 follower
-
Nota: algumas imagens tem magias em branco, portanto não é possível vê-las, para vê-las vá ao tópico original. Fazer suas primeiras magias/spells é sempre um passo importante par aum spriter. Poucos são aqueles que se aventuram nesse ramo, visto que é importante ter uma boa noção de perspectiva, cor e animação para alcançar um bom resultado. Este tutorial é uma boa forma que encontrei para treinar cada um de vocês na arte das magias, algo que demorei um bom tempo para aprender mas que agora, será passado a vocês de forma muito mais simples: Toda spell, para ser bem fluida (sem intervalos estranhos ou imperfeições - smooth) precisa ter no mínimo 8 frames. …
-
- 7 respostas
- 2.7k visualizações
-
-
Alguns membros haviam me pedido algo referente ao AA, se alguém se interessar em postar seus resultados, à vontade. Por quê um Tutorial em imagem? Acho mais prático. Base:
-
- 9 respostas
- 1.8k visualizações
-
-
Voltar para: Por onde começar? [iI] Termos relevantes do Pixel Art Anti-aliasing (AA): Anti-aliasing é o método de fazer bordas acentuadas parecerem suaves. Você deve estar familiarizado com anti-aliasing, porque um monte de programas e ferramentas faz isso automaticamente. Quando estamos falando sobre Pixel Art, de qualquer maneira, anti-aliasing significa anti-aliasing MANUAL. Manual AA significa suavizar as áreas acentuadas por posicionamento manual de pixels de uma diferente cor para facilitar a transição. Aqui vai um exemplo: Acima você vê a mesma imagem sem AA na esquerda, e com AA na direita. Há várias armad…
- 8 respostas
- 1.4k visualizações
- 1 follower
-
Bom, esse é o primeiro de uma pequena série de tópicos que estarei criando, algo como um "curso" sobre Pixel Art. Desde os fundamentos de Pixel Art, até chegarmos a parte prática, e seus métodos. Poucos sabem realmente do que se trata, em alguns casos por falta de informação. Sugiro aos interessados na área, que leiam, e mesmo aqueles que não se interessam tanto, garanto que achará bem interessante. Vamos lá. O que é Pixel Art? Julgando pelo nome, nós podemos concluir que Pixel Art é qualquer arte feita de pixels. Mas nem toda imagem digital é Pixel Art. Essa fotografia é feita de pixels, mas não é…
-
- 2 respostas
- 1.5k visualizações
-
-
Voltar para: O que é Pixel Art? Pois bem, aí está a continuação. Um pouco mais curta, porém não menos informativa. Por onde começar? Pixel Art é sobre os pixels – simples assim. Esses tipos compartilham um ponto comum: Ter certeza que o seu foco está nos pixels. Comece devagar – Quanto mais larga a imagem que você está tentando fazer, mais tempo e trabalho levará para completá-la. Não faça isso, use um canvas size (largura x altura) pequeno. Um Pixel Art pode transmitir uma série de informações pelo seu tamanho, você ficará surpreso com o pouco espaço que você precis…
-
- 2 respostas
- 1k visualizações
-
-
Como fazer um OUTFIT créditos: sandfox Bem, primeiro, o mais básico de tudo: abra uma imagem 32x32. Depois, arranje a cabeça de um outfit de citizen de frente, e cole na imagem. Após posiciona-la no extremo noroeste do quadrado, faça uma base. Tente copiar de um outro outfit, para você ir "pegando a manha". Não precisa caprichar muito, pois é só um esboço. Após ter a base pronta, comece os detalhes. Depois, passe linhas pretas no contorno e defina as linhas internas num tom cinza escuro. Pinte os espaços em branco num tom cinza claro e o outfit estara pronto. Se você quizer fazer um outfit pra mudar de cor depois, mantenha…
-
- 10 respostas
- 5.1k visualizações
- 1 follower
-
-
Sprite Seduction -INTRODUÇÃO - Capítulo Único Entendendo e aplicando conceitos • Outline e seus conceitos A outline deve ser sim levada em conta mais não priorizada cem por cento,o que gera a forma é o Anti-Aliasing.É claro que se sua outline possuir um erro muito grosseiro fica visivelmente estranha sua sprite,resumindo meu conselh…
- 7 respostas
- 3.2k visualizações
- 1 follower
-
Mova, para a Area Correta por que não encontrei o local certo por que, eu postei esse mesmo tutorial no outro Fórum lá, e lá tem a sessão correta, Obrigado. Eae povo do king, hoje estou com um tutorial bem distraído que é sobre sprites para o seu cliente de Tibia bom então vamos lá chega de enrolar: Bom, é o seguinte estarei disponibilizando para download um Pacote de Sprites que a Cipsoft Fez alterações no Update 9.50 estas sprites server para qual quer servidor pelo fato de que você não precisa criar sprites e sim subistituir as existentes - Ta mais quais sprites você trouce: - Trouce algumas em breve estarei adicionando mais por que não encontrei ainda todas…
-
- 3 respostas
- 4.1k visualizações
-
-
Características Principais de um Sprite Tamanho Bom, pra galera que tá começando agora a fazer sprites e não sabe por onde começar, aqui começaremos com o básico do básico, a dimensão dos sprites: De fato é bem simples: Sprite pequeno porte (carregável) Todo sprite carregável deve possuir os padrões de sua Backpack e para isso, é preciso que ele tenha as dimensões 32x32 Pixels.. Veremos mais a frente como dimensionar sua página de edição.[Art2:1] Sprites de médio porte Geralmente outfits, monstros humanóides, e pequenas estátuas seguem padrões com dimensão 32x32 Pixels no eixo de base(Chão) também, porém é preciso que eles se mantenham na perspectiv…
-
- 6 respostas
- 2.6k visualizações
-
-
Primeiramente queria dizer que não fiz esse tutorial. Botei os créditos no final, só estou trazendo para a Tibia King. Espero que gostem... •Artigo 1: Características Principais de um Sprite 1 - Tamanho 2 - Luz 3 - Perspectiva 4 - Edição •Artigo 2: Começando um sprite 1 - Introdução ao PAINT 2 - Criação de um sprite 3 - Pintura 4 - Aprimoramento •Artigo 3: Efeitos gerais - Módulo: Fireworks 1 - Magic Wand Tool 2 - Blur Tool 3 - Sharpen Tool 4 - Dodge Tool 5 - Burn Tool 6 - Smudge Tool •Artigo 4: Efeitos gerais - Módulo: PAINT 1 - Como colorir um sprite 2 - Oficina de pintura 3 - Anti-Aliasing e suas aplicações 4 - Lista de cores …
-
- 1 resposta
- 3.8k visualizações
-
-
Características Principais de um Sprite Tamanho Bom, pra galera que tá começando agora a fazer sprites e não sabe por onde começar, aqui começaremos com o básico do básico, a dimensão dos sprites: De fato é bem simples: Sprite pequeno porte (carregável) Todo sprite carregável deve possuir os padrões de sua Backpack e para isso, é preciso que ele tenha as dimensões 32x32 Pixels.. Veremos mais a frente como dimensionar sua página de edição.[Art2:1] Sprites de médio porte Geralmente outfits, monstros humanóides, e pequenas estátuas seguem padrões com dimensão 32x32 Pixels no eixo de base(Chão) também, porém é preciso que eles se mantenham na perspectiva do Tibia …
-
- 1 resposta
- 720 visualizações
-
-
Galera eu vi que tinha muita gente querendo saber como colocar novos sprites no servidor, até achei alguns tutoriais mas não tinham imagens e eram muito vagos, então resolvi montar esse bem explicado e com imagens para facilitar o entendimento de vocês. Quote Você precisará do SPR EDITOR SCAN - VIRUS TOTAL Inicio: - Neste tutorial, você irá aprender como extrair, modificar e comilar o arquivo Tibia.spr. • Vamos trocar esse sprite - • Por esse - 1º Passo - Donwload e Instalação; - Após baixar o SprEditor extraia ele para uma pasta a sua escolha . Spoiler - Após extrair vá na pasta do seu Tibia e copie o arquivo Tibia.spr para a mesma pasta o…
-
- 0 respostas
- 2k visualizações
-
-
Olá pessoal , trouse aqui para a TK o tutorial de como transformar uma outfit de Tibia em Pokémon! então vamos ao Tutorial! 1° Pegue uma Outfit como Base 2° Escolha uma Outfit de Pokémon do jogo GBA ; NDS 3° Vamos recortar os Principais traços da Outfit do NDS 4° Agora vamos Encaixar os traços na Outfit de Tibia, e depois recolorir do jeito que quiser Pronto , o Cabelo da outfit já está pronto! Agora é com Vocês! Creditos Poketibia Tutorial 100% Gostou do tutorial? REP+
-
- 10 respostas
- 3.9k visualizações
-
-
Essa será minha 3ª aula, e minha primeira de nível intermediário Eu usarei o programa Paint.NET para dar a aula, e recomendo vocês também usarem ele Download do Paint.NET A Parede em Si A parede, no Tibia, tem que possuir normalmente 64x32 de área (Largura x Altura) Fazendo uma parede normal Primeiro crie uma nova imagem de 64x32 (CTRL+N) Então comece fazendo uma linha diagonal na ponta de baixo da imagem até aonde chegar Complete em cima até chegar o máximo á esquerda Da ponta de cima até onde chegar, faça outra linha diagonal Termine …
- 5 respostas
- 1.4k visualizações
-
Próxima Explicação: O Básico: Edit Olá, esse tópico é para aqueles que querem iniciar sua carreira na perspectiva 45º e precisam de um incentivo e uma explicação. O que é a Perspectiva: É um método que busca representar os objetos em seus tamanhos e posições "corretas", tal qual a visão humana os compreende, a partir de um observador fixo. Ou seja, você precisará primeiro compreender a perspectiva, no caso a perspectiva 45º. Primeiramente, não confunda uma perspectiva com a outra. Por exemplo, essa é uma perspectiva 45º, mas é uma perspectiva militar, que sua referência seria a distância da imagem até a ponta do gráf…
-
- 4 respostas
- 1.1k visualizações
-
-
Nesse Tópico irei mostrar para vocês o básico do edit, como editar outfits, pisos, paredes, monstros.... Escolha um programa bom para editar Eu recomendo o Paint.net Conheça seu programa Decore as Hotkeys, você economizará muito tempo Todas as Hotkeys do Paint.net Como mudar fácilmente a cor de uma Sprite Primeiramente, se você estiver utilizando o Paint normal ou o do Windows 7 não terá essa opção. Primeiro ache a opção Matiz / Saturação... No Paint.net a Hotkey é Ctrl+Shift+U Depois abrirá uma janela igual a essa Matiz: Muda a cor da imagem, …
- 5 respostas
- 1.3k visualizações
-
Esse topico é parecido com o Fabrica de Sprites, aqui é basicamente as mesmas coisas so que com a ideia de fornecer tutoriais a vocês podendo ajudar em seus Otservers e afins. Vou por um exemplo da ficha de pedido: È basicamente isso, acho que deu para entender né ?
-
- 5 respostas
- 720 visualizações
-
-
Eai Tibianos! Venho Mostrar Como "CRIAR" Suas Proprias Sprites No PAINT! Índice O que você vai precisar O que eu vou precisar Configurando o paint Criando suas próprias armas O que você vai precisar: O que eu vou precisar: Configurando o paint: Criando suas próprias armas: Espero Que Gostem!!! Não Esquesao De Comentar! Desculpa Se Postei Na Area Incorreta! Abraço...
-
- 10 respostas
- 2.3k visualizações
-
-
Faala galera, fiz esse tutorial porque vejo muitos spriters novatos com dificuldade de aplicar o AA em suas sprites, bem espero que gostem, não liguem para a voz eu estava com muito sono fiz de madrugada rs. http://www.youtube.com/watch?v=jgE9RGy-ShA&feature=player_detailpage Só para avisar a sprite não está terminada, apenas apliquei o anti-alising nela.
-
- 13 respostas
- 1.7k visualizações
-
-
Como ter uma noção de iluminação. A luz vem do noroeste, e refletida no sudeste e o sprite sempre tem que estar com sua iluminação. Lembrando que a parte do sudeste não é tão escura, por que a luz é refletida no caso. Veja no exemplo. 1- Luz direta. A luz e mais forte na parte do noroeste, pois a luz é direta fazendo que o efeito com brilho. 2- Luz refletida. Reparem que há pouca luz na parte sudeste da sprite, vocês podem notar que a luz é menor. Por que a luz vem do sudeste e refletida no noroeste? Lembrando que as sprites são na perspectiva 45°, por isso a luz vem do…
- 11 respostas
- 3.1k visualizações
-
Ola pessoal =D Bom,hoje vou ensinar o básico do Pixel Art =S: Técnicas de pixel art Pixel art conta com algumas técnicas diferentes de qualquer outro tipo de arte, por ser uma arte de baixa resolução. Dithering: É o uso de padrões de pixels para se criar a ilusão de que existem mais cores do que realmente se estão sendo usadas. Também é usado para se fazer texturas. Anti-Alias (ou AA): Técnica para se suavisar linhas, usando tons médios para reduzir o contraste entre a cor da linha e a cor que envolve a linha. Sombreamento: O sombreamento em pixel art deve ser feito como em objetos reais, com base em uma fo…
-
- 9 respostas
- 2.7k visualizações
-
-
Criando sua bow Olá galera, hoje vou ensinar a vocês como criar uma bow, bem criar bows são mais faceis do que vocês pensem são somente 5 passos para fazer o seu arco. Outline. 1 -Primeiro vamos começar com a outline, bem fazemos primeiro o formato do arco, lembrando para deixar uma distancia boa para o espaço na corda. 2 - Bem agora vamos por a corda no arco a corda deve estar reta em pessoal não quero ver corda torta nos arcos não. 3 - Bem agora terminamos de modelar o arco, não precise deixar igual o meu pode deixar de acordo com sua criatividade. Coloração. 1- Be…
- 11 respostas
- 2.6k visualizações
-
Tutorial de criação de walls. Bom, galera, mas um tutorial do melhor spriter do mundo, bom fazer walls não tem muito segredo: - Coluna suporte: Apenas pegue um quadrado 8x8 desenhe uma diagonal no meio dele, copie e cole ligando as extreminades nas proporções da parede, pronto agora é só botar suas pratica de sombreamente para fazer uma textura bem bacana, em breve posto um tutorial sobre textura. Creditos: 100% Galiant
-
- 4 respostas
- 1.3k visualizações
-
-
Olá velho aqui trazer um tutorial de como fazer um outfit! [sIMPLES] Vamos ao tutorial! 1; pegue um Outfit para usar como base , para criar uma nova! Link Homem: http://img218.images...73/mask1eb6.png Link Mulher: http://i10.tinypic.com/47mkx3o.png 2; Escolha o tipo de Outfit que você irá fazer, Recolora a Outfit com as cores de preferência. 3; Adicione Sombra para sua Outfit ficar mais Realista e Mais bonita ; ] 4; Agora adcione os ultimo retoques para a sua outfit ficar legal! do jeito que voce quizer! como gosto de pokemon fiz essa. Não se esqueça de recortar em 32x32 e de salvar a imagem em BMP. E Sempre use a c…
-
- 7 respostas
- 3.3k visualizações
-
-
Um tutorial realmente simples para fazer sua primeira guarda e o cabo sem parecer que é feito de papel para começar ignoraremos alguns efeitos de luz das sprites, como o luminosidade pelo lado da sprite, nesse tutorial consideraremos somente a claridade de acordo com o relevo Quanto mais alto mais claro Quanto mais baixo mais escuro Começamos com o formato. Normalmente o cabo tem 3 pixel no inteiro de grossura e 3/4 de altura A guarda comece com um formato redondo, e faça algumas pontas para fora (a critério do spriter) Você obterá algo parecido com isso (ou não) imagem ampliada: o segundo passo é a escolha de cores, no caso usarei um tom mei…
-
- 10 respostas
- 3.8k visualizações
-
-
Dicas: Pixel Art Nunca use pixel duplo, tem spriters que usam pixels da mesma cor duplos, não faça isso quando for sombrear deixe os toms das cores diferentes sempre, só em alguns casos os pixeis ficam duplos como no caso de texturas diferentes. Nunca use pixel preto no meio da sprite, alguns spriters tentam detalhar suas sprites com pixel preto no meio, não faça isso, pegue um tom escuro que chega perto do preto mais não use preto. Sombreamento, tem spriters que não querem sombrear as sprites, pessoal sombrear é uma coisa obrigatoria, o sombreamento que faz o detalhe na sprite então não deixem de sombrear. Anti-alising, aplique sempre o anti-alising ne uma …
-
- 5 respostas
- 1.5k visualizações
-
-
top-down 45° é a perspectiva usada no tibia, suas linhas verticais ficam em 45° por isso o nome. Vejamos como fica uma caixa na perspectiva tibiana: (esquerda foto original, direita convertido para top-down 45°) Verde= linhas verticais Vermelho= linhas horizontais Como podem ver o principio básico do top down 45° é fazer objetos inclinados em 45° As linhas verticais se tornam inclinadas e as horizontais ficam retas como fossem vistas de cima. Mas também temos caso a parte, bolas são feitas um circulo normal e o volume é dado pelo sombreamento veja o exemplo: Como podem ver o sombreamento é um dos pontos importantes para fazer…
-
- 3 respostas
- 1.6k visualizações
-
-
Anti-Aliasing Quando trabalhamos com pixels percebemos que as bordas dos desenhos costumam aparentar muito o fato de que os pixels são de fato quadrados. O problema de muitos desenvolvedores gráficos no começo do pixel art, foi justamente no momento em que precisavam desenhar elementos que não seguissem o padrão quadrado dos pixels, como por exemplo Círculos, Esferas, e bordas redondas. Para muitos, a solução desse problema surgiu com a criação da técnica de ANTI-ALIASING - ou simplesmente - AA. O AA foi um grande avanço no desenho de formas esféricas ou outras que precisassem passar a idéia de uma superfície lisa, sem irregularidades. Mas como isto é …
-
- 10 respostas
- 2k visualizações
-
Quem Está Navegando 0
- Nenhum usuário registrado visualizando esta página.