Ir para conteúdo

Tutoriais sobre Spriting (Pixel Art)

Tutoriais e videos sobre pixel art e ferramentas de edição de sprites, assim como adicionar sprites no client e map editor.

Atenção!

- Esta área é para publicação de Tutoriais sobre pixel art e criação de sprites para Otserv.

- Ao ler um tutorial, dê reputação ao membro que o publicou e comente no tópico. Este pequeno incentivo faz com que membros continuem trazendo tutoriais e outros conteúdos ao fórum.

- Se o conteúdo não for seu, adicione Créditos!

- Por motivos de segurança é necessário que um membro da equipe Aprove o seu Tópico, dessa forma mantemos o fórum organizado e livre de conteúdos maliciosos, obrigado pela compreensão!

Subfóruns

1. Sprites "Free for Use" para Otserv, baixe cenário, outfits, monstros, itens, efeitos, objetos e packs completos (perspective 45 e top-down).

• 1712 posts
  1. Sprite Seduction -INTRODUÇÃO - Capítulo Único Entendendo e aplicando conceitos • Outline e seus conceitos A outline deve ser sim levada em conta mais não priorizada cem por cento,o que gera a forma é o Anti-Aliasing.É claro que se sua outline possuir um erro muito grosseiro fica visivelmente estranha sua sprite,resumindo meu conselh…

2. Started by Thayam,

Falae Pessoal do TK! Olha eu ai mais uma vez trazendo outro tutorial para os aventureiros que querem aprender um pouco sobre spirting haha Vamos ao que interessa: Usando e Escolhendo as Cores Antes de mergulhar na criação de paletas de cores, eu quero explicar como maximizar cada cor, para tirar o máximo proveito de todas as cores em sua paleta. Aqui está um exemplo de rampa de cor: A primeira vista não parece nada particularmente especial. Mas note que algumas das cores estão dispostas em colunas muito finas, enquanto outros estão em blocos maiores. Os coloquei desta forma para mostrar como algumas cores são usadas como cores maiores ("cluster" cor…

• 6 respostas
    • 2.6k visualizações
  3. Desenvolvedor de Sprites - This Is Spriting Descrição: O curso Desenvolvedor de Sprites tem como objetivo introduzir e preparar o aluno para o mundo do desenvolvimento de games, abordando técnicas utilizadas por profissionais. O aluno formado pelo curso estará apto a planejar, desenvolver e finalizar sprites, sendo possível atuar como Artista Gráfico, Ilustrador, Animador ou Spriter, de forma independente ou prestando serviços para jogos eletrônicos. O diferencial do curso são as aulas em vídeo, facilitando o aprendizado dos alunos com explicações detalhadas. Gratuito! Módulos: ? Início: 17/08 Se você…

• 6 respostas
    • 3.2k visualizações
  4. Started by Thayam,

Fala nação TK! Faz tempo que não trago nada, estava traduzindo algumas coisas para poder ir trazendo para cá, porém agora estou aqui de novo desta vez para trazer um tutorial bem simples sobre Pedras e Rochas. Vale lembrar que este é um tutorial universal, então não estará categoricamente feito para nossos 45 graus, mas a noção que se ganha é ótima, e após isso é simples utilizar os conceitos para nossos requisitos. Bom, sem mais delongas, vamos lá!: Rochas e Pedras Introdução Rochas e texturas de pedra são uma das coisas mais difíceis de se desenhar, mas a existência de rochas em jogos são praticamente inevitáveis. Rochas estarão em todo lugar, no pass…

• 6 respostas
    • 5.8k visualizações
  5. Tutorial básico sobre cores. Vejo no fórum e em outros locais, está dúvida sobre, como e que cores devo utilizar, tais motivos me levaram a passar o que aprendi sobre as cores ultimamente Neste tutorial, vou explicar como funcionam as cores análogas, a monocromia, como usar ambas para nos spriters, e algumas técnicas de montagem de paleta. Este também, irá nos ajudar na Pintura Básica e Antialiasing (AA). Então vamos lá ; Cores Análogas e complementares: Cores análogas são cores que ficam lado a lado no disco de cores, e são tidas como análogas por dividirem a mesma cor base. Por exemplo, na imagem a baixo podemos ver o azul do meio ao seu lado duas cores aná…

• 6 respostas
    • 3.1k visualizações
  6. Started by Dyego,

Bom sem delongas o tutorial é em vídeo, espero que ajude a galera, serve para adicionar pokes e outfits. é isso ai galera, até o próximo vídeo

• 6 respostas
    • 3.1k visualizações
  7. Started by EddyHavoc,

Características Principais de um Sprite Tamanho Bom, pra galera que tá começando agora a fazer sprites e não sabe por onde começar, aqui começaremos com o básico do básico, a dimensão dos sprites: De fato é bem simples: Sprite pequeno porte (carregável) Todo sprite carregável deve possuir os padrões de sua Backpack e para isso, é preciso que ele tenha as dimensões 32x32 Pixels.. Veremos mais a frente como dimensionar sua página de edição.[Art2:1] Sprites de médio porte Geralmente outfits, monstros humanóides, e pequenas estátuas seguem padrões com dimensão 32x32 Pixels no eixo de base(Chão) também, porém é preciso que eles se mantenham na perspectiv…

• 6 respostas
    • 2.7k visualizações
  8. Started by Mophus,

Tutorial Criação Armor TibiaKing.com ~ Resultado ~ Atenciosamente, Mophus Criação do tutorial: Landfear

• 6 respostas
    • 1.4k visualizações
  9. Started by raphaelpdc,

Esse topico é parecido com o Fabrica de Sprites, aqui é basicamente as mesmas coisas so que com a ideia de fornecer tutoriais a vocês podendo ajudar em seus Otservers e afins. Vou por um exemplo da ficha de pedido: È basicamente isso, acho que deu para entender né ?

• 5 respostas
    • 751 visualizações
  10. Essa será minha 3ª aula, e minha primeira de nível intermediário Eu usarei o programa Paint.NET para dar a aula, e recomendo vocês também usarem ele Download do Paint.NET A Parede em Si A parede, no Tibia, tem que possuir normalmente 64x32 de área (Largura x Altura) Fazendo uma parede normal Primeiro crie uma nova imagem de 64x32 (CTRL+N) Então comece fazendo uma linha diagonal na ponta de baixo da imagem até aonde chegar Complete em cima até chegar o máximo á esquerda Da ponta de cima até onde chegar, faça outra linha diagonal Termine …

• 5 respostas
    • 1.4k visualizações
  11. Started by Danilonilo8,

Nesse Tópico irei mostrar para vocês o básico do edit, como editar outfits, pisos, paredes, monstros.... Escolha um programa bom para editar ​Eu recomendo o Paint.net Conheça seu programa Decore as Hotkeys, você economizará muito tempo Todas as Hotkeys do Paint.net Como mudar fácilmente a cor de uma Sprite Primeiramente, se você estiver utilizando o Paint normal ou o do Windows 7 não terá essa opção. Primeiro ache a opção Matiz / Saturação... No Paint.net a Hotkey é Ctrl+Shift+U Depois abrirá uma janela igual a essa Matiz: Muda a cor da imagem, …

• 5 respostas
    • 1.4k visualizações
  12. Started by Duh Here,

OBS: Antes de tudo quero dizer que não sabia o lugar mais apropriado para posta esse tipo de tópico fiquei na dúvida em posta em Outro lugar mais resolvi posta aqui (achei mais apropriado) Eae galera Hoje eu tava aqui pensando, porque será que tanta gente começa no spriting e depois desiste? É uma área muito requisitada, que praticamente todos novos projetos de ATS precisam de alguém. Mas, mesmo assim, falta spriters no mercado (parece que to falando de negócios 8P). Refletindo aqui comigo mesmo, cheguei a uma pequena conclusão: é muito difícil começar a spritear. Primeiro porque da um desânimo em relação ao feedback que encontramos quando postamos um…

• 5 respostas
    • 1.8k visualizações
  13. Started by Ewerton Weto Costa,

Boas povo, bom to criando esse tutorial para ajudar vocês com a perspectiva que muitos acham que ser um bixo de 7 cabeças. Mas na verdade é mais simples do que parece. Bom vamos lá! Se você tem dificuldades faça uma caixa com esta, se seu sprite se encaixar perfeitamente significa que ele está na perspectiva correta, se ficar torto tem algo errado! Faça seu sprite e certifique se que ele encaixe como este! < Lembre se deixar as mãos e os pés alinhados! Caixas maiores para criaturas maiores! Funciona da mesma forma é só ver se encaixa perfeitamente na caixa. Mãos a obra! Qualquer dúvida contate-me, seria um prazer ajudar!

• 5 respostas
    • 2.9k visualizações
  14. Started by wesquel,

Eae Galera do TK hoje venho mostra como recorta a sprites rapidamente no object builder com facilidade ! 1- Va na ferramenta slicer ! 2- Vai Abri isso ! 3- Selecione a imagen ! 4- Coloque o numero de colunas e linhas ! 5- Clique em Corta ! 6 - Vai aparecer como vai fica os cortes da sprite ! 7- Clique em importa ! ( so uma vez ) 8 - Ja vai para o spr e dat ! 9- Pronto so monta outfits,itens e etc.... ( Lembre-se de compilar depois )

• 5 respostas
    • 5.1k visualizações
  15. Started by 3visan,

Dicas: Pixel Art Nunca use pixel duplo, tem spriters que usam pixels da mesma cor duplos, não faça isso quando for sombrear deixe os toms das cores diferentes sempre, só em alguns casos os pixeis ficam duplos como no caso de texturas diferentes. Nunca use pixel preto no meio da sprite, alguns spriters tentam detalhar suas sprites com pixel preto no meio, não faça isso, pegue um tom escuro que chega perto do preto mais não use preto. Sombreamento, tem spriters que não querem sombrear as sprites, pessoal sombrear é uma coisa obrigatoria, o sombreamento que faz o detalhe na sprite então não deixem de sombrear. Anti-alising, aplique sempre o anti-alising ne uma …

• 5 respostas
    • 1.5k visualizações
  16. Started by 3visan,

Olá galera é o Vittu de novo bem estou querendo dar uma animada nesta seção então vou ajudar vocês a dar uma economizada na criação de outfits, é uma forma de fazer os lados das sprites sem ter que criar mais 6 sprites, tem muitos que sabem mas tem poucos que não então vamos láh. Oque precisaremos: Uma Outfit Paint Primeiro Passo: abra o paint junto com sua outfit Foto 1 Segundo passo: Selecione o "Retangulo" Terceiro passo: Selecione "Inverter/Girar.." Quarto Passo: Vai abrir uma caixinha Selecione "Girar" e depois "90°" …

• 5 respostas
    • 2.1k visualizações
  17. Started by Danilonilo8,

Próxima Explicação: O Básico: Edit Olá, esse tópico é para aqueles que querem iniciar sua carreira na perspectiva 45º e precisam de um incentivo e uma explicação. O que é a Perspectiva: É um método que busca representar os objetos em seus tamanhos e posições "corretas", tal qual a visão humana os compreende, a partir de um observador fixo. Ou seja, você precisará primeiro compreender a perspectiva, no caso a perspectiva 45º. Primeiramente, não confunda uma perspectiva com a outra. Por exemplo, essa é uma perspectiva 45º, mas é uma perspectiva militar, que sua referência seria a distância da imagem até a ponta do gráf…

• 4 respostas
    • 1.1k visualizações
  18. Started by 3visan,

Tutorial de criação de walls. Bom, galera, mas um tutorial do melhor spriter do mundo, bom fazer walls não tem muito segredo: - Coluna suporte: Apenas pegue um quadrado 8x8 desenhe uma diagonal no meio dele, copie e cole ligando as extreminades nas proporções da parede, pronto agora é só botar suas pratica de sombreamente para fazer uma textura bem bacana, em breve posto um tutorial sobre textura. Creditos: 100% Galiant

• 4 respostas
    • 1.4k visualizações
  19. Started by Duh Here,

Falando sobre Spriting #2 Estilos Olá galera Hoje vou tocar num assunto meio polêmico: estilos de spriting. Muita gente sempre "spriteia" usando o mesmo estilo. Começam com o paint, por exemplo, e seguem a vida toda fazendo sprites do mesmo modo. Isso é errado? Não, acredito que não. A vantagem é que você domina aquele programa (seja ele o Paint, o Photoshop, Gimp, Paint.net e etc) e aquele estilo de spriting. A desvantagem é que você pode precisar fazer um estilo diferente e não vai se sair tão bem. Além dessas vantagens/desvantagens, tem outra questão que envolve os estilos de spriting: a aceitação. Muita gente vê um sprite feito…

• 4 respostas
    • 1.4k visualizações
  20. Started by Beeny,

eae, se n me engano esse rolê não funciona no gla/pxg. mas, tem outros jeitos de pegar lá tb links: ninjaripper - https://gamebanana.com/tools/download/5638 dds converter - http://www.softsea.com/download/DDS-Converter.html scan: ninja ripper - https://www.virustotal.com/gui/file/60541e6a43661f0ee2e70c0a7cedb86d44a874e5376949db7a2e1f604fa5cdf1/detection dds - https://www.virustotal.com/gui/file/611d6bbb534b8a3210b2ca1e7954d6abc3055c6f2995833fbb04b6093f418263/detection

21. Mova, para a Area Correta por que não encontrei o local certo por que, eu postei esse mesmo tutorial no outro Fórum lá, e lá tem a sessão correta, Obrigado. Eae povo do king, hoje estou com um tutorial bem distraído que é sobre sprites para o seu cliente de Tibia bom então vamos lá chega de enrolar: Bom, é o seguinte estarei disponibilizando para download um Pacote de Sprites que a Cipsoft Fez alterações no Update 9.50 estas sprites server para qual quer servidor pelo fato de que você não precisa criar sprites e sim subistituir as existentes - Ta mais quais sprites você trouce: - Trouce algumas em breve estarei adicionando mais por que não encontrei ainda todas…

• 3 respostas
    • 4.1k visualizações
  22. Started by Duh Here,

top-down 45° é a perspectiva usada no tibia, suas linhas verticais ficam em 45° por isso o nome. Vejamos como fica uma caixa na perspectiva tibiana: (esquerda foto original, direita convertido para top-down 45°) Verde= linhas verticais Vermelho= linhas horizontais Como podem ver o principio básico do top down 45° é fazer objetos inclinados em 45° As linhas verticais se tornam inclinadas e as horizontais ficam retas como fossem vistas de cima. Mas também temos caso a parte, bolas são feitas um circulo normal e o volume é dado pelo sombreamento veja o exemplo: Como podem ver o sombreamento é um dos pontos importantes para fazer…

• 3 respostas
    • 1.6k visualizações
  23. Transformar Modelos 3d em Sprites 2d p45 Créditos pelo tutorial: OtavioGFL (ele que me ensinou) Antes de tudo, pra isso funcionar, você vai precisar de: - Blender - Arquivo contendo as configurações para perspectiva 45 graus: perspective_45 by OtavioGFL.blend - Modelos: Você encontra diversos tipos de modelos 3d no Deviant Art e em outros sites. Pesquise EXEMPLO model + o formato => mmd, xna e dae. (mmd e xna precisa usar addon pra importar, neste tutorial trabalharei com o formato .dae) 1 - Abra o arquivo perspective 45 by OtavioGFL no blender. 2 - Vá em arquivo -> importar -> Collada (.…

24. Started by Thayam,

Bom dia amigos do TK! Estava estudando um pouco na internet, quando me deparei com duas apostilas muito interessantes, e como estou a mil por hora em relação ao aprendizado e ao compartilhamento do conhecimento, resolvi trazê-las para cá, para que aqueles que realmente gostem de mexer com sprites possam entender um pouco mais da parte teórica sobre as cores. A Primeira é a respeito das cores em logomarcas e afins: Apostila sobre Cores E a outra é sobre a tão famosa Teoria das Cores: Teoria das Cores As apostilas não são minhas, como disse aqui, estava estudando e acabei achando interessante compartilhá-las com vocês Acredito que elas também tenham muita…

• 3 respostas
    • 1.7k visualizações
  25. Started by Cat,

Este tutorial estava numa área fechada do perspective45 (fórum), reescrevi e estruturei algumas partes, os créditos estão abaixo: Créditos pelo tutorial: Etchebeur. O corpo humano pode ser dividido nas seguintes partes: 1. Cabeça e pescoço 2. Membro superior: Mão, antebraço, braço, ombro, axila e região peitoral. 3. Abdômen 3. Costas 5. Membro inferior: Coxa, perna e pé. Tendo em mente que o sprite precisa de todas essas partes, vamos lá: Cabeça e pescoço: É preciso definir o rosto, colocando feições humanas. O pescoço pode ser representado com um pequeno espaço abaixo do rosto. Membro superior: Mão, antebraç…

26. Started by Nogard,

Bom, esse é o primeiro de uma pequena série de tópicos que estarei criando, algo como um "curso" sobre Pixel Art. Desde os fundamentos de Pixel Art, até chegarmos a parte prática, e seus métodos. Poucos sabem realmente do que se trata, em alguns casos por falta de informação. Sugiro aos interessados na área, que leiam, e mesmo aqueles que não se interessam tanto, garanto que achará bem interessante. Vamos lá. O que é Pixel Art? Julgando pelo nome, nós podemos concluir que Pixel Art é qualquer arte feita de pixels. Mas nem toda imagem digital é Pixel Art. Essa fotografia é feita de pixels, mas não é…

• 2 respostas
    • 1.5k visualizações
  27. 1: Criei um arquivo 32x32 no Paint 2: Selecione uma Imagem 32x32 de sua preferencia para ser o Design de sua parede 3: Eu escolhi esse fundo de água pois irá perder alguns pixels durante dando efeito de azul, agora passe duas linhas pretas nas laterais da imagem 4: Agora clique em redimensionar , selecione a opção Pixels, e marque 45 Graus como na imagem e DESMARQUE A OPÇÃO "MANTER TAXA DE PROPORÇÃO" de ok. 5: Note que a imagem já tornou forma de perspectiva 45 Graus de Tibia, agora Clique em Girar e Selecione Girar Horizontalmente. 6: Pinte o Fundo da imagem como preferir, e faça as devidas edições Siga Abaixo. Arras…

28. Falae pessoal do TK! Hoje to a milhão e vim trazer mais um tutorial para os spriters de plantão! haha Vamos lá: Quando eu devo me preocupar com cores? Bem, essencialmente o que vem é, que cores a peça precisa ter? Então, enquanto eu prossigo, o quão longe eu posso ir com estas (até é claro eu precisar adicionar mais sombras). Aí é quando a mistura ocorre. -Adarias Esse é um método comum de criação de paleta para uma peça. Aqui vai um exemplo do que ele está falando: Como a peça se torna mais complexa, torna-se necessária a criação de cores adicionais para alcançar o sombreamento mais avançado, ou para colorir novos elementos da imagem ou detalhes. Outro…

• 2 respostas
    • 3.8k visualizações
  29. Started by Nogard,

Voltar para: O que é Pixel Art? Pois bem, aí está a continuação. Um pouco mais curta, porém não menos informativa. Por onde começar? Pixel Art é sobre os pixels – simples assim. Esses tipos compartilham um ponto comum: Ter certeza que o seu foco está nos pixels. Comece devagar – Quanto mais larga a imagem que você está tentando fazer, mais tempo e trabalho levará para completá-la. Não faça isso, use um canvas size (largura x altura) pequeno. Um Pixel Art pode transmitir uma série de informações pelo seu tamanho, você ficará surpreso com o pouco espaço que você precis…

• 2 respostas
    • 1k visualizações
  30. Started by Thayam,

Bom dia Tkingers!! Seguinte, andei dando uma olhada no fórum, e achei várias dúvidas sobre como adicionar um novo pokémon (qualquer um) em seu servidor PDA. Então trouxe este vídeo para vocês, garanto que vai ajudar muito! OBS: O Vídeo não é meu, apenas estou trazendo para o fórum, pois ainda não vi um vídeo bem explicado como esse acessível para todos! Clique Aqui para assistir a vídeo aula! Créditos: Shihouin Dom Zaraki Qualquer coisa estamos ae!

31. Started by Thayam,

Fala ai meus amigos do TK! Durante a noite recebi algumas PM's sobre alguns sprites feitos, e neles percebi alguns erros básicos, que eu também cometi e que você também irá cometer haha! Então resolvi trazer este novo tutorial para a comunidade, que fala sobre "Coisas para se Evitar" na hora de fazer sua sprite, acredito que será uma mão na roda para aqueles que estão iniciando neste mundo Enfim, chega de enrolar vamos lá: Coisas para evitar na hora de criar sua sprite! AA Ruim: Muito AA (anti-aliasing demais) – você só quer usar o AA necessário para suavizar a borda. Se você usar muito, as bordas podem parecer borradas, e você perde a nitidez da linha: …

• 2 respostas
    • 2.3k visualizações
  32. Started by LawlietPainn,

Características Principais de um Sprite Tamanho Bom, pra galera que tá começando agora a fazer sprites e não sabe por onde começar, aqui começaremos com o básico do básico, a dimensão dos sprites: De fato é bem simples: Sprite pequeno porte (carregável) Todo sprite carregável deve possuir os padrões de sua Backpack e para isso, é preciso que ele tenha as dimensões 32x32 Pixels.. Veremos mais a frente como dimensionar sua página de edição.[Art2:1] Sprites de médio porte Geralmente outfits, monstros humanóides, e pequenas estátuas seguem padrões com dimensão 32x32 Pixels no eixo de base(Chão) também, porém é preciso que eles se mantenham na perspectiva do Tibia …

• 1 resposta
    • 754 visualizações
  33. Started by WooX,

Ola a todos! Quem é próximo a mim já deve ter notado que minha frequência no fórum diminui bastante ultimamente. Devido a falta de tempo livre eu vou me afastar do fórum por um tempo, mas antes de "abandonar" o barco, vou fazer o que talvez sejam minhas ultimas contribuições como membro ativo no fórum. Eu estava dando uma olhada na área de tutoriais de spriting do fórum e notei que a maioria esmagadora dos tutoriais abordam conceitos e técnicas, é raro encontrar um tutorial abordando perspectiva. Pensando nisso resolvi fazer a tradução e trazer um tutorial que foi muito útil pra mim no início, o conteúdo é muito antigo, mas não deixa de ser bom. Vamos lá. O…

• 1 resposta
    • 2.1k visualizações
  34. Started by warlens,

Este sprite concept do Asta, encontrei em uma página do fb com nome Nto Sprites. Decidi começar fazer sprites de Black Cover e repassar pra galera quando terminar. Comecei fazendo de acordo com os pixels semelhantes na imagem da página do fb, peguei uma sprite base do Lee e comecei editar. Será que está igual ou precisa de mais retoques, ajustes, etc ?

• 1 resposta
    • 2k visualizações
  35. Started by 3visan,

Introdução Mais um tutorial feito por Galiant, ele esta ensinando mas sobre o sombreamento e não ensinando a criar sword, então não me venha fala que estou postando tutoriais repetidos, e tambem mostra a diferença de paint para o firewoks, tadinho do Paint até ele sobre Bullying (ta chega), vamos ao tutorial. Como colorir um sprite Certo galera, acho que finalmente chegamos no meu método pessoal e mais esperado do tutorial(por mim) Daqui para frente abordaremos todo o verdadeiro trabalho de um Spriter de acordo com o meu pensamento, é um método trabalhoso, realmente trabalhoso; mas um método que torna o sprite realmente Tibiano. E realmente bon…

• 1 resposta
    • 2.4k visualizações

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Informação Importante

Confirmação de Termo