Postado Novembro 6, 2012 12 anos Tabelas - Open Lua #1 Olá galerinha , tudo tranquilo? Agora que passaram-se as comemorações festivas do carnaval, estou de volta com mais uma aula para auxilá-los a criarem seus scripts. Hoje estarei ensinando a criar e manipular tabelas na linguagem LUA. A aula está dividida em 2 partes! Considero no nível: INICIANTE Sem mais delongas, vamos lá! ~ Introdução Bem, vamos aprender a trabalhar com tabelas, mas antes devemos saber: - O que são tabelas? ~ Tabela é uma variável que pode armazenar outras variáveis dentro dela. - Porque eu devo usar tabelas? ~ Ao invés de criar uma infinidade de variáveis, você pode simplesmente criar uma tabela e armazená-las todas as informações necessárias, além de ser muito útil no uso de valores randômicos. Veja como é o formato de uma tabela: Código: local table = {1, 5, 10} Perceba que esta tabela contém apenas valores numéricos. Porém, podemos também adicionar caracteres com o uso das aspas ( " ). Código: local table = {"hello", 10, 5} OBS.: O não uso das aspas faz com que o código seja interpretado como uma variável, por exemplo, se o hello estivesse sem aspas e como não declaramos hello uma variável, o código não seria interpretado. Se quisermos utilizar uma variável, devemos utilizar este modelo: Código: local hello = "Uma variavel normal." local table = {hello, 10, 5} Que seria a mesma coisa do que: Código: local table = {"Uma variavel normal.", 10, 5} ~ Obtendo informações de uma Tabela: Existe uma sintaxe direta para a obtenção de informações de uma tabela. Essa sintaxe é a tableValue. Veja um exemplo: Código: local table = {"hello", 10, 5} local tableValue = table[1]Esse código permite-nos obter o valor do primeiro elemento da tabela table. Ou seja, para obtermos o valor de qualquer elemento, basta trocarmos o valor que vem entre colchetes. De maneira geral: Código: local tableValue = NOME DA TABELA[POSIÇÃO DO ELEMENTO]~ Separando elementos de uma Tabela Código: local table = {"hello", 10, 5} local tableValue = unpack(table, 3)A função unpack serve para separarmos os elementos de uma tabela. No nosso caso, estamos separando o terceiro elemento, pois a sintaxe funciona da seguinte maneira: Código: local tableValue = unpack(NOME DA TABELA, POSIÇÃO DO ELEMENTO)É bem parecido com a função tableValue. ~ Incluindo variáveis numa tabela Bem, como disse no início da aula, podemos colocar diversas variáveis dentro de uma tabela. Vamos utilizar como exemplo uma mini árvore genealógica, veja: Código: local familia = {nome = "Smith", pai = "George", mae = "Catheryn", filho = "Charlie", filha = "Elizabeth"}Perceba que criamos a tabela familia, e dentro delas colocamos várias informações sobre os familiares. Se quisermos obter um valor desta tabela, basta usarmos a seguinte sintaxe: Código: local filha = familia.filhaAgora uma questão que geralmente aparece é: E se eu tiver mais de um filho ou filha? Muito simples, basta declararmos eles, da seguinte maneira: Código: local familia = {nome = "Smith", pai = "George", mae = "Catheryn", filhos = {first = "Paul", last = "Charlie", filhas = {first = "Elizabeth", second = "Marie", last = "Julie"}}E para obter algum valor desta tabela, é só usar: Código: local filha = familia.filhas.lastE obteremos o valor de "Julie" pois é a última filha. Creditos : Tio Gordo Editado Novembro 6, 2012 12 anos por GodMarini Retirado nome do fórum concorrente. (veja o histórico de edições)
Postado Novembro 6, 2012 12 anos Cara é legal você estar trazendo esses tópicos para o TK, porém não é legal você não colocar os créditos. Você tem 48 Horas para colocar os créditos do criador do tópico, abraço! @Edit Agora sim!
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